segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

E passamos... 2016 chegou!

Passamos mais um.... e não posso deixar de comentar, já que sempre faço esses comentários.

Então...

É novamente mais um final de ano passando aqui na nossa terrinha, mais  uma virada que vejo de minha janela, já que por mais que eu queira, é impossível ser de outra maneira.

O município fica lotado, o município não possui infraestrutura para abrigar com  conforto uma população triplicada. Mas, resolvi rever minhas postagens anteriores e tentei ver se poderia traçar  algum paralelo, alguma comparação se houve alguma melhora real, já que sinceramente, me estressei menos, mas poderia ser somente a minha própria pré disposição para isso.

Este ano, alguns pontos podem ser destacados como positivos e ainda muitos que teremos que caminhar para que os transtornos sejam menos sentidos. Continuamos com os mesmos visitantes, turistas, excursionistas e veranistas... isso será e sempre foi assim! Muitos são extremamente agressivos e mal educados, outros são contaminados pelo volume de intransigência dos demais e até por nossa impaciência. 

Nosso perfil econômico é o turismo, isso é fato! Mas, será que somos povo preparados para o turismo? Será que administrativamente caminhamos para isso?

Vejam, muito se caminhou... fiquei observando e vi a atuação da equipe "Paz na orla" trabalhando mesmo!!!!! Bem diferente dos demais anos em que virávamos uma Torre de Babel, onde os ambulantes faziam a festa desordenadamente, tirando o ganha  pão de quem estava habilitado legalmente para trabalhar nestes dias. Em todos os distritos estiveram presentes, mesmo que o efetivo não fosse suficiente para uma atuação mais vigorosa, mas se fizeram  atuantes  de fato.

Consegui dormir normalmente durante as madrugadas por não ter o incômodo dos carros de som automotivo, tocando aquelas baixarias o dia inteiro que se estendiam pela noite adentro.  Algum aventureiro lançava a sorte e abria a mala do carro e logo chegava um agente de trânsito! Isso foi bem legal e começa a dar resultados práticos, pois foram muito menos tentativas de burlar a Lei. E aí entra o que sempre apontei... a coibição não se fez presente somente agora, o Secretário de Trânsito, foi incansável durante estes meses, provocando uma modificação no comportamento dos visitantes, já que os mesmos, previam que o poder público estaria presente também nos festejos de fim de ano.

Isso é educar, por persistência na atuação!

A ruas estavam lotadas de carro, estacionamentos nas garagens e veículos na contramão, mas creio que com um bom planejamento e o depósito de carros, as ações poderão ser mais eficientes e os transtornos minimizados.

Os atendimentos na Saúde, sejam eles nos postos de saúde e no hospital foram melhores, com equipe maior e um esforço bem grande para atender uma demanda absurda de casos de excessos de bebidas e de imprudência. Faltou em alguns casos, o prazer de atender o paciente, pois soube de relatos de médicos nervosinhos que não estavam aptos ao atendimento humanitário que se faz necessário nesses momentos.

E a limpeza na cidade? Não foi legal! Mas, aí, fico na dúvida se existe solução imediata.... recebemos pessoas que não se permitem entender que sujar a cidade em que passam suas férias é o mesmo que sujar o quintal de suas casas e depois achar que os "empregados" estão ali para limpar tudo!

Sei lá, mas temos que dividir com o poder público esta responsabilidade... os comerciantes, a população local, não podem se omitir neste assunto! Ou fazemos nossa parte, ou nada mudará!

Uma grande queixa que temos e que já perdura, é a falta de caixas eletrônicos nos distritos, isso poderia ser revisto pelo poder público, pois fora da temporada já é mais um transtorno, e nesta época se torna insustentável, pois ficamos horas em filas nos poucos pontos de caixas 24 hs em nossos distritos.

Também tivemos o horror da falta de água.... Caramba! Isso é duro de viver, pois continuamos com este problema crônico que deve ter uma ação enérgica por parte de nosso governo, ou ao menos uma satisfação a população de como andam as obras da ampliação da rede de abastecimento. Não esqueçam que agora temos contrato... e contrato tem como ser cobrado!

A Ampla.... ah! Que dificuldade.... entra ano e sai ano a mesma coisa!!!! Está na hora dos vereadores caírem dentro e buscarem uma solução para um ajuste de conduta na concessão do fornecimento de energia elétrica.

Li que o efetivo da PM não foi visto em grande parte do feriadão,  não foi o que vi. Aqui na orla de Muriqui, estavam presentes e como também tínhamos a equipe do "Paz na Orla", o pessoal pode circular com famílias por toda a noite da passagem de ano. Não sei como ficaram as ruas mais distantes da orla, e isso, talvez, precise ser revisto, pois violência, furtos e assaltos são itens que provocam estragos irremediáveis e que acabam atraindo somente os piores "visitantes" para nosso município.

E como gosto de comparar com as postagens anteriores, minha calçada não ficou lotada de mesas e cadeiras do comércio irregular, não tive que passar por cima de nenhum casal se estapeando... minha calçada está deixando de ser point...

Também não gostei dos fogos, apesar de ter notícias que foram em todos os distritos... isso é bom, pois não se privilegia ou negligencia nenhum dos distritos.... mas, foi meio fraquinho como atração!
E meus cachorros agradeceram, pois estavam bem distantes e duraram pouco!

Claro que se tem muito trabalho pela frente, já que para sermos de fato polo turístico, precisamos solucionar alguns pontos de problemas crônicos, como sinalizações de trechos de praia poluída, sinalizações de perigos em nossas cachoeiras, intensificar as fiscalizações de construção irregulares, limpeza de bueiros e pontos de valas negras que precisam ser sanados.

O verão ainda continua, teremos o carnaval e o que se faz necessário neste momento, é rever todas as ações, planejar e ajustar o que não funcionou para que possamos passar por mais uma etapa fundamental para um município que necessita sair do caos que foi implantado ao longo dos anos e visto por muitos como natural. Precisamos desenvolver nossa capacidade de receber bem, sem sermos subservientes aos maus hábitos de quem nos visita e passarmos também, a ser  pró ativos nas ações que dizem respeito a coletividade.

Quero crer que no carnaval, já tenhamos o depósito para as ações da Secretaria de Trânsito, quero crer que as sinalizações estejam sendo implantadas, quero crer que o "Paz na Orla" se intensifique, quero crer que a Saúde dê um show de atendimento, quero crer que a cada dia estejamos recuperando o tempo perdido!