quinta-feira, 5 de abril de 2012

Parabéns Vânia Nunes

 (publicado no facebook)


Venho agradecer este ano que passou a frente da SME! Parabéns, parabéns! Ética, coragem em tentar estabelecer uma educação que primasse por atitudes, com respeito ao educador e ao educando. Talvez, com sua saída, os insumos que faltaram apareçam, pois não terão mais ninguém evitando que certas regras sejam burladas... Eu te parabenizo pela competência, determinação e coragem com que a menina de Mangaratiba, cortou as amarras que a prendiam ao chão. 

 

Espero que parta para um voô em que o céu é o limite. 

 

Resposta de Vânia Nunes:

"Obrigada, Leila! Não foi uma decisão fácil... Um ano de convívio com muita gente legal, que acreditava em mim e eu saí. Mas não saí por sair: tenho um objetivo. Talvez digam que não fui fiel, que não fui ética, talvez digam até que eu derrubei as torres gêmeas rsrsrsrsrs... Mas isso passa. A verdade é que nesse momento eu sinto que é isso que preciso fazer. Preciso encontrar uma outra forma de fazer a educação acontecer. Acho que presa a um cargo de secretária não consigo transformar a escola dos nossos filhos em um espaço inavador, democrático, popular e republicano como diz a CF. 

Ser secretária de educação tem menos importância pelo status mas pela oportunidade histórica de fazer educação em um espaço tão curto de tempo, por isso não aceito fazer a mesma coisa, muito menos fazer pior. E às vezes, acho que fiz pior... Como dificuldade para mim não serve de motivo para não fazer, estou mergulhando numa deliciosa aventura de inovar a mudança na escola. 

Acredito que essa mudança só se dará quando gestores e professores conseguirem de mãos dadas discutir a situação da educação. E creia, nem é a situação financeira o nosso problema mais grave."


 

47 comentários:

  1. PARABÉNS SECRETARIA! FOI UM ANO DIFERENTE ONDE APRENDEMOS QUE PODEMOS TER RESPEITO E TENTAR MUDAR A FORMA DE ENCARAR A EDUCAÇÃO. FIQUEI GRATA POR TODAS AS VEZES EM QUE FUI RECEBEIDA COM CARINHO E VERDADE. A GENTE SE ENCONTRA MAIS PARA FRENTE!

    ResponderExcluir
  2. Estou triste,porém venho por aqui deixar meu agradecimento,por ter conseguido o contrato de minha filha,sei que consegui por já ser conhecida como educadora em Mangaratiba,faço um trabalho reconhecido não só pela escola,mas pelo respeito alcançado junto a comunidade ,respeito esse também direcionado a bela gestão de nossa Secretária Vânia Nunes que nos apoiou até aqui.
    Tenhamos fé que o (a) substituto(a) faça um bom trabalho como o que foi feito por Vânia.
    Estarei em minha função torcendo por melhorias em nossas escolas.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por ter sido uma secretaria de educação que primou pela educação em seu amplo conceito em nosso municipio.Fico triste por saber que não contaremos mais com uma pessoa tão competente a frente do governo,mas só Deus sabe os caminhos que devemos trilhar. Espero que o seu caminho permaneça com essa luz e brilho que nos contemplou dura.nte este período que esteve a frente da educação de nosso municipio.Parabéns por sua grande trajetória e confia no Senhor e o mais ele fará!

    ResponderExcluir
  4. Realmente professora Vânia, precisamos nos unir e lutar pela EDUCAÇÂO! Acompanho seu caminho profissional desde que lhe vi no Conselho Municipal de Educação, lutando pelo aumento salarial e valorização da classe. Mas confesso que não estava entendendo muito o que estava fazendo à frente de uma Secretaria de Educação neste governo que nos passa tanta superficialidade.Agora, diante de suas palavras, imagino o quanto lutou para melhorar e não obteve apoio. MAS NÃO DESISTA, NÓS PROFESSORES ESTAREMOS COM A SENHORA! VIRAR ESTA PÁGINA FOI A SUA MELHOR ESCOLHA, MOSTOU SEU CARÁTER. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo que a luta deve continuar,as dificuldades são muitas não temos na nossa unidades materiais simples como folha de oficio e tinta de piloto,temos comprar se quisermos os mesmos.

      Excluir
  5. Podem dizer o que quiserem, venho lhe dar os parabéns pela sábia atitude de sair na hora certa. Já fiz parte de governo e sei como vira uma pressão quando começam os acordos em ano eleitoral. Você só mostrou o forte caráter do bem que tem, pulando fora. Mostrou muita força enquanto estava e muita garra em entregar o cargo. Admirável sua atitude.

    ResponderExcluir
  6. e como disse a amiga aí de cima, vão dizer mesmo muita coisa. só que esquecem que em 1 ano seu trabalho a frente da secretaria indicou um novo caminho. só lamento a ingenuidade da secretaria em ficar cercada de cobra. quem gosta de stats não ia largar o osso...mas, parabéns vânia! quem sabe o que quer não se deixa envolver pelo poder podre que anda nesta gestão.tamos juntas e misturadas. só para descontrair um pouco.

    ResponderExcluir
  7. Professora Patrícia6 de abr. de 2012, 10:28:00

    Vânia Nunes, mulher de fibra e guerreira! Sua passagem à frente de uma das maiores secretarias de um município fez a diferença;os professores, pela primeira vez, se viram representados por uma professora de verdade. Aqueles que disseram que o cargo havia lhe subido à cabeça porque não estava mais lutando pela classe, hoje dão a mão à palmatória e entendem que sua postura nunca foi de ser Secretária e sim de estar Secretária tentando lutar pela melhoria da Educação. Muito triste fiquei quando soube da sua saída mas conformada por saber que não irá parar de lutar. Acredito que os professores serão sábios em enterder que este é momento de mudança e união pela classe. Sou professora mas acima disso sou mãe de dois alunos da rede e estou apoiando suas ações pois sei que é pelo bem da educação. Você não me conhece mas, não preciso estar perto para lhe dizer essas palavras.Obrigada Professora Vânia Nunes por fazer parte do corpo docente de nosso Município.

    ResponderExcluir
  8. Amigas,

    podem ter a certeza de que a trajetória não se encerra nesta passagem pela Secretaria de Educação.

    A hora é de mudanças e de união das classes profissionais, da população que como um bloco compacto, se une ao bom combate. Espero mesmo que tenhamos a percepção deste momento que tanto pode nos levar a realimentar a esperança de dias melhores, feitos com nossas mãos ou de mais alguns anos de lamentações por termos decidido ser apenas pedras de um jogo viciado.

    ResponderExcluir
  9. Que isso Leila! Chega de ser pedra, basta! Precisamos seguir em frente e mudar nossa Mangaratiba que deixamos ser invadida por oportunistas e dissimulados. Somos fortes! E mostraremos nossa força... Vamos à luta professora Vânia, sou da saúde, mas sei que todas as suas ações são cidadães. E por falar nisso, eu estava de plantão no hospital o dia em que a senhora chegou com o seu filho passando muito mal no ano passado, fiquei admirada com a sua fala com relação as melhorias que precisamos.

    ResponderExcluir
  10. ?????

    Onde foi que atirei pedras? Esta não entendi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais alguns anos de lamentações por termos decidido ser apenas pedras de um jogo viciado.

      Concordei com vc de que basta sermos essas pedras!

      Excluir
  11. ok! É que sou tão atacada que acho que estou paranóica! Desculpe! Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Vamos propor sermos agentes multiplicadores deste anseio de mudanças. Fortalecer a nós para fortalecer a sociedade neste caminho que queremos.

    Vcs estão de parabéns! Todas que se manifestaram e demonstraram um entendimento profundo em nossas necessidades de cidadania.

    Fico etremamente orgulhosa de saber que em Mangaratiba existem pessoas tão perceptivas ao que vivemos em coletividade.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia bobinhos......
    SSS Leiam como sua Santa secretaria ja cantou a pedra a muito tempo. Vai se candidatar, se derem a Ela a chance.
    Alem disso ja completou um ano e pode incorporar a gratificacao. Por que her mais trabalho?

    ResponderExcluir
  14. Rsrsrs,

    ai, meu Deus! Se ela cantou a pedra faz tempo, onde estão os bobinhos? E quanto a chance, já é dela! Agora, me explique qual é a gratificação que irá incorporar .... sou leiga neste assunto. rsrsrs

    Nem santa, nem demônio...somente uma pessoa exercendo seus direitos de cidadania e ainda de quebra escolheu um partido bem legal que hoje é uma opção de diferencial em Mangaratiba. Se assim não fosse, os demais não estariam tão preocupados, não é mesmo?

    Ser candidato é algo imoral ou ilegal? Faz-me rir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabenizo a senhorita Vânia Nunes pela dignidade de sempre, a dança das cadeiras começou e caráter ninguém compra , nem todo ser humano consegue entender que o jogo em questão é o município alguns secretários virão candidatos e entregaram seus cargos sem fazer absolutamente nada , outros fizeram acordos para continuar mamando nas tetas da prefeitura representados por seus laranjas .Eu soube ontem que a secretaria de turismo foi entregue nas mãos de um golpista acho que se chama Francisco Ramalho , o srº vitinho ( canditado )loteou a mesma, tudo no seu devido lugar pois o salário dele vai continuar 100% em sua conta ,é realmente o fim , o prefeito perdeu o controle total do poder ele acha que precisa desse tipo de acordo pra se reeleger, tipico de um ser que ainda não descobriu que é o cara do momento . Vânia você mostrou que está muito além dessas safadezas parabéns mais uma vez pela atitude.Srº Prefeito o Ministério Público está de olho nos acordos , aguarde as bombas dessa semana.Essas pessoas que o senhor tanto conforta serão as mesmas que irão levá-lo ao fundo do poço...... fique atento.

      Excluir
  15. O que me faz rir e a sua prepotencia.
    Quem voce acha que e?
    Quanto a incorporacao, pergunte a qualquer funcionario publico que ele pode explicar. Voice nao e funcinaria, pois nao?
    Se ser candidato e imoral ou nao depende do que se pretende. No caso de SS exS ele e amoral logo o que se espera e que mantenha esse patamar.
    Gosto desse seu modo de se anular para ajudar aos outros. Belo exemplo de solidariedade e desprendimento. Em defesa do povo. Pena que nao consigo acreditar em voce.
    O que voce esta levando nisso? Confessa vai.....

    ResponderExcluir
  16. Não consigo entender suas postagens. Claro que não sou funcionária, já afirmei diversas vezes isto. Daí, o motivo de escrever que sou leiga. É fato! Você talvez possa me explicar. O salário de secretária é incorporado? Qual gratificação? Agora, me explique a "amoralidade".

    E onde está a anulação? E ajudar? Onde está a ajuda? Ajudando de que forma? A consistência em algo que desconhece te faz uma pessoa agressiva, até compreendo, deve ser muito dificil entender alguma coisa maior do que aquelas que fazem parte de seu mundo. Ou melhor, isto tudo talvez te faça responder e emitir grunhidos à partir do seu pequeno mundo.

    Sabe o que levo nisto tudo? Mais e mais certeza de que estou no caminho certo, pois atinjo em cheio estas cabecinhas que ficam se debatendo em torno de si mesmas.

    Mas, vamos lá, voltando a pré-candidatura como pode ser amoral tal atitude? Fico esperando sua resposta.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. "Bom caráter é para ser mais enaltecido do que talento extraordinário. A maioria dos talentos é de uma certa forma um dom. Bom caráter, em contraste, não nos é dado. Temos que construi-lo peça por peça... por pensamentos, escolhas, coragem, e determinação."
    (John Luther)

    PARABÉNS PROFESSORA VÂNIA NUNES POR CONSTRUIR SEU BOM CARÁTER A CADA DIA.

    ResponderExcluir
  18. Voces acham mesmo que a Vania e bom carater ou estao brincando? Acho que voces moram em outro lugar que nao Mangaratiba. Estou falando Mangaratiba, a cidade. Quem conviveu com ela sabe que seu carater sempre foi duvidoso. Perguntem ao Giovane. Perguntem a quem conviveu com ela como professora e como diretora - desastre total na Herminia. Gente, ela nao e melhor nem pior que nenhum outro candidato. Apenas pensem que um a pessoa que nao respeita sua profissao, que diz que nao gosta de dar aula, nao e uma defensora da classes. Ela apenas queria, como todos nos, um aumento de salario.
    Leila,cuidado voce esta embarcando em mais um a canoa furada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não embarco em canoas...nem furadas, nem inteira. Eu simplesmente dou minha opinião e meu voto.... e por esta liberdade em não embarcar "nas canoas" é que posso também ajudar depois a furar o casco delas.... entende a diferença?

      Volto a afirmar, fiz campanha para o Ruy e se vivêssemos o mesmo momento eu teria repetido o voto. Hoje, já não o faria! E por minha total liberdade, posso dizer que é um dos piores vereadores do momento.

      Quanto a Vânia, é show de bola, gostando ou não de dar aulas!

      E te digo mais, tenho mais duas pessoas que sendo pré-candidatos, já estão na minha torcida e poderão contar comigo em campanha.


      Tô na torcida por três.... mais pra frente, no tempo correto vamos fazer muito barulho!

      Excluir
    2. Só mais uma detalhe.... vc escreve que ela queria só o aumento como todas vcs...não foi? Pois é, ela trabalhou por todas para que isto acontecesse... e vc? Ah! Já sei...só recebeu!

      Excluir
  19. Até hoje não entendi a linha de raciocineo da leia.!!!! será q a vania é do psb ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Qual linha de raciocínio?


      "Será que a Vânia é do PSB?" é só procurar a listagem de filiação partidária....

      Excluir
  20. vania fala a verdade sobre a real motivação da saída, todo mundo ja sabe nota fria $$$$ e muitas ameaças. agora sei q vc é de opinião.

    ResponderExcluir
  21. Leila,
    não sei se vc sabe de detalhes, mas sabemos que a secretária conseguiu evitar muitos saques... talvez ela tenha ido até onde conseguiu evitar maiores danos.

    Vânia,

    Conte com quem aprendeu a te conhecer e respeitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, não sei detalhes, mas não é difícil dimensionar o quanto a Vânia deve ter tentado ter pulso firme para que não houvesse "arrombamentos" , nem derrame de verbas públicas..... nem é preciso ser tão bem informado para se ter esta percepção. Em mangaratiba, os assuntos chegam junto com o Vieira.... nas ruas, nas escolas, ho hospital, nos PS... Eles esquecem que a mesma máquina que é usada para corromper a população, é a mesma que joga as informações na rua para toda população.

      Excluir
  22. A politica de mangaratiba está entregue a malfeitores e se o povo não for conscientizado, ficaremos reféns do crime comandado pelos lobos com pele de cordeiro. É lamentável, mas é real !!!

    ResponderExcluir
  23. É preciso desmentir o boato de que a Professora Vânia Nunes foi afastada do cargo por oposição partidária. Sabemos que ela entregou o cargo e pelos motivos que cabe a ela dizer ou não!Se chegou no limite parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao cidadao consciente e incorruptivel cabe a denuncia. Se El a saiu por roubo, denuncie!
      Ele entrou achando o que, que o prefeito e um anjinho? Que todos ali estao pelo bem da patria?
      Nao da nem para rir disso.
      Inocente El a nunca foi.
      Assume!

      Excluir
    2. Anônimo,

      "estar ali pelo bem da pátria".... estar ali pode ser para o andamento normal da pátria.

      E todos devem tentar, tentar até seu limite!

      Entende a diferença? Ficar de fora quando se tem oportunidade de tentar.... é no mínimo cômodo, para não falar outra coisa.

      Gosto de gente com cara de gente e não de santos ou salvadores...isto não existe!

      Gente com vontade de gente noraml.... e não gente com cara de robot... que não tem opinião e que com isto é um desestimulado ou desencantado.

      Entende a diferença?

      Excluir
    3. Voce estao sendo tao passional que esta perdendo a linha ....... de raciocinio.
      Entende?

      Excluir
    4. Não! Não entendi!

      Explique!

      Excluir
  24. em qual das duas opiniões vc se enquadra ?

    ResponderExcluir
  25. Esta dificil saber em que opiniao qualquer um se enquadra ate porque enquadrar nao e um verbo que agrade a administradora da pagina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquadrar em que sentido? Se for no sentido de delimitar, realmente este verbo não me agrada, pois se assim o fosse, eu nem deixaria os comentários de vcs aparecerem. Bastaria deletá-los.

      Agora, enquadrar no sentido de de colocar em definição, este verno me agrada sim.

      Então, elaborando a pergunta corretamente para que eu possa responder, talvez consiga a definição que vc deseja.

      Excluir
  26. Leila é verdade que a Secretária Vânia Nunes deixou sua irmã sem trabalhar durante o período em que esteve a frente da Secretaria de Educação? Em caso de afirmativo, ela teria dobra? Tem mais algum parente que trabalha na Educação como contratada?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é verdade!

      Eu tenho um filho que trabalhou como contratado, mas não era na secretaria de educação.

      E o contrato dele é anterior a administração Capixaba! E nem isto me segurou quando criticava o governo do Aarão.

      Novamente estão atirado no que pensam ver e acertando em pessoas que nada a tem a ver comigo.

      Como já disse diversas vezes, já fui a família do Ruy, já fui o próprio Humberto Vaz, já fui a Márcia Olivieri, já fui o Xiquinho da Rádio, já fui uma professora de Itacuruçá, já fui outra de Muriqui, já fui o Nelson Bertino e sua esposa. E agora, sou alguém que vcs querem de alguma forma prejudicar.


      Se mudar o governo e eu criticar, serei outra pessoa que vcs queiram. Agora, não tenho culpa se as pessoas especulam e acusam seus desafetos, atingindo-os em suas vinganças pessoais.

      Isto só prova o quanto a falta de argumentação os leva a fugir de debates e a provocar a covardia que impera entre vocês.

      Excluir
    2. Leila querida,

      a turma da caça aos inimigos, estão vendo chifre em cabeça de cachorro. Com o prestígio que você tem, não precisaria arrumar migalhas para seus parentes. Sim, aqui em Mangaratiba ganhamos migalhas. Professores contratados ganhando salário mínimo, sem equiparação salarial e olhe que somos nós que tocamos a educação já que desde 2004 não acontece um concurso público. Se nós paramos, a educação não acontece. Para ser fantasma, poderia ser você mesma. rsrsrsrs

      Isto é coisa de canceroso moral! Tomara mesmo que cometam muita injustiça, só assim o povo acorda!

      Excluir
  27. Eu até queria ser polida, mas não dá!

    Tem coisas que enojam demais! Vocês estão tão acostumados a vinganças, que acham natural serem subjugados e não terem voz em nome de empregos.

    São tão distorcidos que não se importam em jogar calúnias e difamações e olha que eu sempre fiz questão de não expor até mesmo os que me enviavam um monte de informações contra aqueles que hoje estão juntos.... nunca expus o Ruy, nunca expus o Pedro, nunca expus o HV, nunca expus os "anônimos", não tão anônimos assim.... e mais, sempre tive o cuidado de não cometer injustiças e vejo que para vcs isto não conta...tenho pena das pessoas que vcs miram.... coitados, vão ver o quanto pode ser difícil conviver com gente tão medíocre.

    Já pensaram que loucura... se eu fosse como vcs? Não sobraria pedra sobre pedra, tipo assim, os sobreviventes da SME e suas falas.... os vereadores que bombardeavam os outros desafetos...os diretores...o povo do turismo, o povo dos PS e do hospital, o povo da ação social....XIIII!!!!!!! Aí vcs teriam noção do que os cercam.... Aí, eu seria quem?

    ResponderExcluir
  28. Talvez não tenha sido a Secretaria Vania Nunes que tenha permitido esta disposição. Quem sabe foi como outras autorizações...
    ou talvez voces estejam jogando merda no ventilador pra prejudicar principalmente o Prefeito.

    ResponderExcluir
  29. E eu ia morrer de rir! Se estas pessoas forem justamente Capixaba de carteirinha!!!!!!!

    E o engano da maldade e da leviandade se tornará a marca deste arremedo de gente, que circula em volta da carniça que espalhada na prefeitura, serve de refeição voraz aos espertos detetives que escutam por ouvidos insanos de seus cupichas!!!!

    Tomem vergonha nestas caras ociosas e vão trabalhar!
    Ficou dramático e impactante!

    ResponderExcluir
  30. Algumas cabeças insanas andam perdendo a noção perguntando a diversas pessoas quem é Leila Castro. Já me perguntaram se a conheço pelo simples fato de "curti-la" pelo facebook,da mesma forma que muitos que estão na politica atual vivem a trocar idéias com esta senhora privilegiada de inteligencia e discernimento. A loucura para saber quem é esta senhora é tanta que num simples papo de rua cogitam parentescos,insunuam ser mães de familia, mães de politicos, secretarios governamentais, ex prefeitos,secretarias, professoras, jornalistas e mil outras loucas cogitações.Já ouvi até que é uma amiga do prefeito que tem cargo de confiança dada por ele e que cogita um dia o lugar dele politicamente. Isso já está virando loucura! Há alguns anos vi uma foto de uma guerrilheira que fora exterminada pela ditadura. Na foto aparecia uma mulher bonita,de corpo bonito, fragil com seu filho demais ou menos um ano ao seu lado. Não havia armas, não havia seguranças, não havia ameaça para os poderes e ao meu ver havia sim uma aliada que buscava aconselhar, consertar erros, evitar decepções e esta moça foi morta pela ditadura.Jogada junto com seu filho de um avião no meio do Oceano Atlantico. Quando perguntei a meu irmão o porque desta morte inútil que só serviu para que se despertasse da inércia social o povo que estava vivendo nesta dura epoca, recebi como resposta. A única arma que aquela pobre menina e seu filho tinham para afetar e gerar a estupidez dos seus infames algozes e mandantes de seu assassinato era a inteligencia de uma vivencia positiva e mente clara.. Mas isso me parece que é capitulo passado em nossa politica ate por se tratar de uma vergonha nacional escondida a sete chaves nos porões do DOICOD. Fica a dica: Não percam seu tempo procurando encontrar em cada rosto de pessoas comuns e humildes sobreviventes a identidade desta senhora que a meu ver só quer ajudar a melhorar esse mundo e talvez nem seja uma senhora seja um senhor, um pré candidato, uma pré candidata ou ate mesmo um parceiro ou parceira do governo que está tentando alerta-los de seus erros.Ou talvez quem sabe alguem que o Prefeito confia demais e que o esta traindo discaradamente.É só uma dica. Quem muito fala esconde segredos.

    ResponderExcluir
  31. Outro dia eu vi o carro da vania aqui muriqui e com o plastico do psb ? seria verdade.... a leila diz que a vania não é filiada. assim vc me confunde minha amiga leila.

    ResponderExcluir
  32. "Leila disse que ela não é filiada." Onde? Quando?

    Pedi para lerem a listagem de filiação.... ai, ai, ai...não gostam de ter trabalho, hein?

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!