domingo, 27 de janeiro de 2013

Santa Maria

Cidade universitária, cidade cultura,  município Coração do Rio Grande... onde  deixei por muitos anos parte de minha vida ser embalada pela cultura gaúcha...

Amo demais a vida no RS... deixei amigos e muito do meu aprendizado profissional adquiri em tempos gauchescos.

Santa Maria por exemplo, é o sonho de consumo de todo jovem que presta vestibular no RS. Lá vivem como "adultos" e podem sentir a liberdade de dirigirem suas vidas.


Hoje,  sei que o Rio Grande inteiro está chorando por seus jovens... mas, sei também que o povo de lá não se contenta em chorar suas tragédias.... eles fazem valer seus direitos que por ventura estão sendo arrancados.

Hoje, só temos que olhar para O Rio Grande e aprender .... que esta tragédia trará mudanças! É o pior castigo pedagógico que podemos sofrer!




Ao meu povo amado!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cautela e canja de galinha - SME Mangaratiba

Em relação a  postagem de ontem sobre a possível  nova secretária de educação, tenho que dar explicações aos leitores do blog...


Meu pedido de desculpas por ter deixado minha chateação com a possibilidade de termos mais um familiar do prefeito "oficialmente" na administração do município, ser maior do que a certeza do fato em si.

Subestimei a inteligência do prefeito e do vice, na medida em que me antecipei e fiz meu protesto publicamente... e agora, tenho que colocar meu galho dentro e pedir também publicamente desculpas por isto.

O fato é que errei!!!! Conforme foi sugerido por leitores do blog, os nomes para a SME poderão sair de indicações vindas do próprio grupo da educação.!!!!! E isso, é muito bom!

No momento a Meire é a interina e com toda certeza, haverá um encontro "democrático" com diretores para que nomes sejam indicados.

E agora, a bola está com vocês, educadores, e a tarefa em fazer um gol bonito, é responsabilidade enorme para que mais adiante, não possam maldizer a própria sorte e dos educandos de Mangaratiba.


Novamente peço que me desculpem e reconheço (a contra gosto)  que também faço minhas M....! Mas, tudo por um enorme desejo de ver nossa Mangaratiba, mais decente!


Cautela e canja de galinha, foi o que me faltou!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ai! Que Gracinha!!!

Enfim, uma  definição!!!!

Tudo no maior carão mesmo. Aquilo que ficava no oculto, está as claras. O encoberto, se desnudou!

E as consequencias dos atos recairão sobre a pessoa certa! As ações duvidosas, travestidas de rigor, serão mais perceptíveis e direcionadas aos desafetos, sejam os mais antigos ou mais novos.

Vale perceber que a grande lógica democrática se desmonta em Mangaratiba  e os clãs se fortalecem, rebaixam  uns para elevar outros, demonstrando para a população que não somos nada, aliás, somos somente meras peças de um jogo idiota que nos idiotiza e nos faz reféns de idiotas mal resolvidos que visam unicamente o poder e seus benefícios particulares. 

A promiscuidade política em Mangaratiba é consentida, aplaudida e abençoada por um povo que se faz de indolente mental para ter desculpa para sua própria inércia em se desenvolver em cidadania.


E lá vai Mangaratiba vivendo o poema de Drummond às avessas....

"Homem que amava as irmãs que amavam os maridos que amavam os filhos que amavam o pai que não amava toda a FAMÍLIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

Bom, o fato é que de agora em diante, teremos a volta do jargão da Hebe Camargo na Educação... "Ai! Que Gracinha!"

sábado, 19 de janeiro de 2013

Reunião Diretório PSOL - Mangaratiba

- Reunião do Diretório de Mangaratiba

Edital de Convocação
Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
Diretório de Mangaratiba
Ilmo. Senhor (a) Convencional
O presidente do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL Mangaratiba convoca os seus filiados, para participarem da Reunião a ser realizada no dia 26 de Janeiro de 2013, com início ás 15:00 horas e encerando ás 18:00 horas, local sito a Rua Piauí, nº s/n, complemento: Lt 01 Qd. 37, nesta cidade, com a seguinte:

ORDEM DO DIA:
a) Criação de Núcleo nos Distritos de Mangaratiba;
b) Regras para novas filiações;
c) Postura do PSOL dentro do nosso Município;
d) Tratar de assuntos Gerais e de administração.

José Rodrigues de Sousa
Presidente

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pedido de divulgação concurso Mangaratiba

Email recebido, email divulgado:
" Estive na prefeitura de Mangaratiba no dia 15/01/2013, mas até a presente data, não existe nenhuma posição realtivo à convocação dos aprovados no certame. Mesmo o procurador informando que as convocações começarão à partir do dia 21/01/2013. Acho muito estranho a prefeitura ainda não ter uma informação concreta sobre as convocações. Carnaval está chegando e provavelmente não haverá expediente na prefeitura. Será mesmo que vai dar tempo para a prefeitura convocar os aprovados antes do carnaval? Ou vai enrola mais um tempo? Não querendo ser pessimista, mas acredito que a prefeitura vai enrolar todos os aprovados até que o concurso caduque,  e todos irão ficar a ver navios? Estive no Ministério público, e estou preferindo ingressar com uma representação para garantir nosso direito líquido e certo de todos os aprovados dentro do número de vagas. Basta um dos aprovados entrar com a representação que todos serão beneficiados. Gostaria da opinião dos aprovados. Abraços!
 
               Por Gentileza divulguem em seu Blog."
 
 
 
 Nota de hoje, 18 de janeiro de 2013:
 

Aprovados no concurso público: convocação começa em fevereiro

Atualizado: há 4 horas
A Prefeitura de Mangaratiba informa que a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2013 será iniciada a convocação dos aprovados no último concurso público realizado no município.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SME - Mangaratiba e seu Carma!

Enfim, ele se foi!

Que venha uma nova gestão na SME. Mesmo que o cargo seja ocupado por um possível caso de nepotismo, que ao menos seja feito um trabalho inteligente que privilegie os educandos e a comunidade escolar... afinal, usuários felizes, qualidade, projetos que aconteçam de fato, resultados não manipulados e transparência...são o maior cabo eleitoral que um político pode ter!

Estamos aqui para desejar uma feliz gestão.... para todos nós de Mangaratiba!


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Universo no teu corpo

Quando a gente pensa em desistir...  e parece que as mesmas assombrações que afligiam o compositor brilhante que foi Taiguara, voltam daqueles tempos idos de 1970 e nos fazem imaginar que o desencanto é algo imortal e atemporal...

Eta lelê!!!!! Como é difícil se manter esperançosa...mas, amanhã vai ser outro dia...

Eu desisto...
Não existe essa manhã que eu perseguia
Um lugar que me dê trégua ou me sorria
E uma gente que não viva só pra si


Só encontro
Gente amarga mergulhada no passado
Procurando repartir seu mundo errado
Nessa vida sem amor que eu aprendi


Por uns velhos vãos motivos
Somos cegos e cativos
No deserto do universo sem amor

E é por isso que eu preciso
De você como eu preciso
Não me deixe um só minuto sem amor

Vem comigo...

Meu pedaço de universo é no teu corpo
Eu te abraço corpo imerso no teu corpo
E em teus braços se unem em versos à canção

Em que eu digo
Que estou morto pra esse triste mundo antigo
Que meu porto, meu destino, meu abrigo
São teu corpo amante amigo em minhas mãos
São teu corpo amante amigo em minhas mãos
São teu corpo amante amigo em minhas mãos

Vem, vem comigo
Meu pedaço de universo é no teu corpo
Eu te abraço corpo imerso no teu corpo
E em teus braços se unem em versos a canção

Em que eu digo
Que estou morto pra esse triste mundo antigo
Que meu porto, meu destino, meu abrigo
São teu corpo amante amigo em minhas mãos
São teu corpo amante amigo em minhas mãos
São teu corpo amante amigo em minhas mãos.


Taiguara - 1970 - Universo no teu corpo

sábado, 5 de janeiro de 2013

Introspectiva expectativa 2013

E 2013 chegou!!!!

Com força, com reação e cobrando ao ser humano um posicionamento bem claro quanto ao que queremos para nós daqui por diante.

Surpresos? Eu não estou!

Quem não consegue estabelecer um paralelo entre responsabilidade social e a ambiental, jamais entenderá que mudanças gritam dentro de nós. Isto em todo mundo...mas, como creio que o meu mundo começa aqui, em Mangaratiba, é neste micro universo que reflito e que me traz uma amostra do quanto somos passivos demais e indolentes demais.

Quando reclamamos das políticas públicas, mas agimos na hora do voto como se satisfeitos estivéssemos, estamos sendo indolentes e egoístas burros que não possuem capacidade de interligar nossa passividade com as consequencias das más escolhas. E depois, logo após o voto? Fazemos algo? Incentivamos ou cobramos de fato ação dos eleitos? Que nada! Continuamos com a lenga lenga de choramingar como vítimas tolas de algozes que criamos!

Ah! Mas, os fenômenos da natureza acontecem e não é culpa de ninguém....claro que não! Só as consequencias!

Se existem construções em área de risco, se não existe dragagem dos rios, se não existe um planejamento urbano, se não existe educação ambiental nas escolas,  se não existe uma defesa civil com efetivo suficiente, e que não participam de encontros de capacitação como o que ocorreu em Angra dos Reis em 2012, se não existe responsabilidade social da empresas que por aqui aportam, se não existe um planejamento turístico que saiba receber bem, mas que saiba exigir respeito a preservação do meio ambiente, se não existe legislação para a exploração de espaços públicos de forma ordenada com responsabilidade na concessão destas licenças, se não temos políticas públicas preventivas, se não temos ao menos iniciativas populares que formem novos conceitos de cidadania, será com toda certeza sempre assim....

Choques de ordem que funcionam a meia boca, pois faltará efetivo e incentivo para continuidade.



Praias poluídas, impróprias para banho e com escassez na pesca.



Insustentável convivência dos munícipes com o "turista", visto que tendemos em culpá-los por nossa negligência, gerando insatisfação naqueles que pagam seus impostos, trabalham e que geram renda em nosso município, pois dividimos com os turistas nesta época, nosso precário sistema de saúde, nosso direito de ir e vir em transportes que já não atendem a demanda fora da alta temporada, ficamos a mercê da falta de luz e da falta de água que ainda perdura neste quinto dia do mês de Janeiro. 

A verdade é que nós, de Mangaratiba, por nossa  decisão e vontade, nos transformamos no limbo turístico do Rio de Janeiro!

Somos mal educados e primatas sociais, pois ainda não percebemos que a natureza não é algo exterior, somos parte integrante dela. E que nossa omissão com relação ao desenvolvimento que é necessário, nos faz menor como população.


Assim, em 2013, não farei a retrospectiva de 2012, só cabe a "introspectiva" "expectativa" para este ano que se inicia de forma messiânica nos apontando o caminho, ou melhor, o desvio que devemos tomar para poder religar o desenvolvimento social ao ambiental, gerando conforto e expectativas de tempos melhores para os "novinhos", os "velhinhos" e os "madurinhos" de Mangaratiba!


Que venha participação, ação, reflexão e coragem em perceber que querendo nós, eles farão!