quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SEPE - CONVOCA EM MANGARATIBA

O SEPE – Núcleo Mangaratiba e os Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino convidam a todos os alunos, pais, responsáveis e servidores a participarem da paralisação de 24 horas, nesta quarta-feira, 28 de agosto d e 2013, com assembléia às 13 horas na Igreja Evangélica Cristo Adonai, na Rua Arthur Pires, ao lado da Academia do Almir e, em seguida, Ato em frente a Secretaria Municipal de Educação.
Pauta de Reivindicações:
*Reajuste Salarial de 20% para Todos os Profissionais da Educação (Efetivos e Contratados);
* Data base;
*Concurso Público já;
Eleições diretas para diretores das escolas municipais.

Os profissionais da educação querem saber:
Por que o prefeito não quer negociar o reajuste salarial?
Por que as escolas municipais têm menos de um terço de professores e funcionários efetivos?
Como são usados os recursos da educação?
Por que os profissionais da educação da rede municipal não têm o direito de eleger seus diretores?
 
(Texto retirado Mangaratiba é da nossa gente - José Joaquim Madeira)

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Reunião com o Legislativo em 20/08/2013 - Professores Mangaratiba

Resumo ...

Participantes:
Vereadores : José Luiz do Posto, Vitinho, Charlies, Cecília, Alan, Edu e Chicão da Ilha;
 SEPE: 4 participantes;
  Professores municipais: 5 participantes;
 CME: 1 representante

 Foi feita a apresentação das reivindicações da categoria ao executivo, que consta: 
-reajuste salarial já de 20% pra professores efetivos e contratados; 
-fixação de data base, concurso público para os profissionais da educação e eleições para diretores das escolas municipais. 

Ao legislativo foi feita a reiteração da solicitação de Audiência Pública para uma  ampla discussão  dos profissionais da educação com o legislativo, executivo e toda a sociedade... a cerca dos diversos problemas que envolvem a Educação do Município. 

Resultado: Os vereadores presentes foram unânimes no apoio às reivindicações da classe e se colocaram à disposição para acompanhar o grupo em uma reunião com o chefe do executivo com o grupo. A reunião acontecerá na próxima semana, com local, data e hora a serem confirmados pelos vereadores-interlocutores até amanhã, quando acontecerá nova assembleia da categoria na Praça Robert Simões, no Centro de Mangaratiba, às 13 horas.

 E assim se deu a reunião com o legislativo... e a surpresa foi a presença de um representante do CME que esperamos esteja participando com o entusiasmo visto em 2010, pois foi à partir do CME que os professores conseguiram o reajuste (alento) salarial, mas que não beneficiou a classe profissional como um todo.  Espero vê-los ativos ...afinal, somente alguns conselheiros daquela época não fazem mais parte do grupo, porém ao menos um continua na luta por dias melhores para todos vocês.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Paralisação de Professores - eu apoio!


Sinto muito!!!! 

Sinto demais não ter participado deste processo como gostaria...

Em 2010, participei ativamente. Em 2010, abri o blog por meses para informar os professores e servir de ponte para que a classe fizesse os contatos que necessitavam, as opiniões eram passadas pelos comentaristas e  dentro de minha possibilidade, conseguia que pessoas contribuíssem com faixas, transporte e apoio.

Este ano foi diferente por diversos motivos, mas o maior de todos eles é que é uma greve deflagrada pelo Sindicato (SEPE) que tem que seguir normas e  seu estatuto. Não poderia envolver nenhuma das pessoas que simpatizam com o movimento, por conta desta norma estabelecida pelo sindicato.


Mas, cá estou novamente tentando em cima da hora, passar para os profissionais da educação o meu apoio e meu incentivo total as reivindicações de vocês. Tenho crianças na rede de ensino e quero qualidade no aprendizado, quero qualidade dos profissionais, quero condições melhores de ensino, enfim, quero respeito!


Mas, como podemos ter tudo isso, se estes profissionais, estão sendo tratados, não só em Mangaratiba, mas em todo país, como o primeiro elo da cadeia alimentar das profissões. Não são valorizados em nada e serão sempre os primeiros a amargarem a dura realidade da falta de prioridade no que diz respeito a salários e condições de trabalho.

Esta paralisação não é contra governos, nem mesmo contra políticos... ela é a favor de vocês, profissionais da Educação. E só conseguirão que os respeitem como nata da sociedade, quando vocês mesmo perceberem que sem participação, haverá a concordância com todo este avilte a todos nós. 

Eu, usuária do serviços da educação, quero respeito e quero respeitar vocês. Quero ver mais uma lição para minhas crianças... quero que eles percebam o quanto vocês são importantes e que mais uma vez, estão abrindo os caminhos para novos conhecimentos...desta vez, o conhecimento prático da cidadania.


Por isso, peço a todos que compareçam amanhã, dia 15 de Agosto,  as 09:00 hs, na Praça Robert Simões, Centro de Mangaratiba, para  assembleia e depois para a Câmara de Vereadores.

Aqui, vou dar somente um pitaco para discutirem em Assembleia... a Câmara de Vereadores, somente poderá manifestar o apoio a suas reivindicações, portanto, peço que envolvam o CME, que DEVERIA ser o mediador e o maior apoiador da classe. Façam com que trabalhem na causa de vocês ou que coloquem claramente , aquilo que todos nós já temos certeza. 

Vamos ao diálogo.... nossa crianças agradecerão!

domingo, 11 de agosto de 2013

SEPE - Núcleo Mangaratiba

O SEPE - Núcleo Mangaratiba, Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, convoca os professores e funcionários da Educação da Rede Municipal para participarem da Assembleia, dia 15/08 às 9:00 horas, na Praça Robert Simões, no Centro de Mangaratiba.

Após Assembleia, se dirigirão  à Câmara dos Vereadores.





Nota:

O momento de reivindicações é feito em todo o Estado, não só para funcionários estaduais, mas também para os profissionais das redes municipais.

Entendam que juntos, população e profissionais, poderão abrir o canal para que tenhamos melhorias para os profissionais e para a qualidade de ensino. Hoje, podemos ainda contar com o Sindicato dos profissionais de educação que é o único que não abandonou a causa de seus profissionais.



O turismo em Mangaratiba...



O Turismo em Mangaratiba... parece até sonho!!!

Bom, com esse tempo nublado com que acordamos em Mangaratiba, não foi difícil constatar o quanto não basta para nosso município ser “bonito por natureza”.

A beleza por si só não vai contribuir para que tenhamos o desenvolvimento econômico sustentável que tanto queremos. O comércio por aqui é triste e não atende nem mesmo nossa população. Os programas culturais não existem e os que se dizem culturais, são enfadonhos e não são acessíveis para toda população que por diversos motivos, entre eles, destaco a mobilidade urbana que não temos, não sustentam nossa necessidade e direito ao lazer.

Assim, fui buscar conhecer os projetos na área do Turismo, pois acredito piamente que nosso desenvolvimento econômico deve ser alavancado justamente por este caminho, já que nosso perfil turístico é jogado aos nossos olhos, todos os dias ao nos depararmos com este espetáculo chamado natureza.

Comecei a procurar projetos e falas de gestores e vi coisas de arrepiar, mas me antenei com as publicações do Subsecretário de Turismo e ...gostei!!!! Até fiquei um tanto espantada em perceber o quanto misturaram gente capaz com pessoas que deveriam compor na verdade outra banda de administração...

Mas, vamos aos trechos que mais me chamaram a atenção, principalmente pela coerência e pelo domínio que ele demonstra possuir nesta área. Se serão realizados todos os projetos, é outra história, mas como intenção, já demonstra o quanto poderemos ficar tranqüilos.

 Ele aposta na definição de como promover os produtos turísticos e como irão roteirizar todos os projetos. Crê também que Mangaratiba está prestes a se tornar referência na Costa Verde, assim como Angra e Paraty. Ele aponta como pontapé inicial a regionalização como plataforma para alavancar o seguimento, a estratégia de unir forças a quem está a frente no ordenamento será fundamental para o futuro promissor do setor .

Em suas publicações ele afirma que busca capacitação para nossa gente, já que é facilmente detectada a deficiência dos serviços no município.
Neste trecho, faço um adendo e acrescento que não só nos serviços prestados ao turismo, mas em todo serviço público também...

Bom, continuando, o gestor Roberto Monsores, quer implantar normas de sinalização e identificação de produtos e patrimônios, fazendo valer em nossa orla e adjacências o código de posturas. E novamente concordo... Mas, devemos pensar em uma revisão deste código de posturas antigo e que deve ser revisto por nossos legisladores... Inclusive existe um projeto de lei que entrará em pauta nesta semana que é o Código de Limpeza Urbana, super atualizado e baseado nos municípios mais envolvidos com o meio ambiente e com o problema do lixo urbano. Também afirma que precisamos da parceira entre empresários do setor para que possamos desenvolver uma linha de conduta e gestão que seja capaz de agregar para estes novos tempos.

. Ele batalha para que a secretaria de transforme em fundação, o inventário de oferta turística e o Plano Diretor de turismo, foram enviados como propostas em prioridade ao Ministério.
. O zoneamento das áreas que tem vocação para o turismo está sendo realizado com sucesso, inclusive, com congelamento de supostas novas invasões.
. Espera lançar a folheteria em um stand com toda estrutura turística pra atuar como receptivo na Expo cultural.
.  Foi feito o recadastramento das embarcações que operam turismo para que definam a melhor e mais confortável maneira para o atendimento ao turista, através de um bilhete único que terá o mesmo modelo e as mesmas funções e regras nos três municípios, Angra, Paraty e Mangaratiba.
. Para os segmentos náutico, ecológico e aventura, ele afirma que terão infraestrutura de ponta com todas as normas de segurança exigidas no mercado, várias empresas já se mostraram parceiras inclusive uma de jeep tour já foi avaliada por sua equipe, isso sem falar no calendário de eventos que foi elaborado e repaginado pra que alcance uma nova e exigente linha de visitantes em nosso município.

.Todos os polos turísticos serão completamente fiscalizados e terão prazo de seis meses pra adequação as normas e legalidade. Também acredita que será uma nova era. E afirma que é o turismo com responsabilidade e total sustentabilidade .

.Junto ao ECA, a secretaria estuda uma proposta de implantação da guarda mirim para que nossas crianças e adolescentes comecem a entender desde cedo que o turismo é a melhor proposta pra alavancar a economia e a geração de empregos, isso sem contar a melhor maneira de encaminhá-los a prosperidade e  conhecimentos.

Conforme surgem as prioridades, ele tenta se envolver, o projeto de capacitação das cocadeiras em fase de finalização que irá buscar recurso para capacitação e definirá como cooperativa parceira do turismo assim como dar ao produto um selo de qualidade e patrimônio do município.

Li também sobre o projeto Turismo de base comunitária, onde pensa em focar na identificação dos mais carentes, para desenvolver talentos . Também neste projeto, quer resgatar histórias, lendas e costumes. Quer com isso oportunizar, conhecimento e inserção aqueles que se encontram em condições menos privilegiadas para que ocupem seu lugar de destaque em Mangaratiba.


O certo é que li muito mais projetos, o certo é que quero mesmo confiar nisso tudo...

Resta saber se somos capazes de incentivar, cobrar e fiscalizar tudo isso.  

Resta saber se os demais gestores querem tudo isso...

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PSOL convoca!!!!

O presidente diretório do PSOL, em Mangaratiba, convoca os filiados para plenária para escolha de  delegados para o 4º congresso em novembro de 2013 em Brasília.


A plenária se realizará no dia 10/08/2013 às  15.00 horas,  no Iate Clube de Muriqui, sito a Rua Tiradentes nº 313.


Presidente PSOL - Mangaratiba

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Vento forte varredor - Bom dia, Mangaratiba!

Dia de vento na janela...
Dia de Vieira em meu coração...falando, sussurrando e gritando!


Amanheci livre, leve e feliz. Senti a força da amizade e a certeza de que a  natureza sempre me responde quando não tenho mais respostas para minhas aflições...

Sabe, este jogo de viver é simplesmente fácil. Arrumar as malas e deixar sempre uma lembrança quando nos permitimos aportar em outras caminhadas... carregar o que te servirá e deixar também muito do que te serviu..Quem sabe alguém aproveitará também?


Ontem foi dia de tomar decisões... e que loucura!!!!! As decisões não chegavam... olhei no entorno e para meu espanto, vi com olhos bem limpos que as pessoas são nubladas e muito frágeis... medrosas, assustadas e sem convicção alguma no que fazem ou no que acreditam. E aí, senti que isto me faz mal...

Bom, o que importa é a resposta...

E o Vieira me responde na janela, sussurrando: ...Limpa, limpa, varre, varre!

E eu atendi o conselho.. sou livre e quero continuar a brincar com a vida. Me permito isso!

Quero continuar assim... sem vigilância em meus atos, sem mediocridade a me cercar, sem tampões em minha boca, sem que alguém queira tirar de meus dedos... a capacidade de transmitir aos demais, a arte de pensar!

Bom dia, Mangaratiba!

sábado, 3 de agosto de 2013

A crítica e nossas motivações.



Hoje, estou muito estranha... talvez seja a constatação de que apesar de ver a cada instante mais e mais pessoas se antenando com a vida comunitária, percebo também muitos tentando fazer um jogo esquisito de induções... e pessoas, que são privilegiadas em conhecimento, em informações, mas que simplesmente deixam a oportunidade de "somar" para que possam desagregar...

A palavra crítica vem do grego crinein que significa separar, julgar.

 A crítica  é a arte de julgar uma obra seja ela  intelectual, artística ou literária bem como um juízo moral ou intelectual.
Todos os dias nos vemos envolvidos com críticas... na mídia, na internet, nas ruas e em nosso ambiente de trabalho e até mesmo em nossas casas.
 
 Estas críticas podem ser produzidas  à partir de conhecimentos específicos de uma determinada obra ou teoria ou podem ser simplesmente um ato de liberdade de expressão. Isso até que é útil e saudável, pois permite que pessoas com menos tempo, informação ou conhecimento avaliem se querem ou não ler um livro, se algo está indo ao encontro de nossas expectativas ou se atendem nossas necessidades.


Mas este trabalho ou "direito" de livre expressão, não para neste fim, pois eles são também formadores de opinião por excelência... e é aí que reside um perigo devastador, pois nos deparamos com inúmeras críticas tendenciosas, corrompidas, encomendadas, sem base, sem critério e sem seriedade.

Mesmo em críticas profissionais, podemos perceber muitas vezes a manipulação. E como uma grande parte das pessoas acabam sendo meras repetidoras, sem filtrar ou tentar usar o raciocínio e refletir sobre a informação que recebe, estas  acabam por se tornar pensamento coletivo e nortearão  os comportamentos e as tendências. 

 E o que penso ser pior ainda, a crítica que poderia ser uma ferramenta de ajuste, torna-se algo a ser combatido e esvazia-se por pressões e por ter perdido a razão primordial de existir. Faltando ética ou decência, não terá força ou poder de persuasão por muito tempo.

Mas, isto  não é um privilégio do nosso século, foi e provavelmente será sempre assim pois é da própria natureza humana a busca de poder e manipulação.

Quando aceitarmos que não temos todos os fatos, não sentimos todos os sentimentos, não somos donos da razão, não percebemos todos os fatores envolvidos   e que não representamos todos os gostos, poderemos perceber, nos posicionar, discordar e exercer o papel de analisar e deixaremos de lado a ação repetidora, que citei anteriormente e passaremos a ser elementos de uma matemática que soma, soma e soma para o desenvolvimento de todos nós. Portanto, tudo que escrevemos ou falamos, se não for repleto de carinho, transbordante de lógica e raciocínio ético, será em vão.

Quando fazemos o mea culpa, quando lemos ansiosos os comentários ou a réplica daquilo que escrevemos ou dissemos, estaremos abertos a troca e a mudanças comportamentais que só nos torna mais humanos e conscientes do papel de formadores de novos conceitos entre nós.

Sempre teremos a maneira certa de agir, cabe a nós escolher se queremos ser usados ou usar aqueles que nos dedicam sua atenção. E como não somos isentos de personalidade, nas críticas colocaremos o peso de nossa formação, a força de nossas convicções...mas, é por isto que devemos nos lapidar e estarmos abertos para receber também ... críticas!!!

Tarefa difícil????? Muito... mas é por aí que conseguiremos atingir os objetivos menos mesquinhos e dolosos que se proliferam em um mundo globalizado e tão superficial...
 


Correção:
A palavra "crítica" foi precedida pelo termo latino critica, "apreciação", "julgamento", adaptação do grego kritike. Criticar é praticar a arte de avaliar e julgar.