quarta-feira, 11 de março de 2015

Educação excludente em Mangaratiba

Bem que eu tento parar e não mais escrever sobre Mangaratiba... ou melhor, escrever sobre a parte feia de Mangaratiba, mas não dá!!!! Fico incomodada com tantos absurdos e é como nesse trecho da música do Roupa Nova:

"Faz o seu momento da melhor maneira que puder. Quem vai dizer que não está direito, se a pressão aumentar. Não vai dar pra parar! Vem de dentro de você...É o grito preso na garganta"
- Um Lugar no mundo 

Sinceramente, bem que eu tento não bater nesta tecla gasta e desafinada e aí, lá vou eu "cotidianiar" e aí me deparo com o que pensei ter engavetado, me espetando os dedos!

E vejam, é loucura em cima de loucura, enlouquecendo a população que já está tonta e sem raciocínio de tantos atos e "desatos" estranhos, abusados e distorcidos.

Vou dar um exemplo:
Em 21 de Dezembro desse ano que passou, alguns elementos desta gestão, cuja iniciativa foi  da área de Saúde com pitacos de "outros" gestores,  promoveram uma festa para os portadores de deficiência no Iate Club de Muriqui. Ora, dirão alguns, isso é bacana!

Não, não é saudável  e  vai na contramão de todas as conquistas do Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência, que tem como objetivo  integrar e incluir socialmente estes cidadãos.
Fazer uma festinha de fim de ano "exclusiva" já demonstra a exclusão dos mesmos em sociedade e de quebra, ainda tem um tom de "caridade" e não de preservação de direitos.

Mas, digamos que cometeram um deslize conceitual, talvez por sermos terra da falta de direitos e de certa forma rançosa com o hábito do coronelismo que ainda se conserva por aqui.

Porém, lá vem o início do ano letivo e a última coisa que novamente pensaram foi nos direitos destas crianças, pequenos cidadãos protegidos  por lei que diz em seu estatuto;
  • Torna compulsória a matrícula e a inclusão escolar de pessoas com deficiência em estabelecimentos de ensino regular.

E a garantia da inclusão se dá também na Lei de Diretrizes e Bases;
Art. 4º. III. atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
§ 1º. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
§ 2º. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
§ 3º. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.
Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:
I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;
III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
IV - educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;
V - acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.

E aí me vem a pergunta que me atormenta: Isto é gestão?
Estamos em Março, e nem mesmo a figura do mediador, a Secretaria de Educação priorizou em seu planejamento anual e nem contemplou no processo seletivo simplificado, deixando à deriva, à margem da sociedade, nossas crianças portadoras de deficiência.  Temos crianças em casa, interrompendo suas terapias e seus desenvolvimentos. Temos responsáveis atormentados em angústia da impotência que este governo causa a sociedade.

Fazer festinha excludente, usar nossa gente para fins que sabemos não são os mais nobres é perfil de bons gestores?

Eu sinto muita repulsa com isso tudo!

Defender estes direitos e promover políticas públicas é mais do que dever, deveria ser meta a ser atingida em um curto espaço de tempo. Falar abobrinhas em festinhas, usar o estatuto como discurso e não agir com veemência na defesa destes cidadãos é podridão e desfaçatez.

Está na hora de repensarmos nossos conceitos de cidadania e de representação! Está na hora da turma da Secretaria de Educação parar de se dizerem ofendidos com as críticas e passar a comprar o "barulho" da educação!
Está na hora dos responsáveis, procurarem o Conselho tutelar, o MP e fazer valer os direitos de cidadania de suas crianças e de seus jovens!

Educação, a gente não vê por aqui!


7 comentários:

  1. Hoje o Ministério Público percorreu algumas escolas indagando justamente sobre essa questão da inclusão. Acessibilidades, alunos, etc. Espero que os diretores possam ter tido o bom senso de não esconderem fatos e relatarem até mesmo as outas dificuldades que estão enfrentando. Ou não tiveram coragem??

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Leila!

    Somos ainda uma cidade bem excludente.

    Até o deslocamento da pessoa com deficiência até à festa torna-se excludente devido à falta de adaptação das ruas e dos meios de transporte (se é que podemos dizer que temos no município um sistema de transporte urbano decente). As barreiras existem em tudo quanto é canto, a começar pelos prédios públicos em que, na maioria deles faltam rampas, elevadores, piso tátil, etc. E, quando se mostra a realidade das escolas, temos aí mais um exemplo dessa lamentável exclusão.

    Um abraço e vamos em frente.

    ResponderExcluir
  3. Não houve sessão na Câmara na terça feira passada, motivado pela falta de água! Certo? Não! Errado! Antes do almoço chegou um ofício aos cuidados do Departamento Jurídico da CMM notificando o INDICIAMENTO do Prefeito, alguns secretários e servidores da Prefeitura e determinados empresários! Mas o quente mesmo e o que motivou o cancelamento da sessão foi o INDICIAMENTO dos Vereadores Vitinho e Pedro Capixaba por formação de quadrilha e falsificação de documentos (relacionado ao escândalo das fraudes licitatórias de mais de 100 processos e desvio de mais de R$60.000.000,00 dos cofres da Prefeitura de Mangaratiba. Ficaram tontos e para esconder a informação do povo cancelaram a sessão. Hoje, quinta feira faltou energia no centro as 10 horas, mas as 11:30 horas já havia retornado o fornecimento normal, resultado: a sessão de hoje foi cancelada por falta de energia! Seria a ressaca da terça feira?

    ResponderExcluir
  4. VEREADORES SOB AMEAÇA!
    O PREFEITO MUITO CONTRARIADO PELOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS NA CÂMARA DOS VEREADORES, ONDE FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE (POR TODOS OS VEREADORES) A ABERTURA DE 03 COMISSÕES PROCESSANTES PARA INVESTIGAR AS DENUNCIAS DE FALTA DE REPASSE DO DINHEIRO RETIDO DOS SALÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS EFETIVOS AO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA (PREVI), DE FRALDE LICITATÓRIA NA COMPRA DE MILHOES DE SACOS DE LIXO QUE NUNCA FORAM ENTREGUES E DE DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO NA COMPRA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DA MC ENGENHARIA, AMEAÇOU TODOS OS VEREADORES QUE " SE ME CASSAREM LEVAREI TODOS VOCÊS JUNTO PARA O BURACO!" SE OS VEREADORES CASSAREM O PREFEITO VÃO PARA O BURACO E SE NÃO CASSAREM O PREFEITO A POPULAÇÃO E A JUSTIÇA OS LEVARÃO PARA O BURACO! SE CORRER O BIXO PEGA E SE FICAR O BIXO COME!

    ResponderExcluir
  5. EXCLUÍDOS!!!!!!!!!
    ESTÃO SENDO FEITAS REUNIÕESPARA TRATAR DO FUTURO POLÍTICO DE MANGARATIBA COM OS VEREADORES DE PRIMEIRA CLASSE E ESTÃO ESQUECENDO DE CONVOCAR PARA ESTAS REUNIÕES OS VEREADORES QUE ELES CONSIDERAM DE SEGUNDA CLASSE! FALAM EM LANÇAR CANDIDATOS A PREFEITO E VICE PELA CÃMARA E COMBINAM ATÉ GOLPES DE ESTADO QUE INCLUIRIAM A CASSAÇÃO DO PREFEITO E DO VICE PREFEITO PARA QUE O PREISDENTE DA CÂMARA PUDESSE ASSUMIR A PREFEITURA! MAS ESQUECEM DE COMBINAR ISSO COM A VEREADORA CECÍLIA CABRAL E COM O VEREADOR CHICÃO QUE VEM SENDO EXCLUÍDOS DOS DEBATES. CONSTA QUE EXISTE UM DESTES VEREADORES GRAVANDO TUDO QUE SE FALA! E PELO QUE FOI CONSTATADO NUMA DESTAS GRAVAÇÕES OS VEREADORES FALARAM MUITO MAL DA COLEGA CECÍLIA CABRAL E DO COMPORTAMENTO DELA ANTES DA VOTAÇÃO DA DENÚNCIA DO ROMBO NA PREVI - MANGARATIBA.

    ResponderExcluir
  6. que se mordam juntos na cadeia !!!!

    ResponderExcluir
  7. Já tem até vereador querendo saber que "Já que determinado gestor roubou sessenta milhões, quanto o presidente da câmara, quando empossado, roubará."

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!