segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A volta do 3º Reich - SME Mangaratiba


  "O primeiro quesito essencial para o sucesso é o emprego eternamente constante e regular da violência." (Adolf Hitler)

Parece que Mangaratiba segue a risca este fundamento de Hitler, afinal, também temos a ligeira impressão que na Educação existe um espirito obsessor que encontrou um corpo aberto para a prática do nazismo.

Com toda pompa dos destemidos espíritos errantes, lá vai nossa Educação humilhando seu corpo docente e aviltando seu corpo discente... Com um efeito dominó arrasador, devastador e trágico, vivemos neste último ano o pior momento de Mangaratiba nesta área.

Penso que se a unanimidade é burra, neste caso, ela é sábia, pois não existe um só envolvido com a Educação que não tenha horror a este espírito das trevas que aterroriza diretores, professores, funcionários em geral, demonstrando seu total despraparo para um cargo de liderança.
 
 Quando vejo educadores sem voz ativa, sem poder opinar e ser avaliado por lentes do preconceito, ficamos sem ter um vislumbre de qualidade para nossos educandos.

Vejam, suponham que vocês se inscreveram em um curso qualquer. Na primeira aula, o professor ensina os pontos básicos e vocês, não tem um desempenho dos melhores. Ele percebe estas dificuldades e faz aquela cara de quem diz: "Você não leva o menor jeito". Nas aulas seguintes, o professor não lhes dá muita atenção nem se empenha nas explicações. Mas não poupa elogios aos que parecem ter nascido para a "coisa". Como vocês se sentiriam em uma situação como essa? Provavelmente se julgariam um fiasco, sairiam do curso ou desistiriam de vez. Agora, tentem imaginar o peso dessa situação nos ombros de nossos educadores, sejam eles novatos ou experientes. Desanimador, não?

Esse pré-julgamento, que leva muitas vezes ao fracasso, destrói e desfaz a cadeia de aprendizado, que é o objetivo final da educação.

E é justamente assim que ocorre em Mangaratiba...só que as primeiras vítimas são os EDUCADORES e os profissionais da educação!!!!

O preconceito nada mais é que um conceito antecipado sobre algo. Os pré-julgamentos, no entanto, não podem ser usados para machucar ou prejudicar alguém. Isso ocorre, por exemplo, ao crer que um EDUCADOR, não possui perfil para a direção, por ser gordo ou então divorciado! E por vezes, o espirito obsessor avalia pelo hábito de fumar ou de beber em fins de semana... e a prova mais concreta do caso de obsessão em Mangaratiba, é quando afirma que o padrão de beleza estipulado pelo nazista não é encontrado na pessoa!!!

.De nada adiantam grandes campanhas contra o preconceito na mídia se, na convivência diária, não mudamos nossa prática e encontramos justamente em quem deveria se desvestir de todo e qualquer preconceito. Penso que se não for caso de obsessão, deve ser caso para psiquiatria! 

O retrato da educação vem da avaliação que o gestor tem dele mesmo! Ele destaca nos demais, aquilo que talvez perceba nele. Algo que não gosta em si, que o incomoda ver refletir-se em seu espelho.


Em nenhum momento as justificativas para  suas atitudes, são baseadas em avaliações de ordem profissional, como desempenho, capacitação profissional ou mesmo dedicação e empenho por nossa educação.

Os critérios vão além dos aspectos físicos, as tendências políticas ou ideológicas dos educadores também estimulam o gestor nazista a formar opiniões deturpadas. A estes restam as transferências ilegais, ou são de alguma forma prejudicados em seus direitos que ultrapassam a compreensão de qualquer pessoa, seja profissional da área ou um simples cidadão..

Apesar de algumas vezes o "espírito" não ser explícito, temos as condenações veladas, feitas por um olhar pseudo superior, uma palavra ríspida demais e até mesmo o desprezo com que trata quem o procura.  Basta também, por exemplo, ignorar!

E  os educadores são ignorados!
E quando os educadores são tratados com a falsa benevolência que estampa na realidade, todo o desprezo com que estão sendo avaliados.

Ao mesmo tempo que não acredita nos educadores, percebemos que este ser errante, também não confia na própria capacidade de liderar.
Quem só consegue enxergar no educador a falta, está  percebendo a sua própria dificuldade, aquilo que ele não é ou sabe e deveria saber! Na verdade, está fazendo com os demais aquilo que faz consigo mesmo!

E a nossa educação? Vai mal, obrigada! Sem competência, com muita politicagem envolvida onde deveríamos viver ensinamentos, cidadania e respeito...

E neste descaminho, Mangaratiba desfundamenta seu ensino fudamental, com práticas de preconceitos raciais, sociais e morais...


E esta parcela de responsabilidade vai cair na conta do prefeito.... o gestor é escolha dele!!!!!!!!!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Convocação eleição Iate Clube de Muriqui

A pedido de sócios, publico a convocação para eleições no Iate Clube de Muriqui, pois nem "todos" os sócios receberam a correspondência desta convocação.

Sócios são eleitores que não devem se furtar a participar de todo e qualquer processo democrático que seja de sua responsabilidade. Este é um ótimo exercício de cidadania!

Participar é a palavra de ordem. Não se deixar levar por "acordos", exigir que os direitos dos sócios sejam mantidos, que a boa administração prevaleça, que o patrimônio de vocês seja preservado e cuidadosamente administrado.

Procurem saber quais chapas estão concorrendo, quais são os objetivos de cada uma e comparem... Façam valer a transparência e o estatuto do clube em todas as ocasiões. Não esqueçam que somente o título é vitalício, os administradores não o são!





quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A República e seu mosaico!

 E hoje é dia de "comemorar" a proclamação da República...Êta feriado bom!!!

Bom pelo descanso, bom pelo significado e melhor ainda se compararmos aos dias de hoje... Vários foram os fatores que contribuiram para a crise na monarquia, mas se prestarmos atenção, nenhum deles levou em consideração o descontentamenro do povo, seus problemas e sua vontade.. na verdade, somente a insatisfação dos poderes instituídos levam as "revoluções" por aqui desde os primórdios de nosso povo.
Com isso, podemos perceber um "tantinho" do comportamento de nossa passividade até os dias de hoje.

Vejam, a crise  da Monarquia estava ligada a vários fatores, como o descontentamento da igreja católica com os pitacos de D. Pedro em seus assuntos,  as críticas do exército pela corrupção (êpa!!! olha ela aí) que acontecia na corte e pela censura imposta aos militares que não podiam se manifestar na imprensa, sem autorização do ministro da Guerra.

Assim, o dominó de insatisfações, também atingiu a classe média que se expandia no Brasil, afetando o mercado consumidor, fazendo com que o comércio também quisesse participar  dos assuntos tratados no país. E nesta cadeia de insatisfações, logo chegamos aos jornalistas, artistas, jovens, funcionários públicos e os profissionais liberais. Com a adesão dos comerciantes rurais, que já tinham poder econômico, mas que não tinham poder político, o movimento de proclamação da república, começou a ganhar força país afora.
.
Com  Dom Pedro doente,  tudo ficou mais fácil, pois ele já não tomava mais decisões políticas.

Assim, no dia 15 de novembro de 1889, o  Marechal Deodoro demitiu todos os membros do Conselho de Ministro e o presidente,  com o apoio dos republicanos. Com isso na mesma noite o Marechal assinou o documento de governo provisório.E depois de 67 anos a Monarquia teve fim, com a família imperial e Dom Pedro partindo rumo a Europa e deixando Marechal Deodoro da Fonseca como presidente da República e a partir daí com o direito de voto no país.



Proclamação da República resumo


E este direito tão precioso, até hoje é usado de forma a beneficiar alguns, em detrimento de muitos... a democracia ainda é algo a ser atingido, pois somos aprendizes de cidadãos, com nossos ranços monárquicos, escravagistas e feudais, continuamos a votar de forma mesquinha, indolente e perigosa para o futuro de nossa gente. 

Fazemos parte de um mosaico, construído por municípios ainda sucateados por esta mentalidade de um povo que não se valoriza como capaz de transformar, exigir e participar das decisões que nos afetam diretamente, permitindo que a velha e maldita corrupção, destrua futuros, destrua a dignidade de sua população, que emburrece várias gerações, que amedrontadas por não acreditar em sua capacidade de decisão, aceitam passivamente que direitos sejam negociados como favores, que migalhas sejam distribuídas e que nos usem conforme interesses de ladinos e deturpados representantes que ... são o espelho da maioria!


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PSOL - Convocação reunião em Mangaratiba

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE - PSOL 

 Ilmo. Sr. (a) Convencional O presidente do diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade, PSOL de Mangaratiba, convoca os seus filiados, para participarem da Reunião Municipal a ser realizada no dia 17 de Novembro de 2012, com início ás 16:00 horas e encerando ás 19:00 horas, local sito á Ru a Piauí, nº sn/n, complemento: Lt. 01 Qd. 37, Bairro: Praia do Saco, nesta cidade, com a seguinte ORDEM DO DIA:
 
a) Balanço do Pleito de 2012, para Prefeito e vereadores; 
b) Criação do conselho de ética. 
c) Tratar de outros assuntos relacionados ao partido dentro de Mangaratiba.

 Obs: A referida Rua fica entre o Restaurante Frango e Cia e a Rodoviária da Praia do Saco. 

José Rodrigues 
Presidente Municipal

domingo, 11 de novembro de 2012

Parabéns, município amado! Mangaratiba - 181 anos

E precisamos dizer mais alguma coisa?
Mangaratiba precisa de sua gente!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dieta lunar - Funcionários Prefeitura de Mangaratiba

Sem querer ser chata, mas já o sendo....

Nenhum funcionário da prefeitura que recebe até R$1.200,00 está sentindo falta de nada? Algum benefício implantado em período eleitoral e que ainda não foi recarregado para este mês?

Sinistrão! Enquanto ficam articulando tapetões para os eleitos, enquanto ficam chorando o leite derramado e tentando vinganças sórdidas ... esquecem de possíveis crimes eleitorais verdadeiros, como este que "pode" ser vislumbrado... Mas, como direitos de funcionários e população não interessa a ninguém....

Será que este mês os funcionários da prefeitura estão fazendo dieta da lua? Só podem se alimentar após a lua nova (13/11)? E no próximo mês, será que terão a  dieta  de desintoxicação alimentar de final de ano? Só água?

Ficamos no aguardo, afinal, talvez pensem que  funcionários magrinhos, sejam mais leves e ágeis! Pode ser que seja esta a forma de gestão moderna que imprimirá mais qualidade ao serviço público!