domingo, 14 de dezembro de 2014

Renunciar é libertador - Mangaratiba

A renúncia é a libertação. Não querer é poder.
[Bernardo Soares (heterônimo de Fernando Pessoa) In: Livro do Desassossego]
Li esta frase na carta de renúncia de um membro da Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade e fiquei pensando nos limites que são impostos para o exercício da política tal como ela foi concebida pelos antigos gregos, ou seja, a felicidade coletiva da polis.
Se colocamos o poder enquanto objetivo primeiro da nossa atividade política, antes mesmo de definirmos o que queremos implantar quando no seu exercício,nos tornamos presas fáceis do oportunismo e do personalismo dominantes na realpolitik.
Mas se, ao contrário, renunciamos a esta lógica e construímos nosso projeto sem os atropelos do calendário eleitoral, estaremos mais próximos de alcançar a tão buscada felicidade coletiva da polis.

Texto de Marcelo Soares  de Porto Alegre e Secretário de Assistência Social em Gravataí/RS.


Eu guardei este texto para fazer uma postagem bem diferente, sobre algo mais amplo, mas os acontecimentos daqui da terrinha me encaminharam para outro universo.... mais próximo e mais palpável para Mangaratiba.

A política em nosso município é o retrato do poder pelo poder...é o objetivo maior de nossos políticos e em linguagem mais popular é o "querer se dar bem" é o "poder cujos meios justificam o fim de interesse deles".

Chegamos ao fim do ano de 2014 e Mangaratiba está completamente devastada..e o pior de tudo, não é a falência econômica, nem mesmo a destruição social que nos está sendo imposta. É a dolorosa constatação que ela está intensificando uma deformação conceitual que se iniciou lentamente com sinais visíveis e perceptíveis em outros governos e que deslanchou neste arremedo de gestão que maltrata Mangaratiba nestes últimos quatro anos.

Sem pudor algum, vão arrebentando com marretas pesadas os alicerces de uma sociedade que está se perdendo nesse massacre.

Alguns pontos bem claros que exemplificam este horror e que somente uma parcela da população ainda consegue identificar e repudiar verdadeiramente é o que partilho com vocês. Muitos se dizem indignados, mas somente por conveniência de se aproveitar a oportunidade de ocupar um espaço para os mesmo fins que alegam repudiar.

Sabe, quando vou a uma sessão na Câmara, fico apavorada com os discursos que são cuspidos para a população... fico estarrecida quando vou a uma manifestação que deveria ser popular e me deparo com pessoas da população repetindo justamente estes erros conceituais e que nem percebem o que falam... pois passou a ser  natural!!!!

Quando vejo um edil justificar ( mesmo alegando que não está justificando) que os problemas que enfrentamos acontece em todo lugar...comparando o péssimo com o ruim e  não vejo os nobres edis nos trazendo exemplos para comparação de algo melhor que devemos buscar para nosso município. Saúde com problemas? Ah! Mais em Angra está pior!!!! Ora, que Angra busque a solução e nós buscaremos a nossa! Vejo a minimização dos problemas que estamos enfrentando como se fossem rotinas e o pior... alegando se tratar de teatro político!!!! Alegam que possíveis crimes, não passam de pequenos erros!!!!
Ver um edil rebater o outro que se solidarizou com a penúria de muitos funcionários que foram exonerados ou que tiveram seus proventos rebaixados, dizer que Natal não é Papai Noel e sim o nascimento de Cristo! Hipocrisia das boas!!! Já que todos nós sabemos disso e só pergunto se o mesmo não presenteará seus familiares e se não terá uma mesa farta para os seus!!! Também não deveria promover uma festa de Natal para comunidade ... ou isso tem o objetivo que escrevi no começo deste texto?
Ver um edil alardear algo que não é vero e que está ainda em estudo para ser proporcionado a população me dá tristeza, já que foi necessário que houvesse uma postagem explicando que a propaganda sobre o projeto estava errada e mesmo sendo algo útil, não é o que foi jogado na imprensa! Que venha de fato a boa nova, mas hoje, o que temos é algo diferente!!!!
Ver edis vertendo lágrimas por ...nada e só lembrar qual e sua profissão e quais são os problemas de sua classe somente após o alerta que uma profissional fez sobre uma lei que foi aprovada em Agosto de 2014 e que passou batido por todos eles! Ver edis que humilharam a assistência durante o ano  todo se desculpando, ouvir que papai e mamãe interferem na sua trajetória como representante do povo e não lembrar que deveria ter consultado a população que o colocou neste "papel"... ver edis misturando alhos com bugalhos... é lamentável!!!!

Agora, e o poder executivo? Este perdeu qualquer resquício de ética e respeito a uma população! E o pior tem seus seguidores em todas as esferas!!! Nem mesmo o mais descarado governo seria capaz de promover festas de confraternização em um ano como o que passamos.... com problemas monstruosos!! Jamais ouvi ou vi um governo que está sendo investigado por problemas com suas licitações, fornecedores e desvio de verba que afetam diretamente sua gente, fazer festinha em sítio de fornecedor com  gestores postando em redes sociais as fotos de suas afrontas aos que carregam o serviço público nas costas! Austeridade seria a palavra de ordem!

Bebidas, churrascos, música ao vivo e nada de abonos, cestas de Natal e salário digno para o serviço público! Deformação total de conceitos!!!!

Enquanto isso... falta médico, profissionais da saúde, remédios, ordem, segurança, respeito, saneamento básico, decência, investimentos, educação, salários, justiça social, capacidade de gestão e oportunidades para a população!

Sobra... arrogância, mentira, improbidade, ganância, humilhação ao povo, sujeira, abandono, truculência e má fé!

Ah! Mas, faremos umas festinhas individuais, onde proporcionaremos as sobras do banquete para os vassalos...onde ao invés de servir com qualidade a população durante o ano, jogaremos as miçangas desta bijuteria de plástico chamada administração para os incautos e carentes personagens deste enredo macabro que foi construído!
Ah! Jogaremos nas redes sociais que estamos a todo vapor e que o progresso chegou com construções faraônicas e que sabemos de antemão não nos será útil por simples incapacidade de gestão! O próximo ano será de um novo orçamento e empurramos mais um ano de esperanças infundadas a este povo que não sabe mais para onde ir!

Bem, que venha o recesso, que venham as mudanças, que venha a capacidade da população em saber agarrar a oportunidade do embate entre eles para direcioná-los para um caminho no qual seremos os condutores... ou ao menos seremos os orientadores da conduta que queremos.


36 comentários:

  1. Leila.
    Seu poder é imenso.
    Palavra.
    Comunicação.
    Denúncia.
    A cleptocracia hedionda treme com a exposição da VERDADE..
    Estamos em um dos níveis mais baixos da civilização.
    Precisamos de pessoas como você como parâmetros .
    Keep Walking!

    ResponderExcluir
  2. o nosso IDH está muito baixo ...

    ResponderExcluir
  3. O pior é ver o teatro dos horrores na Câmara, e ver algumas dessas marionetes do Prefeito querendo atacar a oposição como membros de um teatro kkkkkk quem será que esta atuando nesse palco tenebroso e tirando da população o direito aos esclarecimentos?

    ResponderExcluir
  4. Nossa ! Vc é demais... Enfiou o dedo na ferida deles.... Espero que pelo menos saibam ler e tirar conclusões... Parabéns.... Foi sem sombra de dúvidas a melhor do ano. Abrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mais que um teatro,principalmente desse zê maria,...
      vejamos,
      ONIBUS DA SERRA DO PILOTO É DO TIO DELE E ESTA CAINDO AOS PEDAÇOS. E AI ZÉ MARIA?

      SEU CONTRATO DE FACHADA COM A EMPRESA DE ANGRA QUE FAZ FACULDADE. E OUTROS, E AI ZÉ?

      E O SITIO QUE COMPROU RECENTEMENTE DE UM EX SECRETARIO,..E AI ZÉ MARIA ?

      SITIO NO COMPRADO NA SERRA DO PILOTO NO MATUTU, E AI ZÉ MARIA?

      LANCHA ,JETSKY,QUADRICICLO,E UMA LANCHA,E AI SE MARIA?

      ZÉ MARIA VOCÊ FEZ PARTE NO INICIO DE 2011 A 2013 OU NÃO?FALE PRO POVÃO!!KKKKK

      Excluir
    2. ele é empresario seu mané! e em 2011 ele não era vereador. tem lutado a vida toda para poder gastar onde quizer.

      Excluir
    3. nos também já vimos isso antes do governo capixaba...só carcaça de ônibus aqui no seu neca da oficina lembra perto do bisão,quer saber mais ?? clareia essa cabecinha idiota que aqui nao tem idiota não.,micro novo.não é?ônibus novinho não é,pick up frontier novinha não é,e o sitio no moras o que tem a dizer.também era empresario porque não adquiriu antes do poder.
      olha conte hes, hestoria pra outras pessoas pra mim não.sou do ranchito conheço muito todos inclusive seu helbio.

      Excluir
    4. a eu estou meio esquecido velho mesmo igual aos ônibus antes do capixaba,,a,mas,vamos o que interessa: porque os vendedores dos ônibus corriam muito atras de você para pagar inclusive te tomarem ate carro seu esqueceu é amines ia? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
      olha não mexe com a minha linguá...

      Excluir
    5. Veloster novinho para a filha de 15anos!!
      Zé Maria empresário! Kkkkk

      Excluir
    6. Se sabe e tem provas, leve ao Ministério Público. Ficar de piadinha na internet e não fazer nada o torna tão culpado (a) quanto ele, se for verdade o caso. Isso se chama conivência!

      Excluir
    7. Tenho certeza que esse cidadão que está defendendo o Zé Maria é o safado do Miltinho seu assessor, ele faz igualzinho aqui na câmara. Se não tiver política esse rapaz vai morrer se fome!!!

      Excluir
    8. Engano seu. Não é o Niltinho e não sou safado. Sou apenas uma pessoa que acha que se você tem provas dos fatos deve agir conforme manda a lei, do contrário você se torna tão culpado (a) quanto ele, se for verdade. E se for mentira, calúnia e difamação é crime. Fica a dica!

      Excluir
  5. Perfeito, leila. O final do texto foi melhor ainda. Nós é que temos que mudar nosso comportamento em relação a eles e não imaginar que mudando somente as figurinhas, estaremos renovando. Renovação é a nossa conduta em relação a eles. É dirigir e exigir. É saber entender o jogo da política e aos poucos ir mudando a maneira de jogar. É ser realista, mas não deixar o ideal de lado.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. quem não ficar com o povo vai conseguir afundar junto com esse governo. mesmo que esses caras não fiquem presos, nunca mais vão conseguir voltar pra política. O Pedro vai ter que deixar a filha crescer para se candidatar. até lá o povo já esqueceu. não foi assim que eles voltaram? os vereadores que se cuidem.

    ResponderExcluir
  7. Texto perfeito! Essa é a realidade que vemos hoje.

    O Prefeito está igual ao comunicado que deu na página do município. Não aconteceu nada. Não houve nada. Só vejo fotos dele tomando cervejinha e curtindo nas festinhas.

    A SME só lembra que os professores são da Educação, quando precisam divulgar seus projetos (para tirar fotos) ou quando a escola desenvolve um bom projeto. Aí quem realizou foi a SME. Fora isso, os professores que se lasquem.

    Engraçado que tem diretor que mete o malho no governo, mas não larga o osso. Desenvolve um trabalho medíocre e diz que foi maravilhoso.

    E mais engraçado ainda é como essas pessoas se contentam com tão pouco.

    Agora os mais pobres de espírito, são aqueles que não fazem nada, não ajudam em nada, não cobram nada e ainda se acham no direito de escrever abobrinhas internet afora. Esses são os verdadeiros sangue-sugas.

    ResponderExcluir
  8. O zé maria nunca escondeu quem de fato era, sempre vivendo às custas dos alugueis de ônibus e vans alugados para a prefeitura, sabe lá por quanto, nessa maracutaia de contatos e contratos, por isso, sãos poucos os espantos da vida fácil q sempre teve. Que votem nele e ajude-o a comprar e desfilar às custas da miséria de muitos!

    ResponderExcluir
  9. Já era a casa caiu ,capixaba preso e toda sua corja Leila VC come no mesmo prato deles cuidado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Leila come no mesmo prato!
      Você deve está maluco anônimo, ou mau orientado politicamente!!!!

      Excluir
    2. Cada dia é uma loucura!!!!
      Não sei se rio ou choro dessas coisas... rir seria bullying... vai que é doença...
      chorar é melhor, já que fico pensando como alguns podem ser tão desorientados e desprovidos de capacidade para participar de qualquer debate de ideias... só frases jogadas ao vento... só difamação... só distorções...

      Excluir
  10. kkkkkkkkkk
    A mulher leva cacetada de todos os lados. Depende de quem ela critica para levar porrada. só anônimo para escrever isso mesmo. na frente dela tem que baixar a cabeça. ela é show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e grau! Ela é show!

      Excluir
  11. A preocupação toma conta dos funcionários de confiança do capixaba, fontes afirmam que vice Rui assumindo não fica um!
    Que no período em que ficou na PMM detectou os principais problemas da PMM.
    Funcionários desqualificados e falta de comprometimento com o trabalho seria um deles!É melhor os puxa botarem as barbas de melhor pois pelo que estou sabendo o atual prefeito não passa de Janeiro.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Dona Leila.Gostaria de fazer uma pergunta a senhora!
    Quais são as atribuições de um assessor legislativo de Mangaratiba?
    Pois tenho notado que uma internauta critica constantemente o Ruy Quintanilha.A assessora em questão é do vereador Alan, estou fazendo este relato porquê acho uma atitude antiética do vereador, seria ordens dele? Ou seja, passando o tempo nas redes sócias e ganhando do nosso dinheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pare de hipocrisia de "Dona Leila",ridículo.
      Quem está na rede é prá balançar...

      Excluir
  13. Concordo com você Eduardo, porem chamar o anônimo de Hipócrita por chamar a dona do blog de dona não significa ser hipócrita, porem sua resposta soa arrogante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sub-reptício.
      Melhor ?

      Excluir
    2. Antes de ofender, procure se informar melhor seu ardiloso!
      Luiza Demartini assessora legislativa do vereador Alan!
      É mentira?

      Excluir
    3. ???.
      What?
      O quê?
      Não entendi nada.

      Excluir
  14. Acho tão sem graça e perigoso ser roubado na Saúde.
    Tenho um ótimo(caro)plano de doença.
    Mas o atendimento urgente é aqui.
    De não funcionar ,fui...
    Esses caras também devem ter.
    São burros?
    Inconsequentes?
    Não entendo.
    Votei no Evandro por amizade e porque a outra opção era letal.
    Caramba!
    O vice estava na quadrilha.
    Ou não,Leila ?
    E agora?
    VOTAR EM QUEM ???????????????????????
    Me ajude.
    Estou completamente perdido.

    ResponderExcluir
  15. Acho tão sem graça e perigoso ser roubado na Saúde.
    Tenho um ótimo(caro)plano de doença.
    Mas o atendimento urgente é aqui.
    De não funcionar ,fui...
    Esses caras também devem ter.
    São burros?
    Inconsequentes?
    Não entendo.
    Votei no Evandro por amizade e porque a outra opção era letal.
    Caramba!
    O vice estava na quadrilha.
    Ou não,Leila ?
    E agora?
    VOTAR EM QUEM ???????????????????????
    Me ajude.
    Estou completamente perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente, sinto a mesma coisa.Porem acredito que o vice prefeito não esteja envolvido nessas falcatruas, apesar de ter feito a escolha errada " como a maioria ", ficou somente o primeiro ano de governo capixaba.E amigos me disseram que um dos motivos foi justamente esses que estão acontecendo.E conhecido poe gostar de trabalhar e capacitado já é ponto a favor! Eu acho...

      Excluir
    2. Será?
      Leila sabe melhor.
      Endossa???

      Excluir
    3. Nunca me senti bem mal acompanhado.
      E rico.
      Explicável???

      Excluir
  16. Me enrolei um pouco.mas vcs entenderam,né ?

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!