sexta-feira, 11 de junho de 2010

Marina Silva, a com Vice.

Em um discurso longo e inspirado, Marina começou defendendo seu vice e logo após fez um agradecimento a seu pai, que estava na platéia. Arrancando risadas da platéia, em alguns momentos ela se chamou de "palitinho". "Quero agradecer minha família que dá forças para esse palitinho se manter em plena forma e esteja se colocando como mantenedora de utopias", brincou.

Apesar de ser concorrente de Dilma Roussef (candidata do governo), Marina não poupou elogios ao presidente Lula. "Não preciso, porque sou candidata por outro partido, negar esse feito e a grande conquista do operário Luiz Inácio Lula da Silva, que quebrou o paradigma. Antes se dizia que era preciso crescer para distribuir o bolo. O Lula mostrou que foi distribuindo que continuamos e crescemos", afirmou.

Ela também lembrou de seu passado, citando ter sido analfabeta. A candidata cobrou uma reformulação no ensino e a valorização dos profissionais da educação. "Esse país ainda está na estagnação na qualidade do ensino. 40% das crianças que chegam ao ensino fundamental não concluem a 8ª serie. A escola precisa ser criativa, valorizar professores, para que a gente sinta orgulho de dar aula. Esse desafio não foi superado no país", disse.

Com uma candidatura aparentemente "isolada", Marina procurou minimizar a falta de uma coligação. "Não temos política de aliança. Pensando apenas com o velho cálculo pragmático, mais palanques, mais recursos, mais votos, então façamos uma aliança que nós vamos debater o que interessa para nós e no dia 3 de outubro vocês votam no que decidimos o que é melhor para nós. Nós decidimos fazer aliança com os jovens, idosos, com os índios, com os negros, com todos os brasileiros e brasileiras que estão aqui."

Ela aproveitou a oportunidade para brincar com a criação do chamado "marinês", numa referência aos termos poucos conhecidos que usados durante sua campanha.

“Saindo da descontração presente em todo o seu discurso, Marina reafirmou o interesse em ampliar o Bolsa Família” e defendeu a liberdade de idéias. "Nós queremos um Brasil próspero, na sua dimensão estética, com toda diversidade cultural nesse país. Não temos que ter medo da diversidade, da liberdade de ideias, da liberdade de todas as ideias, não podemos achar que só se pode se expressar algumas ideias", disse ela, que aproveitou para reconhecer os feitos dos últimos 16 anos e relembrar os embates no governo Lula. "Fiquei no governo cinco anos, nunca fiz o discurso fácil para o presidente, 'sim, senhor, sim, senhor', quando achava que prejudicava o Brasil."

Por fim, Marina encerrou seu discurso pedindo para ser a primeira mulher negra, de origem pobre, presidente do Brasil. "Que cada um de vocês possam levar o compromisso do Brasil que queremos. Que cada homem e mulher que têm fé possam rezar, os que não têm, possam torcer para que no dia 1 de janeiro, o Brasil possa ter a primeira mulher negra, de origem pobre, na Presidência do Brasil", finalizou.

As eleições 2010 acontecerão no dia 03 de outubro e elegerão novos deputados, governadores, senadores e presidente para os próximos quatro anos.

REPORTAGEM - O DIA ON LINE




O patinho feio, utópico e manso que rompeu as barreiras da pobreza, do analfabetismo e da ignorância, terá como vice alguém que ainda não tem sua imagem vinculada a escândalos e a má versação do dinheiro público.

Guilherme Leal é empresário, é membro e fundador do Conselho do Instituto ETHOS -Empresas e Responsabilidade Social, além de integrante dos conselhos da WWF-Brasil e atual presidente do conselho do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
Também participou da Fundação Abrinq e do Instituto Arapyau, uma organização voltada para a educação e desenvolvimento sustentável.

Colaborou também para o estabelecimento da ESCAS, direcionada para a graduação de líderes na criação e disseminação da biodiversidade e sustentabilidade. (Texto da Wilkipédia)

Com a versão feminina da trajetória de Lula, porém com a delicadeza e sabedoria da mulher que sabe que sua beleza transcende o estereótipo, é que poderemos ter um Brasil menos desigual.

9 comentários:

  1. É isso ai, SEM PEC 300/446 SEM DILMA.
    Vamos todos de
    MARINA SILVA ela e a Cara

    ResponderExcluir
  2. Nunca mais na minha vida vou esquecer deste discurso... Farei melhor!!! O guardarei impresso por sobre a minha mesinha de cabeceira para lembrar sempre que política se faz com lealdade, dignidade e a humildade daqueles que sabem que não precisam da desgraça alheia para crescer! Parabéns, Marina Silva! Que Deus a Ilumine!!!!!

    ResponderExcluir
  3. È pena que vamos perder um quadro político da maior envergadura moral. Ela seria muito mais essencial ao país e ao meio ambiente como senadora ou governadora do Acre, por exemplo, ou mesmo como deputada federal. Seria eleita facilmente.
    Infelizmente, tal como Heloisa Helena ficará sem mandato e cairá no ostracismo.

    ResponderExcluir
  4. Pode até ser que aconteça assim, mas não votarei em primeiro turno só para ganhar ou fazer ganhar, alguém que seria minha segunda opção.

    Não estou me importando com arranjos, quero demonstrar na urna o perfil que quero para governar meu país. Deixar de votar com minha opinião é o mesmo que votar nas pesquisas que dizem que A ou B é que irão governar meu país, meu estado, meu município ou que irão me representar no Senado e Câmaras.
    Não voto com a "possibilidade de", voto para colocar nas urnas meus anseios de cidadã.

    ResponderExcluir
  5. Os 12 Valores Fundamentais do Partido Verde.

    A Ecologia


    A preservação do meio ambiente, o ecodesenvolvimento (ou desenvolvimento sustentável), a reciclagem e a recuperação ambiental permanente.

    A Cidadania

    O respeito aos direitos humanos, o pluralismo, a transparência, o pleno acesso à informação e a mobilização pela transformação pacífica da sociedade.

    A Democracia

    O exercício da democracia representativa, através do processo eleitoral e da existência de um poder público eficiente e profissionalizado, combinado com mecanismos participativos e de democracia direta, sobretudo em âmbito local, através de formas de organização da sociedade civil e conselhos paritários com o poder público.

    A Justiça Social

    Condições mínimas de sobrevivência com dignidade para todas as pessoas. Direitos e oportunidades iguais para todos. O poder público como regulador do mercado protegendo os mais fracos e necessitados, garantindo o acesso a terra e promovendo a redistribuição da renda através de mecanismos tributários e investimento público.
    A Liberdade

    A liberdade de expressão política, criação artística, expressão cultural e informação; o direito à privacidade; o livre arbítrio em relação ao próprio corpo; a autonomia e a iniciativa privada, no âmbito econômico.


    O Poder Local

    O fortalecimento cada vez maior do poder local, das competências municipais e das formas de organização e participação da comunidade. Para transformar globalmente é preciso agir localmente.


    A Espiritualidade

    A transformação interior das pessoas para a melhoria do planeta. Reconhecimento da pluralidade de caminhos na busca da transcendência através de práticas espirituais e de meditação ao livre arbítrio de cada um.


    O Pacifismo

    O desarmamento planetário e local, a busca da paz e o compromisso com a não violência e a defesa da vida.


    O Multiculturalismo

    A diversidade, a troca e a integração cultural, étnica e social para uma sociedade democrática e existencialmente rica. Preservação do Patrimônio Cultural. Contra todas as formas de preconceito e discriminação racial, cultural, etária ou de orientação sexual.


    O Internacionalismo

    A solidariedade planetária e a fraternidade internacionalista diante das tendências destrutivas do chauvinismo, etnocentrismo, xenofobia, integrismo religioso, racismo e do neofascismo a serem enfrentados em escala planetária, assim como as agressões ambientais de efeito global.

    A Cidadania Feminina

    A questão masculino/feminino deve ser entendida de forma democrática, avançando no sentido de se conceber uma profunda interação entre os dois pólos, nos diversos setores da sociedade, visando a uma real adequação às necessidades circunstanciais. Homem e mulher devem buscar, como integrantes do sistema social, mudanças e transformações internas que venham a se traduzir numa prática de caráter fundamentalmente cooperativo. Maior poder, maior participação e maior afirmação da mulher e dos valores e sensibilidade feminina, além do combate a todas as formas de discriminação machista ou sexista, por uma comunidade mais harmônica e pacífica.

    O Saber

    O investimento no conhecimento como única forma de sair da indigência, do subdesenvolvimento e da marginalização para uma sociedade mais informada e preparada para o novo século. Erradicação do analfabetismo, educação permanente e a reciclagem de conhecimentos durante toda a vida. Prioridade ao ensino básico, garantia de escola pública, gratuita e de qualidade para todos.

    TEXTO RETIRADO DO BLOG:
    http://pedropaulo2010.blogspot.com/2010/06/os-12-valores-fundamentais-do-partido.html

    POR ISSO E MUITO MAIS EU TAMBÉM VOTAREI NA MARINA.

    ResponderExcluir
  6. Leila querida,

    Ninguém é contra o seu direito de votar em quem você quiser. Não é essa a questão.
    O que eu condeno é a traição da Marina Silva ao povo acreano e brasileiro. Ela está se despedindo da política que sem ela ficará ainda mais crítica.
    Ela e a Heloísa Helena no Senado me dariam muito orgulho, além de respeito e credibilidade ao poder legislativo.
    Quando me dissessem que político nenhum presta eu teria dois exemplos de dignidade a citar.

    ResponderExcluir
  7. Eu entendi você.

    Eu respondo ao "Lacerda", pois é meu interlocutor direto.

    O que preciso e quero expressar, é que podemos mostrar verdadeiramente o que queremos.

    Sem estes poucos votos, fica mais difícil se perceber por onde queremos fincar os pés. Eu simplesmente não posso fazer das urnas um local de barganha. Onde votamos em quem é bom, e deixamos de votar em quem queremos de fato, para que aquele que não agrada, venha a perder.

    Para esta prática, temos o segundo turno.

    ResponderExcluir
  8. A Natura briga com Estados e União para evitar o pagamento de R$ 1,2 bilhão em impostos, multas e honorários. O valor supera o patrimônio líquido do grupo, que é de R$ 1,1 bilhão. A gigante de cosméticos responde a cerca de 160 ações tributárias na Justiça.
    A diretora jurídica da empresa, Lucilene Prado, disse que o volume de ações tributárias contra a Natura é "absolutamente razoável" se comparado ao tamanho da empresa e à "complexidade" da carga tributária sobre o setor de cosméticos no país.
    Pelo jeito, a Marina se aliou a um sonegador de impostos. Se ela for eleita - nada é impossível - será que seu vice obterá a anistia de sua dívida?

    ResponderExcluir
  9. Sabe meu amigo,

    Usamos para combate de ideias as mesmas armas que por vezes esbravejamos serem desleais.

    O vazamento de informações sigilosas ou meias verdades lançadas ao vento virtual, são armas que repudiamos sempre, como o caso "inverídico" que o Serra lançou contra Dilma (dossiê sobre a filha de Serra), Lina contra Dilma, Dilma negando e novamente neste caso, parece que temos os dedos do PSDB e Lina novamente.

    Em tempos de eleições, os dossiês, os vazamentos e denúncias vão encher nossos olhos e tumultuar as escolhas.

    É engraçado como aceitamos estas bárbaries sem questionar ou mesmo pensar que "pau que dá em Chico, dá em Francisco".

    Hoje é o vice de Marina, mas já tivemos a Dilma e logo contra atacamos no Serra.

    Só sei que violação de sigilo fiscal também é crime e dos grandes e responder a ações na receita não significa que a empresa é sonegadora de impostos, até que o processo seja concluído ela é inadimplente. No momento que negociar a dívida e pagar a primeira parcela, já não mais será.

    Estou enganada?

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!