sábado, 29 de dezembro de 2012

Prêmio Ramalhete do Peixe com Banana 2012

Está chegando a hora da premiação do Peixe Podre com Banana 2012... e lá fui eu rever as postagens, emails, escutar pessoas, colocar em prática mais uma vez, a única forma de protestar que tenho...

E aconteceu que este ano, foi muito pior que os dois anteriores!!!!! Eram muitos candidatos para as categorias e ficou muito difícil premiar os destaques.

Vejam, na categoria de pior Vereador.... quem seria pior? Os que debandaram do apoio ao executivo aos 45 minutos do 2o tempo ou  os que aderiram ao governo já na prorrogação? E aqueles que são apenas peças para fazer "volume" contra ou a favor? Aqueles que foram sempre vereadores coadjuvantes?
Ficou muito difícil!!!!

E na categoria pior secretário????? Caramba! Esta ficou complicada.... com o Secretário de Educação lutando com todas as suas armas para  ganhar do Secretário de Saúde.... e vejo que ganhou de lavada, mas temos outros que concorreram pau a pau, como o Secretário de Obras guloso!

E o distrito mais poluído? Muriqui  já ganhou por dois anos seguidos e Itacuruçá veio mandando vir este ano.
E o desadministração de distrito???? A Serra abandonada veio reivindicar seu prêmio com maestria e encontrou Itacuruçá na disputa com Muriqui.

E o Posto de Saúde mais deficiente..... todos concorreram!!!!!!!!!!!!!!!

Desqualificação? Sérgio Garrido mandando ver e a loirinha da educação partindo com tudo para a briga... a camaleoa mesquinha.

E o mico do ano???? A CPI que tinha tudo para ser perfeita e virou uma pizza de banana, mas a eleição em si, já foi um mico com o "me engana que eu gosto" que  tivemos que viver com os votos anulados...

A categoria "morreu e não percebeu"...... muitos vereadores que irão sentar na cadeirinha de espera por longos 4 anos, articulando uma forma de derrubar  os que assumirão em 2013. Mas, tivemos também, a queda  de um clã que não vai descansar até ressuscitar.

E o pior fornecedor? Continuam os fornecedores que abrem outras empresas, como a Locanty, que agora tem outro nome ou a prática da Home Bread que vai de lá para cá com tantas empresas filhotes... sem esquecermos da empreiteira mãe.... aquela que faz obras a preços vindos do outro mundo e a empresa que forneceu em 2011, milhares de itens que não cabiam no almoxarifado, a MC Engenharia....


E por isso tudo, fiz o caminho inverso e pensei em oferecer de fato, com minha admiração, o prêmio Ramalhete para alguns destaques deste ano:




Premiação de 2012!!!!!!!!!!

Pessoas premiadas:
1) Vereador Gustavo Busse - Foi atuante e exerceu seu papel de vereador este ano, firmando sua obstinação acima do processo eleitoral. Parabéns!
2) Vânia Nunes - Decidida e mesmo sofrendo todo tipo de represálias, lutou por uma classe que já não sabe mais a que veio, com raríssimas exceções. Ética e respeito é sua marca!
3) Diretores da Escola Municipal Ibicuí - Com firmeza e silenciosamente levam a educação com compromisso e respeito aos educandos e a comunidade, um oásis na educação sedenta de Mangaratiba. Deveriam ser exemplo para as demais unidades!

 E com minha eterna admiração...

 4) Célio da Tigresa - Homem de valor que botou sua saúde e sua dignidade à serviço de um ideal.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mangaratiba - informações aos aprovados no concurso

Email recebido, email divulgado!


Organização é a solução!



"Boa tarde,


 Venho por meio desta informar sobre o andamento do concurso de Mangaratiba, principalmente a respeito da audiência de hoje. Em primeiro lugar, cabe dizer que o prefeito não participou, pois, o mesmo, por meio do Subsecretário da Prefeitura disse não poder participar devido as reuniões agendadas e a falta de tempo, mas que em outro momento não se negaria a nos atender. Eu participei da audiência com o Procurador Geral do Município. Em resumo, a Lei Orgânica não será cumprida. Entretanto, o Procurador(falando pelo prefeito) se comprometeu no mais tardar até o 21 de janeiro a publicar por meio do site oficial da prefeitura a data em que os aprovados com base no edital deverão comparecer para a entrega dos documentos. Que o mesmo procurados nos informou de ser até o dia 02 de fevereiro.

 Peço, por gentileza, que divulgue o ocorrido em seu Blog. 

Obrigado!"

domingo, 23 de dezembro de 2012

O evento em Muriqui - agregando novos conceitos?


Ontem, participei da chegada de Papai Noel em Muriqui, um evento de iniciativa do vereador André Banana, e que contou com apoio e presença do Prefeito Capixaba, o vice Dr. Ruy e muitos dos vereadores do próximos 4 anos.... Até aí, tudo como sempre,  com chegada do Papai Noel de helicóptero, muito lanche, bastante diversão para a garotada, muito sorvete e Guaracamp... e as lembrancinhas. Em um determinado momento, até achei legal, o "discurso" de uma senhora que distribuia as lembrancinhas, que lembrava que o momento era de confraternização, de partilha e que deveria ser também lembrado o conceito de "honestidade", já que algumas crianças, que já haviam recebido seus mimos, tentavam apagar de suas mãozinhas o carimbo deixado por papai Noel....

Até aí....tudo bem, pois até banheiros químicos foram colocados no campo, MAS.....  e sempre teremos um MAS.... FALTOU ALGO, indispensável para um evento desta natureza, realizado por pessoas que são formadores de opinião e representam nossa gente.

Os eventos revelam em seus acontecimentos criatividade, costumes, tradições, valores já vividos antigamente, expressões populares artísticas e culturais. E isto não faltou, pois até um pouco da história recente de Mangaratiba, foi apresentada a garotada, com a foto gigantesca do Banana pai e do Capixaba pai.

Deste modo, estes eventos, agregam à população conhecimento, lazer e identificação pessoal, contribuindo para a formação intelectual e humana.
 O organizador do evento poderia  utilizar ferramentas de comunicação extremamente importantes para tornar o evento uma atividade que demonstraria a inovação, renovação e o interesse real de atenção a cidadania, desenvolvimento e respeito ao nosso meio ambiente.

Não encontrei um só coletor de lixo em toda área do evento, que ao final, deve ter dado trabalho para quem os recolheu. Era lixo para todo lado!!! Sujeira que se avolumou por debaixo dos pés de crianças e adultos...E o córrego que um dia pesquei pitu, ontem recebeu mais uma tonelada de copos plásticos que misturados ao cocô que desce da cachoeira, desembocará em nossa praia já tão imprópria para banho...


Ah! Mas, não adiantaria nada, pois o povo não iria respeitar, dirão alguns que distante de nossos anseios, ainda não aprenderam que queremos mudança comportamental e conceitual de nossos representantes.

Portanto, os eventos são de grande importância para a sociedade, pois podem contribuir para o amadurecimento do ser humano, além de fortalecer a identidade pessoal ou social.

 Somos uma matéria em constante mutação. Tudo está ao nosso redor e ocorre ao mesmo tempo, na mesma hora, no mesmo minuto e neste segundo. Por tudo isso, o contexto de muita coisa se altera. A forma como participamos em sociedade, por exemplo. Precisa haver  engajamento, influência, percepção de valores e muita ousadia para inovar.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Concurso Público Mangaratiba - A aflição!

Email recebido para divulgação!!!
 
Apelo de um concursado!
 
 
 
"Venho por meio desta solicitar, encarecidamente, em nome dos aprovados no concurso de Mangaratiba, a sua ajuda para que divulgue nossa aflição.
 
A história é a seguinte. Tal concurso foi homologado em 27 de junho deste ano. O prazo de validade segundo o edital é de 1 ano após a homologação. No entanto, para os aprovados no certame dentro do número de vagas a prefeitura, em sua lei orgânica no artigo 26, inciso VII, determina um prazo diferenciado, veja-se:
 
“Art.26 - A administração pública direta, indireta ou fundacional do Município obedece aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e ,também, ao seguinte:

 VII – a classificação em concurso público, dentro do número de vagas obrigatoriamente fixado no respectivo edital, assegura o provimento no cargo no prazo máximo de cento e oitenta dias, contado da homologação do resultado;” ( grifei pra facilitar o entendimento).



 
 
A prefeitura tem até o dia 27 de dezembro de 2012 para convocar aqueles aprovados que se enquadram no artigo citado a cima. Porém até o momento ninguém foi chamado pra nada, absolutamente nada. Quando ligamos pra lá, ninguém sabe informar, o prefeito não nos atende. Parece até que estamos pedindo favor.
 
 
 
LEILA, POR FAVOR NOS AJUDE ATRAVÉS DIVULGANDO A NOSSA AFLIÇÃO ATRAVÉS DE SEU RESPEITADO BLOG.
 
Obrigado!!"

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Diplomação em Mangaratiba

A cerimônia de diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em Mangaratiba será realizada no dia 18 de Dezembro de 2012, às 14:30 hs, no Forum Local.


E aí... deveríamos também realizar a nossa própria diplomação como pessoas que sabem da importância da participação popular nestes próximos anos...

Será preciso empenho de todos nós, cada qual em sua função.... nós como usuários dos serviços públicos e eleitores responsáveis por nossas escolhas e consequencias.

Tenhamos votado ou não em qualquer um deles, á partir desta data, serão estes os nossos governantes que deverão também ser governados por nós. Quando entendermos esta via de mão dupla, conseguiremos muito mais para o bem coletivo e não teremos mais desculpas de que fomos enganados, como se isto nos isentasse de responsabilidades.


No dia 18/12/2012, sejamos todos nós diplomados em nossa cidadania!





quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Os meninos de Muriqui - os alijados por todos nós

São garotos mesmo, daqueles que todos conhecem em Muriqui, como conheceria em bairros onde a população vive  como se fosse em algum antigo subúrbio....

Caramba, não gosto destas notícias de extermínio em Mangaratiba!!!
Não gosto do silêncio que se faz como se fosse algo natural!!!
Não aceito que se regozijem ou justifiquem este tipo de crime que alguns dizem ser para combater o "crime"! 
Não aceito esta passividade que acaricia a criminalidade de grupos de extermínio, como se fosse a justiça a nos proteger.

 Hoje, talvez ninguém chore estas possíveis mortes. Hoje pode ser que a medíocridade que distorceu o conceito de justiça, cidadania, deveres e direitos do cidadão, esteja falando alto em mentes que apregoam uma indignação deformada quanto a falta de segurança nas cidades de todo o país.  Mas,  podem ter certeza de que cada um que está se regozijando, afirmando que são "bandidinhos" e que eles procuraram isto, em pouco tempo se tornam vítimas desta submissão a grupos de poder paralelo e da omissão dos governos em permitir que este tipo de prática se instale nos municípios.

Quando qualquer cidadão  comete um crime em nome da justiça, deve receber o rigor da lei, e algum grupo composto por justiceiros, deveria ter o repúdio e a reação da população, pois qualquer prática que roube direitos, que rasgue nossa constituição, que discrimina e classifica a cidadania por castas ou por algum grau de importância diferente entre as pessoas, deve acender o sinal de alerta do quanto estamos nos transformando em meros espectadores da vida. E me assusta ver pessoas comentando que já poderão viver em paz, já que esta garotada está com dias marcados.


Pepeti, Aldenor e mais um que não sei o nome... não faz diferença, pois todos de fato são sem nomes, sem família, sem políticas públicas, sem dignidade, sem responsabilidade da sociedade, sem solidariedade por parte de quem se sente melhor que eles.

Se vamos ser egoístas, ao menos vamos ser inteligentes, pois o crime que acontece e que aparentemente te livra da presença escancarada da nossa consciência que mostra a nossa mediocridade como povo, também te aprisiona e te faz refém de criminosos piores.

É Mangaratiba.... os dependentes de drogas de nosso município que não possuem famílias "importantes" (???), são os mesmos que nos cobrem de vergonha quando percebemos que somos povo idiota, imbecil e omisso em saber a hora de reagir e cobrar. 
 
A falta de integração em políticas públicas dificulta o combate as drogas. 
A falta de cidadania da população em não permitir que se chegue a este ponto de avilte, dificulta qualquer tentativa isolada de quebrar, este, que parece mais um paradigma social imposto por nossa própria mediocridade.

E fiquem cientes, de que isto está acontecendo em todos os distritos. Em Conceição a matança é mais artesanal.... facadas e pedradas também são usadas, mas como se trata de  morador de rua ou bêbados locais, não se divulga...

Tiros em ônibus, espancamentos e ....omissão...mas muita omissão e descaso mesmo!!!!! Podem ter certeza de que governos são responsáveis, mas a sociedade doente é a maior causadora disto tudo.


Ai, estou com bastante nojo... muito nojo de escutar "senhorinhas" apregoando que os bons meninos não morrem desse jeito..... para estas "senhorinhas", muitas delas religiosas, aqui vai o meu nojo.... aquele que nunca tive por estes que foram vítimas de outros criminosos, que muitas vezes dormem nas mesmas casas que estas simpáticas "senhoras"!


N.B: Após este debate "caloroso" internamente, nos comentários, encontrei esta belezura:



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ula lá!!!! Choque de Ordem Mangaratiba

E corri para o computador!!!! Vi com estes olhos descrentes o choque de ordem na orla de Muriqui....daqueles bem completos com PM, Guarda Municipal, pessoal da Fazenda, etc... não sei se estavam acompanhados do Comissariado de Menores, mas estava bonito!!!

Chegavam nos quiosques, nos bares da orla, abordavam as pessoas em alguma situação irregular....com muita educação, mas com a clara intenção de dar um "choque" mesmo, nas pessoas que circulavam ou assistiam de suas casas. Claro que o horário, foi ainda agora, ainda não é do pessoal das trevas, porém para o primeiro dia, foi bem impactante!

Se continuarem assim, se demonstrarem para a população que estão presentes e cumprindo com suas funções, sem privilegiar alguns, com a abordagem correta, nos horários em que a loucura acontece e com a imagem de rolo compressor com que vieram hoje, vai dar certo!


Nós queremos muito!!!! Nós precisamos muito de ordem para que a população possa perceber a verdadeira arte de bem receber, que começa com os donos da casa respeitando e não permitindo que se devaste nosso município, sua gente e seu meio ambiente!


Precisamos muito ter um verão de alegrias, descanso, desenvolvimento sustentável  e paz para todos nós!


N.B:  Só não deram uma afrontada nos pontos de vendas de drogas da orla.... tudo continua como sempre!!!

Ode a Educação - triste fim de um ano letivo!

Será, será, será...
que o prefeito irá nos escutar?
Será, será será...
que o prefeito irá nos ajudar?

Será, será, será...
que o prefeito quer mesmo educar?
Será, será será...
que poderão nos respeitar?

Será, será será...
que o prefeito na história bonita quer entrar?
Será, será, será...
que o prefeito irá acordar?

Será, será, talvez...
que a educação vai ter  vez?
Será, será... que situação!
destruíram a Educação!

Tudo isso é surreal...
uma educação sem material!
Tuso isso nos faz lamentar...
quando crianças ficam sem se alimentar!

Não estamos nos conformes....
Crianças não podem ficar sem uniformes!

Educação em seu poente....
professor que fica doente!






domingo, 2 de dezembro de 2012

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência...


No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, mas é dia também  de atuar no atendimento e na defesa de direitos dos portadores de necessidades especiais, promover a inclusão, a reabilitação e a capacitação de pessoas com todo tipo de deficiência. 

Todos falam  a respeito dos direitos e necessidades das pessoas com necessidades especiais, mas de fato pouco se faz para contribuir para que os obstáculos para sua aceitação e participação na sociedade de fato deixem de existir.

As cidades não se preparam arquitetônicamente, falta de formação e informação de profissionais e, ainda tem-se que conviver com o preconceito, que  ainda os excluem de papéis e posições de suas verdadeiras potencialidades.

Se discute tudo, desde o cumprimento de cotas para os portadores de deficiência no mercado de trabalho, direito social típico e que é resguardado pela Lei 8.213/91, até a inclusão nas escolas...

A Lei 8.213/91 prevê cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho e estabelece que toda empresa com mais de 100 funcionários deve destinar 2% a 5% (numa escala crescente, proporcional ao número de funcionários) dos postos de trabalho às pessoas com deficiência. Considerando que o trabalho tem importante repercussão na vida de todos os indivíduos e é apontado como atividade fundamental para a realização pessoal, desenvolvimento da autoestima, interação social, sentimento de pertinência e capacidade, bem como construção de identidade e autonomia, as políticas públicas têm dado especial atenção às propostas que buscam promover a participação e inclusão dos indivíduos com deficiência no mercado de trabalho.
.
Entretanto, é fundamental a colaboração mútua entre empresas e governos, objetivando-se a construção de sociedade mais justa e igualitária, por meio da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.


Mas, para se chegar ao patamar de inclusão no mercado de trabalho, passamos antes pela Educação e a inclusão de fato dos portadores de necessidades especiais. E isto, nos remete as instalações escolares, aos profissionais da educação, a acessibilidade no transporte e a queima de preconceitos que envolve todo este processo.


Então..... lá vamos nós para o assunto de sempre.... Educação plena, ampla e irrestrita é tudo que precisamos para vivermos as igualdades de oportunidades e desenvolvimento social que tanto necessitamos!!!!


E Mangaratiba, como caminha neste processo?