terça-feira, 25 de março de 2014

E hoje ...

Nossa, que dia sinistro dentro de mim!

Estou com a cachoeira que ficou represada, prestes a estourar... e eu, que havia escrito que não teclaria nada sobre educação em Mangaratiba... não estou aguentando!

Hoje, queria que a Câmara fosse composta de vereadores que falassem o que eu e muitos queriam ouvir...fossem eles da situação ou de oposição!

Hoje, queria que no  tema livre, falassem para o executivo sobre educação... a educação capenga e maltrapilha de Mangaratiba que vem nos humilhando e colocando na vida, milhares de cidadãos de meia pataca, incapazes de sentir que serão os próximos cidadãos produtivos de nosso município. Meninos e meninas que já não sonham mais com algo diferente do que lhes é apresentado nessa sociedade que os limita e os diminui... que já não possuem expectativas maiores do que a sombria visão que Mangaratiba oferece... que já não se projetam para daqui a 10 ou 15 anos, vivendo algo mais do que terminar o segundo grau medíocre que lhes é oferecido, por conta da meleca educacional que é o ensino fundamental.

Hoje, queria que a Casa de Leis que tem em seu colegiado, professores e "doutores" e alguns que também não tiveram oportunidades educacionais, se manifestassem em nome de nossa população, mostrando que não queremos escolas que alagam por uma chuva esperada, por simples falta de manutenção em seu prédio, cujo projeto é de Oscar Niemeyer e que nem isto os motiva a preservar.... mostrar que não queremos muros de escola desabando sobre casas do entorno, mostrar que escolas não podem ser saqueadas, por uma, duas ou três vezes em um só mês, mostrar que escolas precisam de piso, reboco e instalação elétrica e hidráulica decentes, mostrar que escolas precisam de MANUTENÇÃO... mostrar que educação se faz com respeito e dedicação e não como uma obrigação enfadonha e necessária para o curral que se agiganta em nossa terrinha.
Hoje, queria ouvir com esperança de dias melhores, que eles mostrassem que estão incomodados com o destino de nossa gente e que mesmo sendo "situação", lembrassem que não precisam ser oposição ao povo.

Hoje, queria que os nossos representantes que se dizem oposição ao governo, se situassem com esmero e não com frases ao vento e se tornassem como nós, "situação" de calamidade social e assim, se jogassem de cabeça a nossa causa.

Hoje, queria ouvir algo concreto sobre a falta de água...um debate inteligente e produtivo....
Hoje, queria ouvir algo sobre a falta de respeito das concessionárias de energia elétrica e telefonia, acalmando nosso desencanto cidadão...
Hoje, queria ouvir sobre saúde e seus problemas...
Hoje, queria ouvir sobre transporte urbano e sua realidade...
Hoje, queria ouvir sobre saneamento básico, sobre desenvolvimento econômico e social...
Hoje, queria ouvir... sobre segurança e como estamos desesperadamente abandonados a própria sorte, como se estivéssemos vivendo o Darwinismo social...ou o faroeste caboclo. Já não aguentamos tantos crimes impunes e incentivados...


Hoje, ouvir estas coisas...ajudaria e muito a manter a coragem de conviver com tudo isso e reunir forças para mudar o amanhã.


sexta-feira, 14 de março de 2014

A fazenda de café e o sonho antecipado.

Era uma vez....

Um homem foi contratado para cuidar de uma fazenda para cultivo de café.... terra fértil, com boas sementes, e que iria requerer muito, mas muitos cuidados e investimentos. Todos esperavam o bom desempenho deste capataz e entregaram todos os seus recursos para este cultivo. A ele, foram dadas as sementes e muita verba, melhor explicando, muito dinheiro para que isto fosse feito com todo o carinho e dedicação.

Naquela fazenda, as esperanças foram se tornando sonho e já imaginavam como seria depois de alguns anos as colheitas e quem sabe, poderiam além da plantação, passarem a industrializar o café e com muita qualidade, exportar para ouros lugares. Porém, o capataz, que era um tanto indolente, e que não conseguia sonhar um sonho coletivo, resolveu que poderia partir já para o final deste bonito sonho de industrializar o café, sem se importar muito ou nada com o plantio... para ele, que nada entendia de cultivo, dedicação e trabalho, bastaria deixar que as sementes fossem plantadas aleatoriamente, sem cuidados em evitar  as pragas, sem observar as regas necessárias, sem pensar no armazenamento e na capacitação dos agricultores.... para ele bastava jogar no chão e deixar a natureza se encarregar de completar seu curso.


Então, lá foi ele e seus amigos descolarem os equipamentos e as instalações para que a indústria do café estivesse pronta para as próximas colheitas.... e parece que encontrou quem quisesse vender estes equipamentos em troca de propaganda!!!

E toda aquela gente sonhadora e que já tinham algumas pequenas colheitas particulares que deram bons grãos.... aplaudiram e mais uma vez..sonharam!

Vieram as estações, vieram as colheitas, vieram as secas, vieram menores colheitas, atiraram mais sementes ao chão e elas iniciavam o processo de germinação e lá vinha a falta de regas, as ventanias e as pragas.... e a cada ano, menos grãos colhiam....

E aquela indústria sonhada.... foi abandonada aos poucos, fingiram nada perceber, mas, chegou o dia em que teriam que passar para outros estes equipamentos ou então esconder  no matagal aquilo que um dia seria ruína histórica, identificada com a seguinte placa:

" Aqui jaz um sonho que não soube ser vivido.... "


Moral da história:

Investir no hoje e na nossa competência para  ousar amanhã!


domingo, 9 de março de 2014

E agora, José?

Domingão com odor de fim de temporada...

E nós, para onde vamos?
Sem grandes conquistas, sem esperanças, ou melhor com poucos fios delicados de esperança a nos segurar este ano...Esta foi a temporada da seca, da angústia e do vai e vem do ânimo de nossa gente. Sem que tenhamos isto, continuaremos a ser os "reclamões", o povo ranzinza que quer muito e faz pouco. Que cobra e se enrola em suas próprias cobranças já que elas, não são de fato coletivas.... são em grande parte, emocionais e não racionais. 

Gente, não adianta espernear querendo que algum salvador da pátria dissolva um governo que foi constituído por nós mesmos que comodamente alegamos que foi por termos sido enganados... isto é leviandade! Ninguém enganou ninguém! Vivemos em um município que se convive intimamente com seus candidatos... sabemos verdades e mentiras sobre eles. Sabemos quem são e como se comportam em seu dia a dia... Se errarmos ou acertarmos, a responsabilidade é nossa!!! Agora, o que não pode é não contribuir com algum esforço para que caminhemos com o mínimo de respeito enquanto durar estas escolhas.

Vejam, reconhecer algum acerto, não nos faz cúmplices de nada! Apontar os erros, também não nos faz superiores ...só nos faz melhores cidadãos. Objetividade é o que precisamos em nossa coletividade! Nem tudo é erro, e nem tudo que querem nos enfiar goela abaixo é bom para a população.

Mangaratiba precisa e deve urgentemente sair do papel de passageiro e passar a ser motorista desta condução. E só se faz isso, tomando para si a responsabilidade de argumentar, reagir e não se esquivar até mesmo de participar com seu trabalho de melhores dias para todos nós.

Então, peço a você funcionário público, que faça sua parte com todo o respeito ao cidadão. Que faça sua parte lutando por melhores condições de trabalho para todos vocês, sem medos e sem se permitirem sucumbir a agrados pessoais ou a represálias individuais..

Ao comerciante, peço que respeitem a população que mantém o ciclo econômico de seu estabelecimento, atendendo com qualidade e empregando com dignidade esta mesma população.

Aos gestores... não peço nada... poucos iriam dar atenção ao pedido ou melhor as exigências!

Mas, vou continuar fazendo o meu papel, incentivando o que pode ser muito bom e desaguando no que nos faz tão mal... ao menos me alivia a alma!

Parabéns ao Secretário de Turismo...guerreiro e capaz! Que nunca se contamine com a indolência que te cerca!
Parabéns ao ex Secretário de Trânsito... que demonstrou que vontade de acertar e responsabilidade podem ser as características mais importantes de um gestor!

E meu lamento.... enquanto insistirem em manter alguns secretários pela saco, gente do naipe destes acima não farão milagres!

Secretário de Saúde omisso, desgastado com tantos desacertos que vão da má gestão financeira a má gestão administrativa, passando pela apatia em tomar para si as responsabilidades com os funcionários da Saúde, levam para o caos.... aqueles que querem acertar! Será proposital?
Secretaria de Segurança que começa a me preocupar... mudando hábitos e mentalidade de seus subordinados que estão se confundido em suas funções... meninos, vocês não são PMs e muito menos PM da banda podre.
Secretaria de Serviços Públicos que não sabe a que veio e quer só coçar os bagos... complica e muito, pois a indolência profissional causa muito estrago a sociedade... que pena! São tão burros que não percebem que este mínimo de conforto já faria com que a população acalmasse seus anseios.
Secretaria de Meio Ambiente que mais parece projeto escolar em um município com tantas urgências ambientais... faça-me o favor!!!!

E poderia ficar escrevendo sobre todas as "quinhentas" secretarias.... mas, algumas me recuso a comentar sem que coloque o peso de minha revolta pessoal... e aí, não vale... enquanto der para me poupar, farei isto! Um dia, quem sabe consigo tirar o nojo e escrever... não é difícil saber qual me causa tanto horror, mas um dia escrevo com mais isenção!

E deixo para nós, um mimo de Drummond:
 
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?

 



sábado, 8 de março de 2014

Uma de minhas mulheres.


São muitas as mulheres de minha vida...

Mulheres diferentes entre si, mesmo tendo sido todas criadas sob uma só matriz, resultaram em formas, conteúdos e destinos tão diversos...

A linda mãe que tive por perto e que hoje tenho mais intensamente dentro de mim, fazendo parte do que sou e serei...mesmo quando for eu a que estiver distante.

As lindas irmãs.... três maravilhosas mulheres que não deixam a peteca cair por nada e que são meu conforto para o riso e para as lágrimas.
As lindas "meninas"... filhas que me enchem de satisfação e preocupação, tirando até hoje o sono tranquilo que só temos, antes da maternidade.

As lindas meninas crianças... ah! São o frescor de minha maturidade e que me fazem vibrar pela vida.

Mas, hoje, quero dedicar as meninas.... sobrinhas!
As sete garotas que tanto amo e que são tão fáceis de amar.... aliás, sobrinhos em geral, sempre são muito fáceis de amar..

As minhas Lulu, Pati, Mari, Ju, Luluba, Gabi e Lereca que  sejam sempre as meninas da tia, não importando se as meninas já estão grandes mulheres.

Assim, apresento um pouco do talento de uma delas... para homenagear as doces e firmes mulheres de minha família.

Procura-se Poesia é seu blog e mais orgulhosa fico, com seu conto sendo publicado pela UNESP, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. (clique aqui)


Parabéns, Ju! A você e a nós!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Carnaval 2014 - Mangaratiba e nós!



Olá! Tudo bem? E a festa acabou!

Sempre que algo me afeta diretamente como cidadã, não consigo deixar de expor estas angústias. Vejo que não há ninguém que de uma forma ou de outra não tenha uma opinião sobre estes eventos nas comunidades em que vivemos.

Bom, e em Mangaratiba estamos aprendendo a exercer este direito de opinião... ainda somos crianças na arte de opinar sobre aquilo que nos cerca e nos afeta, e as redes sociais vieram para intensificar este aprendizado.

Li muitas opiniões, tentei  me colocar no lugar das pessoas que se expuseram em suas escritas e vi que todos estão cobertos de razão... porém, falta ainda um tanto de discernimento nas críticas e elogios.  E isto vale para mim também.

Pensando assim é que solto meus pitacos no blog, pois aqui é minha praia e pode ser considerado meu espaço particular.... aportarão no blog aqueles que querem partilhar de fato e não somente atacar ou elogiar.
E vamos ao Carnaval!!!!!
Este ano não arrisquei em viver totalmente o inferno que é Mangaratiba nestas épocas... e a deixa foi a falta de água tão anunciada e vivida por nós durante o mês de Janeiro e Fevereiro. Saí no Sábado e voltei Segunda no final da noite! Ainda estou sem água, porém, menos furiosa do que estaria se tivesse ficado todos os dias aqui.
E entre mortos  e feridos (literalmente) salvaram-se quase todos!
Gostei muito da organização da Secretaria de Turismo e Eventos e a ideia de “resgate” de um carnaval mais livre de outras influencias que não fossem alegria e descontração.  E para esta equipe, dou meus sinceros parabéns!  Ornamentação, blocos e o melhor, conseguiu que todos os envolvidos se compromissassem com a paz nestes desfiles... ficou bem legal ver senhoras, crianças, jovens e pessoas de fora em perfeita sintonia. Segunda e terça, consegui levar meus pimpolhos para uma voltinha pelo distrito e isto, não tem preço!
Precisei também de atendimento no “Quintanilhas D´or” e tive um atendimento melhor que de outras vezes...tá melhorando!
Mas...
A violência e a permissividade foram os quesitos que mais me indignaram em outros locais de Mangaratiba.
Em Muriqui, deixaram a orla com cara de Faixa de Gaza, campo de concentração, como se ali fosse permitido TUDO! Drogas, sujeira, vendedores de tudo, funk em carros de som, brigas e tumultos de toda ordem.  E aí, vamos de secretaria de Segurança ... foi um ÓÓÓÓ!  Todos sabemos que segurança é competência estadual, mas caberia um esforço e comprometimento maior por parte do gestor municipal. Ou o cara não conhece as peculiaridades de Mangaratiba para que pudesse reprimir em parte esta invasão do inferno? Será que não sabem que o bicho ia pegar na orla? E a secretaria de Serviços Públicos? Que sujeira! Que abandono! Não teremos uma limpeza mais forte para tirar o cheiro de decadência que ficou em nosso município?
E o controle do trânsito? Jesus, apaga a luz!!!!!
E a repressão aos ambulantes de ocasião que tiram o ganha pão de nossa gente? 
E os super gestores?  A água rara e escassa que é responsabilidade da CEDAE que simplesmente nada faz ou fará, bem agora que o contrato com o município foi firmado. Será que este contrato é coisa de quem quer vantagem pessoal?  Que nojo!
Podemos ficar por horas escrevendo sobre o carnaval de ponta a ponta de nosso município, mas até isto cansa... cansa constatar que a visão daqueles que vivem um cotidiano simples e “normal” não será assimilada pelos gestores. Estes, terão sempre a sensação de que tudo que nos afeta não é importante... até que se aproxime o período que se antecipa a dança das cadeiras. E aí, quem “tá” sentado não quer levantar e quem “tá” em pé só quer empurrar os que estão com a bunda redonda de tanto  descanso!!!
E puxar saco somente por gostar de alguns dos gestores, não me faz a cabeça, para isso, eles já tem os chupins de plantão que farão com galhardia este papel... Gerir um município é mais que ter alguns destaques em algumas áreas.... é preciso ter colhões para ver a equipe de gestores com imparcialidade e vontade de acertar!

Faixa de Gaza!
Soluções de trânsito!
Pequenos incidentes... alguns com morte!
Ops!!!!! Estrada da Serra.... isto é cotidiano...nada a ver com o carnaval!