sábado, 29 de dezembro de 2012

Prêmio Ramalhete do Peixe com Banana 2012

Está chegando a hora da premiação do Peixe Podre com Banana 2012... e lá fui eu rever as postagens, emails, escutar pessoas, colocar em prática mais uma vez, a única forma de protestar que tenho...

E aconteceu que este ano, foi muito pior que os dois anteriores!!!!! Eram muitos candidatos para as categorias e ficou muito difícil premiar os destaques.

Vejam, na categoria de pior Vereador.... quem seria pior? Os que debandaram do apoio ao executivo aos 45 minutos do 2o tempo ou  os que aderiram ao governo já na prorrogação? E aqueles que são apenas peças para fazer "volume" contra ou a favor? Aqueles que foram sempre vereadores coadjuvantes?
Ficou muito difícil!!!!

E na categoria pior secretário????? Caramba! Esta ficou complicada.... com o Secretário de Educação lutando com todas as suas armas para  ganhar do Secretário de Saúde.... e vejo que ganhou de lavada, mas temos outros que concorreram pau a pau, como o Secretário de Obras guloso!

E o distrito mais poluído? Muriqui  já ganhou por dois anos seguidos e Itacuruçá veio mandando vir este ano.
E o desadministração de distrito???? A Serra abandonada veio reivindicar seu prêmio com maestria e encontrou Itacuruçá na disputa com Muriqui.

E o Posto de Saúde mais deficiente..... todos concorreram!!!!!!!!!!!!!!!

Desqualificação? Sérgio Garrido mandando ver e a loirinha da educação partindo com tudo para a briga... a camaleoa mesquinha.

E o mico do ano???? A CPI que tinha tudo para ser perfeita e virou uma pizza de banana, mas a eleição em si, já foi um mico com o "me engana que eu gosto" que  tivemos que viver com os votos anulados...

A categoria "morreu e não percebeu"...... muitos vereadores que irão sentar na cadeirinha de espera por longos 4 anos, articulando uma forma de derrubar  os que assumirão em 2013. Mas, tivemos também, a queda  de um clã que não vai descansar até ressuscitar.

E o pior fornecedor? Continuam os fornecedores que abrem outras empresas, como a Locanty, que agora tem outro nome ou a prática da Home Bread que vai de lá para cá com tantas empresas filhotes... sem esquecermos da empreiteira mãe.... aquela que faz obras a preços vindos do outro mundo e a empresa que forneceu em 2011, milhares de itens que não cabiam no almoxarifado, a MC Engenharia....


E por isso tudo, fiz o caminho inverso e pensei em oferecer de fato, com minha admiração, o prêmio Ramalhete para alguns destaques deste ano:




Premiação de 2012!!!!!!!!!!

Pessoas premiadas:
1) Vereador Gustavo Busse - Foi atuante e exerceu seu papel de vereador este ano, firmando sua obstinação acima do processo eleitoral. Parabéns!
2) Vânia Nunes - Decidida e mesmo sofrendo todo tipo de represálias, lutou por uma classe que já não sabe mais a que veio, com raríssimas exceções. Ética e respeito é sua marca!
3) Diretores da Escola Municipal Ibicuí - Com firmeza e silenciosamente levam a educação com compromisso e respeito aos educandos e a comunidade, um oásis na educação sedenta de Mangaratiba. Deveriam ser exemplo para as demais unidades!

 E com minha eterna admiração...

 4) Célio da Tigresa - Homem de valor que botou sua saúde e sua dignidade à serviço de um ideal.

28 comentários:

  1. Brilhante sua postagem amiga Leila,concordo com tudo que vc colocou ,tanto nas críticas quanto aos elogios ao que deu certo...
    O que nos resta é a esperança de mudanças...
    Feliz ano novo pra vc e que em 2013 vc continue abrilhantando nossa vida criticando enfim,nos mostrando o que acontece nos bastidores dessa podridão que se tornou a gestão de nosso município.

    ResponderExcluir
  2. Realmente vc é uma comédia, Vania Nunes e Gustavo... É de morrer de rir... São ótimos e prova disso será um ano de 2013 c pouco trabalho p eles. Que vai ser bom, pois terão tempo p pensar no q fizeram p perder a eleição titia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Depende do ponto de vista... tudo é uma questão de ótica... vc sabe um pouco de física, não é?

      Não ser eleito, não significa fracasso, significa por qual ótica estamos observando... se o "grande barato", ou a demonstração de que se é o "bicho" for eleição... então eles serão de fato pessoas que não se enquadram em sua forma de viver... porém em meu ponto de vista, a eleição só nos demonstra o quanto se engana a população e o quanto a população caga e anda para qualidade, ética, inteligênia e capacidade... para vc, talvez sucesso seja nepotismo, seja usurpação, seja ostentação, seja não compromisso com suas funções, seja ter a máquina pública nas mãos, não ser dono de suas próprias opiniões, ter que pedir desculpas aos governantesaté por ter gazes...

      E a titia, com toda certeza, está mais feliz por eles terem "perdido" a eleição do que se eles tivessem ganhado e neste exato momento estivessem tendo que aturar os sorrisos idiotas, estivessem carregando as pedras para construir os templos de um clã, que já nasceu com erros congênitos e hereditários... doenças da alma e de caráter.


      Otários seriam, se na ganância de se dar bem, estivessem sendo piada de um grupo que diz que tampam o nariz e usam as pessoas para sustentar suas mazelas. E isto vale para os secretários, vereadores e qualquer um que se submete a esta nojeira.

      Amigo, tudo é uma questão de ponto de vista ou conceitos...

      Excluir
  3. acho que este blog merece respeito,vania nunes e uma profissional competente tanto que foi escolhida pelo senhor prefeito para ocupar o cargo de secretaria , porque sera que foi exonerada? quanto ao ex vereador gustavo esta cidade vai demorar para ter um vereador serio,consciente do papel de um legislador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exonerada por sua prórpia escolhha. E tornou-se um desafeto por vir candidata a vereadora, o que não era admissível se não fosse para fazer base para os escolhidos do prefeito. Sua capacidade em ter vontade própria, fez dela um desafeto por não se submeter a compactuar com o que fugia a seu compromisso com a educação.

      Excluir
    2. Quanto ao Gustavo, continua sendo o mais capacitado dos ex vereadores. Quem perdeu foi Mangaratiba!

      Excluir
  4. celio da tigreza sem comentario pessoa integra e honesta fez a sua escolha para apoiar para prefeito porque queria o melhor para o municipio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Célio acreditou e errando ou acertando, fez o que achou correto e te garanto se estiivesse por aqui, manteria a dignidade e não correria para os braços do governo atual, até que acreditasse que poderia ser bom para Mangaratiba.

      Isto é ter dignidade e conceitos próprios, mesmo que sejam contestados.

      Excluir
  5. Escrevo neste blog por acreditar q ele é democrático, logo acredito q o prefeito tem errado e muito em suas escolhas, porém certamente ele ainda era a melhor opção para Mangaratiba. Leila, querida sei da sua admiração e respeito pelo Gustavo e "principalmente" da sua veneração ao trabalho da Vânia, chega ser emocionante, quanta lealdade, deixa de ser uma admiradora ao seu trabalho e passa ser uma torcedora fiel, talvez nos mostrando que alguém mesmo nos dias atuais consiga chegar a perfeição, sem falhas e sem devaneios. Ih, essa palavra ñ pode!!!! Rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe, nenhum deles é perfeito, como nenhum de nós também não é.

      O que quero partilhar com vcs é a coerência desta pessoas e a vontade fazer dar certo, mesmo quando erram...

      A Vânia tem defeitos e por alguns deles está tendo as consequencias... a escolha da equipe da SME, foi um de seus maiores erros... outros, foi a condescendência com a classe, avaliando mal os educadores, acreditando que unindo e lutando por eles, teria um feed back bem melhor do que eles são capazes de entender...

      A classe de educadores é desunida e de certa forma, com desvios de conduta que foi incentivado por anos de uso por parte dos governantes... eu pessoalmente, não creio mais que tenha solução...

      E com equipe que olha primeiro seu próprio umbigo, não se faz milagres grandiosos, talvez pequenas dádivas... mas, continua com todo meu respeito e admiração, pois vi, acompanhei e dividi diariamente seu empenho nos 13 meses de gestão.

      Excluir
  6. Pois é, o fato é temos tudo o q plantamos e penso q a ex secretária tenha aprendido c a lição e o melhor é esperar. Da mesma forma q gostaria q toda a equipe também aprendesse, a ser humilde, verdadeira, sincera, coerente, enfim que respeitassem o outro.
    Já nem lembro quem foi a última Secretária(o) q nos respeitou pq a Indira era uma grossa, A Vânia nos olhava c desprezo e....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como informação: Indira nunca foi Secretária de Educação.Ela era gerante administrativa. A Secretária era a professora Monica.

      Excluir
  7. Olhe,toda vez que vi a Vânia se referindo aos educadores, foi com respeito e acreditando que a qualidade começa com o amor próprio que se deve ter, mas toda vez que esbarramos com os educadores, só os vemos solicitando melhores condições salariais ou melhores condições "pessoais"... nunca vi educadores, brigando por melhores condições de trabalho, ou reivindicando com veemência melhores condições para o educando.... isso também deve ser repensado, pois acabam sendo desrespeitados por todos, inclusive passam a ser simples massa de manobra...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Diretores da Escola Municipal Ibicuí, conheço os dois. Excelentes, profissionalismo e dedicação em primeiro lugar. Diretor Delson, exemplo de sabedoria e compreensão, parabéns e obrigada por ser tão humano... Quanto ao trecho "A classe de educadores é desunida e de certa forma, com desvios de conduta que foi incentivado por anos de uso por parte dos governantes... eu pessoalmente, não creio mais que tenha solução..." Sou educadora, porém faço das suas palavras as minhas palavras... Infelizmente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes dois Diretores e toda a equipe são exemplos que deveriam ser divulgados...

      Excluir
    2. A escola de Ibicui é um oasis. Poucos alunos, bons professores, familias atentas. Isso facilita muito nosso trabalho. Pequenina e boa de ver como um todo.
      Escolas devem ser avaliadas de acordo com a demanda que têm. Não podemos comparar a escola de Ibicui com o CIEP por exemplo. Podemos sim comparar com a da Serra sendo que lá o difícil acesso afasta alguns professores.Não podemos afastar essas interferencias pois as pessoas precisam trabalhar para sobreviver e dar condições aos seus.
      Parabéns à comunidade escolar de Ibicuí. Parabéns a todos que em suas turmas fizeram com que seus alunos evoluíssem.

      Excluir
    3. Claro que não podemos comparar grandezas diferentes...

      Mas, podemos encontrar soluções que se adequem ao universo de cada comunidade. O que se pode dizer no caso de Ibicuí é que existe empenho, diagnóstico da população atendida e por fim abordagem correta... isto é gestão!!!

      O que soluciona é a formação do gestor que sabe que precisa encontrar soluções próprias para a realidade que o cerca. Sem fórmulas padronizadas e colocando na gestão o envolvimento pessoal e profissional.

      Excluir
  10. Leila vc é profossora ou conviveu com a classe de alguma maneira, para avalizar o trabalho da vânia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas coisas.... sou professora e convivi com a classe de "diversas" maneiras...como usuária, como cidadã participativa em conselhos (não só no ano da gestão dela), como amiga pessoal de várias "Educadoras" e conviví também com o lado escuro da classe.... os acostumados, os desencantados, os cobrados, os mal formados....

      Excluir
    2. Dando aula também? Você deu aulas? São informações fundamentais para que possamos saber como você avalia um educador.
      A professora Vânia foi um péssimo exemplo para aqueles que dão aulas. Vivia reclamando, falando mal dos aluno. como gestor também mostrava uma grande frustação por ser professora. Queria outro cargo, falava com os alunos de maneira grosseira.
      Ela me deixou uma impressão péssima.
      Não podemos achar que apenas por ser professor seremos representantes dos educadores. É um caminho mas não o único. É preciso antes ser uma pessoa de respeito, com a qual a classe se identifica. Ela teve a oportunidade e ver que não tem essas qualidades segundo o eleitor.
      Talvez tenha sido sua participação no governo anterior quando usufruiu de todas as possiblidades e depois literalmente "cuspiu no prato que comeu" se comportando de modo debochado, cínico e até vingativo com pessoas com as quais conviveu.

      Excluir
    3. Desculpe, mas não entendi o seu comentário.

      Me mostre em que momento estes fatos ocorreram, pois talvez o contexto seja imprescindível para podermos debater estas citações.
      Quando vc diz que ela falava mal de alunoS.... só vejo e escuto "educadores" em geral, sendo sinceros e reclamando de seus alunos e por vezes até de forma leviana, mas de qualquer forma como desabafo, pois quem for sincero sabe que está muito difícil a convivência dentro de uma sala de aula por inúmeros motivos que vão desde a completa desordem nos conceitos que regem a relação professor e alunos, passando por um descaso de alguns diretores e da própria secretaria de educação que faz dali um curral eleitoreiro sem regras e normas que poderiam impedir os privilégios e os conchavos.

      Outro ponto em questão é a sua análise quanto a ser gestor, para isso te pergunto, assim como vc fez comigo, o que conhece de gestão para podermos aprofundar o debate..

      E fica mesmo complicado quando vc parte para coisas sem fundamento para sustentar sua argumentação como "cuspir em prato que comeu" ou análise de frustRações... agora, percebo claramente que vc não fala em resultados ou conduta rígida.... talvez vc seja alguns dos acostumados... e que a regra que conhece é de um micro universo educacional que parou no tempo... Mangaratiba só agora começa a romper as barreiras das montanhas verdejantes e se conecta com o restante do mundo.

      Excluir
    4. a Leila Castro e Vânia Nunes faz-me lembrar do livro"O Médico e o Monstro",são a mesma pessoa com dupla personalidade.Por isso a proteção exacerbada para com Vânia Nunes.Coisas de quem tem tempo para administrar blog,pois está fora de sala de aula.

      Excluir
    5. Pode ser... quem sabe? E se for um caso de possessão? Ou alguma coisa mais tensa como a narrativa de "Almas divididas". Não sei... só sei que vc me fez rir um pouquinho.

      E vc já leu o livro "Fazenda Modelo" de Chico Buarque?

      É muito legal... uma novela pecuária que nos faz refletir...

      Excluir
  11. Então, mais uma vez parabens.

    ResponderExcluir
  12. Essa Vânia Nunes tem problemas mentais sérios,onde estão os psiquiatras desse município que ainda não internaram essa mulher!!!

    ResponderExcluir
  13. Estes psiquiatras estão estudando os casos de anencefalia rara que fazem com que as pessoas consigam viver muitos anos sem seus cérebros, respondendo em blogs e trabalhando em Mangaratiba...

    Alguns até se arriscam em opinar sobre enigmas de quem é quem... rsrsrsrs!!!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!