quarta-feira, 13 de março de 2013

Algumas falas... O passivismo de conveniência


Hoje em sessão da Câmara, a resposta sobre o tal terrorismo suicida... do qual me acusam..

Vereadores preocupados com a violência nas comunidades da Cachoeira, manifestam-se sobre o tema e explicam a população que estão mobilizados e que inclusive o Vereador Rodrigo Bondim, está em contato com o 33º Batalhão para aumento do efetivo local.

Comentam sobre o aumento expressivo do tráfico de drogas e as consequências vistas em nossas ruas e escolas. Falaram das indicações de construção de creches na localidade, falaram das indicações de colocação de pardais na região, enfim,.. pensaram em políticas públicas para a comunidade.

Parece que até a luta por conselhos municipais decentes começa a ser bandeira em Mangaratiba. Fico feliz!

Os problemas que só poucos viam, parece que estão se iluminando de cores e se tornando até mesmo incontestáveis..... resta  a nós, impulsionar e fiscalizar a tramitação do discurso  para a prática...


Parabéns a todos, pois se não empurrássemos a carroça, talvez muitos continuassem pensando e propalando que nada está acontecendo de fato.

Parabéns a quem inteligentemente enviou o email para a Deputada Andréia, pois já temos a reação...

Sabendo usar, sabendo dar o troco, conseguimos muito mais do que se ficássemos somente reclamando. Continuar a empurrar até que as condições de normalidade e aceitabilidade se firmem em Mangaratiba.

37 comentários:

  1. VALEU Leila por abrir espaço e conduzir tão bem está questão,com imparcialidade. Parabéns a pessoa que teve a iniciativa de enviar email para o gabinete da Deputada Andreía e parabéns também aos nobres vereadores que despertaram para a gravidade do problema e ja estão buscando soluçoes.Agora acredito que com a união do POVO e autoridades,chegaremos na resolução dos problemas de segurança no municipio.E FORA os DEMAGOGOS que não querem que se resolva nada.....

    ResponderExcluir
  2. foi perfeito. parece que a resposta veio imediata, quando resolveram que não poderiam mais ficar tapando o sol com a peneira.obrigado por incentivar.

    ResponderExcluir
  3. Fico pensando se dará tempo de corrigir os erros que estão sendo cometidos... Fico pensando quantas vidas não serão prejudicadas com os desmandos...
    Mas, sou brasileira e não perco a esperança!
    Quem sabe Mangaratiba supera o caos. É Leila Castro, não podemos esmorecer.

    ResponderExcluir
  4. Deram um conselho no blog "noticias de itacuruça" ao vereador zé maria, MAS COMO COBRAR O CUMPRIMENTO DAS LEIS SE ELE ESTÁ COMENDO NA MÃO DO PREFEITO, OU MELHOR SEMPRE COMEU EM TODOS ELES !!! AS LEIS EXISTEM O QUE FALTA É MORAL PARA FISCALIZAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém fiscaliza sozinho.... lembre-se disso! O Gustavo fiscalizou e aí? Nem a população fiscalizou junto e ainda respondeu nas urnas que não quer gente que faz o dever de casa.

      A própria população se responsabiliza nas escolhas.... o Zé Maria fez o desabafo e informou a população.... preste atenção!

      Excluir
  5. Ao ler o jornal Atual hoje,deparei com uma manchete "Descrença no Poder Legislativo,onde o vereador JOSE MARIA(PSB) usou a tribuna para manifestar sua desmotivação como legislador.Talvez muitos ´não esperavam uma postura desta do vereador JOse Maria,mas sim de qualquer outro.PARABENS vereador,muito pelo contrário o senhor esta demonstrando muita maturidade, fazer parte e proporcionar GOVERNABILIDADE(a um governo), não quer dizer que o vereador tem que concordar com tudo, compactuar com os erros, ser omisso nas cobranças de politicas publicas em todas as areas para a população.Olhar os problemas e fingir que esta tudo bem e ainda colocar faixas e matérias em jornais agradecendo algo que e responsabilidade dos governantes.O povo não é mais bobo,está acompanhando tudo,está sentindo na pele a falta de serviços básicos, de remédios e outros.O senhor não está sendo prematuro em suas colocações quando diz que se passaram tres meses, cabe lembrar que o atual governo foi reeleito esta aí desde 2011.Vereador o bom legislador faz leis fiscaliza, faz cumprir, é aquele que tem coerencia, que aplaude o que é bom para o povo e critica e cobra o errado que precisa melhorar.Siga em frente,afinal o VEREADOR é o verdadeiro representante do povo,para isso voces foram eleitos...Certamente a população vai gostar da sua sinceridade, POIs igual ao senhor também achamos QUE NADA ACONTECEU... PARABÉNS>

    ResponderExcluir
  6. Estou achando que este vai dar trabalho,pois até agora foi o unico que enxergou realmente que NADA ACONTECEU.Leia o jornal ATUAL ou o ABC que as materias da Camara é um vereador elogiando,agradecendo ou parabenizando o outro vereador...Ou fizeram um pacto ou é falta de assunto ou bajulação.....KKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. Tem vereador q bebe todo dia p comemorar a harmonia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEGAL....O povo é que se dane.Em 2016 votamos outra vez neles,.. pois precisam manter esta mordomia., afinal somos os responsaveis

      Excluir
    2. Concordo plenamente, pois demonizam tanto a ex-candidata Andréa... Mas será que se votassem nela como votaram "nele",o município se-
      ria este caos? Quanto aos vereadores,não muda nada.Parece até a "dança- da- cadeira" (onde o prefeito for,eu vou atrás,só não posso perder meu "emprego").Que legislar coisa alguma! Fiscalizar nada!
      Sempre foi assim,acho que desde a colonização desta região. Já é
      "cultural" essa pouca vergonha.Mas mesmo assim,continuarão dando tiro no pé ! rsrsrs

      Excluir
  8. O dia que Mangaratiba for considerada uma cidade perigosa é porque o Rio de Janeiro não existe mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é comparando essa micro cidade com a cidade do Rio de Janeiro
      que vamos nos conformar.Porque quem nasceu ou reside muito tempo aqui,sente-se afetado profundamente pelo o que já ocorre há alguns anos.
      O que o indignava nas manchetes dos jornais,agora está bem ao seu lado.E isso parece que não tem volta, ainda mais com "governantes" e outros "espertinhos"que só querem enriquecer.Sempre foram cúmplices de tudo isso.Não vamos esperar que Mangaratiba fique cada vez pior só porque o Rio é mais violento,mais caótico etc.
      Até entendo o colega:quando a gente vem estressado da cidade e,ao chegar aqui,sente que está no paraíso.Eu sei como é.Mas não é bem assim...Abç.

      Excluir
    2. Meu estimado amigo, coloque as mãos para o céu, pois em Mangaratiba ainda fazemos coisas que em 90% dos bairros do Rio de Janeiro de hoje em dia são coisas impossíveis. É por isso que o interior de São Paulo é 10 vezes melhor do que o do Rio de Janeiro, pois aqui as pessoas fazem qualquer coisa, moram em qualquer espelunca só para dizer que moram na Capital.

      Não sou eu que acho aqui o paraíso, na verdade muitas pessoas daqui da cidade que acham que de Itaguaí para lá é Paris ou Zurique, querem sair daqui de qualquer maneira como se estivessem deixando o inferno, como se aqui fosse a residência oficial do capeta.

      Tenho casa aqui há mais de 30 anos, vindo todas as quintas-feiras para cá, e posso dizer que aqui está muito mais perto do paraíso do que o Rio de Janeiro, pois a tal " Cidade Maravilhosa " só existiu na apresentação para o COI em Copenhague.

      Vão viver no Rio de Janeiro, com o custo de vida de lá, para vocês verem o que é bom para a tosse, vão sentir saudades dos R$ 15 que pagam para entrar nos bailes aqui. Vão ver o que um salário de R$ 1.000 vai lhes proporcionar na " Cidade Maravilhosa ".

      Se Muriqui está ficando violenta, é culpa do Governo do Rio de Janeiro, que não olha para o interior com o carinho que os Governos de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná olham. É culpa de um governo que está maquiando a cidade para as Olimpíadas, ou alguém achava que os traficantes iriam procurar emprego com carteira assinada e cartão de ponto por causa de UPP ? Fugiriam para algum lugar, com certeza...

      Se vocês levassem 2 horas e meia da Barra da Tijuca para o Centro como eu levava entenderiam porque acho essa cidade o paraíso. Pois o tempo que eu levava nesse pequeno deslocamento eu levo quase que daqui de Mangaratiba para Ubatuba, em São Paulo.

      Excluir
    3. Eu entendo você! E não acho que de Itaguaí para lá é Paris ou Zurique
      rsrsrsrs. Sei também da via crucis que é fazer o trajeto Barra-Centro.
      Seja bem vindo ao "paraíso verde"!

      Excluir
    4. Meu querido amigo, problemas todo município tem, e creio que a preocupação do povo de Muriqui tem sentido, pois foi a conivência com a violência que fez com que o Rio de Janeiro se tornasse o que é hoje, o que começou como " coisa banal " se transformou na Faixa de Gaza que é hoje, e espero nunca passar em Mangaratiba o pavor que foi para mim ficar no meio de um tiroteio na Linha Vermelha ás 4 e meia da tarde.

      Acho sim que o povo de Muriqui tem razão em se preocupar, pois, caso contrário, daqui a pouco não teremos mais para onde correr nesse Estado, pois, se Mangaratiba, uma cidade que é uma grande família, onde todos se conhecem desde que nasceram, se tornar uma cidade violenta, o que será de nós ? Se a juventude não puder mais ficar sentada na praça á noite ou tomando uma gelada de lei no Brojo, no Paulinho ou no Baiano, o que será do povo que tanto amo dessa cidade ?

      Ainda acho essa cidade um paraíso sim, pois minha mãe e meu irmão moraram 4 anos aqui sozinhos. Você acha que se fosse, por exemplo, no subúrbio do Rio eu deixaria ? Mas de forma nenhuma...

      Excluir
  9. Mangaratiba é tão violenta que estou vindo morar aqui. Devo ser maluco então...

    ResponderExcluir
  10. Com todos os problemas Mangaratiba ainda é melhor que 90% do Rio de Janeiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO PLENAMENTE.

      Excluir
    2. Que bom que você concorda meu amigo, porque só saindo daqui para descobrir o quanto você era feliz aqui e não sabia...

      Excluir
  11. Claro! Mas vamos deixar que fique igual ao Rio,que também não foi sempre ruim? A favelização já existe, roubos,assaltos, tráfico de drogas,assassinatos,poluição,
    falta total de infra-estrutura para o crescimento absurdo da população (que vai dobrar nos próximos cinco anos)etc.Isso não é suficiente para preocupação dos moradores, já que as "autoridades" sempre contribuíram para esta situação? E, pior ainda, continuam e, de maneira mais irresponsável insensível e descarada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus me livre meu amigo, se estou vindo morar aqui para fugir da violência do Rio de Janeiro, se aqui ficar igual eu vou para onde ? Para Marte ?

      Excluir
  12. Tenho certeza que muitos estão fazendo esta mesma pergunta.Os problemas das grandes cidades e periferias já se espalharam para as pequenas cidades do interior e do litoral.Não é pessimismo,infelizmente,é a realidade.Mas ninguém quer e nem pode ir para Marte.Por isso é que,mesmo com poucas chances de reverter esta situação,ninguém pode fazer de conta que está tudo bem. Precisamos contribuir de alguma forma, pensando no geral,no social.Do contrário,o individual não terá como sobreviver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, mas essa é uma realidade do Brasil. Infelizmente, 90% dos Governadores desse país governam para as capitais, ou melhor, para os pontos turísticos das capitais, para os cartões postais.

      Alguém aqui já viajou para a Bahia de ônibus ? Se fizerem isso sentirão saudades da AMPLA. 200 km de puro mato pela estrada, nunca senti tanto medo na minha vida, sinal de abandono dos Governantes para as regiões mais distantes.

      Portanto, não é só Mangaratiba que é abandonada pela capital, meu caro, infelizmente, tirando São Paulo e o Sul, o resto do Brasil é assim.

      Eles não olham nem pela própria capital, haja vista o trânsito caótico em quase todos os bairros, imagina Mangaratiba...

      Excluir
    2. O Estado de S.Paulo??? É bem pior que o Estado do Rio, só no quesito violência ganha direto.Só o povo que "mora" nas periferias de
      lá é que pode dizer (ou nem pode) como morre e /ou sobrevive diariamente.É que muita gente faz vista grossa ou tem memória curta ou acha que "aquilo" é que é progresso.Uns até põem a culpa nos nordestinos que migraram pra lá,na ilusão de uma vida melhor.Mas a
      história é outra...

      Excluir
  13. Mangaratiba tem uma vantagem: as pessoas ainda se assustam com a violência, ainda se assustam com as coisas. No Rio de Janeiro já se chegou ao ponto de se dizer: " Só se considere carioca quando já tiver sido assaltado "...

    ResponderExcluir
  14. Aqui,onde muitas pessoas são como crianças, que ainda esperam por papai noel
    e trocam seus "presentes" pelo seu valiosíssimo voto.Outras,que só pensam nos seus interesses imediatos se "lixando" para os interesses do coletivo (corrompidas e com muito orgulho!)...Outras, que por não terem tido acesso à educação familiar e/ou escolar (o que não justifica...) desejam apenas preencher este vazio, através do enriquecimento fácil e rápido,passando por cima de tudo e de todos.E,outros,lamentavelmente, tornam-se medíocres "atores"com o objetivo de comprar votos em nome de Jesus.Logo aquele que
    nasceu,viveu e morreu lutando contra toda essa miséria humana,moral, ética e espiritual,há milênios... É lamentável,mas tudo passa!

    ResponderExcluir
  15. Legal após vários dias sem entrar no blog e ver um debate de ideias tão interessante. Opiniões sendo trocadas sem ofensas e escárnio!
    Evolução ... é como se vcs estivessem exercendo o direito que sempre insisto em reforçar que é o de livre expressão, com maturidade e o melhor de tudo, defendendo aquilo que se acredita! E outro ponto importante, o direito de informar e ser informado.

    Bom, agora não posso deixar de dar meu pitaco neste dá lá, dá cá...

    Claro que se compararmos Mangaratiba com a capital, estaremos agradecendo e nos sentindo privilegiados com a qualidade de vida...mas, e sempre haverá uma mas...

    Ninguém pensa na involução que estamos vivendo? Será que não podemos comparar com algum município cujo desenvolvimento deve ser buscado e almejado? Será que a nós, só cabe o conformismo de que "é assim mesmo"?

    Será que a história não serviria para que vislumbrássemos e buscássemos algo na contramão disso tudo? Os erros e a falta de planejamento urbano e desenvolvimento de políticas públicas que levaram ao caos diversos municípios, não nos serve de alerta e parâmetros comparativos para que não se perpetue em Mangaratiba?

    A culpa é nossa... mesmo quando falamos do governo estadual, afinal o voto dos 92 municípios elegem o governador e os deputados... ah! Ok, Mangaratiba representa um nadica de nada na eleição estadual, mas podemos ser responsáveis por iniciar a valorização do voto municipal e de nossa cidadania por aqui.

    Sou do Rio, vivi vários anos em Porto Alegre e outras cidades gaúchas, por vivência profissional, conheci muitos outros municípios, pequenos e grandes, nordeste e sul. No norte e Centro Oeste, tenho familiares e digo, a diversidade cultural é muito grande, por isso mesmo, muito difícil de se estabelecer conceitos iguais para todas estas regiões, assim penso que a municipalidade deve ser vivida plenamente, afinal a federação é composta por seus diversos municípios...

    Enfim, permitir que a trajetória desorganizada e imbecil se repita por aqui, é dar atestado de ignorância completa para todos nós e roubar o futuro de uma população que hoje vive em volta da prefeitura, que não almeja desenvolvimento econômico e social e que perdeu ou nunca conheceu uma perspectiva de progresso real para si mesmo. Somos presas fácil de todo e qualquer gatuno que se aventura na política...somos nós os reponsáveis!

    ResponderExcluir
  16. Leila,isso que você postou acima (08/04) é, exatamente, o que eu gostaria de dizer neste pequeno debate.Tentei,mas com outras palavras,não fluiu,entende?
    Realmente,é muito bom a gente tentar se comunicar,sem apelar para agressões,
    sem baixaria,sem fofoca,enfim,sem perda de tempo.É gostoso ler opiniões diver
    sas, mesmo que opostas às nossas...Como você disse acima:evolução. E isso não é tão difícil,é só a gente se desarmar e querer aprender com os outros,não ter a pretensão de sermos donos da verdade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda sinceridade, adorei estes comentários, foi um dos melhores TOMA LÁ, DÁ CÁ que já li por aqui. A troca de opiniões é tudo que precisamos para iniciar um processo de mudanças. E o principal, RESPEITO!

      Excluir
  17. E o programa Minha Casa Minha Vida, próximo a um lixão, em Mangaratiba,no que deu?
    E as pessoas com renda de 2 ou 3 salários mínimos,tiveram o direito de sonhar?
    Pelo menos,os funcionários da prefeitura (que trabalham e ganham uma "merreca")...Quanto àqueles que estão lá, sem trabalhar, é claro que não preci
    sam disso(que é coisa de pobre!).Adquiriram,em pouquíssimo tempo,bens que só os que pertencem à classe média alta têm acesso.Mas,certamente,quem recebe $$$$$$$$$$ sem trabalhar,deve ter adquirido até mais de um imóvel ?!

    ResponderExcluir
  18. ...Classes média alta / alta!

    ResponderExcluir
  19. Quem lembra desta frase....É 55 PRA MIM E PRA VOCE kkkkkkkkkkkk. Acho que agora É 55 SO PRA MIM......

    ResponderExcluir
  20. É 55 so para a família CAPIXABA pelo o que o povo esta assistindo...

    ResponderExcluir
  21. E ainda ter que ouvir aquela poluição sonora o tempo todo...Ninguém merece!

    ResponderExcluir
  22. ATÉ PARA MORRE EM CONCEIÇÃO DE JACAREI ESTA DIFICEL
    Asubprefeitura de conceição de jacarei esta muito bomita paga-se um furtuna de aluguel de varias salas e os trabalhadores( funcionario) tem que comprar papel higienico para uso pessoal,dois enterros em conceição de jacarei que os funcionários publico teve que pedir cimento a comerciantes para fechar o túmulo pq a prefeitura alegou não ter condiçoes e ninguem quer vender porque não paga.
    HOTEM DIA 29/04/2013

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!