sábado, 23 de janeiro de 2010

Meu chororô!

Os blogs estão ficando tão impessoais, tão sem demonstração da essência do blogueiro, que já estou ficando ultrapassada. No meu entender, o mais interessante de um blog, é o bloguista. Quando todos se transformam em jornalistas, impessoais e didáticos demais, fica cacete.

Informar? Educar? Claro que devem quando o bloguista sentir esta necessidade, mas o blog é ferramenta de opinião, sejam corretas ou não, plausíveis ou não.

Eu escrevo para partilhar, para tomar um toco de quem lê, para aprender com a opinião dos outros, ou seu poder de convencimento.
Escrevo também para me exorcizar e ouvir minha própria voz navegando por aí, e quando ela retorna aos meus olhos, me modifica ou me consolida profundamente.

Blog tem que ser pessoal, quase um diário do cotidiano do mundo interior, afetado pela sociedade que nos cerca e que influenciamos também.

Já escrevi uma vez que amo alguns bloguistas, já reclamei de outros que são tão mortos quanto seus blogs, mas está virando uma tendência a impessoalidade, o "baseado" em fatos publicados e meus olhos já não percebem o bloguista.

Eu só quero é viver na net, aquilo que pouco noto no social. Quero escrever de minha revolta, quero escrever de alegrias comuns e quero buscar beleza no interior dos meus bloguistas.

Esta semana circulei por alguns blogs e por incrível que pareça, li textos que pareciam promoção da semana dos supermercados. E olha que não são blogs do mesmo universo local. Pensei que seriam angústias coletivas e não era nada disto. Eram simplesmente o impessoal e neutro. Textos incontestáveis, absolutamente didáticos.

Hoje estou com a educação abaixo do permitido e como este meu espaço é intimista, quero mais é ser mal educada!

Quando retornar aos meus olhos esta leitura, talvez esteja mais normal e perceba o quanto estou errada.

10 comentários:

  1. Tomara q vc seja a mesma pessoa na net e na vida real.Me identifico demais c suas postagens,mas por motivos óbvios não vou me identificar.Assim como vc é p mim,sou uma pessoa anônima p vc.Realmente a situação em Mangaratiba está péssima e eu tbb vim de longe,mas minhas raízes estão aqui,c toda a certeza!Sou do tempo em q pegar tatuí na praia era moleza....Só quero q saibas q duas mentes juntas pensam melhor,e q as vezes temos q trabalhar p pagar as contas.Gostaria de ter um município limpo,livre de ttas coisa ruins,mas isso seria utopia,pq o Brasil ñ está assim....Gostaria mto de te conhecer ,mas talvez pela política isto ñ será possível.Digo sempre p as pessoas q mangaratiba retrata a idade média...somos tribos dos vereadores em que votamos,então se vc é x não pode ser amigo de y.E como podemos trabalhar onde a democracia(?)impera,onde temos pessoas de x,y e z???Só mesmo "puxando o tapete" de pessoas q talvez tenham ética,moral e principalmente profissionalismo no que fazem.Sou uma dessas pessoas e já fui perseguida(como pessoa e como profissional-fica aqui o meu desabafo...)Ai...qta coisa eu poderia te falar,mas nem sempre o "Brasil mostra a tua cara,quero ver quem paga p a gente ficar assim,Brasil qual é o teu negócio o nome do teu sáocio,confia em mim"...será???? Fique com DEUS,AFIRMO GOSTARIA DE CONTINUAR ESTE ASSUNTO,MAS...abs Muriqui.

    ResponderExcluir
  2. correção: tb,coisas e sócio...

    ResponderExcluir
  3. o quiosque 13 ñ está mais interditado,mas qdo divulgamos uma notícia,temos q dar os dois lados da moeda....o porque vc sempre terá ao seu lado..o q quero dizer é q vc sempre vai ter uma explicação p as coisas q estão acontecendo,mas manipular o público c interpretações q induzem ao erro é crime...isso ñ é p vc,vc sabe p quem é...confio em vc!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, quem é você que não sabe o que diz?
    Eu resido em frente ao quiosque 13 e sei o que digo.
    Não abro a boca nem uso o teclado para falar besteira.
    O quiosque 13 continua interditado.

    ResponderExcluir
  5. Não sei se os anônimos são um só, então vamos por parte.
    Minha amiga anônima 1, só depende de nós esta mudança de conceitos. Sem almejarmos as utopias, continuaremos a imaginar que nada é possível.
    Claro que existem situações bem difíceis, porém outras são claramente trabalhosas, mas resultam em mudanças bem significativas.
    De que adianta pensar em Brasil, se nem damos conta de pequenos municípios como o nosso?

    Eu me concentro no município e a partir daí lanço meus olhos para o estado e para a nação como um todo.
    Eu me concentro em meu distrito e a partir daí para meu município.
    Não sou forasteira exilada por desencantos. Escolhi Mangaratiba por amar este lugar, por respeitar este paraíso e principalmente amar aqueles que um dia eram chamados pelos veranistas de minhocas da terra.
    Penso que política não precisa ser rançosa, ultrapassada e inconseqüente como a que vivemos em nosso país. Não precisa estar embasado em cultura, em ideologias partidárias ou econômicas.
    O voto inculto é tão válido quanto o voto do PHD, e a responsabilidade maior estão nas mãos de quem mais oportunidade teve na vida de promover a mudança real de conceitos.
    Quando cito oportunidades, não estou pensando só em educação formal. Penso em famílias, penso em conhecimentos informais, penso em visão de necessidades comuns ao ser humano e por aí vai.
    Se enfrentarmos nossas sombras de caráter e dermos luz a nossas melhores porções, amiga, ninguém mais ousará tripudiar de uma população.
    Se a sua causa for a causa do mais frágil, se o seu abraço se direcionar ao presente, o futuro é quem te segurará no colo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo 2,

    Sei do que falas e respeito! Sei que tudo concorre para interpretações diferentes, mas a democracia é isto, tentar conviver com as diferenças.
    Todos sabem que sou contra o choque de ordem da maneira como ele foi implantado.
    Todos sabem que tudo aqui nada é decente.
    Sei que antes do choque de ordem, outras medidas deveriam ser tomadas para conter o turismo predatório.
    Sei que antes pegar os quiosques sardinhas, os quiosques tubarões deveriam ser interditados.
    Sei que antes de conter o desagradável som que atrai vândalos e marginais, deveriam promover ações que minimizassem os anos em que foram permitidos e incentivados este tipo de atração que já era ilegal.
    Sei que sem formar os empreendedores do município, lidaremos com o comércio de temporada que não se sustenta o ano inteiro.
    São muitas as questões e muitas são as discussões que teríamos.
    A única sugestão que faço aos quiosqueiros, é de que se organizem, se associem e não façam de seus estabelecimentos, barganha de votos, partidos ou antro de ilegalidades.
    Cobrem, discutam e não deixem um rabo sequer para ser negociado por quem quer que seja.

    ResponderExcluir
  7. Que bom q vc percebeu a diferença entre os anônimos!Agradeço sua resposta,e digo que daqui por diante vou dar luz às minhas melhores porções!
    Aproveitando a sua resposta ao outro(2),acrescento q realmente vários foram os erros cometidos pelos poderes passados,mas temos q abraçar o presente.Que adianta reclamar das atitudes do Zé Miguel e até mesmo do Capixaba-pai(por exemplo)?Pois a raiz pode estar por aí...ou no Sr Armando Peixoto, ou entre outros ttos ex-prefeitos q Mangaratiba teve.Temos q viver o nosso presente,pq chega de passados feudais.Temos q enfrentar as situações.Alguma eu repudio,não condiz com minha ética,principalmente por macular nossa Mangaratiba nas páginas policiais(homicídios)!Isso nunca houve!!!!abs Muriqui

    ResponderExcluir
  8. Caríssima Leila, fis uma postagem no dia
    02/11/2009 sobre a impessoalidade de alguns
    blogueiros, arrependo-me pois usei palavras
    rudes, mas ao ler sua crítica, feita com levesa
    e elegância sinto-me mais tranquilo.
    Meus parabens.

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo sumido!
    Que bom que postou. O que vem com sinceridade encontra sempre acolhida. As vezes pegamos discussões, mas se o objetivo não for submeter ninguém a nosso ponto de vista, passa a ser estimulante as discussões.
    Um abraço e loguinho passo em seu blog.

    ResponderExcluir
  10. Amiga anônima 1,
    É isto! O passado deve servir como elemento para avaliações do presente, mas nunca como escudo para não agirmos.
    Só quero lembrar, que se hoje estamos nas páginas policiais, foi por deixarmos que outros governantes iniciassem o processo de humilhação, o rompimento dos limites, pequenos desvios de conduta e ..... até chegarmos a isto tudo!
    Sabe o choque de ordem? Deveríamos agir assim com todos os políticos! Um deslize e tolerância zero em sua vida política.
    Câmara corrompida, executivo desvirtuado e funcionários públicos sem eira nem beira..... consequência de omissôes e desvios de conduta da própria população. Ou quem sabe, população desviada por políticos imorais?
    Não importa mesmo quem veio primeiro, mas o que faremos depois disto tudo.
    Se não nos reeducarmos, os próximos irão exterminar criancinhas em praça pública e oferecer em holocausto.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!