Amor? Quem consegue uma definição de amor?
Para uns seria confundido com paixão, outros já os quantificam... amo você mais que fulano, ou te amo mais que tudo, ou amo isto loucamente, outros já diriam que amar é não se importar com os possíveis "defeitos" do "amado"... mas, a única definição que se aproxima das diferentes formas de amar é o querer bem... querer o melhor... querer a felicidade de quem ou o que amamos.
No amor não cabe a hipocrisia... ah! Isto não cabe mesmo... amar por modismo ou por indução não é crível!
Mas, e aí? Está escrevendo isso por que? Ah! Antes que algum marujo interprete como indireta para meus monstrinhos preferidos... informo que é quase um mea culpa.... não escrevo nada em que não encaixe a minha própria consciência coletiva
Então, respondendo. É que num tresloucado movimento de alegria, todos em nossa terrinha, resolveram demonstrar nas redes sociais o amor a Mangaratiba! Isto pode ser muito positivo, isto deve ser incentivado, mas nunca manipulado ou dito com tanta superficialidade que não passaria de um suspiro ou de um pum...
Sabe aqueles ufanismos do tempo da ditadura militar? "Ame-o ou deixe-o", "Prá frente, Brasil", "Corrente prá frente!"... que escondia debaixo da superfície tão frágil de cidadania, o lixo das mortes e do aviltamento da população, que alienada e anestesiada foi perdendo o verdadeiro sentido de amor e de identidade cultural... perdida em medos não conhecia o sentido correto da palavra cidadania.
Nestes tempos amargos, deixamos cair no esquecimento nosso direito de participação na condução de nosso país, nos permitimos aceitar toda e qualquer pequena esmola que nos era oferecida por governantes em nome de um desenvolvimento que não existia .... vimos a educação morrer lentamente e dramaticamente... a saúde ser sucateada, a segurança que deixou como herança toda esta truculência de hoje e o país atolar-se em dívidas... isto tudo acontecendo e as crianças aprendendo "Moral e Cívica" nas escolas... aff! Sem moral e sem civismo, nos alijamos do processo e muitos de nós, mesmo tendo consciência de que algo de errado nos conduzia, ficávamos a espera que alguns poucos fizessem o dever de casa que era de TODOS NÓS!
Voltamos ao Amor... amor que não desnuda e não se torna íntimo é só flerte... nem chega a paixão!
Amor que não vê as entranhas e nem as dores da alma do objeto amado, não terá cuidados suficientes para segurar a onda dos problemas e qualquer um que chegar poderá destruir um amor tão frágil.
Amor de palavras, sem atitudes positivas e cuidados... é amor de sinopse de novela.
Amor é gritar para todos que estamos construindo uma relação e que estaremos juntos enquanto for eterno este amor.... ou silenciar e acarinhar sem alardes de forma que seja só percebido por quem tiver olhos de "ver".
Assim, Mangaratiba tão carente de "amor" deve ser cuidada por todos... resguardada dos saqueadores e piratas... A Mangaratiba que tem como guardiões um povo que ainda não aprendeu a separar o joio do trigo, que repassa para mãos de terceiros as suas responsabilidades sociais, esquecendo que juntos o fardo do amor é mais leve e mais eficiente...pode aproveitar este momento e construir um novo caminhar.
Aproveitemos a onda e vamos aderir ao amor.... com coragem e vontade de ser capaz de partilhar as benesses que isto nos trará.
Bom, acordei com a música da BLITZ e com a voz do Evandro Mesquita a ventilar este texto...
"Aí blá blá blá blá blá blá blá blá blá
Ti ti ti ti ti ti ti ti ti
Você diz pra ela, tá tudo muito bom, bom, tá tudo muito bem, bem, mas realmente, mas realmente, eu preferia que você estivesse nua
Você não soube me amar"
Ti ti ti ti ti ti ti ti ti
Você diz pra ela, tá tudo muito bom, bom, tá tudo muito bem, bem, mas realmente, mas realmente, eu preferia que você estivesse nua
Você não soube me amar"