quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ah, os reacionários!

Domingo de frio, fiquei com o cansaço da semana toda a me incomodar.
É cansaço físico, mental e emocional que teimosamente queriam que eu não saísse da cama, mas o dia continuou e, tive que acompanhá-lo.

E tudo que vivencio, sinto ou não consigo entender de imediato, me povoam a mente até que eu assimile com mais clareza os acontecimentos.

Assim, cheguei a quarta-feira, já aceitando que esta semana não foi perdida, porque consegui realizar alguma coisa, pequena, porém que não me deixou pensar que haviam sido dias de "boreste".

Ai pensei em tanta coisa! Pensei em minha família com um sentido muito especial, pensei em culinária com a vontade de um glutão, pois só queria comer calorias e doces bem incomuns por aqui. Pensei em pessoas, em suas atitudes e em suas nuances pessoais que vão da lógica bem trabalhada ao reacinonarismo.
E fiquei com a palavra reacionário, navegando em meus dias.

Creio que cheguei a conclusão que conheço muitos deles e em algumas vezes também pulo para esta banda chata de minha personalidade.
Então encontrei um texto bem legal sobre o tema e que reproduzirei a seguir alguns trechos.

Aí vai:

Reacionário. A definição dessa palavra, de acordo com os costumes que tenho observado empiricamente, é: pessoa que, quando surpreendida por consciência(s) avançada(s) de forte teor crítico ao lado errado de seus paradigmas tradicionais de vida, reage defendendo a todo custo seu modo convencional de viver, inclusive negando possíveis perniciosidades pertencentes a esse modo, ainda que ignorando as evidências delas. Mas também pode se aplicar a pessoas que defendem sua ideologia, mesmo que ela seja muito defeituosa, contra investidas de debate que almejam a mudança ou a superposição dela, ignorando ou não as evidências de seus defeitos.

O reacionarismo, no caso da reação às conscientizações, se torna algo engraçado porque as mesmas pessoas que aceitaram sem questionamento os dogmas a elas impostos ao longo da vida se tornam céticas e questionadoras quando se deparam com ideias exóticas e conscientizantes, ainda que estas venham para abrir seus olhos diante de absurdos cometidos na vida do reacionário, mesmo que esses sejam tão evidentes. Reacionários nesse caso tornam-se inibidores dos processos de mudança de paradigmas. Ao mesmo tempo em que dizem desejar um mundo melhor, não se deixam conscientizar com propostas válidas de ajuste de comportamento e atitude para que o mundo melhore. E, mesmo teoricamente ávidas por mudanças que transformem a desarmonia da ordem funcional da humanidade em harmonia, são as que mais resistem justamente a mudanças de consciência que procuram essa mesma harmonia.....

Mais adiante, ele classifica os reacionários em cinco categorias


- Reacionários ignorantes: a única coisa que acham da conscientização é que ela é uma ameaça aos seus paradigmas de vida, não conhecendo nada ou quase nada dos motivos das ideias do conscientizador. Sendo assim, revidam com contra-argumentos quase sempre muito frágeis e infundados, recorrendo a chavões e ao senso comum.

- Reacionários preparados: possuem um conhecimento de causa mais apurado dos ideais do conscientizador e sustentam-se em falhas, lacunas e pontos mal-explicados das teorias que sustentam a consciência deste para que rejeitem com veemência a conscientização. Na maioria das vezes, são ou mostram ser pessoas direta ou indiretamente interessadas em que os absurdos repudiados pelo debatedor continuem como estão, seja por interesses pessoais ou econômicos ou por um estado intransigente de acomodação.

- Reacionários ofensores: Revidam a conscientização com xingamentos e ofensas, os famosos “ad hominem”. O conscientizador normalmente os ignora Alguns “reacionários ignorantes”, quando vêem que suas fracas réplicas não funcionaram, aderem a essa categoria num ato infeliz.

- Reacionários mistos: Estão num nível intermediário entre a primeira e a segunda categoria aqui listadas. Têm um pequeno conhecimento da causa do conscientizador, mas já acima do nível dos “reacionários ignorantes”. Num nível menos “troglodita” de réplicas, lançam mão de contra-argumentos prontos, copiados de especialistas nos assuntos antagônicos à conscientização ou de “reacionários preparados”. É o exemplo de religiosos que conhecem a Bíblia e seguem criacionistas “renomados” - usando inclusive seus argumentos e “estudos” para contra-argumentar.

- Contra-conscientizadores: penetram em comunidades de pessoas conscientizadas e postam besteiras tentando desqualificar a consciência delas. Geralmente sua intenção é só “causar” e atrair a irritação da comunidade, não pensam em “desconscientizar” verdadeiramente os adeptos da nova consciência....

E, cá para nós, seria até sem graça a vida de um adepto de Ciências Humanas sem os reacionários ali para enfrentar e assim fortalecer sua “musculatura” intelectual....

E com um detalhe: um conscientizador convicto em certo assunto pode ser um forte reacionário.

Autor: Robson Fernando
Blog: http://consciencia.blog.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!