quarta-feira, 17 de março de 2010

Mangaratiba - Caso de polícia

Vou reproduzir neste espaço o sofrimento da população de Mangaratiba quando precisa de atendimento médico, seja emergencial ou ambulatorial.

Em nosso município os atendimentos médicos são centralizados no Hospital Vitor de Sousa Breves, que é situado no distrito de Mangaratiba. Nos demais distritos só temos postos de saúde para o atendimento ambulatorial, ou seja, algumas das especializações da medicina encontramos eventualmente nos postos de saúde. Basicamente o procedimento dos munícipes é o de dirigir-se aos postos de seus distritos para seu primeiro atendimento.
Ocorre que entre outras situações de abandono de Mangaratiba, cito a falta de transporte noturno, a falta de médicos nos postos e a falta de equipamentos para que os casos emergenciais sejam imediatamente atendidos, sem contar com as ambulâncias que ficam nos postos, que mais se parecem com camburões dos anos 70.

Com tudo isto, ainda temos que contar com sorte de encontrar profissionais capazes e empenhados em sua profissão.

Em Muriqui temos inúmeros casos de negligência que são exatamente o reflexo da administração local, e que se estende aos profissionais lotados no hospital. Esta negligência mata, avilta e se esconde na arrogância da maioria dos profissionais que desprezando suas profissões, humilham e matam nossa população. Salvo raríssimas exceções, posso dizer com segurança que Mangaratiba escolheu a dedos o pessoal da saúde, ou melhor, a dedos da corrupção, desrespeito e falta de capacidade.

Tenho uma amiga que está sofrendo hoje as conseqüências do péssimo atendimento médico de Mangaratiba.

Sua saga começou no dia 27/02, quando procurou com sua filha, atendimento médico para sua neta no posto de saúde de Muriqui e não tinha Pediatra. No dia 28/02, esta criança foi levada ao hospital, onde foi atendida por "algo" que se dizia Pediatra, foram feitos exames de raio-X e exame de sangue. A criança possuía um inchaço sob a axila esquerda que se estendia ao peito.
Tal criatura que se dizia pediatra diagnosticou que alguém deve ter segurado a criança de mau jeito e que a febre de quase 40 graus era proveniente de uma possível infecção de garganta. A mãe perguntava se não poderia ser pneumonia e ele respondeu com uma pergunta: se a mãe era médica ou queria arrumar doença para a filha?
Receitaram amoxicilina por 10 dias e mandaram para casa dizendo que logo o inchaço diminuiria. Segundo o negligente médico que a atendeu, o raio-x estava velando, mas mesmo assim, nada acusava de errado com a criança.
Após 10 dias de antibiótico, a mãe por insistência da família levou a criança ao hospital, pois o inchaço estava enorme e como a mesma havia sido destratada pelo médico, e assim, estava intimidada a voltar para atendimento.
Chegando ao hospital, encaminharam para um outro imbecil cirurgião que fez uma punção com seringa e mandou-a para casa. Duas horas depois, e já sendo noite, o inchaço estava maior que antes e ela foi para o posto de saúde pedir atendimento e foi informada que ela deveria voltar para o hospital. Não dispuseram a sucata para levá-la.
Tenho que dizer, que entre imbecis é possível encontrar profissional que é capaz de passar por cima de ordens burras e infames. Quando a jovem mãe já estava voltando para casa, a enfermeira Nadja peitou a decisão de disponibilizar a ambulância e pediu ajuda a um GM lotado no posto para ir correndo chamar a mãe de volta.
A criança foi levada de volta e teve que ficar por lá para nova punção, desta vez com dreno.
A mãe ficou com a criança e neste período perguntava qual seria o problema de sua filha e não tinham a decência de darem uma explicação.
Por longos dois dias, esta mãe insistia em saber a real situação de sua filha e ninguém a atendia. Dia 13/03, durante a visita preocupada de familiares, casualmente souberam que a criança iria ser transferida para hospital que tivesse recursos e que tal pedido já estava feito desde 11/03 e que não haviam ainda conseguido.
Diante desta informação, a família se mobilizou e CONSEGUIU a transferência para a UTI do Miguel Couto.

Lá, Mangaratiba foi motivo de chacota. Disseram que não serviram para fazer o diagnóstico, não serviram para demonstrar a gravidade da saúde do paciente, não conseguindo assim, ter prioridade na transferência.
Para provar que o diagnóstico era fácil, pegaram todos os exames feitos no primeiro dia de atendimento e deram para uma enfermeira dizer do que se tratava.
E bingo! A capaz enfermeira diagnosticou com perfeição a pneumonia dupla, o derrame pleural, a anemia que se instalou e a sobrecarga cardíaca.

A criança está entubada, já recebeu transfusão de sangue, fez ecocardiograma, recebe antibiótico de última geração, pois a bactéria ficou resistente, drenagem de pleura e apresenta melhora.

A deturpação de valores é tão grande, que o "profissional" local, ainda pediu o telefone dos parentes da criança, para que pudessem pedir ajuda quando precisassem de alguma transferência!

Esta Mangaratiba mata! Esta Mangaratiba precisa urgente ser transferida para um manicômio ou presídio!

Afinal, poderiam todos acompanhar o ex-prefeito nesta empreitada já que juntos estão acabando com nosso município

9 comentários:

  1. Meu Deus!!!!!!!!!!!Parece ficção ou filme de terror!!!!Será q eles(médicos,profissionais da SAÚDE) não lembram do juramento de Hipócrates ou eles pensam q o juramento é dos hipócritas!abs Muriqui

    ResponderExcluir
  2. E o pior de tudo que não é ficção.... é realidade, a verdadeira mostra do que é ser desgovernado por este tipo de gente.
    O Serviço público que não respeita a população, é reflexo de seus administradores.
    Tudo é possível em nome da impunidade dos delinquentes, da passividade da população e da falta de ética que assola nosso município.

    Eles não podem lembrar do juramento, pois se escondem das responsabilidades vindo trabalhar onde nunca serão responsabilizados por suas incompetências.

    ResponderExcluir
  3. Minha neta está se recuperando bem.
    Quando a levamos para o Miguel Couto, não sabia como seria o resultado. A única certeza que possuíamos, era de que aqui se mata e não sentem nenhum remorso.
    o tal médico de nome Paulo ( o que a atendeu primeiro) deveria ser expulso pelo CRM e preso por prática ilegal da medicina, já que não pode ser chamado de médico.
    O tal cirurgião Edgar que fez uma punção com seringa e a mandou para casa devia enfiar esta seringa .... da mãe dele.
    E todo o resto da chamada saúde, realmente deveria acompanhar este miserável prefeito nas dependências de qualquer presídio.
    Desculpe, esqueci de retirar do meio desta nojeira, a enfermeira Nadja e os GM´s que estavam de plantão no posto de Muriqui.
    Não tinham muito o que fazer, mas tiveram a decência de tentar minimizar os problemas que estávamos vivendo.
    Mangaratiba está matando e humilhando demais a população.
    Vereadores de merda, prefeito de merda e secretários de merda.
    São a escória de Mangaratiba!

    ResponderExcluir
  4. O que vcs estão esperando para relatar essa negligência, essa incompetência, essa imperícia ao CRM?

    ResponderExcluir
  5. assim como aconteceu com este senhor que relatei na comunidade, todos estamos sujeitos a passar por esta desgovernabilidade, dasadministração,falta de ética, falta de humanidade, desrespeito deste que se diz iluminado por DEUS ele tem pagar por tudo o que vem fazendo ou deixando de fazer.

    ResponderExcluir
  6. QUE ISSO!MEU DEUS!!REALMENTE EXISTE UM DESPREPARO MUITO GRANDE NA PARTE DA MEDICINA,MINHA FILHA TBM ENTROU NO HOSPITAL E FOI ATENDIDA POR UMA PEDIATRA QUE DISSE QUE A MENINA NÃO TINHA NADA,NÃO ME CONFORMEI E VOLTEI NO DIA SEGUINTE SENDO ATENDIDA PELO DR.FELIPE QUE VERIFICANDO O RAIO X CONSTATOU PNEUMONIA.GRAÇAS A DEUS DEU TEMPO DE TOMAR A MEDICAÇÃO E FICAR BOA..

    ResponderExcluir
  7. Sr. Humberto,

    Só estamos neste momento focados na minha neta, mas quando minha filha e ela voltarem, já decidimos que faremos a denúncia ao CRM e ao MP.
    Se não fizermos nada, TUDO pode acontecer ainda pior em Mangaratiba.
    Sei que não mudará a incompetência geral, mas saberão que as pessoas cansaram de tanto descaso.

    ResponderExcluir
  8. Estou indignada com tanta falta de incompetencia desses profissionais,nao há de se esperar desse posto de saude de muriqui o erro esta vindo do alto por colocarem qualquer um para trabalhar sem antes saber se são profissionais mesmo.A verdade e uma temos que colocar em publico tudo isso mesmo pois as vezes aparecem alguem que nos escute temos que chamar os jornais e a impressa pára todos ficarem sabendo como esta este Muinicipio.
    Para essa familia o que eu tenho a dizer que Graças a Deus Papai do Ceú tirou vocês daqui a tempo,fique com pois tudo sera resolvido.

    ResponderExcluir
  9. Anônima,
    Como você disse, ainda bem que Papai co Céu deu uma força para esta família. Hoje mesmo tive notícias que a menininha está fora de perigo, mas precisa ainda de cuidados. Perdeu muito peso, ainda está com medicação de antibióticos e faltam alguns exames para que tenha alta.
    Quanto ao caso deste erro, sei também que farão denúncia formal ao MP e ao CRM.
    O mais importante disto tudo, é que não podemos ficar calados e lembrar sempre que as escolhas eradas na hora do voto, nos levam a este tipo de administração geral.
    Jáme perguntaram o que o governo tem coom o erro médico. E penso que tem toda a responsabilidade, pois não foi a primeira vez que isto acontece em Mangaratiba e uma administração decente, já teria tomado as devidas providências para que a irresponsabilidade de seus agentes fosse exemplarmente punida.
    Mas um governo sem moral, não pode cobrar nada de ninguém.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!