domingo, 15 de novembro de 2015

Mangaratiba 2015! Caminhando...

E...

Sabe, lentamente, bem lentamente estamos encontrando o rumo para Mangaratiba.

Insisto em escrever que não "dá" para fazer mágica, não "dá" para puxar da cartola o progresso e o desenvolvimento sustentável, mas "dá" para pegar o leme e conduzir rumo ao que necessitamos como população e como indivíduos.

Ainda se tem muito a fazer, ainda tem muito para acertar, não permitindo que se saia dos "trilhos". Porém, o caminho já foi identificado por muitos e agora, só precisamos focar nesse rumo.

Vejam, são grandes ações não compreendidas por muitos, mas que são completamente necessárias para este propósito. Ações que englobam áreas administrativas e financeira, educacionais e políticas. Não se muda da noite para o dia, os vícios de uma população e de seus representantes, sem que haja uma lógica comportamental firme e ações administrativas fortes.

Todos sabem que o país está em crise política, financeira e ética... Mangaratiba mais ainda!!! Estamos saindo de momentos que feriram de morte nossa administração, nossa gente e nossa paz. Perdemos nossa capacidade de discernimento do que é possível, do que é manipulação e do que é realidade!

Nos últimos anos, tivemos dois prefeitos cassados, perdemos recursos importantes, perdemos a fé na decência e neste desencanto, estamos permitindo que sejamos alvo de manipulações e distorções. Acreditamos que todos que se aproximam de governos são imundos e o pior e contraditório, querem o poder...mas para somente poder e não fazer! Então, precisamos refletir sobre tudo isso e avaliar as decisões que estão sendo tomadas.

Tudo está acontecendo ao mesmo tempo e em bloco... é muita informação a ser absorvida! Nos preocupamos com tudo... busca de recursos estaduais e federais, parcerias com empresas, normatizações administrativas em todas as áreas do governo, corte de gastos  e exemplos de atitudes sociais...

Meio Ambiente, buscando recursos federais e estaduais, exemplo é a sede do Parque Estadual Cunhambebe, revitalizações de espaço para nosso pequeno agricultor, coleta seletiva iniciando e  logo com a participação de nossas Unidades Escolares de forma real, sem que seja somente para fazer propaganda, com proposta educacional mesmo! Isso é saber administrar e não fazer somente propaganda!

Transporte interdistrital  avaliado, em fase de licitação e que promoverá com isso, mais desenvolvimento e integração entre os distritos de forma a atender também o ir e vir da população até mesmo na baixa temporada, onde o turismo interno é uma fonte de captação de recursos. Nessa busca de desenvolvimento, foram bater na porta do governo estadual e já que havia disposição do estado em licitar o transporte intermunicipal, se colocaram firme e forte para reivindicar a participação de Mangaratiba nesse processo, levando ao estado nossa demanda de insatisfações com a Expresso!! Isso é saber administrar e não fazer show!

Abastecimento de água... CEDAe que já havia largado o manilhamento para propaganda foi firmemente cobrada para que iniciasse a obra, se vai ser completada a tempo, não sei, mas as ações que cabem a prefeitura que é cobrar, que é se colocar diante do estado com firmeza, isso está sendo feito.

Outras obras como CVT e Centro de Estratégia da Família, prefiro esperar, já que o CVT, em minha opinião deveria ser reavaliado em seu objeto...já escrevi sobre isso, penso que tem que haver uma nova reavaliação de demanda e de utilização e de Saúde não entendo e portanto, também não sei se isso será tão importante quanto a priorizar as obras de nossos Postos de Saúde que são nosso socorro imediato e tão necessários para a população. Mas,  também já se fazem presentes nas prioridades do governo municipal.

Turismo alavancado e com total apoio do prefeito, deixando o secretário trabalhar e mostrar que podemos ter um turismo de qualidade com acolhimento a todos os públicos, sejam os frequentadores atuais e os que buscam um turismo mais qualificado.... cabe a nós população o aprendizado do saber bem receber e não permitir ( com o apoio das instituições) a desordem urbana, nem a devastação de nosso município. E vamos convir, temos caminhado nisso... posso garantir que tenho dormido durante a madrugada aqui na orla... e minha calçada tem melhorado muito!

Ah! Educação.... que complexa e que caos encontramos!!

Desde a Educação infantil, passando por todas as etapas do ensino fundamental, não havia nada de bom! CEIMS sucateados, filas enormes de espera por vagas, nem um dado sobre qual seria a nossa demanda real, verdadeiros depósitos de crianças e um entra e sai de crianças o ano todo... sem que se pudesse desenvolver um projeto pedagógico, população acostumada a pedir vagas por intermédio de pessoas para passar a frente de outros que esperavam por até três anos vagas em CEIMs,,, Ensino fundamental com problemas enormes que vão da infraestrutura de prédios, passando por problemas em merenda, com setor de nutrição desorientado e perdido em suas atribuições, transporte escolar realizado em sua maior porção por empresa filhote da Expresso que não atendia nossas necessidades e com problemas gravíssimos... transporte universitário sem critérios para concessão de passe, cujo decreto que o estabeleceu foi esquecido para que mais uma vez fossem concedidos para os favores políticos. Mas, o que de mais grave encontramos, foi uma situação de distorção de conceitos... educação não estava sendo concebida para o aluno, mas para interesses diversos que nunca privilegiaram o educando. Alunos em séries em que deveriam dominar a alfabetização e a matemática, completamente esquecidos... profissionais desmotivados e capacitações perdidas com o entra e sai de profissionais de contratos... isto vale para todos, inclusive o pessoal de apoio... recursos usados indevidamente, fornecedores cujos contratos estavam vencendo e dívidas enormes.... 

E fomos tirando leite de pedras, pegando um ano horroroso na educação e aproveitando para diagnosticar a educação... normatizamos o acesso aos CEIMs, licitamos o transporte escolar, revimos o setor de nutrição, estabelecemos nossa demanda de vagas na educação infantil, estamos realizando o concurso pendente por anos, as avaliações da rede estão sendo realizadas para que o ano de 2016, seja de fato um ano de início de recuperação da educação, planejamos as manutenções prediais e dissemos MUITOS NÃOS para qualquer assunto que fosse promover o interesse pessoal em detrimento da coletividade. E ... vendo que os profissionais estão trabalhando muito, com interesse real e com vontade de fazer acontecer!

Está sendo fácil??? Não, vícios e conceitos distorcidos são enraizados por muitos anos e só com firmeza poderemos quebrar esta cultura... nem sempre ações antipáticas, mas necessárias, são compreendidas, porém, me valendo das palavras do prefeito, de que vamos fazer o que é certo, vamos fazer o que é necessário, estamos trabalhando muito!

E a mudança social? Ah! Ela acontece sem que se perceba...só se intui... por exemplo, a partir da iniciativa da prefeitura em promover cursinho para o concurso, de forma voluntária, estamos vendo se espalhar pelo município, diversos outros que se uniram para isso.... gregos e troianos! E assim, vamos construindo nossa identidade e retiraremos disso uma forma de convívio muito mais útil para a sociedade!

Enfim, falta muito, mas é este o caminho, e que os aventureiros entendam que Mangaratiba vai ser reconstruída, sem enganos e sem radicalismos de qualquer natureza!

26 comentários:

  1. Juro que estou torcendo para o sucesso.
    Do governo nosso de cada dia.
    Contando o número de cigarros que a Lílian anda fumando o empenho é enorme.
    Estamos recebendo em dia ,o que considero milagre diante do rombo encontrado.
    O que não sou é puxa saco,mas acho que devemos esperar um pouco até ver como vão parar as modas.
    Pegar as finanças arrombadas como parece que estavam é muito difícil.
    Não esqueço que o Rui foi eleito na mesma quadrilha do meu amigo Evandro.
    Mas os tempos são outros e a sombra da Papuda está fazendo os políticos pensarem...
    Ou não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de me identificar.
      Mas pelo estilo...

      Excluir
  2. RECONSTRUÍDA OU REDESTRUÍDA ?
    VENDER A ALMA É PERIGOSO PORQUE DEPOIS FICAMOS SEM VOZ !!

    ResponderExcluir
  3. Nunca vou deixar de ter voz... Até por não entender a falta de argumetos que vc usou. Me explique a redestruição e venda da alma... argumente, faça sua réplica.

    ResponderExcluir
  4. FEIA, BOBA! NÃO QUERO MAIS BRINCAR!

    ResponderExcluir
  5. ATÉ PORQUE SER PUXA SACO É FEIO DEMAIS !!
    DESGASTA A IMAGEM !!! SEGAM OS OLHOS VIVOS !!
    TENTANDO DEFENDER SEU GANHA PÃO....
    SERÁ QUE PRECISA TANTO ASSIMMMMMMMMM.
    ACHO QUE SIM. BEM QUE PODERIA AJUDAR SEM REMUNERAÇÃO, FICARIA MENOS IMPACTANTE !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazem o quê???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      SEGAM os olhos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Aí, você tem que trabalhar de graça kkkkkkkkkkkkkk
      E ser ajudada na SME para cursinho intensivo.kkkkkkkkkk
      Leila, que trabalhão você ia ter. E ia te deixar com a tua "portuguesa" baixada 24 hs. kkkkkkkkk
      A criatura cheia de frases impactantes e escrevendo asneiras. kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Rsrs vc trabalha? Quanta bobagem... vc veio debater ou está com incômodo pessoal? Vamos fazer um trato... vc conduz o tema, com soluções propostas, com sua capacidade de argumentação e quem sabe vc vem como voluntária... e resolve os problemas e eu saio. Rsrsrs ficaria mais impactante!

    ResponderExcluir
  7. EU CONFIO NO GOVERNO. EU NUNCA VI TANTA GENTE TRABALHANDO MESMO.

    ResponderExcluir
  8. A sede do PEC, vale lembrar, foi conquista dos ambientalistas assim como essa unidade de conservacao criada na decada passada. Falta desapropriar ainda varios imoveis e tudo anda bem devagar mesmo. Quase parando!

    Quanto ao atual governo, nao vejo nada de novo debaixo do sol. Ainda continuam os mesmos vicios, deparo-me a todo instante com relato de pessoas sendo perseguidas, problemas na saude, falta de remedios, esgoto nas praias e muitas postagens sobre lixo descartado nas ruas como denunciado nas redes sociais.

    Definitivamente, nao consigo acreditar mais no atual governante. Temos que renovar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, você viu o déficit de 2014? Você ao menos tem procurado acompanhar os contratos que existiam, os que estavam terminando, os que não poderiam continuar, o montante de licitações que estão sendo realizadas e administrativamente o quanto foi realizado com normatizações e regulamentações de procedimentos? E a sede do PEC sabemos que foi conquista e ninguém aqui está se apropriando do feito... só relatamos o empenho do governo municipal e você que tem interesse no tema administração, deve muito bem saber que isso se faz também buscando recursos, parcerias e agilizando com cobranças que os outros entes federativos cumpram com seus compromissos. Os demais problemas que você listou, gostaria que me informasse se os mesmos foram acontecendo nestes últimos sete meses ou se acumularam nos últimos longos 15 anos? Posso te fazer uma comparação, ao estilo popular... alguém engorda 50 Kg em 15 anos e vai emagrecer em sete meses? Somente se fizer cirurgia bariátrica.... ou não?

      Excluir
  9. precisamos ter noção do ridículo

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkk Leila, antes eram os filhos da besta que te atacavam...agora, são os orfãos da besta.

    ResponderExcluir
  11. CHORAAAAAAAAAAA PAPUDO. PELOS FGS CONFISCADOS, PELA ENROLAÇÃO NO TRABALHO CONFISCADA, PELOS AFAGOS NA CABEÇA CONFISCADOS.
    DÁ-LHE DR. RUI!

    ResponderExcluir
  12. LEILA MANDAR TOMAR NO CÚ É LIBERTADOR. KKKKKKK
    FAZ ISSO

    ResponderExcluir
  13. AS BESTAS ROUBARAM TUDO E AINDA ACHAM QUE XINGANDO VÃO CONSEGUIR SE VINGAR? FICAM OFENDENDO PORQUE NÃO SABEM DEBATER NADA, NÃO ENTENDEM DE NADA E AINDA TIRAM ONDA DE CIDADÃOS. MANDA TOMA NO C.

    ResponderExcluir
  14. Não dá mesmo!

    Vou retirar o anonimato novamente.

    ResponderExcluir
  15. me desculpe pelas palavras que neste momento irei ditar leila para que você não force a barra demais:
    primeiro o prefeito Dr. Rui Quintanilha disse, falou e afirmou que essa exposição cultural não sairia um centavo da prefeitura somente cederia o espaço e a pergunta que não se cala é quem pagará os artistas com valores exorbitantes da exposição que se inicia esta semana?
    segundo:
    não haver estranheza em seus pensamentos ao ver todos que atacaram o capixaba trabalhando na prefeitura neste momento é o que me preocupa.
    terceiro:
    dá um pulinho aqui na ilha da madeira, de uma olhada nas valas negras, na falta de saneamento, esgoto, na carência do nosso povo, depois me diga o que achas, entendo que como estava não está, mas será que o nome disto não é medo? Prosseguiremos observando o quadro de uma forma geral, gostaria muito que fosse imparcial pois vejo vc com bons olhos para a politica, não se deixe acreditar, a frustração pode ser grande, bom fim de semana minha mangaratiba.

    ResponderExcluir
  16. Eles da minha terra(Leila,Lauro e Lacerda)
    Temos alguma notícia boa para publicar?

    ResponderExcluir
  17. Onde fica esta Mangaratiba ? A que conheço, de nome idêntico, sofre de abandono a olhos vistos. Não estou no interior da administração para ver se ali algo de bom está ocorrendo, mas do lado de fora eu vejo uma Mangaratiba que vem sumindo do mapa do Estado do RJ a alguns anos, se desfazendo dia após dia.

    ResponderExcluir
  18. LeiLa
    Se nada der certo,sua vaga no canil ainda estará disponível?

    ResponderExcluir
  19. Pois é.
    Parece que nossa Presidenta continua mentindo.
    Como se não bastasse a campanha,
    A Lei 1079 de 1950 prevê impeachment para quem a desrespeite.
    Além dela ser feia,chata e boba.
    Xô !

    ResponderExcluir
  20. Leila
    Educacão é o que de melhor podemos oferecer ao próximo.
    Céu é hipotètico.
    Persevere!!!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!