quarta-feira, 7 de março de 2012

A mulher - Bom dia Mangaratiba!


Amanheço com o sol, nele desperto para mais um dia....um dia comum!

Cheio de tarefas nesta rotina sem fim, e para não morrer com a rotina, reinvento meus dias iguais.

Lá vou eu para o café cheiroso que nesta hora, tem gosto de liberdade. A casa está silenciosa e o murmurinho das meninas que limpam as ruas chegam até minha sala e me carregam para a janela.

Elas limpam, varrem, brincam uma com as outras e continuam suas tarefas. Elas me convidam para o dia. Me incentivam na alegria e me fazem mais mulher.

Dou um bom dia cheio de orgulho de ser como elas. As gargalhadas me animam para mais uma batalha de amor.

Olho o mar e mando um beijo para o horizonte. Fecho os olhos e penso em minha mãe...dou meu suspiro de saudade e a guardo novamente em meu peito.

Acordo crianças, beijo crianças, arrumo crianças e sigo meu destino.... de mãos dadas vamos lambendo os raios de sol que nesta hora já esquentam a pele como se fôssemos pãezinhos....

Volto pelas ruas absorvendo os olhares, os passos e os ombros dos que cruzam meu caminho. Neles vejo o quanto a vida pode ser dividida e multiplicada ao mesmo tempo.

E la vou eu para mais um café....desta vez bem barulhento. Não sei se são os telejornais ou a caféina que me elevam a taxa de indignação, mas este café já tem efeito contrário do primeiro... ele me empurra e me leva a reagir!

Agora, será só uma corrida contra o tempo.....todos os dias aposto em que sairá vencedor, se eu ou ele. Aposto sempre em mim! Nem sempre ganho...

Até o chegar da tarde é esta batalha.... vou ganhar, vou ganhar, vou conseguir.....ufa! Completei a primeira parte do dia!

E o trabalho não para.... em casa é mais complicado, ou penso que estou trabalhando ou penso que estou em alforria doméstica... panelas, livros, telefone, vassouras, comida, canetas....ufa!

Ah! Não contei as aflições dos resfriados, do dinheiro que falta, das pernas cansadas, do excesso de problemas que me fazem pensar que carrego o mundo nos braços!

Nasci do sexo feminino, mas só me tornei de fato mulher quando percebi que meu desejo por um mundo melhor me fez olhar para os nascidos do sexo masculino e constatar que muitos não haviam se transformado em homens. Precisei de muita coragem para invadir áreas que estão reservadas para estes que ainda acreditam no patriarcado, que nos aviltam em salários e que nos submetem a condições de inferioridade.

Me tornei mulher de fato, quando tive a coragem de ir em frente, recuando muitas vezes, mas encontrando o caminho novamente.

Em todos os caminhos encontrei a força da alienação tentando me fazer crer que meu lugar era em outras paragens, que os padrões aceitáveis para uma mulher não respeitavam nossa diversidade racial, cultural ou social.

E com a caminhada acabei encontrando o meu sonho de respeito, solidariedade, igualdade entre homens e mulheres e o direito a livre expressão.

Assim, me fiz mulher que não teme a luta por dias melhores e que sabe que isto não se encerra no meu encontro comigo, mas se expande para todas nós e continuará nas meninas mulheres que estão por se formar.

Não tenho medo! Não dispenso minha felicidade em ser mulher que todos os dias, amanhece com o sol!

Feliz dia das mulheres!

4 comentários:

  1. PARABÉNS ÀS MULHERES ! MAS TENHO A PLENA CERTEZA QUE ESSAS DIGNAS DE SERVIÇOS GERAIS E CUMPRIDORA DE SUAS OBRIGAÇÕES QUE APAERECEM NA FOTO NÃO É DE MANGARATIBA. NEM POSTAR O QUE É NOSSO PODEMOS, POIS FALTA PRINCIPALMENTE RESPEITO COM O SER HUMANO. AGORA FALA SÉRIO "BAIANADA" NA PRAIA DO SACO É COISA DE CAPIXABA !!! EU ME RECUSO A ACREDITAR, MAS FUI LÁ E VI E SIMPLESMENTE PASMEI !!! PARABÉNS PREFEITO ESSA É PARA A "ISTORIA". CADA GUVERNO TEM A MARCA QUE MERECE.QUEREMOS ESSA FAÇANHA EM IBICUI. AFINAL QUAL FOI A INTENÇÃO: ORNAMENTAÇÃO; SOMBRA; INCOMPETÊNCIA; PROIBIÇÃO DE CICLISMO; PLÊMICA; OU SIMPLESMENTE PARA GASTAR OS 12.000,000,00? ME AJUDA AÍ GENTE !!!

    ResponderExcluir
  2. A foto realmente não é de Mangaratiba... os motivos são diversos....

    Mas, vale o carinho, pois somos todas iguais e capazes de levar adiante este samba maluco de viver tirando leite de pedras.

    ResponderExcluir
  3. ... Mas é claro que o sol vai voltar amanhã, escuridão já foi pior, de enlouquecer gente sã !!! é RENATO sua frase de esperanças acalma os que anseiam por uma luz. Criamos problemas simplesmente por acreditarmos no ilusionismo e nos camaliões de caráter.

    ResponderExcluir
  4. Linda a mensagem a nós mulheres que somos determinadas e capazes de mover o mundo para alcançar os objetivos que temos traçados.Acredite que suas palavras são sempre importantes para mim e me dão forças para continuar a lutar. Um beijo da sua amiga incondicional pelo Dia da Mulher.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!