quarta-feira, 25 de março de 2015

Transformando ou renovando?

Estamos vivendo um momento de crise de tal monta em Mangaratiba que só vejo clamor por renovação.... renovação....renovação!

Falam em renovação de executivo, legislativo, sapato, bolsas, cuecas e calcinhas...querem renovar quase tudo... só não pensaram em uma renovação que é a fundamental nisso tudo. Não clamam por mudanças/transformações individuais, conceituais e culturais em nossa gente, em nossa população da qual fazemos parte, e de onde emergem os "políticos" que elegemos ou mesmo muitos dos que almejam serem eleitos!

Eu já clamo por mudanças/transformações.... muito diferente de renovação... mudanças em nossa forma de viver a política e a relação que temos com o poder constituído por nós.

Mudar a partilha de saberes...onde quem possui informações tem o dever de dividir com os demais... viver a transformação comportamental... onde temos que nos contextualizar no mundo a nossa volta e saber o que nos serve como população e aquilo que não queremos para nós.

Conhecer os deveres de cada um dos eleitos e promover este conhecimento aos que viciados em tirar proveito individual da política, possam avaliar suas próprias condutas e forma com que se relacionam com os eleitos.

Aprender a questionar, sabatinar os candidatos para compromissá-los em ações concretas com a população e não com uma família ou um eleitor. Fazer da palavra cidadania algo palpável e não somente palavra para discursos. 

Termos a certeza de que todo cidadão tem direitos sociais básicos que são: 
- a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e  a assistência aos desamparados. E isso, não se mendiga, nem se troca por favores. 

E o Estado tem o dever de garantir e promover a regulação desses direitos. Não o oferecendo como barganha política, nem de forma individual!

Para que se encontre o equilíbrio político precisamos participar, exigir e principalmente nos  "policiar" em nossos anseios individuais que não podem ser vendidos aos maus políticos, que muitas vezes também estão sendo expostos pela própria população carente de tudo, inclusive de saberes.

Enfim, antes de gritarmos por renovação, que tal gritarmos por mudanças/transformações comportamentais? Renovar os eleitos, não significa transformar conceitos e forma de "politicar". Podemos ter a mudança que queremos, se a direção for nossa e aprendermos a escutar, questionar e conduzir aqueles que se propõem a uma guinada por aprendizado, que  assim como nós, estão aprendendo da forma mais dolorosa possível! 

A transformação é agora e não ficarmos esperando ano eleitoral para "renovar" o que não nos propusermos a mudar já!

Cada um dos direitos sociais básicos, são problemas coletivos dos profissionais envolvidos, dos usuários de cada uma dessas áreas citadas e consequentemente da população como um todo. O silêncio da população e dos profissionais, o improviso e a aceitação "resmungona" só nos transformou em cidadãos de meia pataca que estão amargando a constatação de que nada estamos produzindo como pessoas, cidadãos e .... munícipes! Mangaratiba, a cada ano se torna um parasita que vive de verbas, sem produzir absolutamente nada. Não qualifica seus cidadãos, não instrui sua gente, não promove o desenvolvimento econômico e social do município e destrói seu Meio ambiente!

Vamos debater conceitos, ideias e formas de conduta. Vamos discutir organização popular, vamos construir uma cultura que não esteja atrelada a radicalismos que sucumbirão ao primeiro impasse imposto pelo sistema. Vamos conciliar os diferentes ideais que sejam favoráveis a população.

Então, antes de gritar "renovação", vamos questionar a nós mesmos se queremos mudanças/transformação ou somente a dança das cadeiras, onde quem tá sentado não quer sair e quem está em pé quer sentar.




25 comentários:

  1. A cada eleição os candidatos são os mesmos,já passaram por algum cargo político já convivem com toda a malícia, esperteza para tirar proveito do eleitor,e os mais necessitados são os que caem primeiro na armadilha das promessas.Promessas que as pessoas já estão cansadas de ouvir e mesmo assim são enganadas.Quando falam que a Prefeitura é um cabide de emprego, concordo perfeitamente,pois mesmo as pessoas com nível superior se deparam com a dura realidade que não se tem onde trabalhar em Mangaratiba. Os contraatdos também são trabalhadores que ganham a vida honestamente, eu sou uma delas que estou a 8 anos na Prefeitura, como sei de pessoas que estão a mais de 20,que realizam sua função com dedicação e efetivos que nem estão aí.Quem ganha bem na Prefeitura é a minoria, tem muitos trabalhadores que precisam do salário para o sustento da família.Enfim falam muito de renovação o que seria isso, um candidato que nunca foi Prefeito, que nunca foi vereador uma pessoa comum como nós que só queremos uma vida digna, uma cidade limpa,sem violência, educação de qualidade,sermos tratados com respeito....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente são estes os questionamentos que devem ser feitos! E termos consciência que não é uma questão de vítima, nem algoz.... é quase uma parceria não explícita!

      Excluir
    2. E para completar, só uma ressalva...nem sempre aqueles que tiveram algum relacionamento com a prefeitura ou já tiveram cargos políticos é que serão os representantes dessa tal "renovação", já que nesta legislatura, já tivemos isto!

      Excluir
    3. leila, só sei te dizer que o bicho tá pegando. o prefeito não sai da Alerj, o vereador segurança, abraça o vereador comerciante e quando ele sai faz gozação e fala mal do cara pra cacete. O vereador fruta diz que está de saco cheio e só quer que isso termine. Só quem tá feliz é o segurança, o pastor, a representante feminina e o menstruação.

      Excluir
  2. vereador menstruação !! C U R U Z E SSSSSSSSSSSSSSSS.

    ResponderExcluir
  3. Você é uma falsa SOCIALISTA que vive das ideias dos outros...Principalmente Hoje,que é preciso defender se escondendo,e você é boa nisso. Se mostra como GAY, dentro de um grupo Político,dos que nada fazem,e comeram do bolo da corrupção... É como você diz, uma mistura do nada com o vazio...Tente mudar o seu PEIXE com BANANA,que parece estão com mau cheiro,pelo tempo que você fala disso. Mude este discurso antigo,de Engenheiro de obras prontas,que nada faz por nada e nada vai fazer por nada.Porque você nada sabe fazer por nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UI! UI! Quando eu conseguir entender suas frases e o que significam este ataque repleto de preconceitos até pensando que ofende alguém chamando de ...Gay, eu poderei repensar as ideias que vc diz serem de outras pessoas.

      Me explique frase por frase...sou lerdinha, afinal não sou nada.

      Primeira frase: Você é uma falsa socialista que vive das ideias dos outros ( paro essa frase por aqui por não saber onde termina, se ela continua com "principalmente")
      Que é ser falsa socialista? O que é viver das ideias dos outros?

      Próxima frase: Principalmente (???) Hoje, que é preciso defender se escondendo, e você é boa nisso.
      Por favor, traduza.

      Mais uma: Se mostra como GAY, dentro de um grupo Político, dos que nada fazem, e comeram do bolo da corrupção...

      Essa foi a melhor.... como é se mostrar como GAY, dentro de um grupo político?

      Uma mistura do nada com o vazio, mudar o Peixe com Banana, pelo tempo que falo disso.... essa entendi, já que falo faz tempo e alguns continuam doentes e rançosos e enraivecidos....prova que quem cheira mal não é o Blog...discurso antigo é o radicalismo de quem acorda tarde e para os problemas e acha que teorias velhas e que nem mesmo conhece profundamente, irão mudar o que está enraizado em cabecinhas como a sua que não consegue nem se expressar em um texto pequeno.

      Agora, a última frase, foi impactante.... "Engenheiro de obras prontas, que nada faz por nada e nada vai fazer por nada, (aqui seria uma vírgula) porque você nada sabe fazer por nada.

      Nossa! Foi de uma profundidade que deveria estar no rol dos filósofos contemporâneos como a Valesca Popozuda!


      Sem gozação, me explique quais seriam as mensagens ofensivas que você quer me fazer.

      Excluir
    2. essa não é a valeska popuzuda. ela está mais para doida de plantão. é que está faltando remédios na rede de farmácias do município. não pode atacar uns, resolve atacar outros. se todo fossem como tu... seria bem melhor..sua GAY!!!! kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. NÃO TENHO PROCURAÇÃO PARA FALAR EM NOME DA LEILA, MAS QUERO PERGUNTAR AO COMENTARISTA QUE ACUSA A LEILA DE FALSA OU DE NÃO FAZER NADA, PORQUE VC QUE ACUSA ELA DE SE ESCONDER NÃO SE IDENTIFICA? QUERO SABER TAMBÉM ONDE VOCÊ ESTAVA ENQUANTO ELA JÁ FALAVA DISSO TUDO EM OUTROS GOVERNOS QUE FORAM RUINS TAMBÉM? QUERO PERGUNTAR SE O QUE TE INCOMODA É QUE ELA TEM OPINIÃO, NÃO OBRIGA NINGUÉM A ACOMPANHÁ-LA NESTAS OPINIÕES E PELO QUE VEJO, VOCÊ NÃO É CAPAZ DISSO. VOCÊ NEM PRECISA SE IDENTIFICAR PORQUE JÁ SABEMOS QUEM É VOCÊ QUE SEMPRE VIVEU DE FOFOCAS E ESQUINAS, QUANDO NÃO ESTÁ PEDINDO COISAS PARA OS OUTROS. SEU COMENTÁRIO, NO BLOG DELA É PROVA DO QUANTO ELA É VISTA, LIDA E RELIDA. SE VOCÊ VEIO OLHAR É PORQUE QUER IMITAR. TALENTO ATÉ SE DESENVOLVE, MAS É PRECISO QUE SE TENHA INTELIGÊNCIA PARA ISSO E VOCÊ É SÓ RANCOR.
      ANTES QUE EU SEJA XINGADO POR VOCÊ, SÓ NÃO VAI ASSINADO POR NÃO TER CONTA NO GOOGLE.
      ROGÉRIO PRADO

      Excluir
  4. "Eu sei que não sou nada e que talvez nunca tenha tudo. Aparte isso, eu tenho em mim todos os sonhos do mundo."
    Fernando Pessoa

    Outro lindo poema de Fernando Pessoa para o final do comentarista:

    Não sei quantas almas tenho

    Não sei quantas almas tenho.
    Cada momento mudei.
    Continuamente me estranho.
    Nunca me vi nem acabei.
    De tanto ser, só tenho alma.
    Quem tem alma não tem calma.
    Quem vê é só o que vê,
    Quem sente não é quem é,

    Atento ao que sou e vejo,
    Torno-me eles e não eu.
    Cada meu sonho ou desejo
    É do que nasce e não meu.
    Sou minha própria paisagem;
    Assisto à minha passagem,
    Diverso, móbil e só,
    Não sei sentir-me onde estou.

    Por isso, alheio, vou lendo
    Como páginas, meu ser.
    O que segue não prevendo,
    O que passou a esquecer.
    Noto à margem do que li
    O que julguei que senti.
    Releio e digo: “Fui eu?”
    Deus sabe, porque o escreveu.

    ResponderExcluir
  5. Leila como você convive com isso, você é assessora do grande vereador Charles da video locadora e recebe no contra-cheque como Lilian a professora toda humilde, que logo se transforma na intelectual LEILA, deve ser um puta conflito de interesse :O político e o financeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouviu o galo cantar, mas não sabe aonde!
      Primeiro, não sou assessora do vereador, somos amigos, ele é o presidente do PSB na região e eu sou da executiva do partido. Fui trabalhar com ele na Câmara, para ajudar o mesmo nas funções que exigiam experiência e formação partidária para isso. Estava lá disponível pelo PSB, partido em que sou elo com a Estadual. Quando não foi necessário a minha presença no gabinete dele, voltei para minhas funções somente partidárias. Já tem mais de um ano que não frequento o gabinete do vereador. Nunca foi nomeada como assessora do mesmo. E se fosse não seria nada de mais, pois o regimento do partido, (está disponível na internet) atribui como escolha do partido o chefe do gabinete de seus parlamentares.
      Outro ponto, onde vc errou é que não sou professora. Sou formada em Física e Ciências Sociais, porém minha formação profissional é de administradora de empresas, função que exerci a vida toda até minha aposentadoria.Ah! Fiz um ano de arquitetura, mas não gostei!

      Quanto a questão do nome, nunca vi necessidade de projetar a pessoa e sim as ideias e o conhecimento adquirido na vida.

      E quanto a conflito, não tenho nenhum, pois para isso, mesmo estando no gabinete do vereador, sempre fui firme em minhas posições ao ponto de ser "persona non grata" para muitos deles que pressionaram muito o vereador quanto a minha presença no ambiente da Câmara.

      E vamos filosofar um pouquinho... viu como vc em poucas palavras demonstrou todo o seu ranço? Errou tudo, rotulou de "humilde professora", rotulou de "intelectual" (graças à Deus) Leila, a mesma pessoa que em nenhum momento modificou a vida por participar da vida política do lugar em que vive. Devo ter conta na Suíça, pois continuo a viver como a "intelectual humilde" ... assim como o Mujica (sabe quem é, não?)
      Fiquei feliz com o "intelectual", pois é todo ser que usa bem o intelecto e o desenvolve ao longo de sua vida... isso é para poucos!

      E vc que acha que "descobriu tudo", quem é? Infelizmente não posso te dar nomes, nem mesmo chamar de intelectual....e muito menos humilde...
      e queria saber por qual motivo te incomodo? Não acompanha o raciocínio ou é só por vc ter muito ranço e mazelas pessoais?

      Excluir
    2. Tomou novamente papudo!
      Leila, não responde mais. isso é infeliz que vive disso.
      Gatinha gay, continue seu trabalho, eles passam e você passarinha.

      Excluir
  6. Embora exista uma diferença entre os vocábulos renovação e transformação, vejo que uma parte atuante da sociedade quer muito mais do que simplesmente renovar os nomes da política mangaratibense. Sabemos que, nas últimas eleições municipais, vários outros vereadores foram eleitos no lugar dos que ali estavam, mas a qualidade da nossa Câmara não mudou satisfatoriamente.

    Entretanto, o movimento que se tem feito defende propostas que vão muito além. Pede-se não só políticos de qualidade no Legislativo e no Executivo como também um outro olhar do cidadão. Busca-se construir uma sociedade que fiscalize de perto os atos de seus representantes eleitos, participe, contribua com propostas e dê o exemplo.

    Enfim, o desejo é transformar e revolucionar Mangaratiba sendo certo que uma revolução também se faz com renovações e boas reformas, providenciando, no tempo certo, os odres novos da política do século 21 afim de que a rotura provocada pela fermentação do vinho novo não destrua de imediato o recipiente antigo fazendo derramar com desperdício o precioso líquido.

    Assim, no tempo certo, as coisas vão mudando. Por isso acredito naquela transformação desejada para daqui uns 30 anos, quando chegar o momento da geração de nossos filhos e netos nos substituírem no comando da política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, escrevemos quase a mesma coisa. Transformar para revolucionar. E só se consegue isso partindo da população, sem revanchismos, sem radicalismo ou uma caça às bruxas sem sentindo atacando todo e qualquer cidadão que pense de forma diversa.
      Sem rotular, sem extremos e sem ranço travestido de modernidade. Daqui a pouco estarão pedindo a intervenção militar em municípios, praticando o linchamento em praça pública para quem tiver tendências ideológicas diferentes.

      Excluir
    2. A sociedade deve ser plural sendo fundamental respeitar quem pensa diferente de nós. Mas vejo que a população de Mangaratiba está se mobilizando e anseia por mudanças transformadoras. Só que o cidadão nem sempre sabe como chegar a este fim. Por isso o que talvez mais estaria próximo de muitos seria a renovação imediata, o que me faz lembrar do impeachment de Collor quando, no ano seguinte surgiu uma CPI dos anões do orçamento incluindo parlamentares responsáveis pela cassação do ex-presidente. Tempos depois, estamos vendo aí um clamor representativo pelo impeachment da Dilma e uma minoria querendo a volta dos militares. Felizmente, não é este o mover atual em nossa Mangaratiba. Aqui se quer é um basta na corrupção estando o atual governo já bem desacreditado pela população. Mas na hora de mostrar a cara num protesto muita gente ainda tem medo. Veja, por exemplo, a grande quantidade de comentários anônimos no seu blogue...

      Excluir
    3. Como consequência de um processo social, talvez não demore tanto para o povo de Mangaratiba ter coragem de comparecer a um protesto. Primeiro o cidadão precisa subir um degrau no nível de consciência, o que começa a acontecer pelos debates acerca da nossa política ainda que nem sempre direcionados para um alvo estratégico buscando resultados práticos.

      Excluir
    4. Rodrigo, só discordo quanto ao anonimato... isso se dá pelo processo cultural, Veja que o anonimato serve para poder se colocar, expondo suas mazelas sem que haja censura.
      Tenho um processo por conta do anonimato de comentaristas que não sabem exercer o direito a livre expressão. Veja, se eu que não sou político, sou atacada quando minhas postagens não agradam a alguns.... sejam eles gestores, políticos e a gora, surge uma nova modalidade...o dos "movimentos populares apartidários" que se travestem de idealistas e moralistas para atacar a dona do blog como se eu tivesse obrigação de concordar com eles ou que tenha de me juntar a eles.

      Sempre conversamos, gosto de suas postagens, nos encontramos informalmente e sempre foi visível para mim sua capacidade e fico grata por vc ir somar com este grupo que vem se formando. Vc com toda certeza será luz neste movimento.

      Assim se faz a ebulição em sociedade, onde diferentes caminhos talvez levem ao mesmo lugar que almejamos.

      Excluir
    5. Oi, Leila.

      Penso que minha participação no grupo renovação não nos colocará em campos opostos. Pelo contrário! Colocando de lado eventuais diferenças com o movimento que surge, existe aí a bandeira pela ética na política sendo que não dá para haver outro foco maior em termos imediatos senão os atos abusivos do atual mandatário.

      Percebo que a indignação da sociedade é grande e, se houve da parte de algumas pessoas um ataque a você, deve-se mais ao fato de sua proximidade com o Dr. Ruy. Eu, porém, considero muito melhor termos hoje o impeachment do Capixaba com o vice-prefeito assumindo em seu lugar do que padecermos mais 21 meses nas mãos de um governo que anda dilapidando Mangaratiba. É de minha característica buscar o diálogo com o poder e acho que esta oportunidade seria elhor aproveitada com o Dr. Ruy.

      Todavia, esta é a minha opinião, não a do grupo. Aliás, o Renovação ainda está se estruturando e o que você lê no Facebook quanto ao Dr. Ruy e o vereador José Luis do Posto são mais opiniões pessoais, as quais não considero como estratégicas e nem adequadas para o momento pois acabam dividindo a oposição numa hora que seria fundamental Mangaratiba caminhar unida contra a corrupção.

      Ora, lembro muito bem de quando Collor sofreu o impeachment em que o Itamar assumiu no lugar dele. Eu, ainda com meus 17 anos no ano de 1993 e fazendo movimento estudantil, aprendi que não era momento de acompanhar os erros do PT em atacar o presidente. Fui numa manifestação em Brasília escondido da família e fizemos lá nossas reivindicações. O Itamar como sempre era atencioso às reivindicações dos estudantes, coisa que, no ano seguinte, pude conferir pessoalmente quando ainda morando na mineira Juiz de Fora, presenciei a atitude dele em tratar diretamente com os estudantes que tinham protestado contra a recusa de cobrança da meia entrada pela companhia que havia trazido o Caetano Veloso para um show, desrespeitando a lei. O Itamar estava lá prestigiando o cantor e, na saída do evento, ele recebeu a nós durante a entrevista dada à imprensa.

      Assim, considero ser o diálogo a melhor saída para as crises e acredito que, em seu caminhar, tanto o Movimento Renovação como a sociedade mangaratibense aprenderão sobre sua importância construtiva. E, como as coisas não são estáticas, dê tempo para que a experiência conduza este e outros grupos sociais a um melhoramento da política. Aliás, creia que o Renovação tem grande potencial para fazer diferença neste momento de desgaste dos partidos em Mangaratiba.

      Sobre o anonimato, penso que a utilidade deste seja melhor explicável quando há de fato uma ameaça ou um risco do denunciante sofrer um dano em decorrência da exposição. Mas no uso de opiniões, sem que haja riscos, acho positivo que tal cultura seja transformada.

      Excluir
    6. Nunca impedi o anonimato e raras foram as vezes que coloquei moderação e assim mesmo, retiro quando os ânimos se acalmam e assuntos de natureza pessoal deixam de ser tema dos comentaristas. E hoje, coloquei o sistema de aceitar todo e qualquer comentário de pessoas com conta no google.... quem sabe as encontro pessoalmente e conversamos sem que "eles" estejam disfarçados de cidadãos plenos?

      Quanto ao grupo, tenho dado força a vocês inclusive comentando sobre isso no blog do professor Lauro, sugerindo que vcs procurem o Paulo Fabrício que tem um instituto ligado a AMARRIBO aqui em Mangaratiba.

      Quanto ao meu posicionamento em relação ao momento já fui bem clara, inclusive diretamente conversei contigo sobre isso.... é tempo de combater o inimigo em comum que é o governo do prefeito Capixaba. Só estarei pensando em eleição no momento correto, pois participar é algo maior do que ficar pensando em eleição que acontece de 4 em 4 anos.
      Estou com o Dr. Ruy e te digo mais, a composição dele com o Zé Luiz é viável e penso que antes de falarem, questionem os mesmos, estejam abertos ao diálogo e conheçam aquilo que só ouviram dizer... tendo uma visão menos interiorana, onde se reclama por não ter sido recebido em gabinetes, façam questionamentos e ouçam as explicações que são muito mais esclarecedoras ou não do que o ouvi dizer....

      Não existem santos, nem demônios.... existem pessoas que se equivocam, outros que erram mesmo e conscientemente e outros que acertarão mais do que erram. Todos são reflexos do conjunto da população....Assim, começando por nós, população ativa e atuante, podemos ajudar a mudar este quadro mesquinho do falso moralismo, sem ideologias, repletos de causa pessoais e que repetem os mesmos erros de quem combatemos.

      Excluir
    7. Oi, Leila.

      Ótimo ter me lembrado do Paulo Fabrício, o qual já conheço há dois anos e, certamente, poderia compor o Renovação. Saberia dizer se, por acaso a ONG do Paulo Fabrício seria esse IBDC que é mencionado no site da AMARRIBO?

      http://www.amarribo.org.br/pt_BR/parceiros/rede#rio-de-janeiro

      Sobre a composição do vice-prefeito com o vereador José Luiz, também considero viável sendo ele talvez um dos melhores nomes de articulação dentro da Câmara e com o governo estadual. Afinal, se o Dr. Ruy assumir a Prefeitura, precisará de apoio, quer seja da população de Mangaratiba, dos atuais edis dessa débil legislatura e do Pezão. Aí é que defendo o diálogo dos movimentos sociais junto com o poder de pressão popular no sentido de se conquistar espaços. Só não posso dizer se esta será a postura de todas pessoas em nossa cidade já que a insatisfação com a política tem sido alta...

      Ainda sobre o anonimato, aceitei mensagens não identificadas em meu blogue pessoal durante um tempo, mas, desde o final de maio de 2013, restringi os comentários a quem tivesse sua conta no Google (se bem que não dá para filtrar os fakes). O meu motivo encontra-se lá na nossa Constituição Federal que assim proclama:

      "É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"

      A Lei Maior do país veda qualquer tipo de censura política, ideológica ou artística e eu respeito isso. Admito que qualquer pessoa publique no espaço de uso privado que administro e são sempre aceitas as opiniões, sejam elas de esquerda, direita, centro, liberal, conservadora, socialista, nacionalista, internacionalista, fascista, cristã, judaica, muçulmana, ateia, favoráveis à liberdade de expressão e até mesmo contrárias a esta. Quem desejar divergir até do blogueiro, pode se sentir à vontade, mas, em em todo caso, sempre peço que "assine" sempre o que escreveu.

      Como este blogue é também um espaço político, entendi que estava mais do que na hora a adoção dessa medida. Afinal, vivemos há mais de vinte e cinco anos numa democracia e não vejo razões para as pessoas ficarem se escondendo por trás de pseudônimos. Se a manifestação do pensamento é livre, então pra que o anonimato?

      Excluir
    8. Mas será que o anonimato ainda se justificaria de alguma maneira na internet, nas redes sociais e na "blogosfera"?

      Num blogue, apenas vejo vantagens no anonimato quando o objetivo da postagem for permitir que os internautas exponham suas questões íntimas e revelem seus segredos pessoais. Assim, se resolvo publicar um artigo tratando sobre casamento, sexualidade ou relacionamentos familiares, quem comenta poderia se sentir mais a vontade para compartilhar as situações bem delicadas que envolvem aspectos delicados de sua vida. Do contrário, como resguardar a privacidade das pessoas?

      Mas quando criei um novo blogue de caráter temático chamado Propostas para uma Mangaratiba melhor em que busco apresentar ideias para o município e colocá-las em debate, ali resolvi não permitir o anonimato para manter a seriedade do trabalho. Pois, como coloquei já acima, se vivemos numa democracia em que é assegurada a liberdade de expressão, não se justifica mais alguém se esconder ou usar pseudônimos como costumava fazer o árcade Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810), autor das Cartas Chilenas. Através desses poemas satíricos que circulavam pela antiga Vila Rica, o escritor pôde então criticar o violento governo colonial em Minas Gerais e sua administração medíocre.

      Assim, penso que, em épocas passadas, o anonimato em política era plenamente justificável. Hoje não mais. Exceto no Disque-Denúncia e quando estiverem em jogo valores como a intimidade e a privacidade, ambas tuteladas pela Constituição brasileira de 1988.

      Excluir
    9. Rodrigo, é esse o Instituto do Paulo Fabrício e tem feito coisas bem interessantes, mas as pessoas não o ajudam nessa luta, ficando muito difícil para poucos tocarem o instituto.

      Excluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!