terça-feira, 9 de abril de 2013

Aflições mangaratibenses.

Resumo das aflições destas semanas em que fiquei fora da net e do "Peixe":

1) Declaração universal dos direitos humanos, em seu artigo XIX;

       " Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras."

 Baseada neste direito, fico aqui pensando o que leva um representante do povo, pessoa pública, a se contorcer de escárnio por publicações de cidadãos livres que atuam na internet? 
Hoje, em Mangaratiba, município desprovido de meios de comunicação como jornais, televisão e rádio local, os blogs e as redes sociais, assumiram este  papel, inclusive tendo um público crescente a cada dia. É parte da natureza humana a busca por informação e por troca de opiniões. Tanto isto é fato, que por muito tempo, Mangaratiba viveu e ainda vive da rádio peão, aquela que espalha verdades e boatos, nas ruas, praças e botecos de nosso município. Hoje, Mangaratiba possui alguns blogs que se propuseram a troca de informações. Todos bem diferentes, com opiniões diferentes e alvos diferentes. Isto é muito positivo e contribui para os questionamentos e formação de opiniões em nossa terrinha, que abandonada por meios de comunicação tradicionais, abandonou também os jornalecos promocionais que existem por aqui. 

Ora, voltando ao tema do direito universal... um representante público que alega que um blogueiro é uma pessoa não confiável por fazer críticas a ele ou aos demais políticos locais, demonstra ser um político retrógrado que se ufana da quantidade de votos recebidos, como se isso bastasse para que não fosse mais questionado. Lembro a ele, que quase sempre os mais bem votados, foram os que mais decepções causaram a sua população. A história não mente!  Podemos ir de Hitler,  Collor, passando por  Antony Garotinho, Paulo Maluf, José Sarney, etc..

E mais, qualquer cidadão pode e deve tecer comentários sobre seus governantes e não precisa levar propostas para a solução dos problemas... isto cabe aos eleitos. Aos blogueiros e cidadãos em geral, cabe a não difamação, a não inserção em vida privada do político e acusações que não podemos provar, mesmo que estejam na boca do povo...

Vejam, já é complicado ao cidadão assistir a uma sessão na Casa de Leis e não poder se manifestar, como manda o Regimento Interno. Ok! Vamos cumprir o Regimento,mas, ver os edis conversando, dando risadas enquanto algum de seus pares está com a palavra, é também falta de decoro parlamentar...
Isto vem irritando a toda assistência... então, que calem-se também quanto ao território livre chamado internet!

2)  A polêmica das indicações feitas pelos Edis.

Tenho lido diversas críticas quanto as indicações dos vereadores...alguns afirmam que isto não deveria ser feito, que é balela, que deveriam cobrar do executivo e que isto não serve de nada...

Penso que quem está afirmando isto, não está buscando a ótica da população, pois a quantidade de indicações revela algo muito mais complexo do que insistem em postar... 
Quanto maior for a quantidade de indicações, maior é a carência de serviços públicos decentes em Mangaratiba.... e pode ser vista como termômetro de excelência na prestação do serviço público. Se não houver nenhuma indicação, estarão dizendo que está tudo bem e que os anseios e necessidades da população estão sendo atendidos. Resumo disto tudo.... mais de 400 indicações em três meses de governo. Considerando que Janeiro estavam em recesso... o bicho está pegando! E precisamos de mais e mais empenho do governo.

3) Caso Cachoeira II

Tudo como dantes no quartel de Abrantes! Nem deputada, nem autoridades locais se propoem a fazer algo e muito menos colocam como prioridade a nefasta invasão... dá trabalho, inserir políticas públicas na comunidade... e sabedores disso, os invasores já começaram com o assistencialismo e incentivando a economia local com "empregos" bem mais rentáveis para uma comunidade que jamais conseguiria "proventos" tão altos como os que estão na tabela do tráfico! É f... com ph!
 
4) Notícias da Saúde.

Se der tempo, postarei um esclarecimento do Vice prefeito quanto as ações na Saúde para que possam comentar, questionar, criticar, fiscalizar, aceitar e... enfim, participar desta área tão primordial para a população.

Será em outra postagem por ser bastante longa.


  
 

15 comentários:

  1. Bendita tecnologia! Finalmente, o povo pode, pelo menos, desabafar sobre aquilo que o sufocou e o ingessou, durante décadas.
    E assim,exercer algum direito como o da liberdade de opinião e expressão.Pode ser um exercício para, depois, manifestar-se, sem estar mais ou menos anônimo pois, mesmo constando na Declaração Universal dos Direitos humanos, ele sabe que não vive numa democracia.Dá até a impressão de que estamos vivendo o período do regime militar: o povo com medo do medo dos seus opressores.rsrsrs.E pensar que estamos no séc.XXI...Será?

    ResponderExcluir
  2. Leila,eu estava transcrevendo um poema, muito interessante,que o Lauro postou em 08/04, quando, por coincidência,você estava suspendendo a sua postagem em que eu estava,para atualizar.Então,sugiro que busquem no google, o blog Notícias de Itacuruçá (08/04/2013), quem estiver interessado em ler o poema de Martha Medeiros.Vale a pena! Abç a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu comentário com o poema, entrou, mas em uma postagem mais antiga.

      Excluir
    2. Ok.E a sua postagem, de 09/04, está ótima!

      Excluir
  3. Como assim?Premiação de 2010 e 2011 Peixe Podre com Banana: um dos dois piores vereadores - foi Ruy Tavares Quintanilha?Não terá sido um equívoco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi equívoco!
      Lucas 12
      "A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido".

      Ruy é muito capaz e não precisaria "abandonar" um mandato que lhe foi confiado, para fazer parte de uma governabilidade desgovernada.

      O resultado disso foi positivo para ele, mas para a população foi decepcionante e podemos até afirmar que a passividade dele e a vista grossa também são responsáveis pelo péssimo ano de 2012 para todos nós.

      Excluir
    2. Se o vice fez e faz vista grossa é porque não pode ou não quer bater de frente.Logo,a impressão é de que, também, é conivente. Quem cala,consente.(quanta rima!)
      Então,dá pra acreditar que ele seria um bom candidato a prefeito nas próximas eleições?Sei não...

      Excluir
    3. HOME BREAD... NO JORNAL O GLOBO DE 9 DE ABRIL,NA PAG.3 PUBLICOU UMA MATERIA COM O TITULO FRAUDE NA ESCOLA .NA MATERIA SEGUNDO O PROCURADOR DA REPUBLICA RENATO MACHADO,"UM INQUERITO APURA INDICIOS DE DIRECIONAMENTO DE LICITAÇAO EM SAO JOAO DE MERITI ENVOLVENDO A HOME BREAD, TAMBEM HA UM INQUERITO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SOBRE SUSPEITA DE SUPERFATURAMENTO EM CONTRATOS DA EMPRESA.E SO COINCIDENCIA?

      Excluir
    4. Quase esfreguei na cara da população esta empresa por longos dois anos....

      Só eu gritei e me esperneei.. nem Conselho de merenda escolar que pode ser eficaz nesta fiscalização...assim, como o conselho de Saúde fez a lição de casa direitinho o de merenda escolar poderia ter feito.

      São responsáveis por fiscalizar tanto a qualidade da merenda, como a destinação de verbas e os possíveis superfaturamentos....

      Se vocês não sabem, a documentação que é disponibilizada para os conselheiros é mais completa do que a que vai para a Câmara... eles tem acesso a notas fiscais, contratos e toda e qualquer documentação que exigirem tem que ser disponibilizada.

      Mas, aí eu pergunto.... Quem quer participar dos conselhos? Quem se habilita a fazer direito este trabalho? Quem participa?

      Chegamos no ponto de partida... nós somos os responsáveis por tudo isso!!!!

      Excluir
    5. É verdade o conselho tem acesso a tudo realmente, processo , notas,contratos e qualquer outra informação se necessario, em outros municipios os coselheiros fazem visitas as escolas para fiscalizar.

      Excluir
  4. Leila como sempre belas palavras, o problema em relação ao blog é que a carapuça serve direitinho para quem reclama. O seu blog serve como um desabafo a todos que se sentem oprimidos, não deixo de passar um dia para ler uma nova postagem. Gostaria que acontecesse aqui o que está acontecendo em alguns Estados e Municípios, políticos saindo algemados devido a suas falcatruas, quer dizer uso indevido do dinheiro do povo. Continue sempre escrevendo porque amo ler as suas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu também gosto de lertodos os dias,o problema se desenvolve lá no Executivo e chega no Legislativo antes mesmo de começar já está corrompido e desmoralizado.Por causa desses Imbecís, por isso que Mangaratiba não prospera sabe porque? ela é dominada pela fome eleitoral, pessoas que já sabem que este será o último mandato.
      Muito bom Leila, ter a iniciativa deste blog acho que precisamos tomar esta atitude sim em relação aos Edís, espero que as conclusões venha esclarecer a todos nós mangaratibenses e reagir a esta situação que envolve a ilegalidade.Os malfeitores querem ser sempre as vítimas e algo muito ruim está pra vir.

      Excluir
  5. Minha amiga Leila, sei q acompanha politicamente os feitos e maus feitos do peixe podre c banana no quesito "pior vereador" dr rui, por isso gostaria q me informasse quantos madatos ele teve na câmara e seus projetos em benefício da população de magaratiba, principalmente no tocante ao transporte, saude e educação, bases de qq crescimento social. AGUARDO SEU COMENTÁRIO E QUAL O PARTIDO ATUAL DELE ! espero q não seja o PSB. gol de mão não vale.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é do PSD! Vereador por dois mandatos e alguns projetos dele, já foram publicados por aqui, na época da campanha dele para prefeito em 2011.

      Entre Dezembro de 2010 e janeiro de 2011, tenho diversas postagens onde o Ruy coloca suas propostas de governo e temos comentários dele com um resumo de atos de seu mandato.



      Excluir
  6. Leila so soube que esta empresa fornecia para prefeitura através deste BLOG.Parabens pelo premio PEIXE PODRE COM BANANA 2012 para a HOME BREAD.Lendo essa materia acima sobre o jornal o globo,desse mes prova que o premio foi merecido e que voce tinha razão.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!