sábado, 5 de janeiro de 2013

Introspectiva expectativa 2013

E 2013 chegou!!!!

Com força, com reação e cobrando ao ser humano um posicionamento bem claro quanto ao que queremos para nós daqui por diante.

Surpresos? Eu não estou!

Quem não consegue estabelecer um paralelo entre responsabilidade social e a ambiental, jamais entenderá que mudanças gritam dentro de nós. Isto em todo mundo...mas, como creio que o meu mundo começa aqui, em Mangaratiba, é neste micro universo que reflito e que me traz uma amostra do quanto somos passivos demais e indolentes demais.

Quando reclamamos das políticas públicas, mas agimos na hora do voto como se satisfeitos estivéssemos, estamos sendo indolentes e egoístas burros que não possuem capacidade de interligar nossa passividade com as consequencias das más escolhas. E depois, logo após o voto? Fazemos algo? Incentivamos ou cobramos de fato ação dos eleitos? Que nada! Continuamos com a lenga lenga de choramingar como vítimas tolas de algozes que criamos!

Ah! Mas, os fenômenos da natureza acontecem e não é culpa de ninguém....claro que não! Só as consequencias!

Se existem construções em área de risco, se não existe dragagem dos rios, se não existe um planejamento urbano, se não existe educação ambiental nas escolas,  se não existe uma defesa civil com efetivo suficiente, e que não participam de encontros de capacitação como o que ocorreu em Angra dos Reis em 2012, se não existe responsabilidade social da empresas que por aqui aportam, se não existe um planejamento turístico que saiba receber bem, mas que saiba exigir respeito a preservação do meio ambiente, se não existe legislação para a exploração de espaços públicos de forma ordenada com responsabilidade na concessão destas licenças, se não temos políticas públicas preventivas, se não temos ao menos iniciativas populares que formem novos conceitos de cidadania, será com toda certeza sempre assim....

Choques de ordem que funcionam a meia boca, pois faltará efetivo e incentivo para continuidade.



Praias poluídas, impróprias para banho e com escassez na pesca.



Insustentável convivência dos munícipes com o "turista", visto que tendemos em culpá-los por nossa negligência, gerando insatisfação naqueles que pagam seus impostos, trabalham e que geram renda em nosso município, pois dividimos com os turistas nesta época, nosso precário sistema de saúde, nosso direito de ir e vir em transportes que já não atendem a demanda fora da alta temporada, ficamos a mercê da falta de luz e da falta de água que ainda perdura neste quinto dia do mês de Janeiro. 

A verdade é que nós, de Mangaratiba, por nossa  decisão e vontade, nos transformamos no limbo turístico do Rio de Janeiro!

Somos mal educados e primatas sociais, pois ainda não percebemos que a natureza não é algo exterior, somos parte integrante dela. E que nossa omissão com relação ao desenvolvimento que é necessário, nos faz menor como população.


Assim, em 2013, não farei a retrospectiva de 2012, só cabe a "introspectiva" "expectativa" para este ano que se inicia de forma messiânica nos apontando o caminho, ou melhor, o desvio que devemos tomar para poder religar o desenvolvimento social ao ambiental, gerando conforto e expectativas de tempos melhores para os "novinhos", os "velhinhos" e os "madurinhos" de Mangaratiba!


Que venha participação, ação, reflexão e coragem em perceber que querendo nós, eles farão!

11 comentários:

  1. Leila, mesmo não te conhecendo te admiro pelas suas palavras,você escreve exatamente o que nós gostaríamos de ler.Essas enchentes que acontecem todo ano em vários Municípios é a falta de infra- estrutura que neles existem, casas em lugares impróprios que as autoridades permitem que façam, começam devagarinho quando se vê já virou uma comunidade.Não descartando a

    degradação das florestas,e não é só casa de pobre que cai não de rico também.Você falou tudo, está de parabéns pelas suas palavras.

    ResponderExcluir
  2. ...evitar a tromba dagua é impossivel, mas se prepar com infra estrutura seria o ideal, para amenizar os estragos materiais, familiares e sociais, infelizmente não é o que vemos, acontece de ano em ano e em muitas das vezes não chega com força total, por isso os guvernantes acreditam que no proximo ano possa ser diferente e aí começam a brincar com o dinheiro público que seria para a educação, a saúde que está pedindo socorro e para as obras, como aconteceu aqui sendo alvo de investigação do MP, tendo a firma de engenharia como uma DELTA de mangaratiba, "que não pode ser investigada" sei lá quem é o dono, mas é gente grande abocanhando o dinheiro super, hiper e mega faturado das obras e em todos os atos que envolvem o dinheiro publico sem dono, como eles falam. É sim lamentável, porém uma realidade triste, principlamente para os mais necessitados que pagam um preço caro por serem induzidos pelos políticos a invadirem determinadas áreas de risco em troca de votos sem compromisso algum com a vida humana, brincando com a desgraça anunciada de muitas famílias, estamos vendo por todos os bairros de mangaratiba, mas que bastará o sol nascer para a praça voltar a florir !!! OS URUBUS ESTARÃO DE PRONTIDÃO PARA ATACAREM OS COFRES PUBLICOS NAS OBRAS SEM LICITAÇÃO E FISCALIZAÇÃO !! QUE AVANCEM SEM PENA NEM DÓ.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto votarmos em políticos que só conhecem o frio do ar condicionado, a fome de ouvir falar e o trabalho de receber o dinheiro fácil, estaremos condenados, enquanto eles se divertem com a miséria de quem precisa sobreviver da irresponsabilidade !! E na posse ele anunciou seu candidato " Dr ruim" o patricinho daqui de muriqui.

    ResponderExcluir
  4. Então voltamos a estaca zero.... os responsáveis somos nós como eleitores e como formadores de opinião...e como cidadãos plenos que exercem também suas responsabilidades sociais como o voluntariado, por exemplo.

    Não precisa ser desfavorecido financeiramente para poder ter boa conduta social, basta ter formação social e de caráter.

    ResponderExcluir
  5. concordo com os anonimos e com vc tbleila

    ResponderExcluir
  6. Enquanto o nosso municipio afunda-se em lama, agua e tristeza, o prefeito esta na ilha jardim enchendo a cara e fazendo churaasco durante todo o final de semana, ainda bem que não votei nesse safado, mas sofro as consequencias como todo mundo. Sera que não ha ninguem que possa tomar uma atitude contra esse sujeito irresponsavel que ocupa uma cadeira de máxima responsabilidade? serão os piores 4 anos de Mangaratiba.

    ResponderExcluir
  7. Chegamos ao cúmulo de vender DEUS nas pregações ! Os melhores empregos do mundo, PASTOR E POLÍTICO, como podemos observar no crescimento patrimonial dessas duas empresas comerciais, sem generalizar é claro, kkkkk. veja o patrimonio do AA, do CHACHA, do CACA, do LULU, e tantos outros vereadores que antes andavam de um lado para o outro contando os passos e hoje desfilam de cabelça em pé como se ninguem conhececem o historico pessoal. mas falando em elevação patrimonial será que alguem vai devolver ou prestar conta de cm conseguiu viajar tão alto ???

    ResponderExcluir
  8. estamos mais ferados! tio e prefeito e o sobrinho presidente da camara de veriadores e veriadores cendo manipulados pelo o sobrino como vai ser durantes esses 4 anos?

    ResponderExcluir
  9. Estamos ferrados sim. E so verificar cargos e grau de parentesco: prefeito com presidente da camara, secretaria bindeca,procurador,secretario humberto vaz,presidente do instituto jose miguel,ainda dizem que na educaçao vai a primeira dama da camara.Acho que esqueci os parentes e quase parentes do segundo escalao.

    ResponderExcluir
  10. OI LEILA BOA TARDE,ASSIM ESPERO.
    QUERO PEDIR DESCULPA DE NÃO PODER ESTAR AO LADO DAQUELES QUE REALMENTE PRECISARAM, FELIZMENTE PARA MIN EU ESTAVA EM OUTROS DISTRITOS TENTANDO LEVAR UM POUCO DE AJUDA E APOIO MORAL, POIS ESTAVA MUITO DIFÍCIL DE FAZER ALGUMA COISA , A QUANTIDADE DE AGUÁ ERA ASSUSTADORA, QUANDO NÃO AO NOSSO LADO COMEÇAVA UMA CORRERIA ERA MAIS UMA BARREIRA QUE ESTAVA DESLIZANDO.
    ** PERDÃO, PEGUEI ALGUMAS FOTOS NO SEU BLOG.
    SE ME PERMITI CONTINUO NÃO SENDO CANDIDATO A NADA, TAMBÉM NÃO QUERO E TAM POUCO PRECISO DE PROMOÇÃO PESSOAL, POIS NÃO ESTOU FAZENDO FAVOR ALGUM É MINHA OBRIGAÇÃO SOU PAGO PELOS COFRES PÚBLICOS.DESCULPE ALGUMA FALHA(SOU MATUTO MESMO).QUE DEUS ILUMINE SEU TRABALHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Luiz,

      Olhe, eu sei a correria que foi e de fato fico muito desencantada que tudo se repita sempre...sempre...sempre.

      Sei que vcs trabalharam duro e não se pode ser onipresente... as queixas são mais sobre as prevenções quanto as consequencias dos fenômenos naturais... a solidariedade está muito bem em Mangaratiba...só falta mesmo a percepção de que podemos muito mais se também partiparmos das exigências quanto ao serviço público...não só o emergencial, mas principalmente aquele em que se planeja, previne e encontrasoluções para algo que já sabemos que poderá acontecer....

      Excluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!