sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sabe de nada, inocente!

Pegando carona...

Sabe de nada, inocente...útil!

Visita do prefeito da terrinha amada (Mangaratiba) ao distrito de Conceição de Jacareí... promessas, um mundaréu de "otoridades", vereadores do PSD, candidatos a vereador, administrador, equipe técnica da secretaria de Obras..ufa! Conceição só viu isso em campanha eleitoral...
Depois disso...as redes sociais viram o nascer de uma gestação que tem um monte de pais... todos postaram suas ações e como influenciaram para que este feito embrionário tivesse uma certidão com o nome de um pai! Até quem é adversário....diga-se de passagem de conveniência, foi citado como o responsável pela pressão neles.
Todos se classificaram como políticos de "rua"..???...???

Mas, como o inocente, não sabe de nada... resta responder por qual motivo aquelas inúmeras indicações feitas ao longo de 2013 não foram atendidas antes? Por qual motivo, o Administrador do distrito que era desafeto de um dos vereadores, agora é parceiraço? Por qual motivo este empenho em promover o Vereador cuja base é Conceição? Por qual motivo, irão dar uma maquiada em Conceição tão próximo da Copa? Por qual motivo, estão todos se amando freneticamente? Por qual motivo, mas o motivo real, não o que querem espalhar por aí... não se fala mais em Reforma do Posto de Conceição? Por qual motivo, os irmãos de Conceição estão tão discordantes agora?

Sabe de nada, inocente... inútil!

Foram dois dias de visita da Polícia Federal as escolas do município. Um tal de pega planilha de merenda escolar prá lá, um disse me disse prá cá e o povo pirando geral, especulando e trocando as bolas dos nomes das verbas, misturando Fundeb com merenda escolar, lembrando do desvio de merenda no ano passado, quando tivemos uma baixaria na Secretaria de Educação, com funcionária caridosa que doava merenda aos "pobres" e possível chantagista tentando ganhar algo por conta disso... tudo muito nebuloso... outros acharam que seria investigação pelos 8 furtos de merenda que tivemos este ano, com arrombamentos nas escolas. 

Mas, como inocente, não sabe de nada... resta saber por qual motivo, as "otoridades" não dão uma satisfação a população, pois que eu saiba, nós somos os maiores interessados nos assuntos dos serviços públicos...não é favor dar-nos explicações. E além disso, desde 2011, sabemos que a empresa HomeBread, que em outras ocasiões transforma-se em São Judas Tadeu e que sub contrata pequenos fornecedores, é alvo de processos e investigações em todo o país. Desde 2011 que publico sobre esta empresa que nos foi "apresentada" pelo pessoal de São João de Meriti. Não é normal escolas serem visitadas pela polícia federal..então, nada mais justo que nos expliquem tudinho, tudinho...


Sabe de nada, inocente... chato!

Agora, até Posto de Saúde é assaltado. Não bastava as escolas serem furtadas, o Posto de Saúde em Itacuruçá recebeu a visita de um assaltante que Graças a Deus, não praticou violência aos funcionários, mas, convenhamos, até isso, já é muita falta de segurança mesmo.

 
Mas, como inocente, não sabe de nada... a população gostaria de saber por qual motivo, estes fatos acontecem, já que para a turma da Secretaria de Segurança, a PM e as "otoridades, não existe nada de anormal por aqui. Não existe ocorrências, não existe tráfico, não existe homicídios, não existe milícias...nem guardas municipais, nem PM circulando, nem vergonha na cara de quem afirma que está tudo bem!


sábado, 10 de maio de 2014

Um Deputado super do bem em Mangaratiba - Glauber Braga


Depois de um recesso, de uma aridez para partilha, tento sair de dentro de mim para "escutar" as pessoas que comentam nossos papos virtuais... 

Essa semana foi completa para mim. Muitas situações boas, outras desagradáveis demais, porém o mais legal foi ser uma semana produtiva... então senti que o saldo foi positivo, pois impulsionou minha saída da dormência que me encontrava.... agora, é exercitar os dedos e a mente para pegar o ritmo da escrita.

A primeira boa experiência, iniciou-se com a carta de alforria que foi negociada... estou mais livre, baseada em minha própria ética... Afinal, tudo o que começa a ser desgastante, não acrescenta, só maltrata... assim, sem rompimento de amizades e respeito, tudo se encaminhou. Graças a Deus, nada vale a perda de um grande amigo e pessoa de minha inteira consideração.

Com isso, pude caminhar para algo que sempre quis por aqui... ajudar a trazer alguém ao município, que trouxesse um fio de esperança para ser tecido por nós... que trouxesse na bagagem algo que não conhecemos ou que não vivenciamos como normal... alguma motivação para continuarmos  "o bom combate."

E assim, nesta quinta-feira (08/05), participei de duas reuniões com o Deputado Federal Glauber Braga, em Mangaratiba.

 A primeira foi na Câmara Municipal, onde com seu carisma e sua coerência política, se apresentou a todos de forma encantadora e honesta. Falou de suas ações e prestou contas de seu mandato. Lembro que é a primeira vez que a Câmara de vereadores, recebeu um Deputado Federal! Ele nos contou sobre a votação do PNE, lembrou a todos que sem a pressão popular, o Congresso Nacional fica a mercê do "entendimento" pessoal de cada um dos deputados e/ou senadores... e aí neste ponto, eu projetei para nosso pequeno município, pois sem pressão popular ou classista, nada irá para frente...

Falou das conquistas que devemos buscar na educação, pois metas devem ser atingidas até 2020, como erradicação do analfabetismo... e aí, novamente projetei para Mangaratiba e me vi preocupada mais uma vez... pensei nos analfabetos funcionais, pensei na displicência com que o ensino fundamental, competência municipal, é vista  por todos como algo "menor"... visam e falam de ensino médio e faculdades na região, colocam como "sucesso" a chegada de uma faculdade particular, um ensino médio meia boca e não percebem que nem seremos capazes de gerar uma garotada competitiva e capaz de se questionar sobre o que quer ou pode atingir. Também comentou sobre a vontade de estreitar a relação com a região, não só Mangaratiba, como Itaguaí e demais municípios do entorno.
Nos apresentou a importância do Estatuto da Defesa Civil que foi uma de suas causas assim que assumiu seu mandato. Eis alguns pontos deste Estatuto:
* Estipula ações e deveres para as Coordenações de Defesa Civil nos municípios;
* Divisões de responsabilidades para os Governos Municipais, Estatuais e Federal em caso de Desastres Climáticos;
* Institui o Cadastro Nacional de Municípios com áreas propícias à ocorrência de escorregamentos de grande impacto ou processos geológicos correlatos;
* O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil será elaborado no prazo de um ano, sendo submetido a avaliação e prestação de contas anual, por meio de audiência pública, com ampla divulgação.
* É vedada a concessão de licença ou alvará de construção em áreas de risco indicadas como não edificáveis no plano diretor ou legislação dele derivada.
* Criação do Serviço Militar  Alternativo focado na Defesa Civil.
*Os currículos do ensino fundamental e médio devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.

Falou bem mais que tudo isso... nos apresentou bem mais do que qualquer transcrição que eu possa fazer aqui, pois nos apresentou honestidade, credibilidade e representação popular. Aos que perderam, teremos novas oportunidades. E aos que participaram, ficou um gosto de quero e preciso mais... foi tão bom que todos pegaram carona na presença positiva do Deputado.

A segunda reunião foi melhor ainda, pois as pessoas presentes puderam se manifestar de forma mais intimista com o Deputado e fluiu com uma naturalidade perfeita, onde dizimou algumas dúvidas sobre a Executiva do Partido, afirmando que não há nenhum movimento da Executiva Estadual em promover mudanças em nosso diretório,  eleito em congresso e deve ser respeitado até o final de nosso mandato. 

Tivemos também a oportunidade de ver o vereador Charlies, solicitar a ajuda do Deputado junto ao DNIT para que todos os pedidos feitos por ele anteriormente para a construção de uma passarela e colocação de radares na Rio Santos, seja intensificado por nosso Deputado, que prontamente se colocou parceiro nesta luta, afirmando que logo teremos resposta sobre esta questão.
.

E aí, pergunto a mim e a vocês....  dá ou não dá para ser diferente? Dá ou não dá para acreditarmos em nossa força de eleitor? Dá ou não dá para repensarmos o que fazemos com nosso título de eleitor?

E volto ao início de minha participação nas questões municipais...quero muito mais para nossa educação, quero muito mais para nossa saúde, quero muito mais para o desenvolvimento econômico de nosso município, quero muito mais do que estamos recebendo, quero muito mais por todos nós!