domingo, 24 de fevereiro de 2013

Cachoeira II - A invasão - Socorro governos!!!

Era de se esperar! Todos já sentiam que as UPPs só serviam para o município do Rio de Janeiro e assim mesmo, para projetar uma sensação de segurança para os eventos milionários de 2014 e 2016. Sabemos,  o governador Sérgio Cabral só governa para a capital!!!

 Estamos vivendo o pior pesadelo que um bairro, uma comunidade pode viver que é a invasão de nosso cotidiano por bandidos que se instalam e implantam o governo paralelo do crime organizado, sejam eles os da milícia ou o do tráfico.

Hoje, esta ridícula realidade é a nossa também!  Mangaratiba pede socorro, Mangaratiba exige ações concretas e imediatas para conter e exterminar o massacre de nossa dignidade.  

O bairro da Cachoeira II foi invadido por muitos elementos vindos de comunidades cariocas, que encontraram a porta aberta da omissão governamental para facilitar este domínio. Nossas características mais marcantes de município "pequeno", são a interação total entre as pessoas, sem grandes distinções de classe social, cultural ou profissional. Não temos as chamadas periferias... nossos amigos, familiares, professores, alunos e trabalhadores, interagem e como se diz ...estamos juntos e misturados, como deve ser de fato a convivência social. Não temos GUETOS!!!!!!!

Faz algum tempo que se comenta sobre estas invasões, já faz algum tempo que notamos presença de estranhos comportamentos sociais entre nós, já faz algum tempo que os alertas foram dados, já faz algum tempo que necessitamos de dados concretos da Polícia Civil e Militar sobre as ocorrências de crimes em Mangaratiba.... e nada acontece!!!!

Sexta-feira, Sábado e hoje, a Cachoeira II, vive o horror da falta de luz por estouro de transformador para facilitar a entrada de mais bandidos para o alto da mata.... vive também o toque de recolher imposto por criminosos, vive a humilhação de não poder abrir suas barracas de cocadas, vive o horror de ficar na beira da estrada sem poder entrar em suas casas por não termos um efetivo policial que possa garantir a segurança dos moradores, vive o pânico, vive o medo e o silêncio ... exatamente como nas comunidades dominadas pelo tráfico. Avisos de guerra entre comunidades do Pinheiro e de Itaguaí.... vive a caça aos milicianos.... vive a hora marcada para o tiroteio!!!

Quem pode sair, encontrou abrigo em casas de parentes, outros ficaram nas ruas e outros, tive informação, não sei se é concreta, estão abrigados no Caíca do Morro São Sebastião.  

Gente, não dá mais para conviver sem GRITAR!!!!! Hoje, se fala em manifestação contra CEDAE, contra a EXPRESSO, contra a AMPLA....mas, ainda não vi um debate acalorado sobre manifestação CONTRA A VIOLÊNCIA e contra O DOMÍNIO  de nossa gente.

Queremos ações, queremos debates e queremos antes de tudo que se exija da Secretaria de Segurança Estadual respostas urgentes sobre o abandono anunciado, permitido e decretado a nossa gente!!!!

Mas, queremos e exigimos que nossos Edis, nossa Secretaria de Segurança e nosso PREFEITO façam a lição de casa, e cumpram com o seu DEVER de garantir os DIREITOS DOS CIDADÃOS DE MANGARATIBA.



sábado, 23 de fevereiro de 2013

Educação participativa em Mangaratiba - Será?

Surpresas, surpresas e surpresas! Umas boas e outras desestimulantes, mas só assim, partilhando informações é que iremos construindo ou desconstruindo imagens e formando nossas opiniões quanto aos serviços públicos, não só  em Mangaratiba, mas em qualquer lugar que escolhemos para viver.

Bom, vamos lá.... no dia 30 de Janeiro, em uma atitude inédita em Mangaratiba, o Vice Prefeito, se reuniu com boa parte da Educação, para se colocar inteiramente ao dispor da classe, no sentido de promover um elo mais rápido entre este setor e o prefeito, pois seria mais dinâmico este caminho, considerando a "queima" de etapas entre estas duas pontas. O Vice falou, falou e pediu que os diretores fizessem relatórios sobre suas escolas, colocando suas dificuldades e suas necessidades em relação as unidades nas quais são gestores. E vejam, não foi dito que isto teria a opção de não fazê-lo! E ainda mais... se prontificou a visitar as escolas e o fará!

Mas, vamos em frente.... Isto me lembrou um estudo maravilhoso sobre gestão escolar, onde se detectou entre diversas 'falhas" de gestão a falta de profissionalização do diretor, ou melhor, a falta de capacitação do gestor.

 Os resultados da pesquisa permitiram apontar alguns pontos que deveriam ser desenvolvidos em termos de políticas públicas. O primeiro é a melhoria do processo de formação, capacitação e profissionalização do gestor escolar. Trata-se do alicerce a partir do qual se poderá mudar a gestão das escolas. Na mesma toada, é preciso transformar positivamente as organizações e a burocracia das redes de ensino. Mas o maior desafio, é como estruturar o processo pedagógico para que ele tenha os efeitos desejados na sala de aula e, consequentemente, no desempenho dos alunos.

Se pudéssemos sintetizar o modelo de diretor almejado, ele seria baseado na construção de um contrato com um gestor profissionalizado, o que demandaria melhor formação e capacitação destes dirigentes, a montagem de uma forte e entrosada equipe de apoio e a criação de um horizonte temporal estável para aferição dos resultados propostos pela direção. Este diretor lideraria a produção e a execução de um projeto político pedagógico que pudesse ser acompanhado e medido, por métricas objetivas e pela discussão com a comunidade e com a rede de ensino.

Em suma, instintivamente ou intuitivamente, o vice, mesmo sem "entender" do tema, iniciou um processo positivo na educação, mas.... que esbarra na politicagem a que estamos acostumados... ou quem sabe na falta de visão política e profissional dos envolvidos na área.

I´m sorry! Sei que nem todos irão concordar, alguns irão até se irritar, mas é a verdadeira face da gestão escolar....não só aqui, mas em muitos municípios.


 Daí ser fundamental relembrar os  fatores produtores de uma melhor gestão escolar. Em primeiro lugar, a qualidade do corpo de gestores, em especial do diretor, faz diferença. Desse modo, não será possível aperfeiçoar o gerenciamento escolar pela mera repetição de técnicas adotadas em casos bem-sucedidos, visto que a formação e a capacitação da direção escolar podem potencializar ou neutralizar tais instrumentos. Gosto muito de trocas de experiências entre os gestores, mas se esta troca não for feita por pessoas capazes de absorver a experimentação e transformá-las em técnicas para sua unidade escolar....

A formação e a capacitação devem ser voltadas para a construção de um tipo de liderança, que mostra-se mais adequado quando existem as características do empreendedorismo e da visão sistêmica da gestão escolar. A estas qualificações devem ser adicionadas duas outras: a capacidade de atuar em prol de um bom clima escolar e a absorção das avaliações externas pelo processo educacional das escolas.

 Outros aspectos, no entanto, também afetam os resultados dessas unidades escolares em geral. Entre os que mais chamam a atenção, podem ser citados a descontinuidade das políticas e pessoas; a falta de uma diferenciação do tipo de gestor e administração conforme o ciclo; os problemas de gestão de infraestrutura, da comunidade e do relacionamento com professores num momento de transição institucional; as falhas de organograma e de definição das funções; e o excesso de burocracia na gestão escolar.

Bem, o fato é que escrevi tudo isso, depois de refletir bastante sobre alguns problemas existentes e recorrentes na educação de Mangaratiba, como unidades paralisadas por falta de água, unidades paralisadas por falta de manutenção, unidades funcionando em condições inadequadas, unidades com problemas crônicos de indisciplina, unidades que já nem mais são vistas como "anormais", sendo aberrações arquitetônicas que não atendem as Leis de Diretrizes e Bases.... e ainda encontramos aquelas em que os gestores, por inércia ou por omissão, permitem o desperdício, o desvio e instituem como prática a  malversação de nossos recursos, com merenda sendo desviada, mal acondicionada e a prática de exercerem suas atividades de forma leviana e danosa a nossas crianças, fatos já comprovados esta semana.

Então, senhores e senhoras gestoras...aproveitem o canal que o Vice, Dr. Ruy, estabeleceu e façam a diferença em Mangaratiba, mostrando que estou redondamente enganada e que vocês querem mais do que isso que estão apresentando ao longo dos anos na área da educação. 

Comprem a briga por nossa educação e não a vendam por seus interesses em perpetuarem-se nos cargos. Afinal, pelo que entendi, a nova secretária de educação, praticamente foi escolha de vocês e assim, vocês são co-autores desta gestão! 

Aos responsáveis por alunos de Mangaratiba, insisto na participação de todos vocês, pois nossas crianças não possuem "olhos de ver" e não sabem como estabelecer parâmetros para avaliar o serviço que lhes é prestado.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carnaval 2013 - Repetecos e mesmice!


Todo ano, desde 2010, procuro partilhar as impressões que o carnaval em Mangaratiba nos proporciona.... e por mais que queira escrever qualquer outra postagem mais animadora, voltamos sempre ao horror que esta época despeja nos moradores da terrinha. Repetem-se erros, criam-se novos horrores, estancam alguns mais evidentes, mas no fim.... tudo é como sempre!

Está se tornando repetitivo qualquer comentário, as fraldas são trocadas, mas a caca é sempre fedida...

Olhem como foi o carnaval de 2010! (Clique aqui)
Percebemos que mudamos o governante, mudou o Secretário de Turismo, mudou o tal choque de ordem, mas a porcaria foi quase igual.... só não fui ao município vizinho e nem tive a chuva para lavar minha alma e o calçadão.

E como não poderia ser diferente.... lá fomos nós para o improviso do carnaval de 2011, onde um governo recém empossado, não poderia mesmo fazer milagres, mas.....

Olhem como foi o carnaval 2011!(Clique aqui)
Em 2011, não percebemos que seria esta a forma de se viver o turismo em Mangaratiba, até pensei que fosse  o improviso de uma gestão que hava tomado posse sem que tivesse tempo de organizar o evento e constato que o papo de que no próximo mandato tudo seria diferente, não passou de papo de jacaré.
 E aguardei o carnaval de 2012.. sem esperança alguma de um evento de qualidade e de respeito aos reféns que vivem em Mangaratiba. E vejam que o horror de 2012 foi tão grande que não coube em uma só postagem.

Olhem como foi o carnaval de 2012 -  A apresentação (Clique aqui)
 Esta foi a segunda postagem -Carnaval 2012 - A vergonha (Clique aqui)
 Esta foi a terceira postagem - Carnaval 2012 - Os distritos (Clique aqui)


Bem, diante destas postagens, não preciso descrever o carnaval 2013. Posso até considerar que comparando com 2012, fui beneficiada. Só resta lembrar que os trios elétricos anunciados não foram vistos, os horários dos blocos não se concretizaram, perguntar qual foi o patrocínio da  Itaipava, entender como pode ficar impune tanta achacação aos ambulantes, eu mesma vi algumas, como as dos relógios do japinha, os brinquedinhos luminosos e os ursinhos de pelúcia. 
Queria entender também como fiscais podem ser tão safados que já não mais fazem suas extorsões escondidos...
Ficamos com trechos da orla as escuras, as churrasqueiras nas calçadas, estacionamento em vagas para carga e descarga, armação de tendas em vias públicas, calçadas e meio de rua....

Tive a constante falta de água, a falta de luz e a falta do DIREITO de ir e vir. Nossas crianças ficaram reféns de suas casas e desta vez só consegui um pouco de sossego por ter uma patrulhinha em minha porta no horário das 22:00 hs até às 4:00 hs.... depois era a treva da alvorada!

O funk nojento, as pessoas atrevidas e grosseiras, a sujeira, a meninada desarvorada, os comerciantes locais desorganizados e coniventes com a desordem, tendo alguns contribuído de forma efetiva para o caos.

Qualquer que seja o comentário que faça, é repetitivo e seria malhar em ferro frio!
Enfim, fui vencida pelo cansaço de ver que tudo continuará como sempre!

E nem a Mangueira, conseguiu me fazer feliz este ano!


N.B: Alguém pode informar quem é o Secretário(a) de Turismo e Eventos?