terça-feira, 31 de março de 2015

Justiça afasta Luciano Mota -prefeito de Itaguaí

Abrindo espaço no blog, para nosso município vizinho que está dando show de cidadania e com isso ajuda a justiça a desemperrar a máquina!!!!

Com essa ação cautelar, o prefeito e alguns de seus assessores e secretários, ficam suspensos do exercício de suas funções públicas. Cabe recurso, porém é momento de comemorar!

Bem, se eu fosse um pouco mais cética, diria que ajudou um pouco, nesta batalha contra a corrupção, o prefeito ser do PSDB e o vice do PT, para que tivéssemos essa visibilidade na causa de Itaguaí, mas, como quero que se acenda a esperança por aqui, vamos confiar!!!!

A participação popular, o engajamento do funcionalismo e o pouco quantitativo de funcionários contratados foram decisivos para este momento. Vimos que só o movimento das águas paradas é que puderam mover este moinho. E é isto que falta em Mangaratiba...mexer nessas águas paradas, acomodadas, opacas que só ajudam o perpetuar dessa ofensa chamada administração local.

Meu respeito a todos que se movimentaram em Itaguaí, meu respeito e admiração a Sueli Fernandes que foi incansável nesta luta, aos amigos que debateram no face, discutiram pontos de vista abertamente, mesmo discordando, lá estavam eles, no maior respeito quanto a diferentes formas de se ver a política. O que os uniu foi a certeza de que como estava, não poderia continuar e se deram as mãos e lá na frente, no tempo certo, no ano eleitoral, voltarão a seguir suas tendências... agora, era tempo de fortalecimento e um objetivo em comum: Tirar de Itaguaí, se valendo de todas as ferramentas que tinham disponíveis, o prefeito ostentação, Luciano Mota.

Usaram tudo e todos, justiça, mídia, funcionalismo, população, adversários, amigos e até os dissidentes do governo atual. Foi show de bola!


É assim que se faz! É assim que se caminha!

sexta-feira, 27 de março de 2015

Março em Mangaratiba

Começar a escrever na véspera de final de semana é dose... guardei a semana para não me tornar a "resmungona" de plantão, mas é quase impossível não desopilar a revolta que sentimos quando vivemos o estado de estagnação que se encontra o município e que não reage a essa infecção de corrupção e distorção dos conceitos mais básicos de política, gestão pública e ética em relação a sociedade.

Mangaratiba vem adoecendo faz tempo e foi tomada por uma infecção generalizada nestes últimos quatro anos. Assim, sem ter tido "atendimento" logo que começou a adoecer, ficou sem condições de reagir a esta exposição de má gestão  a que estamos sendo submetidos.

Essa semana, só na Educação, foi possível vivenciar vários momentos que nos apontam onde chegaremos se tudo isso não for estancado, e se não colocarmos como meta o arregaçar de mangas e não mais deixarmos que improvisem em tudo nesta área.

Nada do que acontece na área da Educação é novidade para nós, mas vem se agravando de tal forma que já não é possível a passividade. É merenda improvisada,  com fornecedor não entregando em algumas escolas, pois estava sob fiscalização. É merenda escassa, algumas creches sem desjejum, sem frutas e tudo muito improvisado. Não conseguem nem mesmo licitar fornecedores em tempo hábil e de forma a atender a Lei 8.666/93, pois para isso devem ter lisura em suas ações e hoje, diante da crise instalada em nosso município, somente os "parceiros" de arranjos, estão disponíveis para fornecer a uma prefeitura que se declara falida.  Mesmo que todos saibamos que os motivos alegados não são os verdadeiros, qualquer fornecedor competente não arriscaria ficar sem receber por meses seguidos, comprometendo a saúde financeira de sua empresa.

E a questão da inclusão? Totalmente deixada como se fosse algo superficial, banal, sem prioridade na educação!!!! Sem mediadores nas escolas, que pressionados pelos pais, estão colocando pessoas não capacitadas para exercer uma função tão delicada e de tamanha importância. Pessoas que mesmo cheias de boa vontade, não são capazes de discernir que inclusão não é favor e muito menos serviço de babá ou de "caridade". Não conseguem nem mesmo entender que pessoas com deficiências possuem direitos garantidos e prioritários em sociedade.

Esta pasta é o retrato fiel da decadência que Mangaratiba vive, sem controle, sem ordenamento e empurrando com a "barriga" seus problemas gravíssimos. Falta pessoal de apoio, falta material de toda ordem, falta capacitação e falta orientação e objetivo final... brigas gravíssimas em escola, até mesmo em sala de aula, pois sem que se tenha um rumo definido, sem que se tenha tranquilidade para planejar e conduzir as peculiaridades de cada comunidade escolar,  a educação se arrasta com suas pequenas "fraudes" para que não se detecte em avaliações o quanto ela está deficiente... para que seus índices não caiam, retiram seus educandos com piores aproveitamento do ensino regular e os colocam na EJA diurna que não entrará nestas avaliações... mascaram e mentem... depois comemoram o nada absoluto!!!!

E a possibilidade disto se agravar é grande, pois diante desta crise assumida, será que o pagamento de dois meses dos contratados será honrado nestes próximos dias? Ou teremos pagamentos parcelados a pessoas que já não podem mais honrar seus compromissos? Será que com todo esse horror, esta gestão está conseguindo arrecadar os tributos municipais?

Será que somente os "leigos", simples cidadãos  são capazes de perceber isso????? Será que elegemos somente incapazes e alienados? NINGUÉM fiscaliza essa afronta?

E a conduta geral desta gestão? É a adequada para quem quer obter a "redenção" junto a população?
Carros oficiais em mercados, outros estacionados em bairros do subúrbio carioca, todo os dias... pick up em serviço circulando por rodovia federal com pessoas penduradas na caçamba... carros a serviço do município executando serviços particulares em propriedades de "gestores" e afins...

Quanto a saúde, já é malhar em ferro frio... antes de dormir, temos que implorar à Deus que permita que  a população não necessite de atendimento médico ou de medicamentos no dia seguinte... e se não for possível, que tenhamos a sorte de encontrarmos um plantão menos decadente, onde a equipe  supra de imediato as deficiências que esta gestão impõe ao trabalho destes  profissionais. Demissões de médicos, dentistas e auxiliares deixando postos a descoberto, não oferecendo o mínimo de atendimento a nossa população que cansada, dobra os joelhos em humilhação e pede consolo ao Pai Maior, pois se depender de sua gestão e da justiça, estaremos entregues aos ratos e as pragas sociais que sugam nossa cidadania.

Eu, quando me dirijo a Deus, só peço forças para lutar contra isso, não quero consolo, quero forças,  união e coragem...
.

Fotos tiradas em bairro do subúrbio carioca!


quarta-feira, 25 de março de 2015

Transformando ou renovando?

Estamos vivendo um momento de crise de tal monta em Mangaratiba que só vejo clamor por renovação.... renovação....renovação!

Falam em renovação de executivo, legislativo, sapato, bolsas, cuecas e calcinhas...querem renovar quase tudo... só não pensaram em uma renovação que é a fundamental nisso tudo. Não clamam por mudanças/transformações individuais, conceituais e culturais em nossa gente, em nossa população da qual fazemos parte, e de onde emergem os "políticos" que elegemos ou mesmo muitos dos que almejam serem eleitos!

Eu já clamo por mudanças/transformações.... muito diferente de renovação... mudanças em nossa forma de viver a política e a relação que temos com o poder constituído por nós.

Mudar a partilha de saberes...onde quem possui informações tem o dever de dividir com os demais... viver a transformação comportamental... onde temos que nos contextualizar no mundo a nossa volta e saber o que nos serve como população e aquilo que não queremos para nós.

Conhecer os deveres de cada um dos eleitos e promover este conhecimento aos que viciados em tirar proveito individual da política, possam avaliar suas próprias condutas e forma com que se relacionam com os eleitos.

Aprender a questionar, sabatinar os candidatos para compromissá-los em ações concretas com a população e não com uma família ou um eleitor. Fazer da palavra cidadania algo palpável e não somente palavra para discursos. 

Termos a certeza de que todo cidadão tem direitos sociais básicos que são: 
- a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e  a assistência aos desamparados. E isso, não se mendiga, nem se troca por favores. 

E o Estado tem o dever de garantir e promover a regulação desses direitos. Não o oferecendo como barganha política, nem de forma individual!

Para que se encontre o equilíbrio político precisamos participar, exigir e principalmente nos  "policiar" em nossos anseios individuais que não podem ser vendidos aos maus políticos, que muitas vezes também estão sendo expostos pela própria população carente de tudo, inclusive de saberes.

Enfim, antes de gritarmos por renovação, que tal gritarmos por mudanças/transformações comportamentais? Renovar os eleitos, não significa transformar conceitos e forma de "politicar". Podemos ter a mudança que queremos, se a direção for nossa e aprendermos a escutar, questionar e conduzir aqueles que se propõem a uma guinada por aprendizado, que  assim como nós, estão aprendendo da forma mais dolorosa possível! 

A transformação é agora e não ficarmos esperando ano eleitoral para "renovar" o que não nos propusermos a mudar já!

Cada um dos direitos sociais básicos, são problemas coletivos dos profissionais envolvidos, dos usuários de cada uma dessas áreas citadas e consequentemente da população como um todo. O silêncio da população e dos profissionais, o improviso e a aceitação "resmungona" só nos transformou em cidadãos de meia pataca que estão amargando a constatação de que nada estamos produzindo como pessoas, cidadãos e .... munícipes! Mangaratiba, a cada ano se torna um parasita que vive de verbas, sem produzir absolutamente nada. Não qualifica seus cidadãos, não instrui sua gente, não promove o desenvolvimento econômico e social do município e destrói seu Meio ambiente!

Vamos debater conceitos, ideias e formas de conduta. Vamos discutir organização popular, vamos construir uma cultura que não esteja atrelada a radicalismos que sucumbirão ao primeiro impasse imposto pelo sistema. Vamos conciliar os diferentes ideais que sejam favoráveis a população.

Então, antes de gritar "renovação", vamos questionar a nós mesmos se queremos mudanças/transformação ou somente a dança das cadeiras, onde quem tá sentado não quer sair e quem está em pé quer sentar.




quinta-feira, 19 de março de 2015

Mangaratiba que reage!

E a percepção de que não podemos mais ficar esperando que algum dia, em algum tempo, ou no tempo moroso da falta de prioridade com que a justiça costuma caminhar em nosso país, está levando pessoas a buscar o olhar das autoridades e da opinião pública para nossa Mangaratiba!

Ora, se não temos uma população mais aguerrida, aqueles que o são, devem mesmo se unir neste momento e fazer a ebulição necessária para movimentar estas águas paradas que estão apodrecendo nosso município.

E assim, independente de posicionamentos políticos, hoje, vimos o cansaço dar lugar a coragem e a vontade de fazer acontecer algo genuíno por todos nós.

Hoje, estão ali representando o desemprego imposto a nossa gente por pertencermos a um município que não é produtivo por falta de investimentos e uma corrupção que afasta qualquer empresário honesto de nossa terrinha.

Hoje, representam aqueles que levaram o calote da prefeitura, representam os que sofrem perseguições por posicionamentos que não apoiam a desfaçatez governamental. Ali, também está representada a verdadeira educação de Mangaratiba, aquela que quer desenvolver o futuro e não esmorece pelos obstáculos.

Ali, temos os que sofrem por falta de qualidade em nossa saúde, temos os que se indignam com a mentira, a falta de transparência nas questões governamentais e que exigem que sejamos respeitados.

Mas, o principal é que ali, temos gente como eu e vocês que já não suportam ver nosso cotidiano ser massacrado por esta paralisação governamental que vive de enganar e matar a possibilidade de um futuro mais digno para todos.

Ali, sim, está a voz do povo, na rua, no Rio de Janeiro, tentando fazer aquilo que não fazem por aqui... os que deveriam nos representar!


sexta-feira, 13 de março de 2015

Processos, descasos e casos em Mangaratiba

Pare esta carroça que eu quero descer!

Nestes tempos de loucura explícita em nosso governo municipal, só temos duas opções para viver:

- Ou pegamos os estilingues e vamos para as ruas ou escrachamos a situação até que se repare o quanto nossa política  é rasteira e rampeira.

Estamos em uma crise governamental profunda, incapaz de sair desse buraco que nos foi imposto por tantos erros de conduta,  e assustadoramente a população e as instituições estão passivas de forma anômala.

Não é possível que a população, até mesmo aqueles que vivem da prefeitura, o que não é vergonha alguma, se faça de imbecil e não tenha um pingo de vergonha na cara em achar que vivemos tempos de normalidade e queiram inverter as posições daqueles que são acusados para os de vítima das oposições.

Não é possível que acreditem que Mangaratiba tem um gestor capaz e que como um mágico, irá tirar um coelho da cartola e tudo que estamos vivendo se dissipará!

Não é possível que acreditem que o Ministério Público esteja equivocado e nossos gestores é que estão certos, afinal, não conseguem nem mesmo esclarecer a população sobre os indiciamentos e investigações pelas quais nossa gestão está passando.

Não é possível que as tresloucadas demissões, são decorrentes de denúncias de A ou B, pois se tivessem sem problemas, não seriam denúncias que o obrigaria a demitir tantos funcionários... é falta de dinheiro mesmo! Dinheiro público que foi arrancado da população como se fosse deles! E que não devessem satisfações a esta população que o elegeu!

Não é possível que acreditem ser isto que atiram a população  a forma correta de gerir um município, demitindo em massa médicos, dentistas, funcionários da defesa civil, guardas municipais e funcionários da saúde.  Achar normal não pagar funcionários em seu primeiro mês de contrato, após uma demissão em massa na Educação e mesmo assim ainda faltar insumos para que esta área funcione de forma correta.

Será que não sentem vontade de esconder seus rostos debaixo de um véu, por curtirem as baboseiras que se publica na página do prefeito, que sem uma explicação e satisfação a população, vai tripudiando de todos neste município?

Hoje, enquanto nos esfregavam na cara os indiciamentos feitos pelo MP a 9 personagens de Mangaratiba, o prefeito colocava em seu perfil que recebeu telefonema da primeira dama do estado sobre o Guia da Costa Verde e que isso certamente será mais uma oportunidade de mostrar as ações deles na área de cultura e turismo!!!!

 Mas, não esclarece a população o Guia do MP que certamente mostrará suas ações em diversas áreas...
E olhe que esse é só a ponta do iceberg!

Indiciados em dois artigos do Código Penal, art. 288 e 304.
Art. 90 da Lei 8666/93 e Inciso I do Art. 1º do DL 201/67 - conhecido como lei dos prefeitos que diz:
Art. 1º São crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipal, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores:
I - apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio; 

Se é para escrachar, escrachamos juntos e não me venham com a hipocrisia de que se amamos Mangaratiba, devemos jogar esta porcariada toda para debaixo do tapete e nos comportarmos com ar blasé para questões de maior importância, que estão levando nosso município ao domínio do que há de pior em todas as esferas e de quebra está atraindo o lixo de outros municípios que encontram aqui, todas as facilidades para dominação de nossa gente.

E se tudo isso não é suficiente, pensem que o que te faz silenciar hoje, pode acreditar, será o que te fará chorar amanhã!








quarta-feira, 11 de março de 2015

Educação excludente em Mangaratiba

Bem que eu tento parar e não mais escrever sobre Mangaratiba... ou melhor, escrever sobre a parte feia de Mangaratiba, mas não dá!!!! Fico incomodada com tantos absurdos e é como nesse trecho da música do Roupa Nova:

"Faz o seu momento da melhor maneira que puder. Quem vai dizer que não está direito, se a pressão aumentar. Não vai dar pra parar! Vem de dentro de você...É o grito preso na garganta"
- Um Lugar no mundo 

Sinceramente, bem que eu tento não bater nesta tecla gasta e desafinada e aí, lá vou eu "cotidianiar" e aí me deparo com o que pensei ter engavetado, me espetando os dedos!

E vejam, é loucura em cima de loucura, enlouquecendo a população que já está tonta e sem raciocínio de tantos atos e "desatos" estranhos, abusados e distorcidos.

Vou dar um exemplo:
Em 21 de Dezembro desse ano que passou, alguns elementos desta gestão, cuja iniciativa foi  da área de Saúde com pitacos de "outros" gestores,  promoveram uma festa para os portadores de deficiência no Iate Club de Muriqui. Ora, dirão alguns, isso é bacana!

Não, não é saudável  e  vai na contramão de todas as conquistas do Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência, que tem como objetivo  integrar e incluir socialmente estes cidadãos.
Fazer uma festinha de fim de ano "exclusiva" já demonstra a exclusão dos mesmos em sociedade e de quebra, ainda tem um tom de "caridade" e não de preservação de direitos.

Mas, digamos que cometeram um deslize conceitual, talvez por sermos terra da falta de direitos e de certa forma rançosa com o hábito do coronelismo que ainda se conserva por aqui.

Porém, lá vem o início do ano letivo e a última coisa que novamente pensaram foi nos direitos destas crianças, pequenos cidadãos protegidos  por lei que diz em seu estatuto;
  • Torna compulsória a matrícula e a inclusão escolar de pessoas com deficiência em estabelecimentos de ensino regular.

E a garantia da inclusão se dá também na Lei de Diretrizes e Bases;
Art. 4º. III. atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
§ 1º. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
§ 2º. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
§ 3º. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.
Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:
I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;
III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
IV - educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;
V - acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.

E aí me vem a pergunta que me atormenta: Isto é gestão?
Estamos em Março, e nem mesmo a figura do mediador, a Secretaria de Educação priorizou em seu planejamento anual e nem contemplou no processo seletivo simplificado, deixando à deriva, à margem da sociedade, nossas crianças portadoras de deficiência.  Temos crianças em casa, interrompendo suas terapias e seus desenvolvimentos. Temos responsáveis atormentados em angústia da impotência que este governo causa a sociedade.

Fazer festinha excludente, usar nossa gente para fins que sabemos não são os mais nobres é perfil de bons gestores?

Eu sinto muita repulsa com isso tudo!

Defender estes direitos e promover políticas públicas é mais do que dever, deveria ser meta a ser atingida em um curto espaço de tempo. Falar abobrinhas em festinhas, usar o estatuto como discurso e não agir com veemência na defesa destes cidadãos é podridão e desfaçatez.

Está na hora de repensarmos nossos conceitos de cidadania e de representação! Está na hora da turma da Secretaria de Educação parar de se dizerem ofendidos com as críticas e passar a comprar o "barulho" da educação!
Está na hora dos responsáveis, procurarem o Conselho tutelar, o MP e fazer valer os direitos de cidadania de suas crianças e de seus jovens!

Educação, a gente não vê por aqui!


quinta-feira, 5 de março de 2015

Mangaratiba falta vergonha, sobra loucura!

Por vezes, creio que os desajustes sociais, são feitos para que a população sinta um "sacode" e passe a tomar o destino de  sua gente como responsabilidade única e exclusiva dela mesma.

Alguns podem até achar que exageramos, pois na vida a tendência das pessoas é o "acostumar-se" e isso é muito negativo para que se promova mudanças.

Outro fator negativo que produzem efeitos tão medíocres... os paliativos que se encontra para mascarar os problemas... uns fumam, outros bebem, outros se contentam com momentos fugazes de divertimentos. Fumar é um horror e só causa mal a nós mesmos... beber aliena e dá ressaca... divertimentos? Só se for complemento para uma vida plena!

Então, o que quero partilhar com vocês é a piração que estamos vivendo...

Já estamos no mês de Março, indo para a segunda semana do mês, logo completaremos o primeiro trimestre do ano e Mangaratiba alienada, segue sem rumo, correndo atrás do seu próprio rabo como se tudo estivesse dentro da normalidade.

Saúde matando e humilhando, fazendo com que os atendimentos sejam uma verdadeira loteria...
Educação desnorteada, retendo o ano com profissionais desmotivados, escolas sem a menor condição de funcionamento normal, sem salários, com excesso de improviso, com crianças sem garantia de seus direitos!
Meio ambiente abandonado, onde só poderemos contar com a sorte de não sermos contemplados com mais uma gestão de improvisos...
Troca troca de Secretários, algumas áreas sem gestores, enfim, um arremedo de município que vive a remendar os estragos dessa gestão feia, doente, improba e desonesta.

É tudo muito surreal,  me lembra  cenas do  filme  Matrix, quando deveremos escolher o caminho da inconformação e da audácia para que possamos voltar a realidade.

Exemplos bem simples podem demonstrar a loucura que se vive por aqui...
Enquanto  os problemas gravíssimos estão em todos os setores, onde os descaminhos percorridos por este governo são claros e indiscutíveis, somos bombardeados pela propaganda de que neste Sábado, teremos um "evento" patrocinado pela Rede Globo, como se fosse uma dádiva por merecimentos, onde colheremos frutos para o município.... ora, é abuso demais para aturarmos! É um acinte a população!

O abandono é tanto, que  até em pequenas e cotidianas ações que deveriam ser de rotina nos dão a marca do desleixo! Carnaval passou e os distritos ainda se encontram com as "bandeirolas" que colocaram no circuito dos blocos! Deve ser para esperar as festas das padroeiras, pois são as mesmas utilizadas de ornamentação de NSra da Guia e NSra das Graças.

Quatro longos anos de mentiras, de vagabundagem governamental,  denúncias, processos, mortes, insegurança, milícias, tráfico e maldades dignas de sádicos e psicopatas.

 Será que tudo isso não é suficiente para mudarmos o rumo dessa nojeira toda? Será que estes problemas não são nossos? Está faltando alguma coisa para sermos donos de nosso destino como cidadãos?

É tudo tão claro que me assusta saber que ainda encontramos pessoas com o véu da alienação a tapar seus olhos e vê-los com mãos em seus ouvidos para não escutar o lamento da população.

Este choro não é meu, é nosso !


Olhem o outdoor...2012, anunciando a obra do cais de Muriqui... ainda bem que não aconteceu, mas cadê os milhões de reais que seriam enviados pelo governo estadual? Cadê a explicação que se deve a população, pois foi promessa de campanha.

E precisa isso para o município? Parece coisa de evento de comunidade carente em ações de cidadania... então vamos pedir UPP, pois até nisso estamos semelhantes.


Nosso lamento é por justiça!



domingo, 1 de março de 2015

Mangaratiba - Ano letivo ou ano retido?


Sabe aquele slogan da Rede Globo que diz: "Educação, a gente vê por aqui." ?
Pois é .... em Mangaratiba é Educação, a gente não tem por aqui!!!!

O ano que passou conseguiu ser pior do que o ano de 2013 e este que se iniciou, já suplantou em todos os sentidos  o ano inteiro de 2014 em termos de desorganização, falta de recursos e de desrespeito aos profissionais, alunos e comunidade escolar em geral.

Fico aqui sem entender os "profissionais" lotados na SME que se submetem a praticar este descaso em nome de um governo desprezível como esse, que vem se matando e destruindo a carreira de algumas destas pessoas.

Iniciamos o ano com demissões de profissionais que não tem culpa da falta de capacidade e do desleixo de seus gestores que não executam  as leis que regem o município e nem acatam o Plano de Carreiras do Magistério. Em nome de uma "suposta" interpretação da decisão do MP de que o governo deveria demitir os funcionários contratados ( em todas as áreas) e que realizasse o concurso público, também para todas as áreas, exonerou os profissionais da educação sem que recebessem seus resíduos salariais e a seguir, realiza um Processo seletivo simplificado, com o mesmo desleixo com que realizam todas as ações deste governo, burlando assim, mais uma vez, as regras que exigem que se faça no município o tão esperado concurso público.

Assim, ganharam um mês sem gastos com o pessoal da educação, deixaram unidades escolares a deriva, creches com pessoal mínimo e profissionais exaustos que não poderiam de forma alguma realizar um trabalho ao menos suportável. Vieram as contratações, vieram os problemas com pessoal sendo lotado a moda da casa, ou seja, sem o menor critério que acolhesse o bem estar do profissional e as necessidades das unidades  em que foram lotados. Passado o primeiro mês e as insatisfações vieram à tona!!! Cadê o salário destes profissionais?
Segundo relatos das meninas da educação, eles só verão a cor do suado provento, ao final de Março!!!

E se isso tudo não fosse suficiente, para completar o saco de maldades, as escolas estão sem coordenador pedagógico, sem material, sem mesmo o toner de impressoras para que possam se virar nos trinta e oferecerem o mínimo do mínimo para executarem suas aulas. Pensam que acabou? 
Nada disso!!!

Para atender a inclusão, o mediador escolar surge,  devido ao crescimento das chamadas “crianças em situação de inclusão”. Com isso, as escolas se veem às voltas com uma nova demanda: Como incluir esses “novos” alunos? No processo de construção dessa resposta, o “mediador” aparece como um possível instrumento, mas logo se torna imprescindível nas salas de aula.
E em Mangaratiba, este ano, em pleno mês de Março, estamos com crianças ainda fora das salas de aula por não termos a figura do mediador em inúmeras unidades escolares.

Se tudo isso não bastasse, ainda ouvimos frases do tipo, "deem um jeitinho" quando se cobra ações concretas por parte da SME!

Se mesmo assim, alguém não se indignar, conto para vocês que apesar do tal processo seletivo ter acontecido, ainda estão acontecendo as dobras por debaixo dos panos para os efetivos que não participaram do processo seletivo, os tempos extras para os escolhidos... e a velha Mangaratiba vai se degradando dia após dia!

Nossas escolas caindo aos pedaços, nossas escolas super lotadas, nossas escolas fingindo educar...

Está na hora de não mais reter a educação! Está na hora de valorização dos profissionais e isso, só irá acontecer quando os profissionais SE valorizarem de fato. Percebendo que devem ser capacitados, pois a prova de que nossa educação está retida, foi a reprovação de inúmeros profissionais que por anos estiveram em sala de aula em nossa Mangaratiba.
Está na hora de iniciar o ano das "lições" (ano letivo) com respeito a nossas crianças e profissionais.

E para isso acontecer, vocês profissionais da educação, não podem mais permitir que sejam humilhados e aviltados em seus direitos e condições de trabalho!

Parem se preciso for! Parem, nós agradeceremos!