
Aos amigos do blog, meu sincero desejo de um dia muito especial.

Sou mistura da terra que escolhi viver e que já me fiz raiz. Sou semente que foi jogada pelo vento Vieira já em minha meninice, nesta terra dos aromas variados. Cheirinho de mato, de terra molhada e água salgada. Nem mesmo as sombras que insistem em escurecer minha terra, poderão me fazer menos amante de Mangaratiba. contato:raylsoncastro@hotmail.com
Fico pensando como podemos driblar as adversidades e fazer as coisas darem certo...
Este ano foi muito difícil para mim. Muita falta de dinheiro, muitas bocas para alimentar, muita dedicação para meus amores que estavam mais fragilizados e muita coragem, por diversas vezes, em fazer o que não queria, mas que era necessário para impulsionar os mais lentos e frágeis membros de minha família.
Claro que recebi muito, mas muito empurrão também. Quando eu caio, tenho um anjo doce e bravo perto de mim que toma as rédeas da carroça... Quando caio, também conto com o olhar dos pequeninos que não podem esperar que me levante! Ainda conto com os amigos... Ah! Cada um do seu jeito me dá um "sacode"!
Assim, lá vou eu driblando os problemas cotidianos com a criatividade e procurando sempre não improvisar. O improviso é para emergências e exceções que aparecem em nossas vidas.
E lá fomos nós planejando, combinando projetos e os adaptando conforme o ano se apresentava.
Fazemos isto em minha família, desde que me conheço como "gente". Já improvisamos muito, até mesmo por serem as exceções e emergências, quase que cotidianas. Aquilo que seria exceção ou emergência era de fato o nosso dia a dia. E os planejamentos e projetos entravam para serem executados a longo prazo. Assim, para driblarmos este modo de vida, o maior projeto que tínhamos era estudar muito. Passamos nossa vida de criança e adolescente com este projeto. Podíamos não ter roupa para sair, mas tínhamos uniforme de escola. Não tínhamos dinheiro para o cinema ou passeios, mas tínhamos livro escolar. Não tínhamos presentes em dias de aniversário ou das crianças, mas tínhamos comida boa... Ah! Não posso esquecer os milagres da vida! Quando não se conseguia improvisar em soluções, aconteciam os bons e grandes milagres invisíveis, porém concretos que salvavam nossa emergência.
Bom, voltando a este ano pesadão...
Em Outubro, percebemos que a falta de dinheiro iria se estender por mais algum tempo, acho até que devo esperar o milagrão que está demorando a chegar, mas fizemos o planejamento para Dezembro de forma a minimizar os efeitos das datas festivas para meus pequeninos. Por aqui além do natal, temos os aniversários... caramba, são muitos e não dá para passar batido.
Então, resolvemos que usaríamos o projeto "Natal participativo", onde os enfeites da casa seriam confeccionados pelas crianças e seria feito um concurso na noite de natal para premiar a turma... que na verdade, terá premiação em diversas categorias até que possamos contemplar todos com pequenos brindes.
Penso que algo parecido até poderia ser feito no município... sem dinheiro, temos que ser criativos e promover a participação de todos, mas isto requer planejamento e bons projetos. Bom, mas isto é outra história...
Voltando ao "Natal participativo doméstico", as crianças estão se empenhando, usando todo material que está disponível. Temos conchas catadas na praia pendurada em pequenas árvores, temos garrafas pet cortadas como pingentes, temos latinhas de refrigerantes cortadas em pequenos círculos que brilham e temos os enfeites aprendidos no blog Cantinho Educativo.
E não esquecemos no projeto de alimentar o espírito de Natal, onde meus pequeninos estão separando suas roupas que não cabem mais, para serem lavadas e distribuídas aos que estão precisando do milagre que acontece todo ano por aqui...
É o meu natal dos sonhos? Não é! Mas, é o natal proveitoso que só fará efeito anos mais tarde, quando meus pequeninos puderem lembrar disto, assimilar o que passamos e alimentarem a cadeia da justiça e solidariedade, sabendo que em todas as circunstâncias podemos aprender, sermos melhores e exercitar a inteligência saudável que se sobrepõe as dificuldades da vida.
Ah! Se eu tivesse... talvez não fosse tão fácil!
Feliz Natal aos amigos do blog e a todos os mangaratibenses que devem exercitar a criatividade, e planejar com sabedoria seus projetos de vida cidadã!
Tenho lido constantemente um apelo sofrido por parte dos conselheiros tutelares de Mangaratiba, já não posso nem dizer que é um apelo, mas para ser mais exata, um lamento, uma súplica que roda nas redes sociais....tenho acompanhado, tenho tentado ficar distante... não por medo, ou por omissão... é só cansaço!
Mas, meu cansaço se vai quando começo a não mais parar de pensar no assunto ou quando não consigo mais fechar tranquilamente meus olhos na hora em que me deito.
Assim, lá vamos nós para mais uma batalha!
Bom, primeiro gostaria de entender o que está acontecendo para tanto sofrimento...
Como nosso Conselho tutelar ficou nestas condições insuportáveis?
Até agora, entendi que não são liberadas verbas para atuação dos conselheiros... e o descaso passa também por outras áreas da ação social de Mangaratiba. Ah! Será que é a tão falada falta de verbas? Ou será que trabalharam pessimamente neste parto? Sim, parto!
O governo Capixaba já teve tempo de nascer... nove meses de gestação e está parindo crianças subnutridas em diversas áreas de sua gestão!
Ok! Mas, hoje quero só falar da ação social, ou melhor, do conselho tutelar de Mangaratiba que vem estendendo a mão para a população, pois do governo, nada recebeu.
A situação é tão caótica que não existe mais condições de trabalho e só acontece alguma ação pela ajuda e empenho dos conselheiros que estão partilhando suas dores e o parco provento para conseguirem atender nossa juventude em risco.
Falta tudo! Falta principalmente COMPETÊNCIA e COMPROMETIMENTO com nossa juventude.
Vejam, para que algumas verbas para o ano de 2012 viessem para o município, o presidente do CMDCA teria que atender alguns prazos que não foram cumpridos.... Fiz até uma postagem sobre parte do problema...Lembram da Conferência Municipal da Criança e do Adolescente? Não aconteceu e não acontecerá! Já era....
Hoje quero pedir, pedir e pedir! Pedir aos nossos vereadores que verifiquem o que está acontecendo. Pedir aos meus amigos que contribuam com o conselho, doando alimentos, roupas de cama, mesa e banho, material de limpeza e higiene. Pedir que doassem material para expediente, como canetas, papel ofício, cartucho para impressora, lápis ... Pedir que alguém financie o conserto do veículo que os transporta, que doem cadeirinhas de crianças para atender a legislação de trânsito, enfim, que reformem o veículo!
Mas, quero mesmo é pedir, melhor, exigir ao governo que cumpra com suas obrigações, provendo de recursos a turma do conselho tutelar, pois é o "meu dinheiro público" que está preso aí na prefeitura e tenho certeza de que vocês sabem que não é o SEU dinheiro, portanto, destine-o ao lugar correto!
Volto agora para a rede de amigos que sempre andam por aqui e listo os itens que se fazem necessários:
1) Reforma imediata do veículo que não pode mais rodar, com problemas mecânicos diversos e sem atender a legislação de trânsito. Sem freios, com homocinética estragada, caixa de marcha, paletas, embreagem, bomba d’água, direção com folga....
2) Alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal.
3)Móveis e utensílios para o Lar Mariliza.
4) Material de expediente.
5) Brinquedos e roupas para nossas crianças.
6) Um placa ou faixa para a sede do Conselho Tutelar, pois não há nada para localização do endereço.
Gente, e o item mais importante ainda não listei... é o abraço a causa! É o forçar que nossos governantes ajam com decência e competência, sabendo distinguir o que é prioridade na causa pública..... que não nos façam de tolos, se valendo de propagandas em assuntos que só estão levando a população a repudiar o tão esperado governo Capixaba.
Não quero esperar o apagar das luzes de 2011 para atender estes profissionais, não quero promessas para 2012, pois a vida de crianças e adolescentes, não pode mais esperar que o ano eleitoral chegue para que se derramem as verbas que por direito já deveriam ter sido usadas ao longo deste ano!
O Conselho tutelar de Mangaratiba é situado na Rua Fagundes Varella, 136 - Centro de Mangaratiba.
E para encerrar a postagem, coloco um trecho do apelo sofrido do Conselho tutelar de Mangaratiba, na rede Facebook: