sábado, 25 de janeiro de 2014

Amor fresquinho

Amor? Quem consegue uma definição de amor?
Para uns seria confundido com paixão, outros já os quantificam... amo você mais que fulano, ou te amo mais que tudo, ou amo isto loucamente, outros já diriam que amar é não se importar com os possíveis "defeitos" do "amado"... mas, a única definição que se aproxima das diferentes formas de amar é o querer bem... querer o melhor... querer a felicidade de quem ou o que amamos.

No amor não cabe a hipocrisia... ah! Isto não cabe mesmo... amar por modismo ou por indução não é crível! 



Mas, e aí? Está escrevendo isso por que?  Ah! Antes que algum marujo interprete como indireta para meus monstrinhos preferidos... informo que é quase um mea culpa.... não escrevo nada em que não encaixe a minha própria consciência coletiva

Então, respondendo. É que num tresloucado movimento de alegria, todos em nossa terrinha, resolveram demonstrar nas redes sociais o amor a Mangaratiba! Isto pode ser muito positivo, isto deve ser incentivado, mas nunca manipulado ou dito com tanta superficialidade que não passaria de um suspiro ou de um pum...

Sabe aqueles ufanismos do tempo da ditadura militar? "Ame-o ou deixe-o", "Prá frente, Brasil", "Corrente prá frente!"... que escondia debaixo da superfície tão frágil de cidadania, o lixo das mortes e do aviltamento da população, que alienada e anestesiada foi perdendo o verdadeiro sentido de amor e de identidade cultural... perdida em medos não conhecia o sentido correto da palavra cidadania.

Nestes tempos amargos, deixamos cair no esquecimento nosso direito de participação na condução de nosso país, nos permitimos aceitar toda e qualquer pequena esmola que nos era oferecida por governantes em nome de um desenvolvimento que não existia .... vimos a educação morrer lentamente e dramaticamente... a saúde ser sucateada, a segurança que deixou como herança toda esta truculência de hoje e o país atolar-se em dívidas...  isto tudo acontecendo e as crianças aprendendo "Moral e Cívica" nas escolas... aff! Sem moral e sem civismo, nos alijamos do processo e muitos de nós, mesmo tendo consciência de que algo de errado nos conduzia, ficávamos a espera que alguns poucos fizessem o dever de casa que era de TODOS NÓS!

Voltamos ao Amor... amor que não desnuda e não se torna íntimo é só flerte... nem chega a paixão!
Amor que não vê as entranhas e nem as dores da alma do objeto amado, não terá cuidados suficientes para segurar a onda dos problemas e qualquer um que chegar poderá destruir um amor tão frágil.

Amor de palavras, sem atitudes positivas  e cuidados... é amor de sinopse de novela. 
Amor é gritar para todos que estamos construindo uma relação e que estaremos juntos enquanto for eterno este amor.... ou silenciar e acarinhar sem alardes de forma que seja só percebido por quem tiver olhos de "ver".

Assim, Mangaratiba tão carente de "amor" deve ser cuidada por todos... resguardada dos saqueadores e piratas... A Mangaratiba que tem como guardiões um povo que ainda não aprendeu a separar o joio do trigo, que repassa para mãos de terceiros as suas responsabilidades sociais, esquecendo que juntos o fardo do amor é mais leve e mais eficiente...pode aproveitar este momento e construir um novo caminhar.
Aproveitemos a onda e vamos aderir ao amor.... com coragem e vontade de ser capaz de partilhar as benesses que isto nos trará.

Bom, acordei com a música da BLITZ e com a voz do Evandro Mesquita a ventilar este texto...



"Aí blá blá blá blá blá blá blá blá blá
Ti ti ti ti ti ti ti ti ti
Você diz pra ela, tá tudo muito bom, bom, tá tudo muito bem, bem, mas realmente, mas realmente, eu preferia que você estivesse nua
Você não soube me amar"

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Rolezinho



O rolezinho não é coisa de agora. Antes dos jovens da periferia resolverem partir para esta moda, muitos jovens universitários de classe média, enchem um shopping na zona oeste de São Paulo para sua “zorra” com os calouros no início do ano letivo. Dançam, cantam, festejam e não consomem praticamente nada. 

Eles são alunos da USP, e se encontram no shopping Eldorado, sem serem incomodados pela segurança do lugar, nem são “olhados” com o pavor que se disseminou com o rolezinho da periferia.
Gritam suas palavras de ordem, sacaneiam outras universidades, sobem em mesas, usam palavras mais ofensivas e ninguém interfere no encontro.

Ora, se os eventos são tão parecidos, o que muda no comportamento dos lojistas, dos freqüentadores habituais e dos seguranças? O tratamento deveria ser igual, independente de quem participa destes encontros.

É que o parâmetro para definir quem pode ou não freqüentar determinados locais é o preconceito. Isto segrega a sociedade!

Claro que não podemos comparar os encontros como iguais, mas são semelhantes, existindo pontos em comum. São grandes aglomerações de jovens que não vão aos shoppings para consumir. 

Então, pensei e percebo que a diferença está na arte de bem receber... receber sem preconceitos, receber com ordenamento, não permitindo que independente de classe social sejam violados direitos dos demais e que regras sejam respeitadas. Ah! Mas, tem que valer para todos!!!! Classe média ou periferia, classe A ou sem classe... o Norte Shopping é um exemplo de que o oferecimento dos serviços de qualidade sem preconceitos, agrega e partilha lazer para classe média e suas favelas de entorno que fornecem seus  frequentadores. 

E dentro desta arte do bem receber, vamos dizer que ao abrir as portas para as “visitas”, que elas encontrem tudo bem limpinho e ordenado, assim como em nossa casa.... com cinzeiros para os fumantes se permitimos que se fume em nossa casa, com lugar para que descansem, que tenham boas  refeições, que se sintam seguros e oferecimento de atenção total na condução deste evento. 

A arte de bem receber.... como precisamos aprender! ... Receber bem, não é abrir a porteira e deixar que se devaste nossa casa, é oferecer o melhor, mas não incentivar que se destrua o seu patrimônio.

A arte de bem receber agrega novas culturas, mas tem orgulho de apresentar a nossa também.

A arte de bem receber tem personalidade... não perde sua identidade por nada. Pois se dá o devido valor e quer partilhar o seu melhor.

A arte do bem receber não segrega, mas ordena e conduz com firmeza e delicadeza para que limites não sejam rompidos e todos sejam beneficiados com a troca.

Bom, acho que dá para modificar muito nosso comportamento anfitrião... Volto ao “rolezinho”, lembrando que o olhar e as atitudes de quem recebe são mais importantes do que a dos freqüentadores... Comércio, população e serviços públicos... nós somos os anfitriões!

Rolezinho não é movimento de excluídos ou de protesto... rolezinho é movimento natural de ir e vir que se avolumou pela reação do preconceito.

Então, vamos aderir a causa ... e ajudar Mangaratiba e o Secretário de Turismo e Eventos a ordenar  o município para receber o rolezinho... de verão.


 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Com a palavra - Roberto Monsores e...meus pitacos!

Chegamos mesmo em 2014!
Vou aproveitar para desenvolver um pouco mais a postagem imediatista que fiz no face... meu desabafo da noite da passagem do ano. E como sempre teremos pessoas que só entendem o que querem ou aquilo que querem distorcer, começo com a seguinte declaração de esperança:
- Continuo a acreditar no ordenamento proposto pela Secretaria de Turismo! Continuo a me envolver com esta ideia totalmente!

Exposto isso, tenho que deixar claro que vou continuar a desabafar, partilhar e reclamar sobre o que anda na contramão desta nova forma de se tentar viver em Mangaratiba. Reclamar não é ser contra ou diminuir todo o esforço do grupo que trabalhou incansavelmente, enquanto outros descansaram "incansavelmente"...e deveriam estar ali... juntinhos, coladinhos e antenadinhos aos dissabores que a população passa nesta época do ano. Agindo e conduzindo os desvios de rota que acontecem naturalmente nestas ocasiões.

Não poderiam viajar! Não poderiam deixar na mão a população, nem seus subordinados e demais gestores.
Quando um prefeito viaja, o Vice tem que ficar e vice-versa!
Quando temos grandes eventos, o secretário de Segurança tem que estar presente no município!
Quando se trata de evento que entupirá de gente o município, que explorará nossa natureza.... creio que nada mais justo que a Secretaria de meio Ambiente se envolva até o pescoço!
A Secretaria de Saúde deve estar redondinha e pronta para "improvisar" caso aconteça algum "problema de saúde" com seus funcionários ...médicos! 
A Secretaria de Trânsito tem que se fazer visível, estridente e protegida para tomar as atitudes corretas e antipáticas que se fazem necessárias. E para isso, deve contar com a Secretaria de Segurança....

Será que tivemos tudo isso???? Bom, eu só vi a presença da Secretaria de Turismo e de Trânsito agindo, se derretendo e se jogando de cabeça no profissionalismo!
E como tudo tem várias versões... também não posso negar que vi alguns atendimentos médicos serem feitos de forma rápida e eficiente, mesmo que muitos quisessem "normalidade" de atendimento nesta época do ano... e vejam, enquanto escrevo, acabo de ver um atendimento rápido e dinâmico aqui na praia.

E não vou deixar de agradecer a PM na noite de ano novo.... caraca, o que se vislumbrava era o terror... muita gente bêbada, muita gente esquisita, muita gente drogada, muitos arruaceiros aglomerados em torno de carros de som que tocavam o que de pior pode existir... eram os proibidões mesmo... e os piores que já ouvi! Com muita eficiência e tranquilidade acabaram com o baile da periferia que se instalou.

E para mostrar que mesmo sem ter amizade pessoal com o Secretário de Turismo, mesmo que nossa amizade seja virtual, temos muito em comum em relação ao que se deseja para Mangaratiba e franqueza suficiente para dizê-lo. Assim, transcrevo sua postagem no facebook que tem muito em comum com o que penso e passo agora a dar  alguns pitacos ....


"Agora sim o Ano novo está começando, pra quem sobreviveu a essa enxurrada de falta de princípios, cultura, educação etc.. que nós munícipes tivemos o desprazer em receber e presenciar, faço um brinde, vocês são os verdadeiros guerreiros, esse é um ano de esperanças portanto peço que não desanimem, estamos vivendo talvez um dos mais graves problemas de nossa história, Mangaratiba tá virando mania e sensação para o que não presta, tudo que outros municípios proíbem ou coíbem, está caindo de para-quedas em nossa bela cidade com base no direito de Ir e Vir, infelizmente alguns moradores e comerciantes são coniventes e a favor dessas ações que viraram febre, galera do bem não me considero Anjo, adoro baladas inclusive sou promotor de eventos mas gosto de organização... Simples assim! (Concordo com tudo e acrescento que a maior propaganda que se tem é o boca a boca... e enquanto puderem chegar e encontrar desordem...só tende a piorar)

OBS : Fiz um breve relatório ...

- Na medida do possível as praias estavam mais limpas acredito que foi o reflexo das campanhas de conscientização...
(Nessa discordo)
-As bebidas em lata foram respeitadas por 100% dos quiosques segundo a fiscalização..
- A equipe do Transito apesar de seu efetivo pequeno trabalhou incansavelmente no ordenamento.
- A PM também fez seu brilhante papel, apesar do número assustador de visitantes não tivemos grandes problemas...
- O Guarda Municipal atuou em todos os distritos de maneira
- A secretaria de Turismo e Eventos também fez o seu papel apagando alguns incêndios em todos os distritos mas quando percebeu que não dava pra enxugar gelo colocou o pé no freio e continuou observando o que poderá servir de exemplo para futuras melhorias...
- A saúde não deixou a desejar apesar do número de prontuários ter aumento significativo de dez vezes mais do que em dias normais..
- A CEDAE mais uma vez foi recordista em reclamações e novamente não conseguiu desempenhar seu trabalho para conforto da população...
( Em todos os balneários do Rio de Janeiro)

No mais desejo a todos um Ano Novo de muita união , continuem acreditando precisamos nos fortalecer, no caso do Reveillon valeu para entendermos que não adianta culpar a gregos e troianos, a regra é clara e a próxima campanha deveria ser ( Quer viajar para Mangaratiba , traga sua educação na bagagem....) fica a dica !!!!! 
 (Tem culpados sim...podem não ser gregos, nem troianos...mas que tem, tem)

Esqueci de mencionar que quando aqui se proíbe ou coíbe, a enxurrada de reclamações começa , coisas do tipo: nada a ver ordenamento , nada a ver barreira para impedir ônibus piratas, Muriqui e Itacuruçá estão morrendo com essas ações etc ... o trabalho vai continuar e quem ama Mangaratiba e acredita com certeza não se decepcionará..."
(E quem ama Mangaratiba, vem fazer junto)

Roberto Monsores