quarta-feira, 17 de março de 2010

Mangaratiba - Caso de polícia

Vou reproduzir neste espaço o sofrimento da população de Mangaratiba quando precisa de atendimento médico, seja emergencial ou ambulatorial.

Em nosso município os atendimentos médicos são centralizados no Hospital Vitor de Sousa Breves, que é situado no distrito de Mangaratiba. Nos demais distritos só temos postos de saúde para o atendimento ambulatorial, ou seja, algumas das especializações da medicina encontramos eventualmente nos postos de saúde. Basicamente o procedimento dos munícipes é o de dirigir-se aos postos de seus distritos para seu primeiro atendimento.
Ocorre que entre outras situações de abandono de Mangaratiba, cito a falta de transporte noturno, a falta de médicos nos postos e a falta de equipamentos para que os casos emergenciais sejam imediatamente atendidos, sem contar com as ambulâncias que ficam nos postos, que mais se parecem com camburões dos anos 70.

Com tudo isto, ainda temos que contar com sorte de encontrar profissionais capazes e empenhados em sua profissão.

Em Muriqui temos inúmeros casos de negligência que são exatamente o reflexo da administração local, e que se estende aos profissionais lotados no hospital. Esta negligência mata, avilta e se esconde na arrogância da maioria dos profissionais que desprezando suas profissões, humilham e matam nossa população. Salvo raríssimas exceções, posso dizer com segurança que Mangaratiba escolheu a dedos o pessoal da saúde, ou melhor, a dedos da corrupção, desrespeito e falta de capacidade.

Tenho uma amiga que está sofrendo hoje as conseqüências do péssimo atendimento médico de Mangaratiba.

Sua saga começou no dia 27/02, quando procurou com sua filha, atendimento médico para sua neta no posto de saúde de Muriqui e não tinha Pediatra. No dia 28/02, esta criança foi levada ao hospital, onde foi atendida por "algo" que se dizia Pediatra, foram feitos exames de raio-X e exame de sangue. A criança possuía um inchaço sob a axila esquerda que se estendia ao peito.
Tal criatura que se dizia pediatra diagnosticou que alguém deve ter segurado a criança de mau jeito e que a febre de quase 40 graus era proveniente de uma possível infecção de garganta. A mãe perguntava se não poderia ser pneumonia e ele respondeu com uma pergunta: se a mãe era médica ou queria arrumar doença para a filha?
Receitaram amoxicilina por 10 dias e mandaram para casa dizendo que logo o inchaço diminuiria. Segundo o negligente médico que a atendeu, o raio-x estava velando, mas mesmo assim, nada acusava de errado com a criança.
Após 10 dias de antibiótico, a mãe por insistência da família levou a criança ao hospital, pois o inchaço estava enorme e como a mesma havia sido destratada pelo médico, e assim, estava intimidada a voltar para atendimento.
Chegando ao hospital, encaminharam para um outro imbecil cirurgião que fez uma punção com seringa e mandou-a para casa. Duas horas depois, e já sendo noite, o inchaço estava maior que antes e ela foi para o posto de saúde pedir atendimento e foi informada que ela deveria voltar para o hospital. Não dispuseram a sucata para levá-la.
Tenho que dizer, que entre imbecis é possível encontrar profissional que é capaz de passar por cima de ordens burras e infames. Quando a jovem mãe já estava voltando para casa, a enfermeira Nadja peitou a decisão de disponibilizar a ambulância e pediu ajuda a um GM lotado no posto para ir correndo chamar a mãe de volta.
A criança foi levada de volta e teve que ficar por lá para nova punção, desta vez com dreno.
A mãe ficou com a criança e neste período perguntava qual seria o problema de sua filha e não tinham a decência de darem uma explicação.
Por longos dois dias, esta mãe insistia em saber a real situação de sua filha e ninguém a atendia. Dia 13/03, durante a visita preocupada de familiares, casualmente souberam que a criança iria ser transferida para hospital que tivesse recursos e que tal pedido já estava feito desde 11/03 e que não haviam ainda conseguido.
Diante desta informação, a família se mobilizou e CONSEGUIU a transferência para a UTI do Miguel Couto.

Lá, Mangaratiba foi motivo de chacota. Disseram que não serviram para fazer o diagnóstico, não serviram para demonstrar a gravidade da saúde do paciente, não conseguindo assim, ter prioridade na transferência.
Para provar que o diagnóstico era fácil, pegaram todos os exames feitos no primeiro dia de atendimento e deram para uma enfermeira dizer do que se tratava.
E bingo! A capaz enfermeira diagnosticou com perfeição a pneumonia dupla, o derrame pleural, a anemia que se instalou e a sobrecarga cardíaca.

A criança está entubada, já recebeu transfusão de sangue, fez ecocardiograma, recebe antibiótico de última geração, pois a bactéria ficou resistente, drenagem de pleura e apresenta melhora.

A deturpação de valores é tão grande, que o "profissional" local, ainda pediu o telefone dos parentes da criança, para que pudessem pedir ajuda quando precisassem de alguma transferência!

Esta Mangaratiba mata! Esta Mangaratiba precisa urgente ser transferida para um manicômio ou presídio!

Afinal, poderiam todos acompanhar o ex-prefeito nesta empreitada já que juntos estão acabando com nosso município