sexta-feira, 12 de abril de 2013

A polêmica dos blogs de Mangaratiba

Gente, esta polêmica existente entre blogueiros x políticos, transcende aos fatos e percorre um caminho mais abrangente que são os conceitos e a responsabilidade de se formar opinião e ao mesmo tempo receber formação também. 

Vejam como, nós, os blogueiros, podemos acabar fazendo o jogo sujo da política... 
Primeiro quero postar um comentário que fiz no blog do professor Lauro, para mais adiante entrarmos na questão postada por ele e que foi a motivadora da sessão da Câmara:


"Professor,

Leio seu blog todos os dias, não comento muito, mas gosto de quase tudo que leio. Só gostaria de fazer uma crítica também…
O Senhor por vezes, exagera na especulação e comete erros de divulgação que não passam de boatos ou de distorções de fatos reais. Creio que a forma de não gerar estes transtornos, seria o de checar primeiro as informações recebidas. Toda vez que recebo informações de natureza “escandalosa”, tento ver se existem provas ou se não estão me usando para promover discórdias ou se estão articulando em cima das postagens ou informações recebidas. Sei que o senhor é homem experiente, mas é complicado ver a qualidade de suas postagens cair no uso de um lamaçal. Minhas postagens normalmente se baseiam nos conceitos sociais e políticos distorcidos, mas dificilmente postarei algo sobre algo que não vi ou que não ouvi.
Os informantes muitas vezes são pessoas inescrupulosas que querem mostrar que estão com informações privilegiadas e pessoas assim, não são confiáveis, já que não tem ética profissional, nem moral."


 Os fatos postados são muito estranhos e surreais. Se alguém participou de alguma discussão entre os dois vereadores, no  mínimo fazia parte do momento e era parte interessada, já que não creio que os vereadores iriam discutir este assunto diante de uma platéia. Agora, se foi diante de uma platéia, então o negócio proposto deve ser lícito, não concorda? E se foi lícito, quando informaram ao professor, distorceram os fatos com o propósito de esculhambar mesmo.

Ora, convenhamos que tenho lido algumas coisas tão estapafúrdias que fico tensa em desmentir, mas chega uma hora que não dá para segurar. Cassações por compra de votos de vereadores.... como se fosse assim... da noite para o dia o TRE  batesse na porta e descobrisse que houve transferência, obrigasse o eleitor, que teria que ser encontrado,  a promover prova contra si e contra outro, descobrir em quem o infeliz votou, anular os votos e diplomar outro vereador... sem contar que até o cartório eleitoral seria processado, na medida em que nenhum eleitor, obriga o cartório a não fazer a parte dele em verificar/fiscalizar o procedimento de alistamento... e o juiz também seria responsabilizado, pois a assinatura lá no título é dele.... ou não? E olhe que tem que ser rápido para não acabar o mandato.... ainda pensei...e se o infeliz eleitor chegasse na hora e dissesse que o aliciador foi algum candidato que não pode concorrer e ficou P da vida e sabendo que tinha feito transferência de títulos resolvesse denunciar a fraude???? Já pensaram nisso também?  Enfim, muita maluquice para um município só....

Então, o que defendo é o DIREITO de livre expressão e de opinião e peço que a Casa de Leis tenha o devido decoro parlamentar. Não se ataca cidadãos, não se combate um cidadão pela força e muito menos se age com vinganças. E vinganças e maldades não me intimidam, mas me incomodam muito! Ainda mais quando isto é direcionado para algum inocente... ai, meu Deus!

 Vamos pessoal, Mangaratiba tem que conviver com o direito do cidadão e deixar de lado a instituição da humilhação de sua gente e por outro lado, a Mangaratiba dos cidadãos deve se respeitar e a cada dia primar por buscar sua dignidade, inserindo-se na política e nas decisões de seu município.

Façam como o pessoal do Conselho de Saúde.... tiveram um entendimento que não deveriam aprovar as contas de 2012 e assim o fizeram.  A decisão final ficará por conta da Câmara e do TCE. 

Os conselheiros fizeram o que entenderam ser correto, baseados em procedimentos firmados em capacitação realizada e em manual que os orienta. Se mais adiante estiverem errados, o TCE corrigirá este entendimento. Simples assim! E eles? Fizeram valer sua cidadania, seu direito e sua liberdade.


Bom, para terminar, fiquei de postar um resumo da Saúde, sobre procedimentos adotados, mas é longo e estes acontecimentos da semana se tornaram prioridade... fico devendo a postagem da Saúde.






9 comentários:

  1. Eles podem calar 11, quero ver 25 mil eleitores, realmente foge o controle.

    ResponderExcluir
  2. Fizeram acordo de silencio com os 11, esqueceu-se de combinar com a população e blogueiros.

    ResponderExcluir
  3. Quem teria a perder com o tal acordo?

    quem tem uma locadora de carros ?

    quem tem ônibus?

    Então quem foi o.... que se sentiu prejudicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem teria interesse em especular? Qual grupo tem um pé invisível na oposição? Quem são os que tem interesse em passarem a ser prefeitáveis ou vices prefeitáveis? Quem gostaria de diminuir o trânsito de alguns pares na Casa? Quem são as P.... velhas da Casa? Quem são os profissionais dos bastidores com seus vícios, que cercam os eleitos? Perguntas que só podem ser respondidas pelo Globo Repórter!

      Algumas perguntas que você postou não são tão dificeis de responder, já outras são passíveis de várias interpretações... e a última, não sei te responder!

      Excluir
  4. Perfeito, absolutamente correto. Gostei muito. Entretanto, não foi sempre assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lacerda,

      Eu não escrevi que os blogueiros passem a ser "jornalistas"... sem colocar nas postagens suas opiniões, sejam elas até mesmo cheias de suas convicções pessoais... o que escrevi, foi quanto a algo que passe a ser uma afirmação... podemos inclusive especular sobre um fato, podemos divagar sobre os boatos,mas não poderemos afirmar.

      Veja, quando em campanha, sempre deixo claro meus posicionamentos e debato sobre eles, mas não lanço boatos.

      Excluir
  5. Leila, sou morador de Itacuruçá... Me amarro em seu Blog. Parabéns ! Tõ sempre atento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz... isso incentiva e ajuda prá caramba! Vc não tem ideia de como isso fortalece uns aos outros...

      Excluir
  6. Leila, os blogueiros de Mangaratiba, pelo visto, estão incomodando muita gente que queria ver muita coisa que vocês divulgam escondida nos subterrâneos...

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!