segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A volta do 3º Reich - SME Mangaratiba


  "O primeiro quesito essencial para o sucesso é o emprego eternamente constante e regular da violência." (Adolf Hitler)

Parece que Mangaratiba segue a risca este fundamento de Hitler, afinal, também temos a ligeira impressão que na Educação existe um espirito obsessor que encontrou um corpo aberto para a prática do nazismo.

Com toda pompa dos destemidos espíritos errantes, lá vai nossa Educação humilhando seu corpo docente e aviltando seu corpo discente... Com um efeito dominó arrasador, devastador e trágico, vivemos neste último ano o pior momento de Mangaratiba nesta área.

Penso que se a unanimidade é burra, neste caso, ela é sábia, pois não existe um só envolvido com a Educação que não tenha horror a este espírito das trevas que aterroriza diretores, professores, funcionários em geral, demonstrando seu total despraparo para um cargo de liderança.
 
 Quando vejo educadores sem voz ativa, sem poder opinar e ser avaliado por lentes do preconceito, ficamos sem ter um vislumbre de qualidade para nossos educandos.

Vejam, suponham que vocês se inscreveram em um curso qualquer. Na primeira aula, o professor ensina os pontos básicos e vocês, não tem um desempenho dos melhores. Ele percebe estas dificuldades e faz aquela cara de quem diz: "Você não leva o menor jeito". Nas aulas seguintes, o professor não lhes dá muita atenção nem se empenha nas explicações. Mas não poupa elogios aos que parecem ter nascido para a "coisa". Como vocês se sentiriam em uma situação como essa? Provavelmente se julgariam um fiasco, sairiam do curso ou desistiriam de vez. Agora, tentem imaginar o peso dessa situação nos ombros de nossos educadores, sejam eles novatos ou experientes. Desanimador, não?

Esse pré-julgamento, que leva muitas vezes ao fracasso, destrói e desfaz a cadeia de aprendizado, que é o objetivo final da educação.

E é justamente assim que ocorre em Mangaratiba...só que as primeiras vítimas são os EDUCADORES e os profissionais da educação!!!!

O preconceito nada mais é que um conceito antecipado sobre algo. Os pré-julgamentos, no entanto, não podem ser usados para machucar ou prejudicar alguém. Isso ocorre, por exemplo, ao crer que um EDUCADOR, não possui perfil para a direção, por ser gordo ou então divorciado! E por vezes, o espirito obsessor avalia pelo hábito de fumar ou de beber em fins de semana... e a prova mais concreta do caso de obsessão em Mangaratiba, é quando afirma que o padrão de beleza estipulado pelo nazista não é encontrado na pessoa!!!

.De nada adiantam grandes campanhas contra o preconceito na mídia se, na convivência diária, não mudamos nossa prática e encontramos justamente em quem deveria se desvestir de todo e qualquer preconceito. Penso que se não for caso de obsessão, deve ser caso para psiquiatria! 

O retrato da educação vem da avaliação que o gestor tem dele mesmo! Ele destaca nos demais, aquilo que talvez perceba nele. Algo que não gosta em si, que o incomoda ver refletir-se em seu espelho.


Em nenhum momento as justificativas para  suas atitudes, são baseadas em avaliações de ordem profissional, como desempenho, capacitação profissional ou mesmo dedicação e empenho por nossa educação.

Os critérios vão além dos aspectos físicos, as tendências políticas ou ideológicas dos educadores também estimulam o gestor nazista a formar opiniões deturpadas. A estes restam as transferências ilegais, ou são de alguma forma prejudicados em seus direitos que ultrapassam a compreensão de qualquer pessoa, seja profissional da área ou um simples cidadão..

Apesar de algumas vezes o "espírito" não ser explícito, temos as condenações veladas, feitas por um olhar pseudo superior, uma palavra ríspida demais e até mesmo o desprezo com que trata quem o procura.  Basta também, por exemplo, ignorar!

E  os educadores são ignorados!
E quando os educadores são tratados com a falsa benevolência que estampa na realidade, todo o desprezo com que estão sendo avaliados.

Ao mesmo tempo que não acredita nos educadores, percebemos que este ser errante, também não confia na própria capacidade de liderar.
Quem só consegue enxergar no educador a falta, está  percebendo a sua própria dificuldade, aquilo que ele não é ou sabe e deveria saber! Na verdade, está fazendo com os demais aquilo que faz consigo mesmo!

E a nossa educação? Vai mal, obrigada! Sem competência, com muita politicagem envolvida onde deveríamos viver ensinamentos, cidadania e respeito...

E neste descaminho, Mangaratiba desfundamenta seu ensino fudamental, com práticas de preconceitos raciais, sociais e morais...


E esta parcela de responsabilidade vai cair na conta do prefeito.... o gestor é escolha dele!!!!!!!!!

116 comentários:

  1. Perfeito!!!

    É assim como me sinto. Desprestigiado, desmotivado e principalmente sem o devido respeito como educador. Amo minha profissão, mas o peso que ando sentindo ao desempenhá-la, faz com que pareça mais uma carga que tenho que carregar. Tenho que tentar de todas as formas não deixar isso transparecer para meus colegas e alunos, mas está sendo muito difícil.
    Como acreditar em uma Educação onde a pessoa que deveria guiar nossos passos é a que mais oprime e desvirtua os caminhos? Como estar feliz trabalhando o nosso "fazer", se a pessoa que deveria nos proporcionar essa alegria e vontade de querer fazer é a que mais nos deixa angustiada e desmotivada? Em todo esse tempo que sou educador, é a primeira vez que tenho imensa vontade de jogar tudo para o alto e desistir. Mas aí, paro e penso... não sou eu que tenho que desistir! Quem tem que desistir é quem está nos fazendo mal! Então, com todas as forças do meu ser, mando aqui o meu recado: PEDE PARA SAIR, 01!!! Precisamos de uma Educação de qualidade, qualidade em respeito aos funcionários e aos seus educandos, pois realmente essa Educação que está aí, está totalmente desfundamentada.

    ResponderExcluir
  2. Tenho que concordar com o colega anterior aí,pois também me sinto assim.
    Não tenho nada contra o secretário que lá está para desempenhar seu papel,mas sabemos que não o faz brilhantemente.
    Quando diretor tirava meu chapéu para ele,claro que muitas vezes como colega agia de forma inadequada ao meu ver,mas tínhamos que engolir né...
    Agora este ano após a saída da Vânia pudemos perceber que embarcou e ficou sem rumo.
    Suas companheiras sabem sim,tapar o sol com a peneira,vão empurrando o barco...Afinal o delas está bem depositado ao final do mês...sempre.
    Somos sim,muito vigiados e vigiadas,nossa postura questionada,somos lesados em nossos direitos de um salário digno da função que desempenhamos,afinal somos quem forma todas as outras profissões,mas isso infelizmente ao meu ver é coisa de um povo que se acostumou com uma educação mesquinha,o povo de Mangaratiba se conforma com pouco,uma festinha aqui,outra ali,um show aqui,outro ali e vai se vivendo essa vida pequena sem muita ambição.
    Ando cansada de tudo que vejo e vivo aqui,mas amo Mangaratiba e não pretendo chutar o balde.Pretendo sim arregaçar as mangas e tentar mudar esse quadro.É o que nos resta como educadores,informar e formar novos cidadãos capazes de pensar e questionar.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Leila! Leio seu blog sempre e gosto do que leio e nem sempre comento pelo simples fato da falta de liberdade em Mangaratiba. Tenho filhos que sempre estudaram em Mangaratiba, sou servidora, mas não da area de vcs e concordo quando reclama desta secretário. Sou amiga de uma senhora que não é professora, mas trabalhou com ele no CIEP e sempre se queixou da arrogancia e o racismo dele. Graças a Deus meus filhos já estão saindo do ensino fundamental e vou respirar aliviada em saber que eles não vão mais ficar na dependência das más escolhas do prefeito. Também aproveito para dizer que existem também outros nazistas em Mangaratiba mandando e desmandando, sempre sem a qualidade que o serviço público precisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei deste caso... se é que se trata da mesma situação. É o caso da servente que não pode nem colocar os pés na SME por ser negra?

      É o nazismo reverso, afinal o secretário é ariano com beiçola!!! Talvez seja o caso de algo semelhante a anorexia ou bulimia, em que a pessoa se percebe distorcida no espelho... neste caso, talvez se veja com a pureza racial própria dos alemães....rsrsrs!

      Bem, sem brincadeira, o caso é sério, gravíssimo e está ocasionando baixas na educação, tanto na produtividade, como no resultado dos alunos, pois as escolas estão vivendo o momento tirania que desestabiliza e promove o repúdio, por tabela, ao governo....

      Gente, não era não vai perseguir ninguém????? Compromisso do prefeito e do vice!

      Excluir
  4. Até que enfim alguém colocou os pingos nos is. Prefeito, se quer um apoio da população na sua gestão, comece pela Educação. Fecha a conta e passa a régua. o povo de lá não tem nenhuma educação para tratar com os funcionários. Evandro é amigo do povão e a Educação não está representando bem isso. prefeito abre o olho!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela postagem! Acredito que devemos, nós que trabalhamos na educação, professores ou não, tornar público a forma com que este Secretário trata os funcionários: * Desqualificar uma diretora porque ela é gorda, feia, se veste mal, fuma, bebe cerveja nos bares de Mangaratiba ou se é separada? O que realmente importaria nao seria o desenvolvimento de trabalho da Diretora frente a escola? Se beber cerveja e ser separada do marido for defeito, e o Prefeito? Por ter casado 04 vezes e beber cerjeja, também é um desqualificado para o Secretário? Tenho vontade de perguntar isso para ele, só não tenho coragem! Mas e o Prefeito, sabe disso? Também acha que este comportamento desqualifica uma pessoa? Tenho certeza de que não! Prefeito abre o olho, além de não ser qualificado para a cadeira ficou em cima do muro na eleição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este caso é notório!!! E vc comparou bem a situação da diretora com o do prefeito.

      Olhem, o prefeito fez uma péssima gestão anterior, mas o defeito que ele não tem é esta discriminação... Talvez seja destemperado, mas sórdido, quero crer que não! E ainda dá tempo de fazer este próximo governo da forma que Mangaratiba merece!

      Excluir
  6. Tenho certeza de que o Prefeito não aprova este tipo de coisa! Mais certeza ainda tenho que o vice eleiro, Dr Ruy, não aprova. Acho que vcs professores deveriam montar uma comissão e levarem o assunto ao Dr Ruy (por ser mais fácil de falar com ele do que com o Prefeito). Ele vai abraçar a causa! Esperamos que assim façam, porque acreditamos na boa influência do Vice no Governo Capixaba e desejamos um governo melhor do que o anterior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, será que estas coisas ainda não chegaram aos ouvidos do prefeito? O medo é tanto que as pessoas estão se encolhendo, estão se machucando e já notamos no empurrar com a barriga o final do ano letivo, sem esperaças de anos melhores...

      Sei que a educação confia no Ruy, acompanho isto, tanto que quando critico o vereador, atualmente o vice eleito, recebo muitas manifestações de apoio a ele.

      E com sinceridade, já cansamos desta lenga lenga de chorar o leite derramado, agora, é tocar para que as coisas funcionem como queremos e como manda nossos direitos, tanto os profissionais, como os de cidadania!

      Já está na hora da população sentir segurança e deixar de viver na corda bamba, sem saber o dia de amanhã.

      Excluir
  7. eu fui assim

    fiquei horas esperando ser atendida e quando estava perto de chegar a minha vez, a secretária avisou que o secretário não podia me atender que o assunto era para ser tratado com a escola. e a escola é que tinha me mandado falar com ele.
    quando fui explicar, me disseram que não devia insistir porque ele estava com as macacas.
    então se ele esta com as macacas que enfie elas no rabo.

    ResponderExcluir
  8. ACHO QUE ELE SÓ NÃO TEM PRECONCEITO CONTRA HOMOSSEXUAIS, DE RESTO, ELE ODEIA. SE É GORDO, ELE MENOSPREZA, SE É FEIO ELE RIDICULARIZA, SE FUMA, SE BEBE, SE É SEPARADO, SE É MAIS HUMILDE, SE É PRETINHO, SE É MALTRATADO PELA VIDA, EM TUDO ELE COLOCA DEFEITO E OFENDE COMO SE FOSSE A PERFEIÇÃO. E PRA FALAR A VERDADE, ACHO QUE O INFELIZ SÓ TEM POSE, POSE DE FINO, POSE DE EDUCADOR E DE GESTOR. ARROGANTE, DEBOCHADO E COMO DISSERAM ACIMA, SÓ FICA EM CIMA DO MURO, ONDE DER O VENTO ELE TOMBA. FOI ASSIM COM O AARÃO, AGORA É CAPIXABA DESDE CRIANCINHA E SE GANHASSE OUTRO ELE IRIA SE AGARRAR COM FORÇA E NÃO TEM MEDO DE FAZER O TRABALHO SUJO, FAZ SEM TER O MENOR PUDOR EM DIMINUIR A CLASSE PROFISSIONAL. ELE É RIDÍCULO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem preconceito, é homofóbico da mesma forma que não admite sua origem negra.
      Costuma rejeitar pessoas que pertençam ao universo LGBT desde que não sejam de projeção com o prefeito.
      Lembrem-se que ele não foi escolha do prefeito mas da ex secretária Vãnia Nunes que o acha o melhor diretor do mundo. Ser bom diretor é gerir com seus modelos? depreciando as pessoas, os professores, os alunos e até os responsáveis? É falar de todos para todos?
      A culpa do prefeito é de mantê-lo.
      Se não for ele vai ser a Loira? Incompetência por incompetência empatou. Ela não é gay, mas também não vai levar a educação muito a frente não.
      Coitado de nossos alunos.

      Excluir
    2. Ela escolheu e errou! Sempre afirmei isso, mas a responsabilidade em mantê-lo e elevá-lo a categoria de secretário é responsabilidade do prefeito, sim.

      E quanto a loura, existem várias louras na educação...

      Pensem nisso! Existe uma que apesar de não gostar de algumas atitudes dela, vejo uma pessoa envoolvida com a educação e basta ter boa vontade e conhecer o universo da educação e da política (de forma decente) para ocupar o cargo. Os demais requisitos, são caráter, capacidade em escolher seus técnicos e fazer valer o compromisso com os educandos.

      Excluir
    3. Espero que essa loura, possa ser a Monaliza, muito inteligente e educada. agora as outras... uma só pensa em dar o golpe do baú e a outra... pura patricinha.

      Excluir
    4. MONALISA! SOCORRO!
      Ela acha que nós somos umas bestas!
      Para ela o centro do universo é Angra dos Reis.
      Sempre falou dos professores, diretores etc.
      Foi sacada pela Vânia e entrou no páreo porque enganou mais alguém pois já tinha enganado o pessoal da SME antes mas foi dispensada.
      POVO DA HERMINIA favor se manifestar.
      Não deixem que a nossa educação caia no colo de quem é aproveitadora.
      SOCORRO,SOCORRO,SOCORRO!

      Excluir
    5. Mona lisa! É e tem sido até hoje uma excelente pessoa. No Colégio Hermínia também! Alias foi ate muito perseguida no Hermínia e hoje póderia dar o troco mais pensa somente no crescimento da educação e olha com carinho para ps distritos principalmente Jacareí!!

      Muitas diretoras estão morrendo de medo, pq Mona lisa conhece o trabalho maquiagem de muitas.

      Mona lisa se for ela a secretaria que faça um excelente trabalho!!!
      E na sua confiança em Jesus.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. São muitas situações contrangedoras que passamos até aqui. Tem dias que a minha vontade é de largar tudo e sumir. Mas penso na escola, nas crianças e vou ficando. Mas já avisei para os meus funcionários que se ele ficar em 2013 eu não fico. |Estou cansada de fazer, fazer e não ser reconhecida. Quem está de fora não tem a menor noção do que as diretoras estão fazendo para o trabalho não parar. Já levei comida da minha casa para não faltar merenda para aluno e o que a gente recebe? Só coice, patada, açoite. Pra mim já deu. Ou ele ou eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, devagar com os comentários... vamos falar somente daquilo que afeta a educação....
      Infelizmente tenho que tirar um dos comentários que estava até legal, mas ao final tivemos um probleminha no desabafo...

      Se a pessoa não ficar brava, pode repetir e retirar a parte do ônibus de Itaguaí!

      Excluir
  11. Ele simplesmente faz o que o mestre manda !!!!! jogo de cena.

    ResponderExcluir
  12. SERÁ QUE ELE FAZ JOGO DE CENA? NÃO ACREDITO QUE O PREFEITO ESTEJA PREOCUPADO COM A GORDURA, COM O CIGARRO E COM O BIRINAITE DAS FUNCIONÁRIAS DA EDUCAÇÃO. E ACHO QUE NEM COM A COR DAS SERVENTES. AGORA A PERSEGUIÇÃO POLITICA É COISA DO GABINETE, SIM. AÍ O CARA QUE JÁ FAZ O TRABALHO SUJO, APROVEITA PARA ACRESCENTAR ALGUMAS MALDADES E SOLTAR SUA FRANGA NOS FUNCIONÁRIOS. E ENQUANTO ISSO, LÁ VAI A EDUCAÇÃO SEM MERENDA, SEM UNIFORME, SEM PROFESSORES SÃOS, SEM DIGNIDADE E SEM VONTADE DE LEVAR MAIS UM ANO DE PERSEGUIÇÃO E TIRANIA. E NO BASTIDORES CONTINUAMOS COM A IRMÃ ATROPELANDO, TENTANDO ATÉ RESOLVER ALGUMAS COISAS, MAS SEM TALENTO NENHUM PARA ISSO.

    VAMOS VER SE O DR.RUY SE SENSIBILIZA E AJUDA COMO JÁ FEZ ALGUMAS VEZES. ACHO QUE QUALQUER PESSOA NA EDUCAÇÃO VAI CONSEGUIR SER MELHOR QUE ESTE MALUCO.

    ResponderExcluir
  13. Vou torcer para que o Ruy, não deixe a prefeitura descambar. Ele é político novo (como vereador não foi lá grandes coisas), mas acredito que possa ajudar a fazer um bom governo, para quem sabe daqui a quatro anos ser prefeito. Em um encontro muito rápido que tivemos, ouvi ele falar que as coisas vão melhorar, assim espero. Ruy, "pelamore" comece pela Educação, não aguentamos mais ter que fazer o que vai contra nossos princípios, que é ter que ficar de boca fechada, enquanto nossos alunos ficam sem ter o básico para uma educação fundamental. Conheço boas diretoras que já deixaram o cargo para não ter que compactuar com essa Educação e conheço mais algumas que deixarão o cargo ao final do ano, se as coisas não mudarem. Estão cansadas do desrespeito. Nessa Educação de hoje, funcionário que falta, não obedece o regimento escolar, causa confusão, tem mais valor que os que trabalham corretamente. Daqui a pouco todos vão achar que agir errado é melhor! A questão não é se votou em A ou B, a questão é a eficiência. De que adianta ter uma prefeitura cheia de funcionários que só trazem problemas?? Agora se é isso que vocês querem, vou mudar meu modo de trabalhar também. Vou entrar no jogo que estiver rolando, mesmo não sendo esse o meu pensar. Só que um dia a gente cansa. Conto com as mudanças!!! Abraços ao Prefeito e Vice.

    ResponderExcluir
  14. Pois eu não saio. Sou diretora de escola há seis anos. Entrei com a secretária MôNICA e ninguém teve peito de me tirar. Quero ver me substituir. Quanto às bobagens que ele fala nas reuniões, eu ignoro. Ignoro porque as bobagens que ele fala naqueles discursos vazios, não tem nenhuma relação com a prática no dia-a-dia da escola. Eu não brigo, não reclamo, não faço nada. Só ignoro. Não sou diretora dele. Sou diretora da escola. Se tem alguém que tem sair, esse alguém é ele.

    ResponderExcluir
  15. ESTÃO RECLAMANDO DE QUE SUAS BRUACAS. ESSE QUE É O BOM, FAS O JOGO E VAI FICAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de ofender as pessoas, seu grosseiro, pede ao
      Secretário para lhe dar umas aulas de Português, pois F A Z se escreve com Z e não com S.

      Excluir
    2. SERÁ QUE ELE SABERIA MESMO? REBECEMOS TANTOS DOCUMENTOS DA SECRETARIA COM ERROS GROSSEIROS... SE VOCÊ, DE FATO ACREDITA NISSO, AGENDE UMAS AULAS COM ELE, POIS A SUA COLOCAÇÃO CERTA DEVERIA SER "PEÇA AO SECRETÁRIO PARA LHE DAR UMAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" RSRSRSRSRSRSRS...

      Excluir
    3. KKKKKK, o roto falando do rasgado. Não é, anônimo do dia 24?
      Agora, concordo com o anônimo do dia 25, já li muitas correspondências da SME com erros de Português.

      Excluir
  16. Anônimo das 22:50, tem mais gente pensando assim: a minha diretora, por exemplo, não faz nenhum segredo do desprezo que sente por ele. Mas ela não se estressa. Foca no trabalho e não participa de nenhuma reunião com ele. Manda sempre a sua adjunta.

    ResponderExcluir
  17. APENAS UMA ENQUETE : SE O CACHOEIRA SAIU DA PRISÃO, SERÁ QUE O DIRCEU, O JENUINO, O CAPIXABA, O AAÃRO O CHARLINHO E OUTROS VEREADORES DO MUNICIPIO VÃO CUMPRIR PENA POR CORRUPÇÃO, DESVIO DE VERBA PÚBLICA, ENRIQUECIMENTO ILÍCITO E LAVAGEM DE DINHEIRO ?? VOTEM SIM PARA OS ALIENADOS QUE ACREDITAM NA JUSTIÇA BRASILEIRA....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Adm:

      O que isso tem com o assunto da postagem!

      Excluir
    2. Sei lá!!!!!!!!! Espaço democrático é assim. rsrsrsrs

      Excluir
  18. Essa é a verdadeira JUSTIÇA dos homens !!!! E por onde anda a marcha a favor da maconha mesmo heiiiimmmmmmmmmmmmm, valores são valores....kkkkk eu voto simmmmmmmmm, quer dizer, mais ou menos.

    ResponderExcluir
  19. Que horror!
    Não sou da Educação mas me senti atingida pelos comentários pois apesar de meus netos não estarem ainda na escola vão estar logo e não quero que estejam sujeitos a essa vergonha.
    Na`Praia do Saco todos conhece esse moço. Ele é falso mesmo e muito pedante. O certinho que vive com uma senhora separada, é gordo e negro, baixinho e com cabelo "pixaim",e com algumas limitações na sua formação acadêmica visto ter feito o curso normal como todos os outros e ser professor de matemática formado na FAMA, como muitos de vocês. Sua vida é conhecida e isso não surpreende ninguém.
    Negros adoram depreciar negros quando não conseguem se ver como parte da composição étnica do Brasil e sim com privilegiado - quase branco, moreninho - estudou mais um pouco e todos são burros( é assim que ele descreve os professores de Mangaratiba). Não acredito que o Prefeito conheça seus métodos pois não tem contato com a educação, sua irmã sabe.
    Quanto ao Rui, não confio nele. Compra voto com consulta! Isso eu vi. Pode?
    Participei de algumas ações do governo anterior. Acho que foram reuniões para fazer o Plano de Educação. Não posso afirmar porque ele não apareceu até agora e gostaria de saber o que aconteceu. Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  20. Leila, você lavou minha alma e os comentários fazem parecer que estamos fazendo terapia em grupo. Só assim, conseguimos saber o que está acontecendo com todos e não só com a gente. Já estava pensando que era só em minha UE que estávamos tão insatisfeitos. Obrigadda por isso!

    ResponderExcluir
  21. SÓ VAI PARAR QUANDO NOS RESPEITARMOS E TIVERMOS CORAGEM DE MOSTRAR PARA OS PAIS A VERDADE DA EDUCAÇÃO. FALAR NAS REUNIÕES E PEDIR AJUDA A TODOS, MOSTRAR QUE ESTAMOS INDO CADA DIA MAIS PARA O BURACO. AULAS QUE NÃO SÃO REPOSTAS E AS COBRANÇAS DE ALGO QUE ELES MESMO NÃO PROPORCIONAM PARA OS PROFESSORES. É TUDO FEITO ESCONDIDO E COM AMEAÇAS. FALTA MERENDA, FALTA REUNIÕES COM OS PAIS, FALTA CONTROLE VERDADEIRO E SOBRAM AMEAÇAS PARA SE ESCONDER TUDO QUE ACONTECE DENTRO DAS UNIDADES. E COITADO DAQUELE QUE TENTA MELHORAR ALGUMA COISA, PORQUE PASSA A SER CONSIDERADO INIMIGO E DEVE SER PUNIDO. DIRETORES DESMOTIVADOOS, COORDENADORES ASSUSTADOS OU QUE PASSAM A AGIR COMO A SECRETARIA PEDE PARA SALVAR SUA PELE. CHEGA!! PRECISAMOS MOSTRAR COMO ESTAMOS VIIVENDO. SEM MEDO E COM A SEGURANÇA DE QUE ESTA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO É A PIOR AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS QUE NÃO QUEREM MAIS NADA DO QUE ESTAR ERTO DO PODER E TIRAR SUAS VANTAGENS.

    ResponderExcluir
  22. E lá vai a educação deseducando e formando novos medrosos, alienados e doentes cidadãos sem futuro. Cidadãos que serão úteis para os frustrados gestores que sabem que um povo educado, jamais aceitaria que fosse tratado assim. E lá vão também os professores se humilhando e aceitando tudo como se fossem mesmo uns coitados. E ainda temos que aceitar participar dos encontros com os devaneios do Devanil, que como um pavão misterioso, vai aspergindo o odor desagradável de seus discursos entediantes, insossos e vazios.

    ResponderExcluir
  23. Infelizmente, esse espectro de mau educador é tudo isso e mais algumas coisas piores que não foram citadas. De fato, ele realmente é falso e pedante. Mas não é o fato de ele viver com uma senhora separada que deforma o seu caráter; talvez essa senhora seja somente um escudo para defendê-lo da sua opção sexual enrustida, mas isso é problema deles. Ser gordo e negro, baixinho e com cabelo "pixaim", tambérm não são determinadores de seu caáter. O provável é que ele rejeite essas características nas pessoas por não aceitá-las em si mesmo, é uma forma de auto-repúdio. Se a pessoa não se aceita, como aceitar o outro? Imagine a sua relação com o espelho. Acordar e dar de cara com tudo aquilo que ele nega. Isso justifica o seu desprezo com uns e seus desvairios com outros. É a fuga de uma realidade que ele nega. Nada que uma boa terapia não ajude.
    Sobre a sua formação acadêmica não tenho muito o que comentar pois podemos ser muito mais do que uma instituição nos ensina ou muito menos. Mas pelo seu discurso, o cara é bom, afinal, nada que fazemos está bom. Ele sempre tem um outro modo de fazerrrrrrrrrrrrr, um outro modo de pensarrrrrrrr, um outro modo de verrrrrrrrrrrrrr. Que nojo essa mania que ele tem de terminar as palavras prolongando o r. Por tudo isso, também acredito que essa é mais uma das muitas coisas ruins que acontecem com a população de Mangaratiba que o prefeito não sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARALHO MUITO BOM! eSSA FOI DE FUDERRRRRRR!

      Excluir
    2. rsrsrsrs!!!!!!!!! Cheio de RRRRRRRRRRRRR!

      Excluir
  24. E tudo isso está muito refletido na falta de motivação das crianças para irem para a escola. Quando eu era aluno eu amava a escola. Hoje vejo travar todos os dias dia uma guerra entre minha esposa e meu filho porque le nunca quer ir à escola. Depois de ler essas postagens fui conversar com ele sobre a escola e fiquei apavarado com o que ouvi. Ele me disse que a escola é uma tortura, que todo dia é a mesma coisa e que ele não pode fazer nada. Só pode ficar quieto com a cabeça abaixada na carteira. Parece que todo mundo segue a risca a orientação do secretário. É proibido pensar. Já conversei com a minha esposa. Meu filho entrou de férias hoje.

    ResponderExcluir
  25. Olhem o "certinnho":

    em 17 de setembro de 2012
    PROCESSO E-03/10701808/2012 - AUTORIZO , consoante os termos do Decreto nº 42.843 de 16.02.2011, no Art. 1º, § 1º, inciso II, da servidora estadual da SEEDUC, Devanil Gonçalves da Silva, matrícula nº 915.210-9, Professor Docente I, para exercer o cargo de Secretário de Educação na Prefeitura Municipal de Mangaratiba.

    É muito esperto, só em Setembro!

    ResponderExcluir
  26. Até a "SEEDUC" reconhece o lado aflorado da sexualidade do secretário certinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Secretário ou secretária? Vocês estão me confundindo.

      Excluir
  27. Gente, assim não dá!!!! Ele é tudo de ruim, por força de seu caráter e não por conndição de sua sexualidade....

    Vamos maneirar... caso contrário terei que retirar alguns comentários ou partir para moderação...

    Lembrem-se que se trata de assunto referente a nossa educação, a nossos profisionais da área e justamente por repudiarmos a prática dos preconceitos e das ofensas... sexualidade não é o tema.

    ResponderExcluir
  28. Pessoal, vamos acordar: Vice é vice e só atua se o líder assim quiser.
    Pelo que foi abordado durante a campanha eleitoral, o Dr Ruy vai atuar direto na área da Saúde. Diga-se de passagem, decisão muito sábia do então candidato a prefeito, Evandro Capixaba.
    Nas demais áreas ele pode até dar "pitaco", mas a decisão será sempre do prefeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então espero que os pitacos dele sejam ouvidos! Precisamos de alguém mais sensato, que tenha um pingo de discernimento da importância da educação na vida da população e como pode projetar um governo para os demais municípios. E isto sem precisar comprar prêmios!!!!

      Excluir
    2. Sabemos que o Prefeito é o Evandro, mas se o governo dele recebe pitacos das irmãs, do sobrinho e do cunhado e são aceitos, quem sabe os do Vice não serão mais sensatos e melhores.

      Excluir
  29. Nossa educação está mais doente que a saúde. Nossos professores estão doentes, nossos alunos demotivados e sem futuro e eles deveriam ser o futuro. Se o vice entende de saúde, talvez ele seja a melhor indicação para nossa educação que encontra-se terminal ou entao chamem um padre: quem sabe um milagre nos tire dessa sargeta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não podemos negar que o Vice tem o perfil mais moderado também. E podemos levar a ele a moribunda educação... com seu esqueleto com várias fissuras... com problemas de contaminação por derrame de bílis a cada sapo que se tem que engolir e levaremos também as fezes para exame...sim, fezes, pois tratam nossas crianças como algo a ser descartado pelo sistema.

      Ah! Estão chocados? É a realidade, sem meias palavras.... tudo se esconde...tanto da população, como da prefeitura!

      Será que sabem mesmo o que acontece nas UE´s? Aluna sendo abusada em dependência escolar, brigas dentro e fora das Ue´s, drogas, merenda de péssima qualidade, falta de uniformes, falta de material didático, falta de autonomia para punição de alunos indisciplinados e que em alguns casos, podem ser classificados como infratores.. falta de respeito aos pais a comunidade escolar com conselhos inexistentes ou forjados, que não se reunem ou mesmo sabem quais são suas competências... Ah! Esqueci das aulas suspensas por falta de água...

      Se isto não é tratar os educandos como fezes.... não sei mais como poderia argumentar!

      Excluir
  30. Você está disposto a correr o risco de extrema unção?

    ResponderExcluir
  31. Extrema unção, não. Acredito e prefiro o milhagre da recuperação.
    ”Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma arvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma”. Jean Piaget

    ResponderExcluir
  32. Olá!!!!

    Me animei com vocês. Hoje interpretei meu papel de ovelha ou cordeirinho. Tivemos um encontro com o secretário, que sem o bigode, está muito semelhante a um bode velho. Puxei o saco, fiz cara de inteligente e fui bem vestida, acho que estava perfeitamente em acordo ao perfil que ele traçou para nós educadores. Tudo que o bode velho falava, eu aplaudia e elogiava. E percebi que este é o jogo. Depois rimos muito de tudo, principalmente dele que só quer da vida, se dar bem. Mas, minha insatisfação é tanta que nem sei se consigo fazer isto por muito tempo. Minha vontade é de levantar na hora em que ele assume sua porção caricata de educador e gritar que nós não somos palhaços e que só queremos fazer nosso trabalho com qualidade, com respeito e poder atender a demanda educacional que a cada dia se torna maior, mais insatisfeita e que em breve irá implodir qualquer boa vontade que ainda tenhamos em tocar este barco prá lá de furado que se tornou nossa educação. Tenho vergonha, tenho nojo e quando cheguei em casa, pedi perdão a Deus por ter sido tão falsa.
    Socorro!!!!! Help!!!!

    Ano que vem, podem ter certeza, será o ano em que o malígno bode velho tentará destruir nossa classe. Ou ele, ou a educação!


    Ass:
    Uma bela educadora



    ResponderExcluir
  33. 2011! Educação? Não aconteceu como deveria, mas ainda tinhamos a opção de dialogar, esbravejar e acreditar que poderiamos mudar a situação de alguma maneira, pois de vez em quando as mascaras caiam de alguns.2012! Caramba! Que péssimo ano, sem material, sem recursos,sem incentivos, sem estimulo, sem nada, sem educação! SEM EDUCAÇÃO!!!!!!!!! Sem educação pois o secretário não a tem, não a conhece e se ouviu falar dela deve ter sido vagamente. É um ser humano, pode ter suas falhas e deslizes,que os tenha em sua vida particular. Mas PROFISSIONALISMO tem que ser levado a sério.O referido SR. só fez torrar, liquidar, destruir a educação! Por que? Porque é um péssimo profissional, desconhece a seriedade que o cargo que ocupa representa dentro de um governo, ele deveria ser a voz da educação, no entanto nada foi feito ou elaborado em sua falida gestão.ops! Ele não deve saber o significado de gestão.Ele é ignorante, gosta de humilhar os profissionais da educação para sentir-se acima do que jamais irá conseguir atingir, ele é falso, é esquisito, nunca irá inspirar confiança. Hipocrita desde os primeiros tempos em que ainda trabalhava em Itaguai, puxando o saco dos que ocupavam um carguinho maior para ver se conseguia fazer uma escalada sem esforços.Quem não o conhece o compra!Mas quem sabew de sua trajetória e carater não cai em sua esparrela.O cara é lixo educacional!!!!!!!Espero que 2013 venha ligeiro e que com ele se reestabeleça a dignidade da educação a que nossas crianças e municipio tem direito.

    ResponderExcluir
  34. 2013... Só desesperança. Dói muito ver o desânimo das pessoas quando o assunto é 2013. São profesores em contagem regressiva para terminar um ano letivo que eles só fazem empurrar com a barriga e a certeza de que no próximo ano não querem estar aqui. Eu ouço, me preocupo com a falta que esses profissionais farão na minha escola, mas não sinto a menor vontade de dissuadi-los da ideia porque, na verdade, eu também não gostaria de estar aqui. Quando um profissional perde o encanto pela sua profissão fica muito difícil trabalhar. Mais difícil ainda é apresentar resultado nessas circunstâncias.

    ResponderExcluir
  35. Vejo que toda essa crise que a educação de Mangaratiba vem passando está interfirindo diretamente na atitude das nossos alunos.Ontem levei uma pedradada de um aluno no CIEP. Um menino loirinho, com cabelo cortado à máquina, que não deve ter mais do que seis anos distribuía pedradas em todos que estavam perto dele. Durante os quinze minutos que presenciei esse episódio lamentável, não apareceu um funcionário da escola para conter a situação. Parecia tudo tão normal e isso é normal que ninguém se abalou. E eu contei quatro inspetores no pátio da escola. Que horror!

    ResponderExcluir
  36. Aluno desrespeita aluno. Professor desrespeita aluno. Professor desrespeita coordenador que também desrespeita professor que é desrespeitado pelo diretor que é humilhado pelo secretário. Fico pensando aonde se vê respeito nesse governo?

    ResponderExcluir
  37. Acho que nas atuais circusntâncias ninguém faria melhor na educação do que está sendo feito. É verdade que o ensino em Mangaratiba vai muito mal, que não tem nada nas escolas, que os prédios além de apertados, estão imundos, que os banheiros estão quebrados, que não tem chuveiros para as crianças tomar banho,que o uniforme não foi dado completo para os alunos, mas não podemos botar a culpa só no secretário que nem a um ano está lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só dando uma boa gargalhada ao ler o seu comentário.Ninguém faria melhor!!!! Eu diria qualquer um faria melhor. Você diz isso porque é parte dessa equipe e está defendendo as suas migalhas. Com certeza você não sabe o que diz. Tem lá noção das atrocidades que este senhor faz e manda fazer? Tem consciência das asneiradas que este senhor comete. Há erros que tem sido cometidos por este secretário que não têm nada a ver com a crise que Mangaratiba vive, para não falar da forma medíocre como tem tratado os trabalhadores daquela secretaria em geral, os funcionár do da educação e os diretores das escolas. Se não pertence ao gabinete dele, antes de o defender procure clarear os seus saberes acerca deste personagem e não se deixe levar pela imagem de cordeirinho desse bode que lhe é apresentada. Se pertence, temos muita pena que ainda não tenha "visto a luz", mas a verdade é que este secretário não presta.

      Excluir
    2. Concordo com o cometário a cima! Só dando gargalhadas...Para a infeliz, cega ou vendida que disse: "que ninguém faria melhor pela educação" Meu Deus! Ela se contradiz quando diz que tudo vai mal, mas, se conforma porque com certeza, faz parte dessa equipe e defende sua parte... Nós Munícipes que amamos Educação, jamais vamos aceitar o que está acontecendo com o nosso município...Estamos lutando por acreditar numa Educação para Mangaratiba! Com Certeza não Será com este Secretário! Então Fica nosso Apelo.
      Fora já Secretário!!! Péssimo gestor, arrogante, mau educado, ignorante, estúpido, pedante, hipócrita, falso,usurpador...

      Excluir
  38. Discordo quando se diz que não está a um ano lá. Participa da educação já faz muito tempo e bom profissional não significa tempo e sim competencia e este fator ele não tem.

    ResponderExcluir
  39. Não tornem fatos boatos, procurem informação e não coloquem aqui opinião pessoal, tudo comentado com ciência se tem respaldo, uns brincam de escrever coisas maliciosas, mas o que corrige algo errado é a informação, portanto sejam livres aos comentários, mas façam com coerência e não com falta de respeito, como muitos estão fazendo. Obrigado pelo espaço Leila Castro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com isso, só que por vezes, os fatos são tão surreais que parecem boatos...

      Sabe, vc deve compreender que a falta de respeito vem primeiro de quem deveria respeitar... e como não acontece, acabam sendo vítimas e algozes confundidos...pense nisso!

      Excluir
  40. Nosso município está vivendo em uma era de profecias, como a das pragas do Egito, estamos sobre constante ataque de gafanhotos, que devoram alimentando-se da ignorância de um povo, cujo faraó não atenta contra Deus, mas coloca seus Soldados para açoitar quem prega a verdade sobre seu reinado, um faraó que é cego pelos que o cercam, um povo sem reação que não encontra um líder com o cajado do conhecimento, para que se faça abrir as águas da arrogância deixando abertura não para o êxodo e sim para deixar que os soldados se afoguem em sua própria prepotência, mas não existe o mais humilde, que ao fim de suas forças não aprendam a reagir, enquanto permitirem que exista ao menos o agonizar, podem acreditar que existe solução.
    Ter o “poder” nas mãos traz consigo a responsabilidade da justiça, que quando se faz cego e pune o inocente, o próximo a ser julgado será o “escolhido” que na cadeira de réu quem dará a sentença é o povo, não devemos virar a cabeça e fingir que não enxergamos, pois estamos vendo o erro mesmo que ainda não tenha sido cometido aos nossos. Não podemos fazer de pedidos de favores a “glória”, pois a ela virá a cobrança, que não terá como pagar, temos que ser lícitos no árduo trabalho, para que sejamos recompensado com a mesma.
    Ter secretarias é ter obrigação de zelar por quem ela representa, mas o representar está vindo do quanto se ganha e quanto se tem medo de perdê-la, fazendo a vontade de outros que se quer entende sobre sua responsabilidade. Temos representantes omissos, covardes e de ouvidos atentos as palavras jogadas ao vento, estamos morando em um município onde até a bússola deixou de apontar para o norte e sim em direção ao precipício e estando sem ponto específico, somos guiados a abaixar a cabeça e esperar que alguém nos empurre ao destino levado.
    Felizmente escolhemos quem tanto o povo clama, alguém do povão, que nos entende, que vive conosco, mas que se quer tem noção de que ele é ponto de referência de quem o escolheu, selecionando pessoas de indicação e não de competência o suficiente para estar no “cargo”, o mesmo está oferecendo ao povo o que merece, perseguições, demissões que até chegarem seus ouvidos irá afirmar que não sabia, porque simplesmente o povo calou-se não sabendo o que mais fazer, pois senão fosse ele o “Prefeito” quem seria?.
    Meus sinceros pêsames, a um moribundo município, cuja única cura seria a fé que foi colocada a um alguém de bom coração, porém sem nenhum conhecimento sobre o cargo executivo que lhe foi dado.

    ResponderExcluir
  41. Mas uma vez faço de minhas palavras a dos munícipes também indignados, mas que não se torna mudo apesar que nem sempre seus gritos possam chegar ao ouvido de direito. Agradeço novamente o espaço cedido acima.

    ResponderExcluir
  42. Muito bom! O espaço estará sempre disponível para ua participação.

    O prefeito poderia ter um mínimo de discernimento em perceber que as coisas estão fora de controle.... muita insatisfação e nenhum resultado que amenize o sofrimento da população.

    Que tenha consciência que festas não irão produzir a sensação de que está tudo bem.... pode ter certeza disso, pois percebo que já teremos reação.... em breve, caso não acene com algo concreto para a população.

    ResponderExcluir
  43. CARALHO! VAI ESCREVER BEM ASSIM NA PU... QUE PARIU!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  44. Semana passada por volta das 11:30, assisti cenas lamentáveis na praça de Mangaratiba. Era a saída dos alunos do Colégio Municipal, que fica em frente à praça. Parecia uma saída de Baile Funk, de comunidade Não Pacificada no Rio de Janeiro. Era tanto palavrão, tanta briga, tanta confusão, que fiquei assustada.

    Esses menores, são fruto da péssima educação que recebem tanto nas escolas quanto em suas casas. Como pode um professor que está tão insatisfeito, como li acima, transmitir alguma coisa boa para os alunos, alunos esses que não receberam de suas famílias, noções de deveres, limites e educação.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo,

    Hoje assisti um programa na Globo News com Alexandre Garcia, sobre a violência nas escolas, a relação professor e alunos...sinceramente, fiquei mais e mais desanimada em relação a nossa educação. Quando vejo os discursos vazios da SME, a falta de empenho em trabalhar de fato euma certa indolência que se tornou cultural em Mangaratiba, não vejo uma "luz" no fim do túnel...


    A educação precisa de um choque de gestão, algo moderno, capaz de revirar as entranhas de nossos educadores. Fazê-los entender que valorização vai além de salários, incentivá-los a novas condutas e principalmente resgatar o conceito de educador que foi se dissipando ao longo de diversos governos que se contentam com prêmios, sejam eles comprados ou ocasionais que não significam nada, absolutamente nada para nossos educandos.

    Ai! Como fico desanimada quando percebo que tudo isto vai se refeletir em um povo alijado do mercado de trabalho, de uma juventude que se contentará com o nada por não conhecer mais nada do que este nada que lhes é oferecido como educação!!!!

    Se tiverem interesse, assistam o programa:

    http://g1.globo.com/globo-news/alexandre-garcia/videos/t/todos-os-videos/v/convidados-debatem-violencia-nas-escolas-e-relacao-entre-professor-e-aluno/2266840/

    ResponderExcluir
  46. Vamos lá gente não tenham medo, exponham seus sentimentos verdadeiros, quanto a este secretário que não merece ficar nem mais um dia sentado na cadeira, O seu prazer se fazer de inteligente e sabe tudo... e humilhar as pessoas, se fazendo de bonzinho quando na verdade é um tremendo monstro...


    Se o Prefeito tiver realmente bom senso irá fazer valer suas promessas de melhoria e a 1ª será a Educação de qualidade sem perseguições!!!.

    FORA SECRETÁRIO!!! SEM EDUCAÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  47. O SECRETÁRIO NÃO É MERECEDOR DO PRÊMIO QUE ESTÁ RECEBENDO... VIAGEM PARA ASIA, MÉRITO ESTE DA GESTÃO ANTERIOR... ESTA É MAIS UMA PROVA DO QUANDO ELE É APROVEITADOR...
    MERECE UM TROFÉU ABACAXI!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ele se deu bem, vai receber um bônus maravilhoso, não só pela viagem, mas pelo que vai vivenciar. Mas o que ele fez ara merecer isso? Nada!! Baseando-se no fato que os dados colhidos são de 2009 (gestão da Secretária Mônica) e 2011 (gestão da Secretária Vânia Nunes). Merecia mesmo troféu abacaxi, pois em sua gestão tivemos falta de materiais nas escolas, professores tendo que comprar materiais básicos para dar aulas, pessoas sendo desrespeitadas e humilhadas, gestores acuados, profissionais desmotivados por seus desmandos e arrogância. Fazer o quê? O que vale é a Lei do Gerson! Eu, no seu lugar, ficaria envergonhado de receber isso. Mas, será que ele sabe o significado dessa palavra, vergonha???

      Excluir
  48. Acredito que ele ainda vai pagar um preço bem alto por se beneficiar as custas dos outros...
    Que fiquem sabendo:

    O secretário de Educação do município, Devanil Gonçalves, ganhou uma viagem para Ásia com o objetivo de conhecer práticas bem-sucedidas de gestão educacional. Mas, considerando que a secretária da Educação da época do prêmio era a Vânia Nunes, não seria ela quem deveria ir?
    Nós sabemos a resposta!
    Aproveita quem pode no momento infelizmente e injustamente!
    Aguardamos a posição do prefeito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certos fatos nem necessitam de comentários, pois o simples fato de existir algo tão escabroso já é por si só um absurdo tão grandioso que dispensa qualquer comentário. Além de desprezível, ladrão de prêmio. Uma vergonha.

      Excluir
    2. Secretário, roubar prêmio? Essa não tem desculpas. Essa foi D +!!

      Excluir
    3. A nossa educação que era ruim agora está indecente. Parabéns, secretário! Agora que chegamos ao fundo do poço, a única alternativa de saída é para cima. Prefeito não se omita. Fora DEvanil já.

      Excluir
  49. O mais impressionante é a desfaçatez em receber este prêmio e não mencionar as detentoras reais deste prêmio. Poderia até receber e mencionar e agradecer o trabalho delas, já que até um leigo sabe que os índices são baseados na gestão destas duas ex secretárias.

    Falta de caráter e respeito a classe é o que sobra neste secretário de discurso vazio, de conduta profissional não ética e que a cada dia se torna a pessoa com mais rejeição no governo Capixaba!!!


    E se o prefeito não tomar as providências de substituição, em 2013 teremos a pior avaliação em nosso município por evasão escolar e baixa produtividade de educadores e educandos.

    Aí, não adianta chorar, pois o caldo já terá sido derramado e nossos jovens já terão ficado em condições piores de concorrer em igualdade de oportunidades com os demais jovens de outros municípios.

    Prefeito, ouça a classe dos profissionais de educação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhora Leila, sou professora efetiva da rede municipal e acho que vc esqueceu de mencionar que o atual Secretário de Educação Srº Devanil tem DIREITO tanto quanto as ex Secretárias.
      Pois, na gestão da Secretária Monica, ele era Diretor Geral de uma Unidade Escolar, durante os seis anos de gestão da mesma. E na gestão da Secretária Vania,ele foi escolhido por ela, talvez pela competência e confiança, para ser seu Subsecretário (seu braço direito). A mesma não se fez capaz de melhorar a Educação, com o discurso de que como Secretária não poderia lutar pela sua classe, preferiu abandonar o barco para se candidatar a vereadora (ops: 50 votos) do jeito que é mal educada, grossa e antipática até que teve muitos votos.
      Voltando para o Prêmio e a viagem, nada mas justo que o ex Diretor, ex Subsecretário e Atual Secretário de Educação receba o Prêmio e a viagem que a Educação Municipal recebeu.

      Excluir
    2. Belo Diretor Geral, nem Projeto Político Pedagógico a escola dele tinha nessa época. Secretário de humilhação? Dê poder a alguém e irá conhecê-lo. Para defendê-lo tanto assim, deve ser amiguinha dele ou está esperando ser chamada para acompanhá-lo ao passeio. Conhece o ditado... Diga com quem andas...

      Excluir
    3. Bom, primeiro quero agradecer sua participação no blog e depois comentar que o assunto "prêmio" é mais amplo e complexo do que em poucas linhas poderíamos expor.

      Mas, baseando-me em sua postagem, penso que deveriam então, fretar dois ou três aviões e enviarem a Ásia, grande parte dos educadores de Mangaratiba.

      Quantos diretores da gestão da Mônica continuaram nas gestões posteriores e nem por isso irão viajar? E posso até mencionar UEs com resultados do IDEB melhores do que os dele como diretor (CIEP Candido Jorge Capixaba - 4,0 Meta projetada - 4,6) - IDEB 2009.

      Quanto a escolha da Vânia em levá-lo, volto a dizer que foi um GRANDE, talvez ENORME e MAIOR erro de sua gestão. Agora, se ela não mudou a educação, isto é uma contradição em seu discurso, já que este resultado confirma justamente o contrário...ora, se o prêmio é justificado para dizer que ele é merecedor, então ela melhor que ele fez alguma mudança positiva...certo ou errado?

      E aquilo que considera "abandonar" o barco, em minha opinião é manter-se firme em não abandonar sua classe.... difrente, não é?

      Quanto aos votos, esta questão é ainda mais ampla, onde vc vê poucos votos, eu vejo alguns votos conscientes e diferentes daqueles que querem ver sorrisos, apertos de mão, ofertas de vantagens pessoais e que esperam a falta de conteúdo para a função para poder se dar bem...

      E enquanto educadores avaliarem seus gestores pelos sorrisos de escárnio a ignorância de seus subordinados ou então pela falta de paciência com os pedidos de privilégios, realmente vai continuar a ser desse jeito.... com professores que não conseguem ver um palmo diante do nariz e que não enxergam que irão pastar nas mãos da política ad eternum....

      Então, voltando para o prêmio, nada mais justo que ele tivesse a decência em oferecer a viagem para o Diretor que tenha obtido o melhor resultado em sua UE, já que ele, apesar de ter sido diretor, ex subsecretário e atual secretário, não fez jus como diretor, como ex subsecretário ( só vivia de devanear e asponiar) e atualmente como secretário só colhe os louros do empenho de outros gestores.

      Como penso que ele não sobreviverá, assim espero pelo bem da educação, não poderemos adiar esta conversa para 2014, quando o resultado do IDEB 2013 será publicado e assim, teríamos condições de avaliar quem tem razão nesta discussão...

      Excluir
    4. Leila, sou sua fã incondicional, você já sabe. Quando crescer quero ser igual a você. Eta Lelê!

      Excluir
    5. Anônimo das 23h15min,
      Conseguiu dormir depois dessa? Eu não conseguiria. Mas não perca essa oportunidade de se tornar um ser pensante. Não sei se a vida te dará outra. São pessoas como você que empurram a educação de Mangaratiba para esse atoleiro.

      Excluir
  50. Que a Educação do Municipio ta um caos, todos já sabe, que o secretário é improprio todos também sabem, que o Prefeito fez um pessimo governo todos já sabe,. a culpa foi dos mais de 13 mil eleitores satisfeitos que fizeram isso, com certeza os filhos desses 13 mil não estudam em escolas do municipio....Sou Professora do municipio e sem vontade nenhuma de retornar em 2013, estudei 8 anos com uma graduação e duas Pós, tenho um nome e não jogarei na lama as custas de um desgoverno, não sou obrigada a aturar este secretário que não sabe nem dá aulas do curso que ele disse que estudou, dizer que sou incompetente, e que é pra fazer melhor..Por mim retirava TODOS DAQUELE PREDIO E COLOCARIAM EM ESCOLAS porque em papel é muito fácil, ir pra sala de aula todos correm e querem ficar sentadinhos atras de uma mesa naquele predio ao qual tenho HORROR de entrar porque tirando meia dúzia o resto só Jesus. O RESULTADO DO ALUNO É A SOMA DO PROFESSOR, COORDENADO E DIRETOR QUE NO NOSSO CASO SÃO TODOS ESCULACHADOS POR UM DITO DITADOR QUE PRIMEIRO TEM QUE APRENDER A FALAR E SER MAIS HUMILDE, DEUS NA VIDA DELE.

    ResponderExcluir
  51. Não sou professor; mas sou funcionário; não sou morador; mas sou acessor, não sou político, mas sou mais um e pelo descrito acima, vivemos dias difíceis não só na educação, que pouco importa ou melhor, quanto menos alfabetizado, mais alienado, tanto é que deparamos com papos animadores na praça de mangaratiba e reuniões dos mesmos em aplaudirem os feitos que não foram feitos pelo gestor, mas encaram como tal, e por estas e outras que aos poucos estamos abraçando o crime organizado nos morros circunvizinhos do centro e os jovens aderindo à droga e ao crime por todos os lados e a ESCOLA que seria uma complementação da EDUCAÇÃO FAMILIAR, vive um descaso generalizado, talvez até intencionalmente, haja vista que a droga faz parte do histórico de muitos e é a porta de entrada PARA O CRIME, que já se instalou na vida de MANGARATIBA, cidade ordeira e pacata, inocente e simples, graças a venda nos olhos das OTORIDADES, que por muitas tem seus frutos colhidos no envolvimento de seus filhos e parentes, PAGANDO O PREÇO DOS BRAÇOS CRUZADOS!!!

    ResponderExcluir
  52. Ter um secretário desses na educação chega a ser imoral. É assim que se busca uma melhoria na qualidade da educação do municiípio? Afinal de contas, é muito mais fácil deixar a população viver sem consiência crítica, para então impletantar políticas eleitoreiras de tempos em tempos. Melhoria da educação é fundamental para o desenvolvimento de mentes capazes de mudar essa realidade. Parabéns professores por não se calarem! Quanto aos constrangimentos que os servidores da educação estão passsando, acho isso lamentavél.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só depende da vontade política do prefeito.... se ele quiser de fato responder a população, ele troca!

      Agora, se quiser pagar para ver, irá decepcionar a população e a classe, que saberá também responder a isso, pois ninguém em sã consciência pode manter este seretário mais um ano.

      Espero que o Ruy e o prefeito tenham de fato um entrosamento de respeito e considerção com a população.

      Excluir
  53. Dona Leila,
    Eu não conhecia o seu blog. Um dia pesquisando sobre Mangaratiba, ele apareceu como opção de pesquisa. Comentei sobre ele no EP da escola para socializar com os colegas e a diretora me disse que esse assunto não poderia ser tratado na escola porque o governo proibiu. Essa proibição do governo é ridícula. Por que os problemas internos não podem ser tratados em redes sociais? Ainda é a melhor maneira de se resolver as coisas erradas ou nas redes sociais ou na televisão. Os pais que deveriam fazer isso também porque se eu tivesse filhos estudando numa escola daqui eu já teria feito o mesmo que esses professores estão fez. Parabéns professores, ainda bem que ainda tem gente que se importa com os problemas que afetam a sociedade, que esperança temos de uma sociedade melhor com uma situação assim? Nenhuma. Esse prefeito também, vou te contar viu. Nem sei se quero trabalhar aqui no próximo ano. Meu salário é tão pequeno que vou ver se acho alguma coisa mais perto da minha casa e tirar uma licença. Se brm que eu gosto muito da escolinha que eu trabalho. Apesar de abandonada, as pessoas de lá são muito boas e sei que o meu trabalho ajuda muito a escola.

    ResponderExcluir
  54. Ops! Desculpe a falha. Acima leia-se que esses professores estão fazendo. E Se bem que...
    Eu e essa mania que tenho de não revisar.

    ResponderExcluir
  55. Espero que secretários como esse não continuem, nossa educação já vem sofrendo muito, a desvalorização da intelectualidade tem que terminar logo, a Educação de Mangaratiba pede socorro urgente. Infelizmente dependemos de pessoas despreparadas para gerenciar o bem público, esse caso é um grande exemplo!!!

    ResponderExcluir
  56. Leila, não vejo a hora de você dar o prêmio do blog para este Secretário. Quero ver bem estampado o prêmio, que realmente é dele, que pertence a gestão dele, o PRÊMIO PEIXE PODRE COM BANANA 2013/2012. Este sim ele merece com todas as honras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão concorrendo este ano com uma deslavada vantagem sobre os demais.... o secretário de educação e o ex de obras....

      Excluir
  57. QUERIDA LEILA, SOU SUA SEGUIDORA, RSRSRS...E TENHO QUE JOGAR A MERD. NO VENTILADOR!!!
    SOU PROFESSORA E DIGO QUE NUNCA FUI TÃO MASSACRADA COMO AGORA.
    DOU AULA PARA ACELERAÇÃO, PROJETO DO QUERIDÍSSIMO DEVANIL...OS ALUNOS ESTUDAM DAS 7H ÀS 16H SEM RECURSO E APOIO PEDAGÓGICO NENHUM!!!
    AS PÚPILAS (COORDENADORAS) DO PROJETO DELE SÃO INCOMPETENTES, NÃO SABEM DAR UMA AULA E AINDA EXIGEM COISAS ABSURDAS E HUMILHAM OS PROFESSORES!!! NO INÍCIO DO ANO, OS ALUNOS ESTUDAVAM EM SALAS SEM VENTILADORES, SEM QUADROS E CARTEIRAS, NÓS USÁVAMOS UM MESÃO DO REFEITÓRIO PARA DAR AULAS...
    E DIGO MAIS, NÃO RECEBEMOS O 13O DA ACELERAÇÃO!!! O IMPOSTO DE RENDA E A PREVIDÊNCIA SÃO DESCONTADOS!!! KDÊ O 13O SENHOR SECRETÁRIO? NÃO VIMOS A 1A PARCELA!!! SERÁ QUE PAGARÃO TUDO EM DEZEMBRO? DIFÍCIL!!! TENHO OUTRAS DENÚNCIAS A FAZER...MAS FAREI NO TEMPO CERTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denuncie ao Ministério Público, assim eles acordam. Fórum de Mangaratiba, Praia do Saco, ao lado da Delegacia.

      Excluir
  58. Loucura, loucura. Esses são os bastidores da gestão desse doente. Criou esse projeto para beneficiar a sua trupe e usa os alunos na sua farsa. Essa aceleração não passa de uma forma camuflada de empurrar os alunos que ficam anos reprovados e tornar as escolas imaculdas e arianas, perfeitas... Como ele se sente. Coisa de _ _ _ _ _. Quem está de fora até acredita que a educação acontece. Como é possível que alunos que estão com distorção série/idade de dois ou mais anos, sem nenhum recurso pedagógico, faltando o básico nas escolas, passando fome, (Nossos alunos da aceleração passam fome: embora o horário deles seja integral, eles não são contados duas vezes para a merenda. Recebem a mais um lanche, geralmente, biscoito e suco)Como podem esses alunos, nessas circunstâncias tão adversas adquirirem conteúdos de duas séries em um ano? Também trabalho na aceleração e te asseguro que é IMPOSSÍVEL. Mas a maioria passa de série porque essa é a ordem da secretaria: fazer a fila andar. Mascarar a nossa incapcidade de resolver, empurrar a sujeira para debaixo do tapete. Também acho que isso seja caso de Ministério Público. Mas será que alguém tem interesse de resolver isso? Ele é tão ardiloso que em troca do silêncio dos professores nessa farsa, faz o pagamento dobrado dos professores e dos seus amigos que formam a coordenação de aceleração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absurdo dos absurdos, como não ficar indignado com esta situação, como não sentir vergonha de viver em uma realidade desta? Onde está o dinheiro dos impostos pagos pelo povo? Aluno passar fome é demais. Onde está o interesse por um município melhor? Onde está o Prefeito que deixe esse louco fazer o que querr?? ?Onde está a Justiça brasileira? E os "dignos politicos" mangaratibenses, não têm olhos para ver esta covardia? Gente, será que ninguém pensa na Justiça Divina?

      Excluir
    2. Direção da escola e secretário de educação, esses sim, deveriam ser afastados e processados por submeterem todas essas crianças a essa condição e situação!!!

      Excluir
    3. É verdade, anônimo acima. Mangaratiba continua com o poder do coronelismo. Sabe com quem está falando? Tanto o prefeito quanto o secretário de educação deveriam ser exonerados. Expor os alunos a esta situação humilhante é no mínimo indecente, imoral, vergonhoso. Certamente seus filhos são levados para suas escolas em carros oficiais pagos pelos pais destas crianças expostas a este constrangimento. Não se lembra que são nossos funcionários, recebem salários com o dinheiro deste povo que eles fazem questão de constranger. ACORDA MANGARATIBA! EXONERAÇÃO JÁ PARA ESTE SECRETÁRIO!!!!

      Excluir
    4. O projeto de Aceleração não é uma criação do Sr. Devanil, ele não teria capacidade para tal. Só para esclarecer o projeto de aceleração foi criado pela SEEDUC, Secretaria do Estado do qual este dito é funcionario, só que com a pouca capacidade de entendimento que tem o transformou em um projeto decadente, para justificação da falta de empenho. O projeto poderia sim dar certo se fosse aplicado corretamente, tanto na SEEDUC como na SME, mas acredito que o secretário em questãonão sabe o que é gestão competente e nem tem inteligencia para desenvolver projetos de gestão qualificada.Só sabe fazer intrigas e demonstrar sua falta de Educacção Geral!

      Excluir
    5. Que história é essa que professor da aceleração recebe o dobro? Alguém pode me explicar isso? Que lei é essa? Existem dois salários diferentes para professor?

      Excluir
    6. Anônimo das 16:10, talvez tenham se expressado mal, pois vc está com a razão. O projeto é bom e deveria atender as necessidades para diminuir as defasagens, mas não funciona e creio que são pelos motivos que vc tão bem explicitou.

      Na verdade são muitos os projetos e normas que deveriam funcionar e só não acontecem por falta de capacidade de gestão e de "vontade" de aplicação correta.

      Os conselhos são assim, os projetos em geral ficam só no papel ou são feitos de forma leviana para que se noticiem ou então somente uma UE consegue realizar... isto se chama indolência de gestão...fingem que trabalham e nós acreditamos que está tudo bem!!!!

      Excluir
  59. Voltei ao Êta lelê!!!!!!

    Gente, quando fiz esta postagem, não esperava que as manifestções fossem tantas...parece uma panela de pressão pronta para estourar...

    Diante disso, espero que o prefeito, o vice eleito e todos que se comprometeram com Mangaratiba, tomem as devidas providências, sob pena de jogarem a educação de Mangaratiba para o fundo da lama e com isso, sofrerem a maior rejeição política de uma classe que já não aguenta mais...

    E os reflexos desta má gestão, estarão nas ruas, com seus jovens vivendo o nada educacional, com seus educadores sem o menor objetivo pensando que educação de merda merece esta população...

    Faço aqui meu apelo sincero ao Prefeito e ao Dr.Ruy, em nome dos pais, alunos e profissionais da educação...

    Quero acreditar em dias melhores para Mangaratiba!!!! E assim, aderir aos 13.0000 votos de confiança que eles receberam nas urnas!

    ResponderExcluir
  60. LEILA CASTRO, LEIO SEMPRE AS POSTAGENS DE SEU BLOG.
    SOU SUA FÃ! ACREDITO TAMBÉM QUE, ATRAVÉS DE SUA AJUDA DIAS MELHORES VIRÃO PARA MANGARATIBA!!!
    PARABÉNS VOCÊ É ILUMINADA POR DEUS!

    ResponderExcluir
  61. PREFEITO E VICE PREFEITO!
    FORA COM ESTE SECRETÁRIO SEM EDUCAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  62. E teremos em 2013 um SER CRETÁRIO ded obras "COM 2º GRAU", MANDANDO NUM eNGENHEIRO COM 3º GRAU, gente nada haver, nada a ver!!! esse é o preço de votar com o homem na camara!!! reflexo da educação. na politica valle tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem segundo grau? Jurava que le era analfabeto.

      Excluir
  63. NOS QUE VOTAMOS NO 55 DEVERÍAMOS ESTAR MUITOS "SATISFEITOS COM AS ESCOLHAS DO ILUSTRÍSSIMO PREFEITO E SUA BELA TRUPE"...MAS AINDA NÃO ESTAMOS!PELO CONTRÁRIO DECEPCIONADOS!
    QUE PONHAM A CABEÇA NO TRAVESSEIRO E PENSEM BEM E RELEMBREM TODAS AS PROMESSAS DE CAMPANHA...
    VAMOS COBRAR CADA UMA DELAS...
    PREFEITO NÃO ENVERGONHE SEU NOME!
    FAÇA CUMPRIR O QUE FOI PROMETIDO AO POVO! NOS MERECEMOS SER RESPEITADOS. A COMEÇAR PELA EDUCAÇÃO, RETIRANDO ESSE DITADOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc! Eu tenho certeza de que vcs que votaram no 55 devem ter esperança, pois até os que não votaram desejam viver em paz e viver em um município onde se respire desenvolvimento e tranquilidade para seguirmos em frente!

      Excluir
  64. KKKKKKKKKKKKKKKK..........

    ResponderExcluir
  65. Penso q todos deveriam procurar o prefeito, o vice e quem sabe até ao secretário para tentarem resolver os problemas em questão. Ou vcs querem o retorno da ex secretária?
    É melhor consertar o q está, do que ganharmos um Secretário pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é a ex-secretária, afinal, ELA fez o que era possível para o momento e quando não deu mais, pediu para sair.

      Como algo pode ficar pior do que está? Este não tem conserto, pois suas atitudes são firmadas por conceitos que ele carrega como profissional e e como pessoa. Não se conserta defeto de fábrica.... seria necessário um Recall e acho que não teríamos peças de reposição de caráter e de competência....

      Excluir
  66. Secretário pior??? Acho difícil. Aquele cara que tá lá é um verme. Ele está acabando com a educação das escolas. Ninguém mais tem vontade de trabalhar nessa cidade. Estão até antecipando as férias porque ninguém tem vontade de trabalhar mais nas escolas. Estamos só cumprindo horário.

    ResponderExcluir
  67. caraca tá bombando! Este secretario deve se uma boa merda mesmo, com tantas postagens... Será que prefeito ou o vice estão lendo estas postagens. Se lerem verão que todas as postagens confirmam um mesmo perfil deformado deste secretario. Espero que tomem provdencias!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!