sábado, 18 de julho de 2015

Caminhando e pensando! Mangaratiba é agora!



Mangaratiba começa a caminhar!
Ai, Meu Deus... vou levar chumbo de todos os lados, mas esta é a realidade.
Claro que esta caminhada ainda é por passos lentos e titubeantes, com muito cuidado e abrindo espaço onde só se encontra sujeira e entulho... e isso não é no sentido literal somente,  mas no sentido figurado principalmente.

Não existe uma só ação que possa ser feita sem antes mexer nos entraves, no descaso, na incompetência deixada que amarra qualquer ação mais elaborada.
Encontramos saúde destruída, meio ambiente devastado sem ações concretas, município com ruas sujas e abandonadas nas situações mais simples, falta de recursos financeiros, educação maquiada sem que se pudesse até agora, fazer o simples “feijão com arroz” educacional para dar suporte ao ano letivo.

Continuamos com muitos problemas, mas já podemos sentir um certo alívio para  dar andamento ao nosso cotidiano como população. Temos pessoas empenhadas em proporcionar um bom resultado na gestão, temos pessoas dispostas e tirar o município do limbo!! Serviço público atuante, saúde se reorganizando, meio ambiente mais estruturado e visivelmente mais técnico, ações de eventos que intensificam o giro econômico e planejamento em busca de recursos.  

Esta semana, tivemos mais uma demonstração de que  queremos uma Mangaratiba que faz e sabe como é a nossa realidade, sem medo de partilhar nossas falhas educacionais e a partir disso, colocar nos trilhos nossa Educação.  E isso será feito com a nomeação de nossa Secretária de Educação, Dirce Maria de Oliveira dos Santos, profissional dedicada que conhece nossa realidade, nosso perfil  social e que sabe que cuidando da base de nossas crianças, construiremos as oportunidades de igualdade de competição dos nossos jovens aos saberes que os colocarão em igualdade ou melhor que os demais jovens ao acesso ao ensino médio.

É cuidando de nossa competência como gestores, ou seja, cuidando da educação infantil e ensino fundamental sem despender recursos de competências municipais para esferas que não são nossas. Preparando pequenos cidadãos mais questionadores, disciplinados e que guardem para suas vidas o legado de uma experiência plena no ensino fundamental que é a base de toda a educação. Bom, claro que teremos que enfrentar ainda muitos problemas, até mesmo na educação, mas este é o caminho!

Mas, quero mesmo é partilhar de nossos maiores problemas...segurança e desenvolvimento econômico... como está complicado!!

Na questão do desenvolvimento econômico, claro que já percebo ações para isso, mas temos os entraves da crise em nosso país... o número de ofertas de emprego, teve a sua pior baixa no mês de Junho e são inúmeras as empresas que quebraram ou que encontram-se em estado de falência pelo desaquecimento econômico.

De certa forma, até mesmo por não sermos polo industrial, nem comercial, esta crise nos afetou de forma menos intensa, e por isso é a hora de desenvolver nosso perfil real que é o turismo.  Aproveitar o momento e fazer bem feito, com cautela, com parcerias e empenhados em captar recursos próprios para isso. E estamos caminhando mesmo!

Agora, segurança... meu Deus, como está horrível! E sem segurança, nada conseguiremos, pois a porta da miséria social se abre, a clausura da população aumenta, o medo de exigir direitos nos silencia e o poder paralelo do tráfico e das milícias de expande. Estamos sendo assaltados, temos assassinatos, domínio de “donos” de comunidades aumentando, força bruta e o aumento de retirantes de outros municípios para as ruas de nossos distritos. E não será tapando o sol com a peneira, fingindo que isso é normal, pois não é! 

Não podemos aceitar que a falta de segurança, competência do estado, seja substituída por “justiceiros” que deveriam estar sendo combatidos e que no entanto passam a ser considerados como mal menor.  Chega! Se é para reconstruir Mangaratiba, que seja de forma completa em todas as esferas,  sem nos adaptarmos as mazelas de outros municípios, como se isso fizesse parte da vida de um lugar que luta para conquistar um  patamar de qualidade de vida que nunca tivemos.
Assim, quero apelar para gestores e população para que se unam em torno deste assunto, e assim possamos encontrar mais um caminho que nos tire desse vislumbrar sujo que desponta em Mangaratiba.

Que a PM aumente seu efetivo, que as oportunidades sociais sejam metas constantes, que se compareça as reuniões de segurança, que o legislativo se empenhe em contatos com o governo estadual e levem nossas demandas de segurança, que o poder municipal entre com ações em comunidades mais carentes, que as ruas sejam iluminadas, que o transporte seja eficiente para que possamos ir e vir com mais segurança e em todos os horários, permitindo assim que se possa viver interagindo com os distritos e saindo desse sequestro de cidadania em que vivemos.

Hoje, ao ver o “meu” morador de rua ser tripudiado por pessoas que se dizem “com” muitos direitos deixarem de lado sua civilidade e partirem para agressão a ele, pensei  em  como deve estar acontecendo nas vielas das comunidades abandonadas e silenciadas pela força bruta dos paladinos da justiça... é.... vamos ter que encontrar a solução!!!


domingo, 5 de julho de 2015

Vamos de poeminha

É fácil não brigar e por vezes, só por vezes discordar
É mais fácil se enganar e e não se deixar desirmanar
Mas tem horas que se diz...
Cadê os amigos que fiz?

Se te conheci na calmaria, se te soltei o grito
como podes imaginar que vais intimidar ou tentar tripudiar?

O que te move é de fato o que dizes?
Ou o que dizes não é de fato o que te aflige?

Sei fazer bem diferente, sei também não irmanar
mesmo não sendo fácil com o amor brigar!