domingo, 2 de dezembro de 2012

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência...


No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, mas é dia também  de atuar no atendimento e na defesa de direitos dos portadores de necessidades especiais, promover a inclusão, a reabilitação e a capacitação de pessoas com todo tipo de deficiência. 

Todos falam  a respeito dos direitos e necessidades das pessoas com necessidades especiais, mas de fato pouco se faz para contribuir para que os obstáculos para sua aceitação e participação na sociedade de fato deixem de existir.

As cidades não se preparam arquitetônicamente, falta de formação e informação de profissionais e, ainda tem-se que conviver com o preconceito, que  ainda os excluem de papéis e posições de suas verdadeiras potencialidades.

Se discute tudo, desde o cumprimento de cotas para os portadores de deficiência no mercado de trabalho, direito social típico e que é resguardado pela Lei 8.213/91, até a inclusão nas escolas...

A Lei 8.213/91 prevê cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho e estabelece que toda empresa com mais de 100 funcionários deve destinar 2% a 5% (numa escala crescente, proporcional ao número de funcionários) dos postos de trabalho às pessoas com deficiência. Considerando que o trabalho tem importante repercussão na vida de todos os indivíduos e é apontado como atividade fundamental para a realização pessoal, desenvolvimento da autoestima, interação social, sentimento de pertinência e capacidade, bem como construção de identidade e autonomia, as políticas públicas têm dado especial atenção às propostas que buscam promover a participação e inclusão dos indivíduos com deficiência no mercado de trabalho.
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Entretanto, é fundamental a colaboração mútua entre empresas e governos, objetivando-se a construção de sociedade mais justa e igualitária, por meio da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.


Mas, para se chegar ao patamar de inclusão no mercado de trabalho, passamos antes pela Educação e a inclusão de fato dos portadores de necessidades especiais. E isto, nos remete as instalações escolares, aos profissionais da educação, a acessibilidade no transporte e a queima de preconceitos que envolve todo este processo.


Então..... lá vamos nós para o assunto de sempre.... Educação plena, ampla e irrestrita é tudo que precisamos para vivermos as igualdades de oportunidades e desenvolvimento social que tanto necessitamos!!!!


E Mangaratiba, como caminha neste processo?

4 comentários:

  1. Leila, boa noite, sou aquela leitora que foi a única que lhe mandou uma mensagem de apoio, conforto e solidariedade, quando você postou o seu desabafo, a respeito do seu sofrimento pelo falecimento da sua querida mãe.

    Naquela ocasião, eu me lembro que foi em 13 de Outubro, eu lhe disse o seguinte " quando é para fazer fofoca, para falar mal dos outros, para levantar boatos, todos postam mensagens, mas quando é para ser solidário, amigo e etc., ninguém escreve sequer uma linha; porque a dor da gente não dói nos outros.

    Na sua postagem anterior, como era para "malhar o Judas", acho até que com razão, foram mais de 100 comentários. Nesta, que você postou tem mais de 24 horas, nenhuma.

    Ninguém reclamou que aqui em Mangaratiba, as escolas não são preparadas para deficientes, que os ônibus também não, nada disso importa, quando o problema é dos outros, e não nosso.

    UM ABRAÇO.

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  2. Mas, vamos tentando, tentando até o dia em que esta mentalidade vá se modificando...até conseguirmos perceber que o bem estar comum, depende de nossa participação, solidariedade e percepção de que não podemos viver segmentados e só olhar para o problema em que somos afetados diretamente... isto é no mínimo burrice!

    Ninguém é uma ilha isolada do continente da humanidade.

    Obrigada novamente por seu comentário!

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  3. O problema, cara anônima, é que brigar cansa. Brigamos tanto na postagem anterior que acabamos sem fôlego. Claro que sabemos que Mangaratiba ainda está muito aquém das necessidades das pessoas especiais. São professores ainda se adequando, escolas ainda inadequadas e cidade menos ainda. Cabe a nós sempre lutarmos pelos nossos direitos. Não vou comentar muito, mas conheço professores dedicados, conheço escolas que desenvolvem um trabalho bacana com as crianças especiais, com currículo adaptado e plano de trabalho. As crianças frequentam turmas regulares. Em Mangaratiba? Sim, em Mangaratiba. Mas nem tudo são flores, ainda precisa acontecer em todas as escolas da rede.

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  4. Sim!!! Mas, precisamos de inclusão de fato e não introdução...

    Crianças que sejam inseridas e de fato participem e não fiquem jogadas nas escolas sem atividades e acompanhamento adequado. Também necessitamos de adaptações para os estabelecimentos de ensino. Também é indispensável acapacitação de TODOS os profissionais da rede, não só os professores... aliás, esta capacitação não é só para atender os elunos especiais, mas para atender a educação como um todo....com inspetores, merendeiras, serventes e todo profissional devidamente capacitado para trabalhar com educandos....

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