segunda-feira, 7 de junho de 2010

Colégio Nossa Senhora das Graças - Mangaratiba

Sábado foi dia de catástrofe em Mangaratiba. O vento desta vez foi implacável mesmo, com telhados destruídos, falta de energia elétrica e árvores que não seguraram a força de seu amigo vento.
Mas, o que mais me assustou foi o estrago causado no Colégio Nossa Senhora das Graças que acaba de receber a tão alardeada reforma caríssima durante as férias, que se prolongou até Março, fazendo com que o ano letivo começasse mais tarde para estes alunos.
Será que o vento foi mais forte do que qualquer outro nestes 47 anos em que a escola existe em nosso distrito? A escola está totalmente destelhada, o segundo pavimento interditado, fiações elétricas expostas, luminárias destruídas e alagamento em todo andar. Quem viu se apavorou com a destruição.

A aula foi suspensa na segunda-feira e um horário emergencial está sendo divulgado, onde os alunos terão em torno de 02h30min por dia de aula, até Deus sabe quando.
A empreiteira responsável pelas obras é aquela....lá de Minas Gerais! E que ainda não havia chegado ao colégio para verificar os estragos.

O que aconteceu? O que acontecerá?

Tenho minha convicção de que mais uma vez há "algo de podre no reino de Mangaratiba".

Será que esta empreiteira é qualificada para estas obras? Será que o material usado foi comprado atendendo normas da construção civil? Será que o engenheiro responsável formou-se com o Sérgio Naya, lá em Juiz de Fora e como ele, se embrenhou pela política...

Não podemos esquecer que a administração pública não é composta por secretarias independentes, sem serem interligadas. A irresponsabilidade de uma secretaria afeta a outra, e assim por diante.

Nesta escola o calendário escolar já havia sido alterado, ficando alunos sem o recesso escolar do mês de Julho, por causa desta obra que foi motivo de notícias nos jornais locais, com aqueles textos iguais em todos os JORNAIS.
Agora, teremos o resserviço que custará mais aos cofres públicos, que compromete o ano letivo e, mais uma vez quem paga a conta é a população.
Os responsáveis ainda esperam que a educação de ouro tenha uma solução e posicionamento dignos da premiada gestão.

Até agora, nada foi publicado na imprensa local e vejam que o JORNAL O FOCO, tem sua "sede" a menos de 1 km da escola. Será que estão esperando o texto para publicação?

E o Ministério Público? Isto não seria assunto para nosso promotor? Ele de fato vem mostrando interesse com a educação no município, mas ainda não juntou as peças que montam o quebra-cabeça da administração de nosso município.

11 comentários:

  1. NOSSA!!!!!!!!!!!!!!! Mas qual o posicionamento da direção dessa escola? Já pediram uma fiscalização? Já deveriam ter ligado para o Promotor já que o mesmo, em reunião com todos os diretores no início do ano letivo, colocou-se à disposição dos diretores dando-lhes até o seu celular.Isso é uma questão emergencial já que os alunos estão com todo esse atraso e 2h e meia de aula por dia não alcançarão o mínimo necessário de conhecimento quando o final do ano letivo chegar. E ainda tem um agravente, com essa carga horária tão reduzida, os alunos não sentirão vontade de ir pra escola e mais um detalhe importantíssimo... Colocarão transporte escolar disponível para esses horários? Porque se a U.E. está desse jeito, os alunos não tem onde ficar para esperar o horário do ônibus.

    ResponderExcluir
  2. Marcos,

    A pobre diretora está num "mato sem cachorro".!
    Ela já providenciou o transporte em horário emergencial, mas até agora ainda não deram solução para o caso.
    A empreiteira não iniciou o serviço, nem mesmo compareceu ao colégio.
    A SME por sua vez não se manifesta em nada, afinal são da teoria que quanto menos explicações fizerem, mais distantes de cobrança ficarão.

    Este governo é caso de polícia!

    ResponderExcluir
  3. Não é a primeira vez que este telhado cai. Lembro-me como se fosse hoje, no Governo do Capixaba ( pessoa a qual eu sempre estimei, pelo sempre carinhoso e respeitoso tratamento que tinha para comigo e minha família, quando eu era Diretora da primeira Creche do Município, em um dia de gincana na escola, com a quadra lotada, o telhado, do nada despencou... ele havia ou estava passando por reformas... O que quero dizer com isso é que o problema " Obras mal feitas" é vício administrativo... Alguém pode me explicar o por quê?

    ResponderExcluir
  4. Lila,

    Vou fazer uma postagem sobre o tema, no ponto de vista "leigo", como costumam chamar a população quando algo é questionado aos experts em administração pública.

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo Lila,

    As obras das escolas vão caindo, as ruas esburacando ainda mais após asfaltadas, quadra de esportes formando verdadeiros "rombos" após a primeira chuva pós obra mas as construções particulares dos "desgovernantes" nem se mexem, pode vir o "el niño" e de onde vem essa verba para construções das fortalezas?

    ResponderExcluir
  6. Leila,

    É ingenuidade sua pensar que O FOCO vai publicar alguma crítica ao nosso futuro ex-prefeito.
    Esse panfleto somente é editado quando é financiado para publicar "releases" da prefeitura e dos vereadores.

    ResponderExcluir
  7. Lacerda,
    Eu sei que não publicarão nada! Só quero que os poucos que creem nas explicações que nos são dadas sobre os jornais, tenham mais informações para formar sua própria opinião.

    Se consigo alguma coisa, já fico feliz!

    ResponderExcluir
  8. Esta U.E. está aproveitando que funciona uma universidade à distância em seu prédio e aderiu ao sistema. As aulas estão sendo semi presenciais e para complementar a carga horária, o aluno leva para fazer em casa INÚMEROS trabalhos que valerão nota para seu aproveitamento.

    ResponderExcluir
  9. Gente,

    O caso é grave mesmo. Mas, o que percebo é que tanto diretoria, como comunidade ainda não sabem como agir em defesa de alunos e dos direitos do cidadão.
    Vejam, como é grave:
    1 - Na sexta-feira dia 11/06 é que a empreiteira iniciou os trabalhos de "resserviço", e a ocorrência foi no dia 05/06.
    2 - A empreiteira promete entregar "parte" do resserviço na próxima sexta, ou seja, dia 18/06.
    3 - Todo este processo está acontecendo com a UE em atividade.
    4 - A questão dos dias letivos já entendo como mais grave ainda, pois as 2:00 hs diárias de aula para cada turma não podem ser consideradas como adequada e afirmar que tal carga horária não afetará o conteúdo das disciplinas, é no mínimo leviano.
    5 - A UE já iniciou o ano letivo em Março por consequencia desta obra e não haverá o recesso de Julho para estes estudantes.

    Perguntas:

    1) Como uma secretaria de educação permite uma semana de descaso no início deste resserviço?
    2) Ainda teremos que pagar esta emenda que está sendo feita?
    3) Se as aulas iniciaram mais tarde porque a UE estava em obra, como pode agora, a UE funcionar com toda segurança, com atividade de RECONSTRUÇÃO do telhado como um todo? Não se trata de uma ou duas telhas.....
    4) Os tais INÚMEROS trabalhos para casa, não são para todas as séries? Aqui em casa e na de outras cranças que acompanho, isto não é fato.

    Esta Ue tem conselho escolar, do qual faço parte, e em nenhum momento fomos acionados para juntos encontrarmos solução e repassá-las para a comunidade escolar.
    Cobranças foram feitas, respostas não foram dadas.

    ResponderExcluir
  10. 1°- e que eu sou estudante, no colegio, e vejo que o colegio nunca foi passado por uma reforma decente.
    2° - a unica coisa que mudam no colegio, e a cor das paredes os uniformes, ventiladores, quadros, e muito dificio o forro do novo teto que vive caindo com os ventos que da.
    3° - portas nas salas de aula, nunca foram trocadas, quando muito mudam a massaneta, e pintam ela.
    4°- as paredes estao com muitas rachaduras.
    5°- temos sala de informatica, mais vive fechada, ou seja, temos computadores na escola, mais nao podemos usar, porq a sala vive fechada.
    6°- a sala de video, tem uma TV DE 29" , um tv velha. e o ar condicionado esta quebrado.
    7°- dificiomente achar uma porta com massaneta decente !
    8°- os banheiros, nem porta tem direito ( no andar de baixo ).
    9°- fecharam a metade do patio da escola sem motivos, a parte onde fica o laboratorio.( Bom sera que vendeu aquele pedaço do colegio, ou e alguma coisa que nao podemos saber ? )
    10° - professores ?? um sao extremamente mal educados, e outros na hora da prova, dao a resposta, deixam os alunos colarem.
    11° - e qualquer um que frequenta, banheiros da escola, tanto MENINAS E MENINOS, sabem que o trafico de drogas dentro da escola, ja chegou no limite !
    12°- ja tem muitos e muitos meses que eu nao tenho o novo uniforme, porq ??? o colegio fala que nao receram os uniformes ainda, falam que nao tem uniformes.
    12°- as janelas do 2° andar ? todas sem grades de proteçao.
    13°- a quadra da escola, e um lixo, as sestas de basquete, ja nao tem mais sesta, so os aneis, mal temos uma quadra, mal temos um nada naquela escola, bom a quedra entrou em reforma, ( NAVERDADE PREGARAM OUTRAS TELHAS NOVAS, E PINTARAM ELA ! ).
    desses anos todo, o que foi mudado no colegio, foi os pisos, e o forro do tedo ( que vive caindo com qualquer vento ).
    14° - E MAIS FACIO DERRUBAREM, AQUELAS ESCOLA, E CONSTRUIR OUTRA !

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!