quarta-feira, 14 de março de 2012

Mobilização ou manipulação?

Mobilização ou manipulação?


Tenho participado de vários encontros com pessoas do município. Algumas são pré-candidatas, outras são de alguma classe profissional especificamente e outras são simples cidadãos tentando encontrar a forma de participar das decisões do lugar em que vivem. Escuto mais do que falo, absorvo o que dizem e se gosto do que me passam, vou novamente.


Mas, tenho visto algumas distorções em discursos sociais que mais parecem fórmulas de bruxos...Falam em mobilização social e no entanto, agem com a manipulação social. São conceitos diferentes e intuitos também antagônicos.

Quando se propõe uma mobilização, partimos do príncípio que devemos conscientizar os grupos a que se destinam e assim, podemos incorrer no risco negativo de manipular as informações. E neste jogo, o grupo deixa de ser o sujeito e converte-se em objeto de uso nas "mãos cheias" de alguns.

A própria palavra "manipulação" pode ser usada em diversas áreas e nem sempre tem o conceito pejorativo que vemos nas ciências sociais, pois em ciências fisico-químicas, até podemos pensar em dons de "transformação", de mudanças feitas por "mãos".

Então, pensando nisto e tendo conhecimento destas propostas de manipulação de opinião, até mesmo em redes sociais, ferramenta moderna, que ainda podia ser considerada o canal mais livre para nossa expressão, é que faço este comentário.

Hoje, percebo algumas pessoas jogando com a boa-fé de muitos. Jogam pré-candidaturas que poderiam até ser interessantes, pois tratam-se de pessoas que ainda não estavam na política, que vieram de outras áreas de atuação e muito poderiam somar como formadores de opinião e conscientização popular. Mas, lamentavelmente, afirmando uma intenção social, optam por um jogo que de limpo, não tem nada. O pior é ver isto se proliferar de tal maneira, que me assusta o resultado que está por vir.

Gente inteligente, faz diferente!

Quando me "acusam" de ser fake, até me ofendo! A Leila, sou eu com outro nome, mas não sou diferente do que escrevo. Vejo fakes afirmando uma coisa e discutindo com outro fake, que tem o mesmo "dono", com opiniões diferentes e por vezes um parabenizando o outro.
Coisa de profissional!

Ah! Como posso afirmar isto?

Primeiro por ter recebido esta proposta de articulação, segundo por estar tantos anos "Leila" que conheço as nuances de algumas postagens.

Então, podemos afirmar que manipulação é a arma de quem não tem propostas, consistência e argumentação para troca de opinião e informação. Precisa induzir grupos e articular ações imundas em torno de uma triste ilusão social.


Mangaratiba, pode deixar para trás certos hábitos políticos, como comprar pré-candidaturas, destruir o oponente ou o concorrente, valendo-se das mais imundas práticas da corrupção. Mangaratiba, necessita deixar de especular e promover a difamação das pessoas. Não é difícil!
Mangaratiba precisa disto para seu desenvolvimento social. Chega de herdeiros da vergonha.


A todo o momento é compra de gente...é venda de gente....
Nossa, quem se vende é um pobre coitado, que sem eira nem beira moral, acredita que faz parte do jogo sujo. Ah! Pobres infelizes, não sabem o quanto os desprezam, pois botam preço em sua dignidade!

E quem compra? Este é a escória que se acha no direito de roubar nossos direitos de escolha e retirar junto com o erário, a dignidade de nossa municipalidade.


Vamos a mobilização! Vamos parar com o lero lero ... se conseguem conversar mais do que 10 minutos sem falar mal da vida alheia, se conseguem sustentar suas ideias por mais que 5 minutos, ao menos tentem!

Articulações políticas por aqui é reunião de máfia.... onde Don Corleone determina aquilo que seus bundas sujas vão propor aos aprendizes da criminalidade...

E quando travestidos de simpáticos, comentam suas façanhas, espalhando para a população como são "poderosos". Otários!

Que morram afogados no seu mundo de corrupção, que sejam vítmas do câncer social que estão espalhando, pois um dia voltarão ao ostracismo político e receberão as consequencias de suas ações. Uma nova geração está por vir...de gente feita de gente e não gerada nas frustrações e incompetência de grupos que não são mais nada do que criminosos.



..... não sou santinha, nem perfeitinha... só uma pessoa que vive tentando não ser tão repugnante como vejo por aí....


29 comentários:

  1. leila esta pratica de manipulAÇAO tem quer parar as pessoas se vendem por cervejas , sacos de cimento e gostam de ser manipulads isso e o retrato da politica brasileira

    ResponderExcluir
  2. A M E I !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Parece até amém,mas tem ,neste caso,o mesmo significado: ASSIM SEJA!
    Sandra L.

    ResponderExcluir
  3. Qto a questão do fake,isso só retrata a opressão que Mangaratiba impõe às pessoas pela "politicagem" que é feita por aqui(como relata o texto).Eu digo e repito: luto pelo que acredito,se isso vai de encontro com A ou B,tudo bem,mas continua sendo a minha opinião!
    Sandra L.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Parece até o Lacerda...
    Cadê a Leilinha paz e amor?

    ResponderExcluir
  5. ... mas a luta tem que ser consciente, para não darmos vitória ao inimigo travestido de mocinho !!! No cenário politico atual de mangaratiba infelizmente não temos um candidato com perfil de responsabilidade social . E ... que seja eterno enquanto dure.....!!!!???? mas continuaremos lutando...

    ResponderExcluir
  6. Minha cara e querida amiga... sem mais palavras... Vc já disse tudo! rsrsrsrsrs ..."Complicada e perfeitinha
    Você me apareceu
    Era tudo que eu queria
    Estrela da sorte..."

    ResponderExcluir
  7. Meus dois primeiros amigos,

    Não se apoquentem.... toda vida é um ciclo...alguns de diâmetros menores, outros menores... mas são ciclos que findam.

    E o melhor desta vida é que ao final nos encontramos no mesmo lugar...ou seja, na própria sociedade que alguns insistem em aviltar. Sendo assim, todos um dia retornam para o início disto tudo...dependerão dos serviços públicos, cairão de seus aviões comprados com o erário, desfrutarão de imóveis que usurparam, mas que delapidarão tentando pagar os advogados que os defenderão.... outros não poderão mais olhar de frente o mais simples munícipe e outros ainda, terão o peso da consciência produzindo temores e terrores.... nem que seja um só dia de suas inúteis vidas.

    ResponderExcluir
  8. Lacerda,

    Tive que aposentar a Leilinha paz e amor.... não queria mais tive!

    "A" Lacerda está me impulsionando.

    ResponderExcluir
  9. Ao anônimo depois do Lacerda,

    Claro que teremos que perceber o inimigo travestido de mocinho.... mas, com toda certeza temos que provocar a mudança.... insistir em fórmulas que não funcionaram ou que já conhecemos como propagadoras de alienação, é no mínimo "inocência" demais.

    ResponderExcluir
  10. Márcia,

    Tenho ficado enjoada com tudo que está acontecendo e quando fico assim, só vomitando!

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente a náusea nesse momento é o melhor remédio para conter o nojo político que embrulha o estômago de qq cidadão mangaratibense comprometido com um futuro digno e verdadeiro. Minha amiga Leila, quanto ao comércio de compra e venda da dignidade de determinadas pessoas, que se vendem pelo vício da normalidade ou pela moda do tanto faz, aguardamos o amadurecimento, através da informação e da responsabilidade de um simples toque na tela, capaz de transformar a vida e a qualidade de vida de quem sonha com um mundo melhor e igualitário.

    ResponderExcluir
  12. MANIPULAÇÃO !!!! FINALMENTE ACONTECE O 1º ENCONTRO DE MOTOCICLISTAS NA PRAIA DO SACO E PARA CONFIRMAR A INCOMPETÊNCIA GENERALIZADA, LÁ ESTAVA A ORLA PARCIALMENTE NO ESCURO, GRAÇAS A DEUS DISSE UMA "STA CATARINENSE" QUE EM FRENTE AO PALANQUE TEM LUZ, POIS NOS FUNDOS E LÁ A DIANTE OS BARRAQUEIROS ESTÃO SOFRENDO NO ESCURO. TALVEZ TENHA SIDO UMA ESTRATÉGIA PARA NÃO MOSTRAR A TRISTE REALIDADE DA ORLA QUE SE ENCANTOU COM A INTELIGENTEMENTE IDEIA DA PLANTAÇÃO DAS PALMEIRAS, QUE CERTAMENTE ATRAPALHOU A CAMINHADA E A CIRCULAÇÃO DAS MÃES COM SEUS CARRINHOS. UM PAULISTA PERGUNTOU SE MANGARATIBA ERA BAIRRO DE ANGRA E UM BAIANO AGRADECEU AO PREFEITO PELA SINGELA LEMBRANÇA DE "BAIANADA NO GUVERNO". PELO AMOR DE DEUS NÃO DEIXEM OS GRINGOS VISITAREM A PRAIA DO SACO. E LÁ ESTAVA ELE COM SUA GESTÃO À CARÁTER!!!! PELO AMOR DE DEUS ME AJUDA AÍ "CAPIXANADA". QUAL SERÁ A PRÓXIMA DECEPÇÃO!?!?!?... E DISSE UM MOTOCICLISTA UMA ORLA SEM UM RESTAURANTE !!! COISA DE MANGARATIBA.

    ResponderExcluir
  13. Amigo, todos os eventos serão "planejados" desta forma!!!!! Seria esperar um milagre se tudo estivesse em acordo a boa técnica ou somente a preocupação com a qualidade.

    Em Mangaratiba, o turismo é resto, é desqualificado e menosprezado. Não adianta colocar uns carinhas que mal articulam frases para comandarem secretarias. Não adianta colocar indivíduos que analtecem o turismo de municípios vizinhos ou que circulam em viagens por outras paisagens, para aprenderem por osmose... Gente, é a treva escurecendo a cada amanhecer a linda Mangaratiba.

    Você retratou bem o evento... improviso, desrespeito e muita verba circulando....e retornando para a próxima campanha.... assim nos parece!

    Pede "prá" sair..... pede "prá" sair!!!!

    ResponderExcluir
  14. ... A frase do ano "SEREI O PREFEITO MAIS FESTEIRO QUE MANGARATIBA JÁ TEVE".
    ... CAPIXABA VOCE NÃO É FESTEIRO
    ... VOCE É FANFARRÃO !!!

    ResponderExcluir
  15. Fiquei preocupado com a matéria do fantástico de ontem !!! corrupção !!! licitação !!! compra de ambulância !!! sanguessuga !!!! enfim, saímos ilesos, pelo menos por enquanto!!!???!!!.

    ResponderExcluir
  16. É.... parece algo tão conhecido... Mas, como sempre digo... uma hora a casa não aguenta e desmorona! Lamento de verdade tudo que acontece...

    ResponderExcluir
  17. O GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL DETERMINOU O CANCELAMENTO DOS CONTRATOS COM AS EMPRESAS FLAGRADAS EM REPORTAGEM DO FANTÁSTICO DE ONTEM COBRANDO PROPINA PARA GANHAR LICITAÇÃO DE CARTA MARCADA "CORRUPÇÃO".
    EU PERGUNTO SERÁ QUE O NOSSO PREFEITO TOMARÁ MEDIA IGUAL ? OU FICARÁ DISFARÇANDO ATÉ QUE A POEIRA BAIXE E TUDO VOLTE AO NORMAL ! QUE VERGONHA !! PRECISOU O FANTÁSTICO MOSTRAR O QUE TODOS JÁ SABEM. CUIDADO CAIXA 2 VOCÊ SERÁ DESMASCARADO EM BREVE, A FEDERAL ESTÁ DE OLHO EM VOCÊ.

    ResponderExcluir
  18. A LOCANTY É UMA DELAS !!! USURPA O FUNCIONÁRIO E ALIMENTA A CORRUPÇÃO, É POR ESTAS E OUTRAS QUE O LIXO DE MANGARATIBA É O MAIS CARO DO BRASIL, PARA ALIMENTAR ESSES POLÍTICOS CORRUPTOS. ESTÁ NA HORA DE MOSTRAR AO MANGARATIBENSE QUAL O VALOR MENSAL QUE A PREFEITURA PAGA PELO SERVIÇO DE COLETA DE LIXO. R$ 1.000,000,00 POR MES. AQUI EM MURIQUI VASOU O VALOR DADO POR UM VEREADOR. O LIXO VAI QUEBRAR MANGARATIBA.

    ResponderExcluir
  19. Com a palavra OS VEREADORES !!!

    ResponderExcluir
  20. Cara amiga Leila, solicito que publique este excepcional texto no "Grupo Juventude Política" do Facebook, ou me permita publicar creditando, obviamente, a autoria.

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  21. A câmara de vereadores de mangaratiba deveria investigar os contratos da Lokanty na coleta de lixo desde a época do "inho", quando tudo começou. E porque será que até agora não se manisfestou ???

    ResponderExcluir
  22. E nem se manifestará!!!!! E pensar que o grupo do governo deseja fazer cerca de nove vereadores para o próximo ano... Se agora com 5,5 (cinco e meio) bundas sujas fazendo o papel de situação a coisa já fica doentia, imagine com nove....

    O lance agora é suportar até onde pudermos e tentar compor uma câmara ao menos com 3 ou quatro vereadores nem de situação, nem de oposição.

    Quatro vereadores que sigam orientação do único partido que quer ficar somente focado na renovação da Câmara.... para "poder" almejar mais adiante concorrer a majoritária.

    ResponderExcluir
  23. Segundo a legislação brasileira, se a eleição tiver 51% de votos nulos, o pleito é ANULADO e novas eleições têm que ser convocadas imediatamente; e os candidatos concorrentes são IMPOSSIBILITADOS DE CONCORRER NESTA NOVA ELEIÇÃO!!!

    É disso que o Brasil precisa: um susto nessa gente! Esta campanha vale a pena!

    N U L O neles!!!
    Entenda bem, meu povo brasileiro , dessa forma haverá nova eleição, sem que os mesmo candidatos possam participar, não será um BOOOOOOOO!!!??? Será que não sabemos a força que temos????
    DIVULGUEM PELO MENOS PARA QUE AS PESSOAS SAIBAM...

    Ah! Se isso acontece em Mangaratiba!? Era o nosso bebê de proveta heim?

    ResponderExcluir
  24. Que comecemos a informação desde já, um caminho legal e histórico, somente assim conseguiremos renovar mangaratiba. A informação é tudo !!! nulo neles!!!

    ResponderExcluir
  25. Não caiam nessa de nulos!
    Isso é estratégia para esses políticos se manterem presente por mais 04 anos; só fortalece a corja da política e não ao povo.
    Tem que haver mudança sim, e principalmente no legislativo que tem vereadores que só pensam em seu próprio umbigo, e ainda tem pessoas que acham lindinhos e dão condições de se fazerem sobre nós. Ora bolas, pasaaram 3 anos e meio em cima do muro, se omitindo, prejudicando funcionários, querendo exercer o papel do executivo, e deixaram de lado o trabalho deles, na Câmara legislativa.
    Sabem porque?
    Porque acham que somos BURROS e que votaremos novamente neles, por uns trocados ou favores.
    Nós é quem temos que tomar vergonha na cara, e parar de reclamar e falar ao mundo que não concordamos com a negligência contra a administração pública e a nós que vivemos aqui.
    Vamos tomar a responsabilidade para nós e parar de chorar pelo leite estragado que se derramou faz tempo.

    ResponderExcluir
  26. VERGONHA. esse fim de semana estive com amigos e ouvi uma mulher que trabalha na secretaria de obras da prefeitura de mangaratiba,mais não é daqui,a falar que votaria numa candidata que virá supostamente no partido com a andreia,pois terá mais possibilidade de cobrar um emprego e que a candidata disse esta sendo apoiada pelo charlinho e andreia.então bruna,o que vc esta colocando faz sentido na troca do voto pelo favor do emprego ou em itaguai ou em mangaratiba.dai mangaratiba nunca vai pra frente.mente pequena.

    ResponderExcluir
  27. Primeiro gostaria que os amigos ajudassem a combater esta polêmica do voto nulo...

    Vou indicar aqui o link do blog do Lacerda que esclarece a questão deste engano do voto nulo:

    http://muriqui-lacerda.blogspot.com.br/2012/03/votos-nulos-e-votos-anulados.html


    Agora, informação é tudo mesmo!!!!! Não podemos mais ficar nesta lenga lenga de acusarmos os eleitos, se na hora da escolha, não pensamos na causa coletiva. Este troca troca de favores deve ser mesmo banido do hábito do eleitor. Mas, isto só se faz se conseguirmos mudar conceitos, ajudar a propagar a forma correta de escolha, tentar explicar quais são as verdadeiras funções do legislativo e tudo que exceder estas funções, são vícios e desvios que nos custarão caro demais.

    Tentar fazer a matemática simples da compra do voto para nossos eleitores, mostrando o quanto ele é humilhado quando vende o destino de sua gente. Intensificar a campanha do "orelha em pé", onde com exemplos bem simples mostramos que NINGUÉM INVESTIRÁ quantia exorbitante em uma campanha, sem que queira no MÍNIMO o retorno deste investimento. Nenhum empresário investirá fortunas em um candidato ou partido político sem que mais adiante queira retorno.

    Podemos fazer isto e muito mais. Só depende mesmo da população, principalmente daqueles que foram premiados no item caráter, inteligência, solidariedade e senso de justiça social.

    ResponderExcluir
  28. leila, conforme autorizado, postei o texto no Grupo Juventude Política do Facebook, ok?

    Não esqueçam de comentar lá também para difundir mais esse debate. É importante o trabalho de conscientizar a população.

    Beijão!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!