quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

E DEPOIS?

A agonia está quase terminando!

Combatemos, agimos, partilhamos, denunciamos e principalmente nos unimos.
Nestes últimos cinco anos, criamos desafetos, acolhemos antigos adversários, colocamos nossas opiniões e a cada passo rumo à vitória, nos fortalecíamos. E o fim se aproxima e eu pergunto:
E depois?

O que vamos fazer com o resultado tão bravamente conquistado? Vamos dizer, acabou? Vamos cair nas mãos de outros lobos em pele de cordeiros? Ou vamos tomar nossos destinos pelas mãos e encaminhá-los ao encontro de nossa cidadania?

O que fará o funcionalismo público? Entregar-se-á novamente ao próximo candidato, ou exigirá respeito e se organizará em defesa de sua classe?

A população se venderá em troca de apertos de mãos e migalhas de serviços públicos que por direito devem ser exigidos? Ou discutirão em família, em distritos se A POPULAÇÃO será beneficiada como um todo?

E depois? Depois de tudo isto feito, será que a população irá ficar de longe reclamando ou aplaudindo, ou tomará posse de seus direitos e deveres de agentes fiscalizadores e gestores, participando dos conselhos e reuniões comunitárias?

Teremos associações que combaterão a corrupção? Teremos associações que cobrarão transparência em licitações?

Teremos coragem e respeito por nós mesmos? Ou reclamaremos da saúde, educação, segurança, transporte e todas as responsabilidades da administração pública, entre elas a de fomentar o progresso econômico do município, sem nada fazermos de concreto?

Quando o carnaval passar, creio que devemos nos preparar para a Ressurreição da cidadania e começarmos a mostrar que cada rosto deste município, carrega a certeza de sua importância no presente e no futuro de Mangaratiba.

6 comentários:

  1. Com certeza Leila devemos tomar nossos destinos pelas mãos,encaminhá-los ao encontro de nossa cidadania mostrando aos próximos governantes de Mangaratiba que apanhamos, lutamos ,nos unimos, vencemos e aprendemos com erros que ficaram pra trás.

    AFINAL, TANTA LUTA NÃO PODERÁ SER EM VÃO...

    MARKITO

    ResponderExcluir
  2. O club das loucas por responsabilidade, consciência, cidadania e alegria está formado e agora será tudo muito diferente, as mulheres de Mangaratiba se uniram e agora, sai de baixo.

    Cristina

    ResponderExcluir
  3. É só perseverar nos objetivos e partilhar derrotas e sucessos que vamos meter bronca neste município.

    Daslou...cas!

    ResponderExcluir
  4. Sim,tomar nosso destino pelas mãos firmes,fortes e com garra!A bola de neve agora está muito grande,mas deveríamos ter feito isso há mais tempo!Infelizmente as pessoas se venderam por um saco de cimento,por dentes(?) novos,por um terreno e coisas afins...cansei,aliás acho que estou no momento chega!!Chega!Com todo o respeito aos minhocas da terra-pq não são eles,e sim as pessoas aproveitadoras q vieram p cá e tripudiaram em cima de uma população manipulável-cansei de tta gente ignorante junta.As vezes penso q eu sou ignorante tb,pq me sinto responsável.O que adianta trocar alhos por bugalhos?A roda da fortuna não pode girar 360, pq ela vai parar no mesmo lugar.Temos q dar um giro de 180 graus para realmente evoluirmos,sem o ranço dessa política vigente,dessa máfia de milicianos.A política rançosa não é do Aarão não,vem de longa data!
    Já escrevi sobre isto antes,esta é a minha opinião,e num espaço democrático temos q conviver c opiniões diferentes.Gosto das suas opiniões e aprendo c elas,adora pensar sob diversos angulos.É mta amargura,num município tão lindo,com tto potencial,sorry!asbs Muriqui

    ResponderExcluir
  5. Muriqui,
    Está mais que certo de que isto não é uma "invenção" do Aarão. Penso que ele, só rompeu mais limites. Comparo o Aarão aquele cara que bate na mulher, ou seja, um dia o cara xinga, no outro dá um empurrão e logo vai partir para o espancamento. Estes infelizes só rompem os limites por encontrarem permissão implícita.

    Os políticos não inventam, eles são frutos da sociedade que já inverteu seus valores, que já se desencantou e que acredita no "menos pior", ou o "cara rouba mais faz", ou "vou me dar bem".

    Mangaratiba nunca exerceu de fato sua cidadania. Primeiro vivia de líderes de famílias "tradicionais" local, que sorriam para seus ex-empregados, que tratavam a população como se fossem escravos alforriados. Depois achou que deveria ser liderada por "emergentes" que trouxeram para o município o pior de outras localidades, mas que passavam a falsa impressão de modernidade e até que chegamos ao desencanto com a fé nos homens, e Mangaratiba resolveu seguir a religiosidade sem fundamentos e hipócrita que este homem representa.
    Se lá nos primórdios, a população começasse a ter "simancol", não chegaríamos ao que vivemos hoje.
    De fundo de fazenda, pssamos a ser garimpo de Serra Pelada em nome de nossa incapacidade de sentir respeito por nós mesmos.

    Você pode questionar se vale a pena tentar modificar esta mentalidade, eu penso que talvez seja muito difícil, mas é obrigação de todos tentar investir nos futuros eleitores e nas pessoas que ainda sentem a vontade de promover mudanças e não sabem por onde começar.

    ResponderExcluir
  6. Como postei no outro tópico...E sonhar com a mocidade é sonhar com o pé no chão...Também acredito muitíssimo em nossos futuros eleitores e principalmente com pessoas maduras que acreditam em mudanças e se mostram totalmente abertas à novas ações estando os orientando à verdadeira função da política...Formar cidadão de bem é nossa missão!!!!!!!!! Markito

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!