domingo, 1 de maio de 2016

Dia do Trabalhador - Mangaratiba/2016

Esse dia ....

Não dá mais para ficar sem querer polêmicas... não dá para ficar sem exposição... 

Não é por medo ou por tentar me preservar das opiniões, foi uma opção para me dedicar somente ao que me propus este ano que passou e este que já chegou ao seu terceiro bimestre...

Mas, senti falta de partilhar, mesmo tendo a triste percepção de que estes anos todos de blog, não foram suficientes para que o objetivo da partilha fosse de fato atingido.... foi somente um caso de utilidade dependendo do interesse pessoal de cada "'grupo"... li e reli comentários e por todos esses anos, verifiquei que as pessoas querem um representante de seus próprios interesses e não na troca de opiniões.

E nesse dia do trabalhador, não vou deixar de escrever sobre nossa Mangaratiba, essa mesmo... a que sangrou até o coma.... aquela que silenciou por anos, como quando um acidentado espera socorro que demora a chegar e todos a volta permanecem olhando sem um ato sequer de ajuda. Porém, quando alguém se dispõe a executar os procedimentos necessários para estancar a hemorragia, surgem diversas críticas aos que tomaram decisões para salvar da morte iminente,  o acidentado que precisou de medidas drásticas.

E foi assim que em 17 de Abril de 2015, Mangaratiba se encontrava... comatosa, a espera de socorro, de cuidados. Sua gente era silenciosa, desnorteada e sem rumo... como todo município pequeno, precisava sair da dependência econômica do governo e ao mesmo tempo ainda precisava dela para iniciar um processo de desenvolvimento que deve ser gradual e planejado...

Primeiro, deveria ter suas contas sanadas, deveria resgatar credibilidade, cumprir com deveres de empregador, acatar decisões judiciais, enfim, dar estabilidade  para continuar a viver apesar da grave crise política, social e financeira em que o país se encontra... E assim acontece...  e pensar que este não é um mandato, nem uma plataforma de governo do atual prefeito... este governo é somente transitório  e tem contudo, performance de um governo saneador e de boa administração.

E Mangaratiba pula, repica e se torna uma presa fácil, pois o que trará mudanças efetivas, não se faz em um ano de governo, nem em mandato tampão. E aí, neste momento em que o país esperneia sem rumo certo, com confusões ideológicas e soluções milagrosas é que surgem os curandeiros... os pseudos beatos, os lacrimejantes senhores do destino que em nome de uma moral da boca para fora, usam a boa fé e o abandono social de anos e anos para sangrar a convalescente Mangaratiba que ainda precisa de muitos cuidados para superar os danos que sofreu.

E chegamos assim, ao Dia do Trabalhador... temos motivos para comemorar????
Temos e muito!!!! 
São motivos para os empregados e os desempregados, pois tenho convicção que Mangaratiba prosperará em meio esta crise do país, afinal, já fomos ao fundo do poço e conseguimos sair de lá... agora, é só ter fôlego, discernimento, metas, planejamento, coragem e esperançar juntos.

Irão ironizar : "Motivo de comemoração para os desempregados?"  

Um bom administrador sabe que precisa que o dinheiro circule no município, um bom administrador sabe de sua responsabilidade social, um bom administrador sabe que precisa ter desenvolvimento com capacitação de sua gente, com incentivos para o perfil econômico de seu município, pois não é trazendo qualquer empresa para um "boom" econômico que não se sustentará ao primeiro impacto no segmento a que pertence, deixando centenas de desempregados quando fecham as portas e dão tchau ao município. Então que venha a certeza de prosperidade até mesmo para quem hoje, sente na pele a dor do descaso destes anos passados!

A liderança moderna é  alinhada com os novos conceitos de gestão e sabe que o modelo que troca o perfil econômico  por um novo está fora de moda. Buscam novos caminhos sem abandonar a premissa de que temos um perfil claro e sustentável de economia local. No entanto, uma boa gestão tem que constituir um time que a represente, vista a camisa e almeje construir um futuro com ela. É preciso criar sua identidade com a parceria de todas as áreas, gerando confiança, responsabilidade e comprometimento com os rumos da gestão.

Isso se consegue gradualmente, oportunamente e de maneira sensata. Não esqueçamos também que não houve elaboração de seu próprio PPA, que é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo municipal  ao longo de um período de quatro anos e é aprovado por lei quadrienal.


Bem, Mangaratiba caminha, mesmo que o interesse de uns tantos que criticam e não percebem que política se faz com propostas e apresentando soluções factíveis, insistam em usar um método bem antigo de atacar para não ser questionado ...

Esse 1º de Maio sofrido, precisava mesmo de comemoração!  









25 comentários:

  1. Leila.
    Agradeço as explicações,mas não entendei nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cla, não entendeu?
      Telefona que a gente conversa...e eu explico.

      Excluir
    2. Leila:
      Não foi a "Cla",ou seja lá o que seja.
      Sou Eduardo.
      Vc deve explicações aos cidadãos que que seguiram vc e acharam que a EDUCAÇÃO teria um rumo.
      Tamo esperano...

      Excluir
  2. Levando-se em conta que os países com viés de esquerda(bolivarianista às vezes) estão economicamente na merda:Venezuela,Cuba,Coréia do Norte,Brasil,seria lógico pensar que países imperialistas de direita:USA,Alemanha,tratam melhor seus naturais?
    Quero ser imperialista.
    Não deixar a Bolívia tomar nossa refinaria.
    Não financiar porto em Cuba.
    As primeiras providências do governo DEFINITIVO são coerentes com a crise.
    Vamos torcer...(Lacerda não!)

    ResponderExcluir
  3. Leila:
    Campanha liberada é hora de explicar o Inexplicável.
    Vai..........

    ResponderExcluir
  4. "A burrice é infinita"
    Renan Calheiros

    ResponderExcluir
  5. Comentar no seu Blog é como pichar numa cidade fantasma...
    Fala mulher...

    ResponderExcluir
  6. IDEB !!!
    Ficamos um pouco mais analfabetos ou entendi mal?
    Lilian.
    Falaste mal prá cacete e fizeste pior...
    TCHAU QUERIDA.......

    ResponderExcluir
  7. IDEB !!!
    Ficamos um pouco mais analfabetos ou entendi mal?
    Lilian.
    Falaste mal prá cacete e fizeste pior...
    TCHAU QUERIDA.......

    ResponderExcluir
  8. Leila:
    Saudades.
    Será que o canil vai aceitá-la de volta???

    ResponderExcluir
  9. Está Chegando a Hora
    Marchinhas de Carnaval

    exibições
    194.186

    Quem parte leva saudades de alguém
    Que fica chorando de dor
    Por isso eu não quero lembrar
    Quando partiu meu grande amor

    Quem parte leva saudades de alguém
    Que fica chorando de dor
    Por isso eu não quero lembrar
    Quando partiu meu grande amor

    Ai, ai, ai ai, ai ai ai
    Está chegando a hora
    O dia já vem raiando, meu bem
    Eu tenho que ir embora

    Ai, ai, ai ai, ai ai ai
    Está chegando a hora
    O dia já vem raiando, meu bem
    Eu tenho que ir embora

    ResponderExcluir
  10. Tenho lido e ouvido um papo de “energia positiva.”
    De que se trata?
    Todos desejam para todos isto.
    Não sei o que é,mas também quero.
    Como consigo?

    ResponderExcluir
  11. "Tudo no Universo está interligado. Aquilo que fazemos para as pessoas ou ambientes voltam igualmente para nós. Talvez não na mesma época, nem da mesma forma, mas uma hora a ação tem um resultado."
    Então é isso?
    A idiotice ...

    ResponderExcluir
  12. Leila.
    Vocês não pagaram aos fornecedores ?
    Que bom .
    Recebi em dia.
    Se eles falirem...

    ResponderExcluir
  13. Leila
    Já está na hora de sentar o pau.
    Os erros se repetem.
    As cagadas que vocês fizeram estão aí de novo.
    Oposição é uma delícia...
    Mostre o pau(depois de matar a cobra).
    Saudades...

    ResponderExcluir
  14. Lilia
    Você esteve lá
    Viu como se faz.
    Cagüeta...(com trema)

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!