quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Carnaval 2016 - Mangaratiba


Enfim, acabou!

E lá vou eu....

Antes de escrever sobre o carnaval, quero só lembrar que aqui mesmo no blog, tem registro de todos os carnavais desde 2010 e portanto, tenho como avivar a minha própria memória e comparar com o evento de 2016.
Carnaval 2010 clique aqui
Carnaval 2011clique aqui
Carnaval 2012 clique aqui
Carnaval 2013clique aqui
Carnaval 2014clique aqui
Carnaval 2015 clique aqui

Desde sábado, venho acompanhando e comparando, por fotos ou por algo que escrevi anteriormente e tenho que dizer que muito avançamos. E só hoje, relendo tudo, lembrei que até mesmo o que  me repugnou este ano, foi mais suportável do que nos demais anos. Quem duvidar, pode rever todas as publicações em que registrei minhas impressões.

Assim, comparando com os anos anteriores, este carnaval foi muito light... 

Limpeza no município, foi organizada e digna de elogios, e confirma a máxima de que se mantivermos o modo com que nós tratamos nosso município, teremos menos visitantes dispostos a destruir onde vivemos. Durante o carnaval todo, a equipe de limpeza levou o estandarte de melhor serviço prestado no carnaval!

Organização dos eventos, também foram incansáveis, pois tentaram manter a ordem dos desfiles, horário e organização das concentrações...claro que sempre temos os imprevistos e os adeptos do desmando para atrapalhar quem trabalhava e queria fazer um trabalho digno como servidores municipais. Tivemos problema com o Carnamar, mas que foi minimizado pela própria galera que só queria se divertir sem pensar em política ou estragar a folia dos participantes. Em Itacuruçá, as fotos que me enviaram em algumas passagens, não foi legal. Porém, relendo as postagens anteriores de outros blogueiros, vi que foi ainda menos problemático que nos anos anteriores, mas... de qualquer maneira, devem ser repensadas todas as estratégias, pois Itacuruçá foi invadida por vândalos travestidos de foliões.

Ordem pública... vejam, se não tivesse os registros, talvez não me desse conta da melhora e do empenho em reprimir o comércio irregular e os excessos dos comerciantes e visitantes. E até nossos ambulantes legais e o bom comércio, reprimiu a concorrência. Como foi diferente!!!! Muito precisamos melhorar, muito se tem que reavaliar, mas só quem realmente quer ser do contra pode afirmar que não houve ação concreta para coibição da desordem.

Quanto aos famigerados carros de som... que irritação, eles se proliferam de forma afrontosa e perigosamente violenta. Ontem fui testemunha disso e fiquei apavorada de que houvesse uma tragédia na orla! Meu Deus, parecia um baile funk do alto de comunidades dominadas pelo tráfico! Muita pornofonia, apologia as drogas, muita menina, menina mesmo, bêbadas e garotos totalmente incitados por gente esquisita e acostumada ao enfrentamento com a segurança. Vi uma abordagem calma e firme que não se deixou irritar pelo cânticos de guerra e coro de ofensas aos servidores. 
Parabéns pela abordagem difícil e reconheço que não é humanamente possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

No atendimento a saúde, não tive notícias de problemas, vi ambulâncias sendo acionadas e rapidamente chegando ao local de chamada. 

Menos falta de água, menos falta de luz e muito mais segurança para as famílias... não soube de nenhum caso de tumulto generalizado como em outros carnavais. Claro que água e luz são consequências de fatores naturais, pois não vi ou não soube de nenhuma ação concreta dessas concessionárias para que tivéssemos este desempenho. Mas, ajudou muito a minimizar nossa irritação.

Então, de forma comparativa, este carnaval foi infinitamente melhor organizado!!! E penso que em uma escala de 0 a 10, ficamos com 8.

Mas, e para se chegar a excelência? 
Ah! Falta muito!!! E nem sei se é possível, porém, podemos caminhar muito bem com perseverança e vontade de acertar!

Vejam, trânsito e carros de som devem ter ação o ano todo, pois a maior propaganda é o boca a boca e se nos mantivermos trabalhando o ano todo com disciplina, sem relaxar, eles mesmos não irão aportar por aqui por saberem que não encontrarão facilidades. 
E quem sabe, arrumam um local bem distante para estas "manifestações" de forma organizada, sem que seja necessário ouvirmos os tributos ao modo de vida que escolheram. Coloquem esta turma em área menos habitada e deixem que façam suas batalhas de som, sem permitir que menores participem.

Sinalizações de praia e cachoeiras, já se iniciou, mas ficaria bem legal se também educássemos as pessoas quanto a poluição de praias, e que nos pontos em que os "ônibus de excursão" desembarcam as pessoas, e nos quiosques a beira mar, se distribuísse folhetos pedindo que coloquem seus lixos em lugar adequado, que mostrassem o quanto se destrói o meio ambiente que eles desfrutam e do qual fazem parte, quando se deixa lixo nas areias e em nossas ruas. Essa ação fica mais econômica do que despoluir ou ter que colocar uma tropa de profissionais para limpar a sujeira deixada pela falta de educação de todos.... isso sem falar nos nossos comerciantes que também precisam ser educados e responsabilizados pela sujeira de seu entorno.

Atrativos de eventos... podemos discutir uma forma de decorar nosso município com materiais recicláveis, já pensando em promover uma coleta seletiva que tanto se faz necessária e que deve ter um planejamento impecável, pois vai ser complicado em uma cidade que recebe gente sem esta cultura ambiental.

Atendimento na saúde... precisamos o ano inteiro e reforço nestes tempos de quadruplicação de população usuária destes serviços.  Penso que até nossos agentes de saúde poderiam ser aproveitados nestas épocas e ajudarem na conscientização do combate ao Aedes Aegypti, visitando casas e orientando os turistas.

Quanto aos ambulantes legais, deveriam ser fornecidas as licenças com mais antecedência para que se tivesse tempo hábil para  orientação para  coibir a concorrência ilegal e a conscientização quanto a limpeza e forma de abordar os veranistas. Até isso é ação de políticas públicas, para diferenciação de nossos ambulantes e desenvolvimento do turismo.

E agora, uma opinião que vai desagradar muito.... os blocos!!!!!

Se queremos um carnaval de origens, se queremos um carnaval de tradição popular, não podemos ter donos de blocos, ou investimentos da prefeitura nos patrocínios...

Caramba, os melhores blocos arrastam espontaneamente as pessoas e não podem ser palco para egos e interesses diversos a folia. Carros de som tocando quase o mesmo tipo de música que tanto reclamamos.... novinhas, sete da manhã... isso bem que poderia ser definido como permitido ou não!

Segurança.... não só a da população, como nossa segurança patrimonial podem ser melhor programadas... mas, se tivermos todas as ações anteriores, pode ser mais fácil, por termos nos dado respeito!


Enfim, sem comparar com os carnavais anteriores.... penso que podemos pensar em nota 7 para nossa folia!


                                                        Carnaval 2016 - comércio

                                                         Carnaval 2015 - comércio


                                                            Carnaval 2015 - sujeira


                                                         Carnaval 2016 - limpeza





61 comentários:

  1. Bem coerente o seu texto, até porque carnaval perfeito é impossível, devido ao número de pessoas que as Cidades com praia recebem.Acho que a Prefeitura tentou dar uma melhorada nesse ano também acho que o número de efetivos na rua ainda é pouco.Passando ontem no Shay fiquei perplexa com o número de flanelinhas cobrando vaga em um local público.Enquanto um Distrito está sendo monitorado os ratos fazem a festa em outros.Ouvi vários elogios e várias reclamações do carnaval.Sujeira basta ver os noticiários como ficou ontem o Aterro do Flamengo, realmente o lixo é muito grande pela quantidade de lixeiras que são espalhadas pelos locais.Torço que Mangaratiba mude para melhor, porque esse paraíso está sofrendo conseguências desastrosas nas maõs dos bichos homens.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua idéia de isolar os carros de som. Há muito venho pensando em uma solução para o nosso sossego e cheguei até a pensar na hipótese de proibir a entrada dos mesmos, mas logo vi que não seria possível. Então, assim como fizeram com os pichadores, deem-lhes um espaço bem distante dos nossos ouvidos. Que tal um "Manicômio do Som". (risos) Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  3. Leila, você tem razão e já ia reclamar. Mas, quando li os registros de seu blog me lembrei dos anos anteriores e vc tem mesmo razão.
    Tenho que tirar o meu chapéu porque para fatos não tem argumentos.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite Leila e parabéns pelo seu blog , estive lendo suas postagens,mas discordo de você quando diz que 0 a 10 este carnaval foi 8.Infelizmente as coisas não foram tranquilas na Praia do Saco ficou uma terra sem Lei,não sei quanto a Muriqui mas em Praia Grande ,Ibicuí e na Praia do Saco tinha de tudo menos ordenamento,
    eu concordo com você quando diz ser impossível os agentes de segurança está em todos os lugares mas fazer publicidade de uma coisa que não foi feita já é demais e é isso que a prefeitura faz,o hospital tava um caos , mas sim podemos melhorar com certeza .Oque falta é competência dos pseudo gestores .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me permita discordar, mas em ibicuí, apesar de muito cheio, estava td em ordem, passei meu carnaval la e fui na praia do saco tbm por um dia e não vi nada de mais, inclusive recebi a informação de que na praia do saco, não houve nenhum incidente grave, em relação à brigas...

      Excluir
  5. Infelizmente, tive más notícias e verificações desagradáveis neste Carnaval.

    Primeiramente, não entendi por que alguém fez da Praia de Muriqui um depósito de latinhas de alumínio. Nada contra a coleta de material reciclável, porém não me parece adequado deixarem quilos e mais quilos desse resíduo ocupando uma área de lazer e restringindo o uso do disputado espaço entre os banhistas.

    Cadê a fiscalização?!

    Sobre os ambulantes, apareceram muitos vendedores ilegais que nem do município são moradores e os mesmos vieram dias consecutivos atrapalhando uma das melhores oportunidades de ganho do povo da terra. E novamente cabe a pergunta cadê a fiscalização?

    Acerca do atendimento à saúde, tô pasmo com o que acabei de ler uns minutos atrás no Facebook do Mauro Guedes sobre um bebê que teria sumido do hospital e que o SBT vai exibir uma matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo!

      Esse Mauro Guedes é o mesmo avô da criança que há dois anos teria sido entregue morta aos país na caixa de papelão no HMVSB.

      Sinceramente, o turista que vem passar férias no nosso município corre sério risco de vida caso precise dos serviços de saúde daqui. E olha que o prefeito é médico...

      Excluir
  6. Parece até piada esse blog.Será que esse carnaval citado acima foi realmente em Mangaratiba. Cadê o corpo do bebê que sumiu dentro do hospital de Mangaratiba? O que vocês tem a falar sobre isso?Escreva em seu blog explicando o ocorrido o povo quer saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu te pergunto se o assunto era esse?

      Excluir
    2. JC MARVIM, eis a pergunta que não quer calar....

      o corpo do bebê sumiu durante o carnaval ? o que o sumiço do corpo tem a ver com o carnaval??

      é que me escapoliu...

      Excluir
  7. so quem gosta de ferrar o municipio não reconhece o que esta certo do que é errado. tem muito tempo que o carnaval na cidade não é tão bom. o que enche o saco são esses blocos de carterinha que so serve para fazer propaganda dos donos. mas o carnaval foi bem melhor mesmo.os carros com som e o trnasito com o tempo vai ficando melhor porque ninguem quer levar multa acaba que desistem.

    ResponderExcluir
  8. Curioso como esse governo adora festas. Fiquei sabendo há pouco que mudaram o calendário escolar de 2016 e as aulas só vão começar diz 07/03. Que bagunça está cidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse transtorno é justamente para arrumar o que estava desarrumado.
      Ou você prefere que tenhamos um ano letivo, iniciado sem professores, sem funcionários de apoio?

      E todos os 200 dias letivos serão cumpridos, assim como o foi ano passado, mesmo com paralisação da categoria.

      Ninguém gostaria que o ano se iniciasse em 07 de Março, mas é esta a opção para garantir que não se perca de fato dias letivos,pois se iniciássemos agora, a perda seria em conteúdo por não termos profissionais.

      Excluir
    2. Boa noite, Leila.

      Com toda sinceridade, não me contento com essa situação pois tivemos um concurso no ano passado e que, se tivesse sido algo sério e atraente, hoje Mangaratiba contaria com um número razoável de profissionais na área da educação.

      A meu ver, esse concurso deveria ter sido realizado muito antes, com as provas todas no Município e sem mudanças de última hora. Aí já haveria um número suficiente de gente nomeada e trabalhando nas unidades escolares da SME.

      Infelizmente, o ranço do coronelismo ainda existe na atual administração, o que impede pessoas com mentes inovadoras de mudarem certas coisas nesta cidade. Se dependesse do prefeito, duvido que teria ocorrido o concurso. Porém, como a Justiça havia determinado a exoneração dos contratados, ele não teve outro jeito.

      Sem uma mudança no governo e na Câmara, difícil Mangaratiba avançar.

      Bom final de semana!

      Excluir
  9. Rodrigo, você tem todo direito de dar sua opinião...mas, ela deveria ser baseada em uma sequencia de informações para que sua postagem não ficasse somente no acho...ou no ideal contra o possível.
    Por exemplo: "Algo sério e atraente" como assim?
    Atraiu muitos candidatos...tantos que tiveram que fazer a logística fora do município também. E além disso, os concursos devem ser feitos evitando-se, ao máximo possível, que os fiscais e os candidatos sejam dos mesmos distritos... assim, tivemos pessoas de alguns distritos em outros locais distantes e muitos de outros municípios, foram colocados em Mangaratiba mesmo... Lembrar que o concurso não foi exclusivo para a população de Mangaratiba... vc é advogado e sabe que não pode ser feito para se privilegiar a população local.

    Quanto a demora...
    Já conversamos diversas vezes sobre isso e foi amplamente discutido. Precisavam de uma banca, precisavam inclusive redimensionar as vagas, pois baseados no processo seletivo, ainda tivemos problemas no ano letivo.

    E quanto ao "duvido", já pensou se todos começassem com estes critérios pessoais dos "duvidos", perderíamos o sentido em analisar, ver acontecer, comparar, vislumbrar... perderia até mesmo o sentido de maturidade política.
    Você sabe o motivo dos mandatos terem quatro anos no mínimo?
    Você sabe quanto tempo se leva para uma licitação passar por todas as etapas do processo? Você sabe ao menos o que é tentar realinhar um trem descarrilado em dez meses?
    Sabe como se priorizam as necessidades administrativas e financeiras?
    Procurou saber ou só vai ficar no "duvido" ?

    Você é um cara inteligente e o mais bacana é que você fazia a linha moderna política, a do bom senso e a da conciliação, onde para ser oposição, basta apresentar algo concreto para se discutir, falar quais são os projetos que oferecem para a população, saindo da teoria e discutindo como fariam se estivessem no poder, claro que dentro da realidade... e de repente está saindo deste moderno modo de viver a política.

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Leila.

      Sei que faz parte do atual governo, mas acho difícil tentar defender o indefensável sendo que, no caso do concurso, fui no Ministério Público reclamar dos locais de provas da primeira fase por várias razões, tendo minha representação sido encaminhada para umas das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Angra dos Reis.

      Primeiramente entendo que, quando se abre um concurso público municipal, deve-se considerar que muitos dos candidatos serão pessoas da própria cidade interessadas em trabalhar no lugar onde moram. Lógico que isso não exclui a possibilidade de que candidatos residentes em outros municípios façam a prova, sejam classificados e, caso obtenham uma pontuação superior aos "nativos" ocupem a vaga desejada por estes.

      Sendo assim, o bom senso ensina que, quando os organizadores de um concurso definem os locais de prova de um exame, devem antes procurar todas as opções situadas dentro do próprio município que sejam acessíveis e adequadas para a chegada e recepção dos candidatos nos horários previstos. E aí questiono se todos os locais de Mangaratiba que ofereciam disponibilidade foram requisitados pelos organizadores. Por exemplo, será que todas as escolas públicas e particulares foram utilizadas antes de enviarem gente daqui para outros municípios?

      Tudo bem que a procura de candidatos, devido ao gritante desemprego neste país, pode ser tão alta que impeça a utilização apenas dos loais possíveis dentro de Mangaratiba a ponto dos organizadores precisarem de escolas situadas em outros municípios. Bem, neste caso, há que se realizar um prévio estudo para que seja possível o candidato daqui chegar a tempo no local de prova. Senão vejamos o que consta no item 9.1.1 do edital:

      "9.1. Das Condições de realização das Provas Objetivas /Avaliação de Títulos.
      9.1.1. As Provas Objetivas serão realizadas nos dias 28 e/ou 29 de Novembro de 2015 (se necessário o uso de mais de um turno de aplicação de prova). As provas objetivas terão duração de 4 (quatro) horas, iniciando no turno da manhã às 09 horas e no turno da tarde às 15 horas, horário oficial de Brasília/DF, devendo o candidato chegar com 1 (uma) hora de antecedência.
      9.1.2. As Provas Práticas poderão ser realizadas nos dias 19 e/ou 20 de Dezembro de 2015, na cidade de Mangaratiba/RJ, os horários e locais serão publicados na página na convocação para as provas.
      9.1.3. Os locais de provas objetivas e prática, serão informados no endereço eletrônico http://concursos.biorio.org.br, cabendo ao candidato acompanhar a divulgação dos mesmos.
      (...) "

      Excluir
    2. Continuando...


      Bem, Leila. Você que já viajou de van e de ônibus comigo antes de estar no governo sabe o quanto os transportes públicos são precários na nossa região. E aí o fato da Prefeitura ter enviado pessoas para fazerem prova em locais distantes como Mambucaba (divisa de Angra com Paraty) simplesmente inviabilizou que alguém saindo de Mangaratiba chegasse até lá antes das oito horas da manhã dependendo de quatro conduções e dos horários em que os ônibus e vans começam a circular em Mangaratiba. Isto sem contar com o valor total das passagens, valendo lembrar que um número considerável de inscritos tiveram isenção no pagamento da taxa.

      Embora o texto do edital não proibisse a realização das provas em outros municípios, as normas também não previram de maneira expressa tal situação. Com isso, muitos candidatos que pagaram para se inscreverem e se prepararam para as provas cortando outros compromissos de suas agendas foram "pegos pelo pé" quando souberam pela internet onde precisavam fazer as suas avaliações. Muitos, inclusive, chegaram a desistir do exame sendo que, numa das sessões da Câmara (24/11/2015), o assunto foi muito bem abordado com muita propriedade pelo vereador Alan Bombeiro (PSDB) ao fazer uso da palavra na tribuna durante o "Tema Livre".

      Penso que deveria ter havido um pingo de razoabilidade por parte dos organizadores do concurso no trato dessas delicadas questões. A princípio, não sou contra as provas serem excepcionalmente realizadas em outra cidade vizinha, desde que haja condições de transporte para o morador de Mangaratiba conseguir participar dependendo apenas de uma condução terrestre entre áreas urbanas. Ou seja, resumindo, deveriam ter feito as provas apenas em escolas situadas no nosso Município e até à rodoviária Itaguaí para onde partem ônibus diretos da viação Expresso diariamente de quase todos os nossos distritos litorâneos.

      Excluir
    3. Em tempo!

      Apesar da grande quantidade de pessoas inscritas, não considero que o concurso tenha sido atraente.

      Eu mesmo não me animei pois, com o salário oferecido, até um catador de material reciclável ganharia mais do que os valores oferecidos. Embora não seja da área da educação, preferiria ficar vendendo minhas coisas na praia se fosse professor. Aliás, tenho um rapaz que fez História e trabalha comigo vendendo picolé nos fins de semana embora ele dê aulas no município vizinho de Itaguaí...

      Sinceramente, se o Mangaratiba quer melhorar o nível educacional das nossas crianças, deve pagar uma remuneração melhor aos seus professores. E isto atrairia mão-de-obra mais bem preparada e que tenha gosto de trabalhar aqui. Pois, infelizmente, o que vejo é uma categoria insatisfeita. Tanto é que, no ano passado, tivemos paralisações e protestos no magistério...

      Mas o fato é que essas manifestações certamente incomodaram S. Exa., senhor prefeito. Após anos de perseguições, nossos mestres afastaram de si esse cale-se e foram às ruas. Lotaram o espaço da Câmara e invadiram o prédio da PMM. Deram lições ao nosso povo acomodado sobre cidadania para que a profissão fosse respeitada dentro dessa pátria que se diz educadora...

      Ora, vamos usar o nosso senso crítico. Será que interessa aos governantes desta cidade termos mais professores na educação de Mangaratiba que sejam efetivos?!

      Por acaso os prefeitos que se sucederam aqui (e em outras cidades também) não adoram fazer suas contratações temporárias podendo não só negar partes dos direitos de um servidor efetivo e, na época eleitoral, pressionar essas pessoas e seus familiares para os reelegerem?

      Leila, você sabe o quanto a política é suja neste país! Sabe que as contratações temporárias costumam ser cabrestos de prefeitos e também de vereadores em que estes costumam "indicar" uma quota de apadrinhados em que o emprego público acaba se tornando um favor. Ainda mais para uma população sem emprego como acontece em Mangaratiba em que, mesmo sendo eu da oposição, constantemente recebo pedidos de pessoas pedindo pra conseguir trabalho...

      Aproveitando-se desse desespero, os políticos evitam ao máximo realizar concursos públicos procurando perpetuar a vergonhosa situação de contratos temporários. Tanto é que a Justiça teve que determinar a exoneração de um montão de gente como consta nesta decisão do juiz Dr. Marcelo proferida na ação civil pública n.º 0005888-64.2014.8.19.0030, em curso na Vara Única da Comarca:

      "(...) concedo parcialmente a antecipação de tutela para determinar que ao Município de Mangaratiba o seguinte: 1. A exoneração de todos os servidores contratados pela Administração Direta sem que tenham sido aprovados em concurso público de provas ou de provas e títulos no prazo de seis meses a contar da presente data, excetuando-se os servidores nomeados para ocuparem cargos em comissão. 2. A convocação de todos os concursados aprovados em concurso ainda com validade para o suprimento imediato das vagas ocupadas por contratados que, neste caso, deverão ser dispensados imediatamente. 3. A não contratação de mais nenhum servidor público de forma temporária, excetuando a contratação de profissionais para a Secretaria Municipal de Educação por meio de procedimento seletivo simplificado, uma vez que absolutamente necessário para a continuação do calendário escolar. Citem-se os demandados para dentro do prazo legal. Tal contratação tem caráter excepcional e deve se dar por um período improrrogável de seis meses, vedada a prorrogação dos contratos. Por fim, defiro a cautelar para suspender os efeitos do Decreto 1201-A/2006 e da Lei Municipal nº 846/2013. (...)"

      Sera que a situação de Mangaratiba seria diferente de muitos municípios onde os prefeitos fazem dessas contratações temporárias um cabresto eleitoral e prejudicam propositalmente os concursos públicos a fim de justificarem novas contratações?!

      Excluir
    4. Aliás, Rodrigo, bem lembrado esse concurso. Uma verdadeira TRAGÉDIA a correção desse concurso. Um VEXAME. Em nenhuma das áreas, tivemos pelo menos 50% dos candidatos tirando nota minima. O da saúde então foi um vexame. Quase nenhum dos contratados fez a nota mínima para pelo menos aguardar vaga. Qual era o critério para essas contratações ? Mérito eu já vi que não era. Uma verdadeira terra arrasada. Nos concursos de nível mais baixo, pessoas tirando zero na parte de Português, em Raciocínio Lógico.

      Que tipo de ensino é oferecido aqui, que não habilita as pessoas a fazerem decentemente uma prova básica como essa ? E olha que não teve nem 0,0000001% do grau de dificuldade que os concursos da BIORIO costumam ter, como os da NUCLEP, da ETAM e do CBMERJ.

      E não venham com essa história de nível de escolaridade dos concursos. Pois todos os citados acima são de Nível Fundamental Completo. Imagina se caísse Física no concurso daqui ? Era caso para CPI com certeza. Seria o maior escândalo da História da cidade, se já não é. As pessoas concorrendo sem estudar, bebendo até de madrugada na véspera do concurso, tamanho descrédito. Ninguém passa em um concurso com o mínimo de dificuldade sem fazer um curso preparatório, sem estudar, não faz a nota mínima. Mas nem assim se mascarou o déficit educacional de nossa cidade. Leonel Brizola deve estar se revirando no túmulo. Com certeza a maioria dos aprovados era de fora, pois não fazem concursos de 10 em 10 anos, fazem todos os anos como manda a Lei deste país.

      Excluir
    5. Nos concursos de Ensino Fundamental Incompleto, as pessoas zerando a parte de Interpretação de Texto, uma prova que qualquer aluno de sexto ano do Pedro II, do Santo Agostinho ou do São Bento faria de olhos vendados. Mas, com o ensino de quinta categoria daqui, até uma prova de terceira série primária vira um vestibular do IME|ITA Ou seja, o ensino de Mangaratiba não habilita sequer a fazer uma prova de primário, como eu vi nas provas de Coveiro, Serviços Gerais, Motorista, Mecânico, entre outros..Um vexame para quem já foi Secretário de Educação. Eu teria vergonha disso. Andaria de cabeça baixa na rua. Não conheço ninguém dessa cidade que tenha ficado entre os classificados.

      Excluir
  10. ... FICO A IMAGINAR SE ESTE PROBLEMA DE INÍCIO DAS AULAS TIVESSE OCORRIDO EM OUTRO GUVERNO, LÁ ESTARIA A DRA LEILA POSTANDO NO PEIXE PODRE, MASSSSSSSSS.
    QUANDO SE VENDE A ALMA SE PERDE A VOZZZZZZ !

    ResponderExcluir
  11. Antes era a leila, o anderson careca, o quadros, o jornalista e outros figurões contra um e agora todos a favor do outro, pode isso a defender de unhas e dentes

    ResponderExcluir
  12. Sugestão aos nossos legisladores:
    Vamos penalizar o crime de lesa vernáculo.
    E,mais importante,o hediondo lesa lógica.Este agravado por oportunismo político nojento...

    ResponderExcluir
  13. OPORTUNISMO POLÍTICO NOJENTO !!!!!! BEM LEMBRADO...

    ResponderExcluir
  14. no bolso sentido sempre...

    ResponderExcluir
  15. FUI EXONERADO PELO AARÃO E FALEI PELOS 4 CANTOS SIM; DEPOIS FUI EXONERADO PELO CAPIXABA E FOI UM PÉSSIMO GOVERNO E AGORA FUI EXONERADO PELO RUY QUE ATÉ AGORA NÃO FEZ NADA PELO MUNICÍPIO. " EU AMO MANGARATIBA !!!

    ResponderExcluir
  16. Cadê o transporte dos universitários????????????????
    Tem estudante sendo conduzido em pé de Mangaratiba até à Praia do Saco pela perigosa Rio-Santos.
    Eta governinho sujo e covarde!
    Outubro vem aí, prefeito.

    ResponderExcluir
  17. NÃO SOU PUXA SACO SÓ QUERO COMO MUITOS É UM PEDACINHO DO BOLO !! E NÃO MEREÇO O GUINES..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que "BOLO"cara pálida?
      O único que eu conheço meritocrático é com esforço próprio.(pleonasmo?)
      Os outros levam a Bangú.
      OBS.Passei semana passada por Bangú depois do almoço e a temperatura era de pizzaiollo.Será que Evandro precisava disso?

      Excluir
    2. Exonerado 3 vezes ? Pede música no Fantástico.

      Excluir
  18. O VEREADOR "CHICÃO DA ILHA DA FANTASIA" BATEU NO PEITO " A FAETEC É OBRA MINHA " E INSTALOU-SE O ELEFANTE BRANCO QUE ATÉ AGORA SÓ SERVIU PARA ENGANAR OS SEM NOÇÃO E FAZER POLITICAGEM...

    ResponderExcluir
  19. "Redes sociais deram voz à legião de imbecis", disse Umberto Eco.
    Me incluo...

    ResponderExcluir
  20. EM TEMPOS PRETÉRITOS UMA BLOGUEIRA DESCASCAVA CRITICANDO O PÉSSIMO SERVIÇO PRESTADO PELA VIAÇÃO " EXPRESSO MANGARATIBA " E ME PARECE Q ELA FICOU SATISFEITA COM A PROMESSA QUE NÃO SAIU E NEM VAI SAIR, SERVINDO APENAS PARA POLITICAGEM NA ORLA, ONDE O PREFEITO RUY E O VEREADOR ZÉ LUIS DESFILAVAM DE COLETES PARA INGLÊS VER !! MAS COMO COBRAR DE QUEM SEMPRE NOS SUSTENTOUUUUUUUUUU !!!!!!! E SEMPRE NOS SUSTEN........

    ResponderExcluir
  21. ela tá quetinha ......

    ResponderExcluir
  22. nao tivemos peixe podre em 2014, 2015 e 2016 !!!
    voltaremos a avaliar a partir de 2017 !!! o calendário ficou suspenso por motivos alheios...

    ResponderExcluir
  23. E VOCES LEMBRAM DA VENDA DE ILUSÃO DA " MINHA CASA MINHA VIDA", COMANDADA NADA MAIS E NADA MENOS PELO LEOPOLDO, IRMÃO DO HUMBERTO VAZ, SERÁ QUE UM DIA OS CIDADÃOS DE BOA FÉ RECEBERÃO A TAL PROMETIDA CASA !!!

    ResponderExcluir
  24. Estou ouvindo na TV buzinas que tocam o Réquiem de um governo finado.
    Acho que vai ser rápido.
    Ninguém aguenta mais .
    Como não aguentamos Collor.
    Foi golpe?...

    ResponderExcluir
  25. "Mulher avança com carro sobre manifestante em frente à casa de Lula"
    IBAMA intervém.

    ResponderExcluir
  26. MANGARATIBA É UMA MÃE, DOIS FILHOS DO ZÉ LUIZ DO POSTO SECRETÁRIOS E O TERCEIRO MAMANDO E CANDIDATO A VEREADOR ! ISSO É QUE É HEREDITARIEDADE....
    UMA FAMÍLIA NO PODER, ELES DESCOBRIRAM QUE AQUI ESTÁ A MINA.... É SÓ INVESTIR NUM CARRO DE SOM COM UM GINGLE " FELIZ DIA DISSO, FELIZ DIA DAQUILO E NADA MAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "MANGARATIBA É UMA MÃE"
      A sua
      Brasil pegando fogo e vc nesta importantíssima HEREDITARIEDADE ???
      Faça-me o favor...

      Excluir
  27. A SUA, MURIQUI PEGANDO FOGO E VC PREOCUPADO COM O LULA!!!!!

    ResponderExcluir
  28. ATRASADO UMA SEMANA:
    E aí,o Lula preocupa?

    ResponderExcluir
  29. Leila:
    Leio com preocupação agressões imperdoáveis contra a "Última flor do Lácio, inculta e bela".
    Comentários nos Blogs me dão engulhos,não obrigatoriamente pelo conteúdo e sim pela forma.
    Seria viável um curso,tipo madureza bloguistica para evitar nojeiras vernaculares?

    ResponderExcluir
  30. ...E LÁ SE VÃO MAIS UM MANDATO E MANGARATIBA CONTINUA NAS MÃOS DESSES USURPADORES .... DESDE DE 1997 QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE MANGARATIBA NÃO TEM EQUILÍBRIO DE OPOSIÇÃO E AÍ DÁ NO QUE DÁ, A FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO !!!!

    ResponderExcluir
  31. Lacerda em seu Blog fala besteiras horríveis e primárias mas com um português impecável.
    Até condigo ler sem vomitar ...muito...

    ResponderExcluir
  32. Publiquei no Professor e repito aqui:
    Vamos sentir saudades do seu coleguinha Lacerda que ora se despede.
    Eu particularmente.
    Como encontrar um idiota mais perfeito prá sacanear?
    Petista de raiz podre,defendia até peido de Lula.
    Lamentável criatura.
    Que seu destino seja leve(mentira)
    Adeus...

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Prezada Leila, não a conheço pessoalmente mas peço sua ajuda. É em tom de ironia mas é verdadeiro: devido a sua proximidade com o sr. Prefeito (?), gostaria que fosse informado a ele que a Praia do Saco e o Ranchito são localidades que pertencem e integram o município de Mangaratiba. Sei que para o prefeito será uma surpresa e por que não dizer, uma descoberta e, para isso é que peço sua colaboração.

    ResponderExcluir
  35. Como seu seguidor compulsivo,espero de vc um balanço das ações governamentais na área da EDUCAÇÃO,que mais não seja para explicar aos maledicentes o que eles tão reclamando tanto.
    Já que Lacerda não está mais defendendo governo nenhum(pena!)

    ResponderExcluir
  36. Como seu seguidor compulsivo,espero de vc um balanço das ações governamentais na área da EDUCAÇÃO,que mais não seja para explicar aos maledicentes o que eles tão reclamando tanto.
    Já que Lacerda não está mais defendendo governo nenhum(pena!)

    ResponderExcluir
  37. Como seu seguidor compulsivo,espero de vc um balanço das ações governamentais na área da EDUCAÇÃO,que mais não seja para explicar aos maledicentes o que eles tão reclamando tanto.
    Já que Lacerda não está mais defendendo governo nenhum(pena!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai se enrolar assim em Mangaratiba...

      Excluir
  38. Leila,estão falando mal da Educação
    Como você falava no gov anterior.
    Espero de você uma defesa veemente.
    Ou não...

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!