quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Grêmio Mangaratibense x Turismo e expo...

E o Grêmio Mangaratibense passou para a 2ª Divisão!!! Show de bola...

Lembram no começo do ano, quando tivemos o anúncio de que o Grêmio teria como técnico o Júnior Baiano? Foi matéria de "jornais" da região, com direito a fotos com sorrisos de comerciais de pasta de dente?

Pois é... prevaleceu a firmeza do Presidente Alexandre Garcia que intuiu e acreditou que temos talentos próprios e que bastaria respeito e um pouco mais de verbas para que eles pudessem se dedicar um pouquinho mais ao time.  E aconteceu! Ganhamos nós, ganhou a auto estima e a perseverança do grupo. 
Ah, grandes coisas....temos prioridades em Mangaratiba e um time passar para 2ª divisão não é prioridade..... nananinana, digo eu! Foi um feito, é tão importante quanto as demais prioridades que tanto questionamos e serve de estímulo para o resgate do esporte, da certeza de que temos talentos e competências bem exemplares em Mangaratiba. Nós valemos muito... só resta descobrirmos isso e não nos deixar levar por um complexo de colonos que se enraizou em nossa gente.

Ok! Mas, onde entra o turismo nessa prosa?
É onde digo que se tivermos olhos de ver e  exercitarmos o costume de observar os fatos e interligá-los, conseguiremos perceber que nossos talentos estão sendo massacrados nesta área...
Onde já se viu, deixar a fonte econômica do município nas mãos de um indivíduo sem o menor vínculo profissional ou respeito por Mangaratiba!

O todo poderoso de São João de Meriti, usa nosso município como os Bandeirantes usaram no período colonial.... passam por aqui e destroem tudo em que tocam, humilhando nossa gente, carregando nosso patrimômio para outras bandas. Vejam, nem estou falando de verbas destinadas, por exemplo para a Expo, pois não tenho dados para comentar se a prefeitura investiu ou não, se foram as empresas que patrocinaram ou não... até que me provem o contrário, tenho que "crer" em palavras oficiais...
Estou comentando sobre algo até mais importante que isso, em minha opinião.
Só hoje, já ouvi diversos lamentos de barraqueiros tradicionais do município que ficaram indignados por ficarem fora da 23 Expo e querem jogar muita M.... no ventilador e dizem que a arrecadação vai toda para outras bandas bem distantes. Só hoje, ouvi comentários, que até mesmo os Secretários de governo tiveram que mendigar credenciais para trânsito livre na Expo, até o estacionamento deve ser dele...
Ah! E a mega estrela da festa? A tal Boate Balada Vip? De quem é, de quem é?

É o fim da picada, uma festa onde todos estão sendo humilhados por esse que hoje se diz dono da cidade! E nossos funcionários, irão gastar os parcos proventos saracuteando na Expo? Alienando-se na Balada Vip? Mandando para bem longe daqui o que receberam já de forma tão pequena...?
 É... o senhor prepotência, o senhor EVENTOS mostra que por trás desta empáfia...deve ter muita certeza de que por algum motivo, domina este espetáculo dantesco!

Bem, eu não irei a Expo! Boicote? Não!!!! Não é minha praia, mas respeito quem gosta e penso que por eles, esta "tradicional" festa deveria ser ao menos mais digna para este povo que já não sabe para onde correr.

Bem, poderão alguns, ficar aborrecidos, mas me reservo o direito de criticar e expressar meu ponto de vista de cidadã que NUNCA deixou de partilhar neste espaço o que pensa sobre assuntos de interesse comum.

Ano passado, mandei um recado no carnaval: Vada a bordo, cazzo!
Nesta festa, mando outro: Vade retro!


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Vale miséria e avos de salário.

A mesma mão que afaga... também é a que bate!

Sei que todos os funcionários da prefeitura, sejam eles contratados, comissionados, efetivos ou qualquer "coisa" que eles denominem, tem o DEVER de sentirem-se lesados em seus direitos.

Nunca em toda minha vida profissional, vi algo como acontece aqui na terrinha nos últimos anos...
Funcionários são nomeados, exonerados e renomeados sem interrupção do "contrato" de trabalho ou da prestação do serviço e ficam sem parte de seus proventos ou benefícios. O pior é o silêncio dos inocentes...tanto funcionários, como os fiscalizadores do governo. Caraca! Esse horror está esfregado na cara de TODOS eles!

Implantaram em período eleitoral o vale miséria de R$ 180,00 para os funcionários que recebiam até R$ 1.200,00 ( o que já é um absurdo) e nunca este benefício foi honrado mensalmente. Sem data para recarregar o cartão do vale miséria, os funcionários ao longo deste período, deixaram de receber alguns meses deste direito. Agora, o benefício desaparece e  arrogantemente não é dada nenhuma explicação ou satisfação a quem de direito.


Aí, chegamos aos "avos" salários ... nem podemos chamar de 13º salário, pois não chega a ser mais um...ao longo dos 12 meses!

Como tem seus "contratos" interrompidos, os resíduos salariais não são pagos e o pobre funcionário deixa por conta do "Abreu"  parte de seus direitos trabalhistas...Ah! Vocês sabem quem é o Abreu, não é mesmo? Aquele que te ...

E o tão esperado benefício se transforma em horror, pois quando recebem sem data certa, os avos são decepcionantes e humilhantes. E, mesmo assim, continuam no "silêncio dos inocentes"... e se submetem a comparecer em massa as convocações como a de hoje para conferência de saúde e dão seu voto idiota a quem foi direcionado... com direito a papelzinho impresso e distribuídos por seus chefes... ora! vocês não sabem votar? Ah! Isso todos nós sabemos!

E assim, caminha nossa Mangaratiba... Com baixa auto estima de sua população, que aceita tudo... que tem medo de concurso público, pois pensam serem incapazes de concorrer com o restante dos possíveis candidatos vindos de fora... discurso que é conveniente para opressores que se fazem de "protetores" a nossa população, pois os relegam a incapacitados e conveniente para os oprimidos  indolentes que sabem que se encostarem ali, basta lamber ... não é necessário mais que isso... 

Claro que falo em massa... claro que nem todos são assim... mas, sem que se faça um trabalho de resgate de dignidade e de força de cidadania... os poucos que metem a cara, trabalham e sabem que não é favor algum vender seu trabalho em troca de salário, vai sucumbir no bolo doido que se tornou o serviço público que não sabe que é a força do município.

É...vida de gado!


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A dor da perda e a informação inescrupulosa

Hoje, a postagem vai ser um pouco polêmica  e por isso, faço este preâmbulo...

Quando minha mãe faleceu em 2008, fiquei, e ainda tenho  muitos "se" para serem respondidos.
Foi em um final de tarde, do dia 13/10... assim, de repente, sem aviso e sem sinais... estávamos todos juntos na varanda de casa, ela cercada de filhos, netos e bisnetos e ..aconteceu!

Enquanto um sobrinho correu até o posto para chamar o socorro, eu e uma de minhas filhas tentávamos fazer os primeiros socorros... massagem cardíaca e respiração boca a boca. A ambulância chegou logo e ela foi colocada por NÓS na maca capenga e naquela sucata nojenta, assim, chegamos rápido ao PS de Muriqui... foram os poucos minutos mais demorados de minha vida, eu e minha filha continuávamos com os procedimentos e a "enfermeira" foi no banco da frente com o motorista. Ninguém nem se deu ao trabalho de me tirar dali ou assumir o que eu fazia sem orientação e completamente despreparada para a situação.

Após cerca de trinta minutos, recebi a notícia mais triste de minha vida, pois ela tinha me deixado...
E os "se"s começaram a tomar conta de minha vida... 

"Se" a enfermeira tivesse assumido..."se" houvesse equipamento na ambulância para atendimento ali mesmo em minha casa..."se" tivesse desfibrilador, eletro e local adequado para o atendimento, "se" a médica do PSF que a acompanhava fosse mais humana e competente, pois na época era uma psiquiatra que atendia (quando queria), tivesse detectado algo na consulta que tinha acontecido na quarta-feira que antecedeu o óbito....se...se...se.

E nunca, nunca mesmo, atormentei minha família com meus "se"s não respondidos, pois a dor é tanta que partilhar estas dúvidas, só os traria para mais sofrimento como eu os tenho.

Claro que luto para que ninguém tenha que viver sem estas respostas, mas justamente por isso, não gostaria de que usassem a dor de uma família para distorção de fatos e os fizessem de "boi de piranha" para atingir os desafetos políticos...

Assim, fui em busca de respostas para o caso de uma senhora que faleceu anteontem em Mangaratiba, Dona Aparecida, e não encontrei nada que possa ser considerado negligência médica.
Foram feitos 3 eletrocardiogramas...um as 8:20 hs da manhã, outro por volta das 18:00 hs e outro foi feito por volta das 18:38 hs... e em todos foi constatado o óbito.
A polêmica do horário de entrada no HMVSB e o horário do óbito.... ela já chegou em óbito e o médico a atendeu por volta das 8:13 hs...o que o fez presumir que o horário seria as 7:30 hs.

O calor infernal daquele dia pode ter contribuído para que a temperatura do corpo se mantivesse e até mesmo existe a possibilidade de conservação do calor por conta do tecido de suas vestes, sem contar que uma pessoa mais gordinha tende a conservar este calor também.

E a dor dos familiares? Ah! Dessa eu entendo! Fiquei por horas esperando que minha mãe desse algum sinal de que tudo não passou de um engano... e vi quando  pareceu um suspiro...um leve mexer na barriga... mas, era parte do processo dos gases que se acumularam e ... está sendo bem ruim lembrar disso!

Bem, pode ser que o IML coloque o horário em que ela deu entrada lá, mas isto não é o horário presumido da morte... para isto precisariam de exames mais complexos que não sei se foram realizados.

Então, o que quero opinar é a simples certeza de que devemos ser mais éticos em nossas denúncias, que não usemos as dores, nem as dúvidas de ninguém para fazermos nossa oposição ao que não nos agrada em nosso município... Muito cuidado, pois por trás de uma leviandade, influenciamos os sentimentos e as motivações de pessoas que estão sofrendo e buscam respostas para um momento tão doloroso como este.

 A esta família, vai o meu sincero sentimento de pesar! A todos nós, desejo que Deus nos faça melhores na busca por respeito...e solidariedade! E que as respostas venham repletas de verdade para a paz desta família!


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O lamento de Setembro!

Quem nunca chegou no distrito de Mangaratiba e não se impressionou com a imponência e a humildade... com a fé e a história de nosso lugar?
Quem nunca sentiu...mesmo sem olhar ou reparar a presença da raiz de nossa gente... bem ali..no Centro de Mangaratiba?
Quem não passou um olhar, por vezes displicentemente, ao nosso lindo Cruzeiro?

Parecia parte de nossa natureza... na verdade fazia parte de nossa natureza ...natureza vivida, impressa em nossa alma e em nosso cotidiano.

Mas, o caos atingiu em cheio nosso símbolo cultural... assim, como atingiu outros setores e outros necessários patrimônios... 

E as questões que ficam impressas em nosso olhar... isto se recupera? Será que conseguiremos suportar tanto descaso? Será que aprendemos um pouquinho que seja?

Mangaratiba inteira vai se transformar em ruínas...para tentar ressurgir das cinzas dos massacres... da moto serra, da ganância, da displicência e ignorância... do despreparo e da BURRICE?

Não!!!! Só depende de nós! Buscar forças em todos nós, arregaçar as mangas e ocupar os lugares que nos cabem como cidadãos, acionar as esferas competentes, agir, não temer, nos envolver... envolvimento total... um pelos outros, os outros por um único cidadão!


Nossa Senhora da Guia, mesmo sendo esquecida na invocação... guiai nossa gente por caminhos melhores... mesmo sem a luz do Cruzeiro... dai-nos  a  força para sair do escuro que nos impõem.

Rogai por nós que recorremos a vós!

domingo, 8 de setembro de 2013

Semana da Pátria em Mangaratiba.

E acabou a semana da pátria...

Todo ano comento, todo ano assisto e todo ano...

Dois, seriam os motivos para comemoração da semana da pátria em minha opinião. O primeiro, seria o civismo, mas o civismo mesmo, daqueles que se orgulham dos feitos conquistados por nosso país independente... a bendita qualidade de vida para os cidadãos e a liberdade conquistada pelo povo brasileiro... O segundo motivo, ah! Este então, é o mais importante que é nossa juventude!

É a única época do ano em que eles são importantes aqui no nosso município.... são dias de estrela para seus pais, visitantes e comunidade em geral. Desfilam para inserção na cidadania.... praticamente debutam na vida comunitária...

E a eles deveriam ser direcionados os discursos e as ações... a eles deveriam ser dirigidos os compromissos verdadeiros e não ilusões e afirmações temáticas que desmentem a realidade em que vivem.

Por eles, deveríamos ter somente um grande desfile que uniria todos os distritos, para que interagissem, para que conhecessem mais um pouco a cultura mangaratibense, ou melhor, que formassem a cultura mangaratibense que hoje é distrital...

E também por eles, para valorização de seu dia de cidadãos mais importantes que todos... não deveríamos estabelecer a conexão de que foram prestigiados ou não por governantes, pois estamos invertendo assim a pirâmide de cidadania... quem move o país é sua população e seus atos... atuais ou futuros.

Parabéns aos jovens que desfilaram, que Deus permita que tenham vislumbrado mais do que muitos gostariam.... que eles tenham percebido a diferença entre o discurso e a prática...

Parabéns aos jovens que entenderam que qualidade de vida é tudo que estava escrito nos cartazes, mas que a escrita não passa de prova teórica, pois o que levarão pela vida afora é a prática...que faltou mais uma vez na docência da vida cidadã.

Parabéns aos jovens que não desfilaram, mas carregavam cartazes alertando que cidadania e qualidade de vida começa no acordar ... nos olhos de ver e no sentir que juntos podemos mais!

E mais uma vez, parabenizo os professores... os que estavam lá.... apesar de... e os que estavam lá...no outro lado, também lecionando junto com os jovens que citei... esses optaram pela aula prática que tanto precisamos.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Contramão ambiental






Qualidade de vida?  Que ironia!

Um "balneário" que devasta sua natureza e anda na contramão de toda política ambiental...
Nunca se acabou com tantas árvores no município.... isoladamente ou em grandes ações sorrateiras... na cara dura ou ao entardecer na calada da noite...como se tudo pudessem.


No mês da árvore, no mês mais cheio de simbologia para a preservação do meio ambiente.... a qualidade de vida está afrontando a todos.

Nas mãos do "ousado para o povo" a moto serra vai devastando nossa flora e enchendo a burra de celulose nos bolsos.
Bem, amanhã, quando minhas crianças desfilarem na Praça João Bondim... vou vendar seus olhos... isto é uma lição que não quero que tenham. Afinal, isto não é qualidade de vida!


terça-feira, 3 de setembro de 2013

O bom prefeito de Realeza e suas mazelas

E durma-se com um barulho desse!!!!

O cara quando foi prefeito por dois mandatos, parece que mandou bem como administrador... Conseguiu em dois mandatos colocar Realeza no mapa do Brasil. Sempre elogiado por grupos de combate a corrupção, conseguiu equilibrar o orçamento publico e ainda deixar em caixa alguns milhões de Reais. (Leia aqui)

Mas, e sempre vamos encontrar um mas... o carinha era pedófilo e totalmente descontrolado...
O administrador foi tão bom e, politicamente também foi um sucesso, que lá foi ele ser assessor da Casa Civil.

E a Casa Civil caiu e a minha cara também!!! Como pode tanta contradição? Não ter controle de sua conduta pessoal quando se é pessoa pública e consequentemente também ser formador de novos conceitos?
O sujeito gostava de guria, mas se fosse gostar de guria, era um direito seu, desde que não cometesse os crimes que lhes são imputados. E o mais sinistro disso tudo é que ele usava mulheres mais velhas para aliciar as gurias. Realmente não sei quem é pior... se as aliciadoras ou o prefeito pedófilo.



O caso é que a exposição de Realeza na mídia nacional com o caso do ex-prefeito Eduardo Gaievski  deixou os moradores do pequeno município do Sudoeste do Paraná  com muita vergonha.

A maioria das pessoas reconhece Gaievski como um bom administrador público, mas reprova os supostos abusos cometidos por ele.

 Textos retirados de uma reportagem local:
 “Enquanto ele foi prefeito, foi gente boa. Agora sujou, ficou feio para o município. Se ele fez coisa errada, tem que pagar”, afirmou o funcionário público João Gomes.

" O fotógrafo Fábio Schumatz disse que Gaievski “vacilou”, mas que sua administração ajudou a desenvolver a cidade. Já o comerciante Jonas Correia contou ter ficado “chato” para a cidade. “Pelo nome que ele fez politicamente, ficou bem chato isso tudo para o município.” 


Se por um lado parte expressiva da população aprova Gaievski como administrador e reprova sua conduta pessoal, caso sejam confirmadas as denúncias, os opositores começam a usar o fato politicamente. 

Várias pessoas relataram que no dia em que foi decretada a prisão do ex-prefeito, políticos da oposição comemoraram com fogos de artifício e churrasco.


E o povo como fica? Daqui a pouco escutaremos a seguinte frase: "Ele estupra, mas faz! "