sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Porque não voto no Capixaba

Resposta a postagem do blog do Lacerda  (veja a original)


No caso da eleição majoritária, sou pela mudança. Recuso-me a votar numa minhoca da terra que não honrou a confiança de seus conterrâneos, nem o nome que pegou para si e que nem mesmo assim, conseguiu retornar a 20 anos passados quando tudo era diiferente.


Capixaba reside em Muriqui. Sei onde é a sua casa, é meu vizinho. Está sempre junto ao seu povo. Circula entre nós e nos conhece a todos. Só não adiantou nem esta possível aproximação, para que ele percebesse que este povo não é seu legado, nem faz parte da herança recebida. Muito menos vivemos para seu enriquecimento sem causa.


Dizem que é sangue bom, um cara legal que ficou muito pouco tempo no governo, para nossa salvação, pois mais 4 anos e nos restaria a mendicância municipal.


Com apoio muito grande, inclusive se gabou disso, quando alguns até comentaram a possibilidade de acerto com o governador Sérgio Cabral, onde arrecadou R$ 12.000.000,00 e não arrumou a casa. Somente realizou algumas obras pontuais de reparos nas fossas comunitárias que de nada serviu para a malha municipal; pinturas de escolas que deixaram de ser efetivamente reformadas; alugou imóveis de seus conhecidos ou contra parentes para implantação de creches; contratou empresa de jardinagem para  parques e coincidentemente para alguns jardins particulares; cobertura de quadras esportivas que poderiam ser estendidas as demais, se seus valores fossem o de mercado; centros de convivência da terceira idade (CCTI) que também custam a ser inaugurados, pois  a reforma nestes imóveis, alugados de conhecidos do sangue bom, foram acima do esperado em termos de valores; unidades de Estratégia e Saúde da Família (ESF) em que dificilmente encontramos médicos disponíveis para visitação as famílias; reforma do CAICA da Serra do Piloto que em nada contribuiu para o bem estar da criançada da Serra e implantação de outro no Parque Bela Vista que segue a mesma linha.

Instalação da subprefeitura de Jacareí que deveria levar pra lá a comodidade de serviços essenciais não funciona e serviu para mais um contrato de aluguel "especial", pois tal imóvel consta na planta da prefeitura como uma praça da RFFSA.

Em Ingaíba, foi inaugurado um posto de saúde 24 horas que funciona como os demais, ou seja, não funciona para ninguém.


Os primeiros projetos para dotar todos os distritos com redes de coleta e tratamento de esgoto já se encontram protocolados nos órgãos competentes (INEA, FECAM, FUNASA). Assim, quem sabe outro governo realizará com transparência de ações e de custos operacionais.

A praia de Muriqui foi totalmente iluminada após vários meses, quando a empresa de iluminação contratada, conseguiu comprar uma grua, já que esta empresa era somente de serviços para eletrodomésticos e o Distrito embelezado com a retirada daquele trambolho que havia na entrada, cujo madeirame retirado e de propriedade pública, não sabemos onde se encontra e que deveria constar do patrimônio municipal, e a instalação de jardins com iluminação paisagística que fere a fauna no entorno e deixou nosso município com as mesmas características de Cachoeira de Macacu e Guapimirim....


O Instituto José Miguel, órgão social da Prefeitura, foi atento no atendimento às necessidades dos mais carentes, isto foi tão especial que temos invasões de 40 familias de eleitores fiéis de Nova Iguaçú que se instalaram na carente Cachoeira, incentivados pela busca do  Novo Eldorado.


O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) atua com rigor na Mata Atlântica, banindo a caça de animais silvestres em risco de extinção, mas que infelizmente não pode impedir que construções de autoridades adentrem os parques que deveriam ser protegidos.


A Fundação Mário Peixoto, braço cultural da Prefeitura, jamais atuou tanto  quanto agora, uma pena que não privilegia a cultura popular e retrocedeu na conquista de verbas e na preservação do status de cidade histórica.


A Ouvidoria Municipal é atualmente um órgão atuante de fato em defesa dos interesses do cidadão, para alguns, pois nós simples mortais nunca tivemos retorno de nossas reclamações ou reivindicações, a não ser que se precise informar que em nossa família, temos disponíveis algumas dezenas de votos.


Na educação, Mangaratiba superou, no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a meta estipulada pelo Ministério da Educação tanto no primeiro segmento (1º ao 5º ano) do ensino fundamental quanto no segundo segmento (do 6º ao 9º ano). E isto me deixou mais apreensiva, pois siginifica que é resíduo da gestão anterior, pois este índice foi medido aos cinco meses deste governo.


O programa de Recuperação Fiscal do Município (Refis) foi implantado para permitir que os contribuintes em débito pagassem suas dívidas sem juros e multas e aumentando a arrecadação fiscal, que infelizmente não superou o déficit no orçamento que em menos de seis meses de governo, já estava todo comprometido e que permite dívidas enormes com muitos de nossos fornecedores.


O Plano de Cargos, Carreiras e Salários foi finalmente instituído para benefício dos servidores municipais, e que deixou de fora classes profissionais, mesmo que para isso, tivessem que revogar leis anteriores e que assim já deixa em defasagem de cerca de 10% a classe do magistério que tão bravamente tinha conquistado seu aumento em 2010. E nos assusta a falta de uma data base que assegure aos funcionários as perdas salariais.


Tá bom ou quer mais? Fiz apenas um resumo para não alongar a postagem. Não considero pouco para apenas 16 meses no governo de uma cidade tão pequena e espaçosa como Mangaratiba, muito pelo contrário, considero que é uma devastação enorme se considerarmos que este governo se comprometeu com muito e levou a população a acreditar que temos direitos e que não toleraremos ser enganados, afinal, a campanha se baseou toda no "prometeu e nao cumpriu"!


E temos muito mais. Houve erros como as invasões de praia, a permissibilidade para o funk e as drogas correrem soltos pela madrugada nas praias, a nomeação do velho e incompetente delegado na Secretaria de Segurança, o incentivo ao turismo predatório, a falta de coragem para proibir a circulação de trens cargueiros entre as 22 e 6 horas da manhã.


E as denúncias de fraudes em licitações? Tempo de eleição é temporada de denúncias. Até poderíamos pensar assim, se os inquéritos civis não fossem datados de 2011. Lembram da Erenice e seus filhos, este sim, foi um caso de CPI, no mau sentido da palavra política.


Mesmo que pensasse que denúncias são denúncias, nada mais que denúncias. E que não podemos considerá-las como coisa provada e julgada. E nem podemos condenar ninguém sumariamente, porém todos que estão acompanhando a CPI e seu inquérito civil, pode mesmo sem ser perito, constatar que fraudes são fraudes, mesmo quando não foram ainda julgadas.

Somente o ódio pode levar alguém em sã consciência a acreditar em simples denúncias, para se ter uma opinião concreta e não precisar de parecer de ninguém, devemos nós mesmos ver "in loco" ou procurar tirar os antolhos que diizem que devemos acompanhar a opinião de alguém. Ou melhor, também é capaz disso a cretinizante paixão política que se vale da eloquencia ou da boa cultura para manipular opiniões com achincalhe aos demais. Como definiu Nelson Rodrigues, a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem. E grandeza, se encontra nas causas coletivas ou em nossos ideais de tempos melhores para todos.


Alguns afirmam que do outro lado sim, as fraudes estão provadas e julgadas, apenas aguardando uma sentença definitiva. Afinal, afirmam que foram 16 anos de fraudes e não apenas 16 meses. Fico pensando o que este governo faria em 16 anos... mas, se queremos ser "Joãozinho do passo certo", então devemos expurgar este grupo para que não se fortaleça e gere mais filhotes desta semente na política de Mangaratiba.


Fraude em licitações ocorre nos melhores governos, e se isto é normal, não entendo então o motivo daqueles que alegam que do outro lado, foram 16 anos de fraudes e por isto não estão aptos.  No governo Dilma, por exemplo, logo no primeiro ano, oito ministros caíram inclusive por fraude em licitações. Não surgiu nenhum irresponsável pedindo, nem sugerindo o afastamento da Dilma. Nem acusando-a de chefa da quadrilha, talvez seja por isso que do outro lado, isto também não tenha acontecido, pois  o crime que é imputado a candidata é ínfimo comparado ao que vivemos por aqui.


Se o governo Capixaba fraudou licitações, quem fraudou tem que pagar por isso, é claro, lógico, evidente.

E se na CPI ficar provada a fraude e vier o “impeachment” após a eleição do Capixaba?

É aí, meus queridos, que eu apresento o pior de todos os argumentos para votar no Capixaba: o seu vice Ruy Quintanilha, que deu uma guinada em sua vida política, jogando fora a confiança de cerca de 2000 eleitores que ficariam felizes em ter um vereador combativo a tudo de pior que aconteceu nestes últimos, longos e dolorosos meses de gestão do executivo.

Alguém teria algo contra ele como prefeito? Claro que não, mas também não temos nada contra a Emília, nem contra o Madeira, e nem mesmo com a deputada já que ela nunca foi chefe do executivo de nenhum governo e nem mesmo acabou com todos recursos que lhe permite nossa justiça. 

13 comentários:

  1. Disse tudo,Leila,porque esconder a verdade, queríamos tanto que fosse diferente que hoje estivéssemos muito contentes com o atual quadro político do nosso Município.Mas o que vemos é uma briga de compadres que já estiveram juntos e hoje disputam o poder, ou melhor os royalties que virão com o pré sal. A instalação de grandes empresas que virão por conta do arco rodoviário,mas que irão encontrar um Município sem uma infra estrutura compatível,e que por conta disso, tudo será feito a toque de caixa sem a preocupação com o meio ambiente, o turismo e o principal que é a qualidade de vida seus habitantes. Precisamos de um prefeito que honre os votos recebidos e se comprometa a valorizar e fazer prosperar esta cidade, sem desmandos,apadrinhamentos, conchavos e falcatruas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, mas o histórico pessoal de certos postulantes nos indicam o futuro sem futuro, para uma outra desmoralização!!! Quem viver verá !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não discordo de nenhum de vocês que por aqui estão vindo com a incerteza que estamos TODOS vivendo.

      Esta publicação é uma resposta a um amigo, o Lacerda que postou os motivos que o levam a votar no Capixaba.

      Eu não disse em quem votaria, nem ao menos em nenhum parágrafo. Só não aceito que para justificarem o voto, digam que o candidato faz o que não fez ou afirmem que é a opção do melhor.

      Se me dissessem que estariam votando em A ou B pelos motivos reais, eu aceitaria. Se me dissessem que votam em A ou B por acharem normal os problemas que estão acontecendo e que pensam que isto é assim mesmo, ou ainda aqueles que votam em A ou B por levarem uma vantagem pessoal, também aceitaria, mesmo que não concordasse.

      O momento é de usar o que temos para estancar algo que já sabemos de antemão, por experiência atual, que não nos atende como sociedade. Depois brigamos novamente para que o próximo nos respeite e se não conseguirmos, teremos outra eleição.

      Sempre digo que aprendi com um amigo que está neste governo que devemos ser pragmáticos e é isto que estou fazendo.

      Excluir
  3. Conheçam os Programas de Governo dos Candidatos e decidam quem está melhor preparado para administrar Mangaratiba.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todas as sua palavras e ainda acrescento: "O povo que apoia fraudador, corrupto ou ladrão não é vítima. É CÚMPLICE!"


    ResponderExcluir
  5. Confesso que não sei como me sentir por pautar o seu blog. Quase todo o texto é meu e você não identificou a fonte da opinião reproduzida.
    Opinião livre, absolutamente livre de qualquer compromisso político.
    Opinião de quem tem a liberdade pra dizer o que pensa sem ser controlado por nenhuma obrigação partidária. Opinião que sempre estará isenta de qualquer paixão política e radicalismo.
    Desde a campanha anterior que o maniqueísmo é a sua filosofia e não a deixa ver que o diabo não é tão feio quanto parece.
    Que o mal e o bem são forças contrárias presentes no ser humano e que rivalizam todo o tempo.
    Que ninguém é absolutamente bom nem mau como afirmou o seu candidato em discurso que reproduzi em postagem anterior.
    E não venha me dizer que o prefeito itinerante não é o candidato. Quando você diz que “ela nunca foi chefe do executivo de nenhum governo” é apenas uma meia verdade, pois, é o prefeito itinerante que está tentando manter o poder.
    Você diz ainda que “o crime que é imputado à candidata é ínfimo comparado ao que vivemos por aqui”. Ora, nenhum crime é imputado à laranja, todos são imputados ao laranjeiro.
    Meu blog é de opinião e não existe para promover nem defender alguém. Também, não existe para acusar sem provas nem para julgar sumariamente qualquer pessoa.
    Aliás, não tenho nada contra ninguém pessoalmente. Sou apenas contra a manutenção do poder nas mãos de quem já o possui há 16 anos.
    Você insinua que eu me valho “da eloquência ou da boa cultura para manipular opiniões com achincalhe aos demais”. Não é bem assim, eu apenas me valho da vivência política e da minha liberdade para emitir a minha opinião. É um direito meu. Ou você acha que emitir opinião é manipular opiniões?
    Quanto ao achincalhe, você está sendo injusta. Eu apenas me revolto com a destilação de ódio e a paixão política cretinizante que encontro nas redes sociais. Jamais achincalhei quem quer que seja. Eu apenas critico ações e comportamentos. Nada de pessoal.
    Agora, confesse, que ninguém nos ouça: você não quer nenhum dos dois candidatos. Entretanto, seu blog não tem liberdade pra dizê-lo. Não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lacerda, desculpe.... ontem quando publiquei, fiz na intenção de responder em comentário de seu blog, como por diversas vezes já o fiz. Mas, pela intenção de passar no face, em especial para o Zaralho, acabei por fazer por aqui. Quando vi, havia me esquecido de colocar a fonte original do texto que inclusive está na net, como se fosse de alguém da Gamboa e eu disse de quem é a autoria.
      Pela manhã de hoje, tive compromissos e só agora entrei na net.

      Os demais tópicos de seu comentário, não vou responder como fazia na eleição suplementar, pois infelizmente, seria grosseira e você merece todo o meu respeito como pessoa especial que é.

      Você tem todo direito, como todos nós de emitir opiniões, mas vindo de uma pessoa inteligente ao extremo e com uma vivência política extraordinária, não consigo ver de outra forma, a não ser o de descompromisso com o horror que se instalou por aqui. Não posso crer que você acredita em cada tópico motivador que descreveu como sendo realidade. Ou você está tirando um sarro com as pessoas, ou as manipulando.

      Meu bog tem liberdade, pois sou livre mesmo. Sou tão livre que apenas postei em quem eu não votaria, para que mais pessoas não fossem induzidas a votar à partir da opinião de uma pessoa que todos respeitam e que fez um desserviço a todos nós, se dizendo motivado por coisas ridículas cheias de tramoias e que não funcionam para a população.

      E mais, hoje voto em quem puder tirar o Capixaba da política local. Na verdade, mais que tirar o Capixaba, quero que todos possam votar munidos de informações e não possam mais adiante dizer que foram enganados.

      Então, penso que quando chegamos a receber da vida a possibilidade de partilhar nossas experiências, que esta possibilidade seja usada da forma mais útil para TODOS nós.

      Colocarei a fonte do texto original para seu deleite, com toda certeza a omissão não foi de propósito.

      Excluir
  6. Leila não entendi porque você ficou apreensiva quanto ao resultado do IDEB. Se foi positivo que se elogie os professores que aproveitaram as capacitações que fizeram no governo anterior pois antes, eles acham que eram 10,20,30 e não ligavam para nada a não ser o desfile cívico.Eu mesma só fui saber de IDEB e outras coisas depois de fazer o próletramento e com muita dificuldade pois o diretor, atual secretário, não gostava de deixar professor sair para estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja, é por isto mesmo que fico apreensiva. Estão promovendo um resultado que foi obtido por ações da outra gestão, que hoje, não tem nada a ver com a forma que a educação está sendo conduzida. Ou melhor, a educação, hoje, não é conduzida. Ela é sobrevivente... sem material didático, sem material de consumo, sem condições para o profissional, sem estímulo para os estudantes, sem diretrizes. Então, veremos no ano de 2014, o verdadeiro resultado desta gestão. E se eles forem reeleitos, em quem recairá a responsabilidade? A evasão escolar? As famílias? irão comparar com municípios com piores resultados e dizer que em todo lugar foi assim? E se for outro prefeito(a)? Levarão a culpa por este resultado? Bom, de qualquer forma, quem sofrerá as consequencias, serão os nosso jovens que terão perdido quatro anos em seu desenvolvimento e que não recuperarão mais adiante.

      Excluir
  7. Esse caso de amor entre Leila e Lacerda é antigo. Nem adianta a gente se meter... Ele tem "problemas" com o Charlinho e julga a Andreia pelo seu marido. Aí prefere o Capixaba pelo bairrismo que sempre empurrou Muriqui para o buraco. Ele não se importa se o roubo foi de um, dez ou cem milhões. Basta ter sido feito por um conterrâneo. Se no hospital não tem médicos, medicamento ou comida para os pacientes, para ele também não tem diferença. Afinal, ele não é usuário desse serviço. E assim vamos vendo nossa cidade tendo o seu destino definido para quem o seu futuro não tem importância. Por isso voto doze por amor a Mangaratiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Problemas? Que problemas?
      Cite pelo menos um, por favor.
      Não julgo ninguém, apenas critico atitudes e comportamentos.

      Excluir
  8. Amor a mangaratiba ?!? kkkkkkkkk só vc e o cassado que amam mangaratiba. ESSE AMOR É BANDIDO.

    ResponderExcluir
  9. lACERDA VC PRECISA DE AUTO-ANÁLISE PARA CRITICAR ALGUÉM !!!! MACACO OLHA O SEU RABO.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!