quarta-feira, 19 de junho de 2013

O mundo foi para as ruas e nós vamos também.

Amo estas manifestações! 

Alguns intelectualóides de esquerda e os reacionários de direita, olham para este movimento com a visão já distorcida de anos e anos de uma mesmice em que dissociaram a população da política.

Rançosos e obsoletos, não acompanharam a globalização, não acompanharam a morte lenta das ideologias que insistiram em estagnar. Ideologia que não se movimenta e não acompanha a natural mudança conceitual que se incorpora com os avanços que aproximaram o mundo. Onde as  fronteiras geográficas, não da geografia natural, mas sim da chamada humana ou social,e que foram inventadas pelo homem a fim de demarcar política e administrativamente territórios, criando de bairros e municípios a países e continentes, não delimitam mais o convívio e a disseminação de conhecimentos e informações entre os seres humanos.

Com esta visão, deixam de perceber a movimentação social globalizada que incentiva e empurra por diferentes modos toda população a dizer um basta sonoro ou silencioso ao poderio que não oportuniza e que insiste em manter-nos afastados das decisões que nos competem.

Não tiveram olhos de ver o movimento Ocupe Wall Street, os estudantes franceses, A Grécia, Espanha, Turquia, Londres, Portugal e etc...
Também não tiveram olhos de ver o que significa a blogueira cubana Yoani Sánchez, e tantos outros movimentos que se globalizaram simplesmente por sermos todos seres questionadores e que já conseguimos perceber além de nossas fronteiras, os anseios de outros e nos identificamos.


Todos estes bonequinhos de esquerda ( da qual faço parte), hoje, chamam os jovens de reacionários e fascistas por todo o repúdio que eles manifestam a participação de partidos políticos nestas movimentações. Façamos o mea culpa!!!!! Vamos nos desnudar dos ranços e perceber que é tempo de observação para os partidos políticos e se de fato querem nos representar, que escutem, percebam, absorvam o grito de mudança comportamental que está preso na garganta da sociedade.

E os malandrinhos de direita, não pensem que conseguirão arrebanhar os insatisfeitos, pois quem chuta o balde, está pronto para chutar a bacia também.

Teremos sempre infiltrados nestes movimentos, teremos sempre os oportunistas que estão loucos para vivenciarem a dança das cadeiras que só beneficia a eles. Depois, unem-se em aglomerados que nem mesmo a mais inocente das criaturas consegue entender. Partidos de direita comendo no mesmo cocho da esquerda ou vice versa.

E ao povo o que resta? Miséria social... melhoram um pouco aqui e tiram um monte acolá... mas o pior disso tudo, roubam nossos direitos de expressão e querem manipular nossa regurgitação.

Se eles possuem o direito de participação, nós temos o direito de repudiar. Quer vir com a gente? Venha! Mas, como pessoas que representam somente o seu grito individual de cidadania que não quer mais pedir socorro e sim, exigir respeito e dignidade.

Movimento social, leva a mudanças políticas!

Hoje, não tenho partido. Tenho é muita vontade de dizer que quero ver a juventude nas ruas, abrindo novas trilhas ideológicas e caminhando para fazer seu próprio futuro.

48 comentários:

  1. É isso mesmo, Leila!!! Apoiado em gênero, número e grau.

    ResponderExcluir
  2. show de bola! quando crescer quero ser igual a vc. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Sem partido, sem vantagens, sem hipocrisia, vamos pra rua protestar pelo que é de direito do povo e por causa do povo. Somos uma Nação e merecemos respeito.

    ResponderExcluir
  4. Para quem pensava que a violência,baderna etc partiu de militantes do PSTU e do PSOL,deve perceber agora que eles não agiriam como agiu e age a bandidagem destruidora,infiltrada no MPL.A coisa é muito pior do que se possa imaginar...
    Que cada um possa tirar suas próprias conclusões,claro,sem a "hipnose" da
    mídia golpista...(o que é muito difícil,depois de tantas décadas de "lavagem cerebral").

    ResponderExcluir
  5. Como a GLOBO pode ser tão cínica!!!

    ResponderExcluir
  6. Não deixem de ler o editorial - “Ultrapassou os limites” - de O Globo. O jornal que semeou o ódio e influenciou os “feissibuquianos” a partirem para a ignorância e que apoiou inicialmente a baderna e a desordem. Sigam o link: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/06/22/ultrapassou-os-limites-editorial-500843.asp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitas observações pertinentes nesse editorial do jornal O GLOBO.

      Como havia respondido à postagem da Leila, eis que as manifestações de rua "não são a única maneira de expressarmos as nossas vozes".

      Bem, a partir do momento em que a presidenta Dilma se dispôs a dialogar com a sociedade, penso que os protestos podem dar lugar a audiências públicas e a oficinas de debates formando um ambiente onde as pessoas possam interagir. Aliás, sinto que a sociedade também precisa trocar ideias entre elas mesmas já que, nas próprias manifestações, grupos divergiam entre si e levantavam propostas que chegavam a ser incompatíveis umas com as outras. Por exemplo, uns falaram na redução da maioridade penal enquanto outros consideraram isto algo conservador.

      Em Mangaratiba, penso que precisamos ter uma manifestação amanhã. Já em nível nacional, talvez seja o momento de se fazer uma pausa e aguardarmos o que os governantes deverão fazer pelos próximos dias.

      Excluir
  7. Democracia sem partidos políticos,não existe.Só mesmo na maioria dos pequenos municípios,como Mangaratiba,em que o voto sempre foi dado pela "amizade",pelos interesses pessoais,pela despolitização da grande maioria (inclusive dos vereadores, secretários e funcionários em geral).
    Aqui,as siglas dos partidos existem somente para constar,creio eu.Mudam, constantemente,de acordo com seus interesses pessoais,também.Enfim, "dançam conforme a música"(rsrsrsrsr).

    Mas,quando se trata de Nação ( formada pelo conjunto das comunidades,das pequenas e grandes cidades,dos Estados da Federação,Distrito Federal ...),é muito grave.É só ler sobre a HISTÓRIA DO BRASIL,pelo menos,a partir da proclamação da "República".Melhor seria lermos,simultaneamente,a HISTÓRIA MUNDIAL.Saber o que foi o Nazismo,o Fascismo etc.E,de preferência,compararmos leituras,não se focando somente numa linha de pensamento,seja autoritário,seja democrático.

    Muito importante seria lermos sobre a ditadura de 64,os "partidos políticos"-ARENA E MDB-,até os dias atuais.

    "-Ler é muito chato!!!"Mais fácil é a decoreba de palavras e frases sem saber o
    que elas significam ou representam?Sem imaginar o estrago que elas poderão
    fazer em nossas vidas?Vamos pesquisar,refletir e,criar nossas palavras de ordem para as manifestações/protestos nossos e não as de aproveitadores covardes,que vem com toda a violência contra a nossa democracia que acaba
    de nascer e precisa crescer com a gente.E não morrer, precocemente,como
    nossos inúmeros brasileiros que a geraram.Por eles e por nós,vamos "acordar",não como o "gigante" da ditadura.Mas como os da liberdade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, ninguém é contra partidos políticos, eu mesma sou filiada a partidos e amo política partidária.

      Neste momento, estamos questionando os partidos, seu distanciamentos das bases e a troca da ideologia por fisiologismo. Se não houver o mea culpa partidário, o afastamento da população e o repúdio serão muito fortes sempre.

      Outra coisa, não adianta exemplificar com a vivência de 64, pois foi com ela que também começamos a deformar o partidarismo...

      Agora, não é só no interior que se vota em pessoas, se fosse de outra forma, não teríamos os grandes puxadores de votos tão sonhados pelos partidos...Tiririca, Romário, cachorrinhos do teclado, Netinhos, Clodovil e etc....

      E outra coisa, o bipartidarismo de 64 foi imposto, mas esta quantidade de partidos nanicos ou não, servem como legendas de aluguel para interesses que não são da população.
      E veja, nos EUA, a eleição se polaliza em Republicanos e Democratas...com um enorme número de partidos e candidaturas independentes....

      Seria só coisa de Brasil ou de interior?

      Excluir
    2. Pluralidade de partidos,infelizmente,é confundida,às vezes,com invasão de partidos nanicos(que,também,existem).Mas sem a pluralidade de idéias e de ações não se pode pensar em democracia.

      Os EUA,considerado por muitos,como dono do mundo e que,durante séculos,foi riquíssimo "materialmente".
      Se formos olhar pelos aspectos moral
      e ético,veremos que se trata de um país paupérrimo,apesar da ciência e tecnologia bastante avançadas.

      Sei que lá artistas de cinema são escolhidos para governarem seus
      Estados(alguns,protagonistas da violência) e, que também, não
      sabem nada da história e da política do país.Enfim, alienação tam
      bém existe lá e em outros países denominados DESENVOLVIDOS.

      O racismo,a intolerância,preconceitos de todo tipo,escândalos no
      cenário político,compulsão à guerras etc.etc.

      Felizmente,nas últimas décadas,o Brasil deixou de ser "marionete"
      daquele país e procura sua tão sonhada soberania.Apesar,de ter
      que vencer muitos "obstáculos" que não desistem,facilmente...

      Excluir
  8. É como a Leila disse, é hora de parar e pensar se os partidos estão realmente seguindo a sua ideologia e suas bases ou se estão servindo só de poleiro para que os políticos de carreira cheguem ao poder.

    E quanto as manifestações, eu penso que de todas as experiências podemos tirar os pesos e as medidas. Não vamos só dizer que as manifestações foram terríveis. Vamos refletir com calma e não ser tão radical. Pois quem disser que o Brasil não precisava de uma sacudida estará sendo hipócrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina,concordo com você, mas eu não disse que as manifestações foram terríveis,imagina....Claro que foram e sempre serão bem vindas em qualquer país democrático.Através delas pode-se melhorar, cada vez mais, a democracia,que não é estática, nem perfeita.O Brasil precisava de uma sacudida,não parcial,mas lembrando,também,que há a corrupção dos "conservadores" e que está sendo abafada.O alvo é a presidente da república,como se dependesse somente dela que medidas sejam tomadas.

      Excluir
  9. Leila,parece que não me expressei bem,pois,de modo algum,disse que você é apartidária ou anti-partidária.Se fosse,seria um direito seu,claro.
    Quis manifestar minha perplexidade ao ver aqueles grupos de mascarados(que se juntaram aos grupos de manifestantes do MPL),gritando palavras de ordem como- "sem partidos"e,ao mesmo tempo,quebrando tudo que viam pela frente.O que eles queriam mudar,com aquelas cenas de vandalismo?
    Acho saudável "questionar" os partidos políticos e não,extingui-los.
    Também concordo que não só no interior ou nas pequenas cidades se vota em pessoas...É muito relativo esta questão:pertencer à classe alta ou não,ser rico ou não,ter doutorado ou não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E,agora,vemos que mais de 50% que praticaram violência,destruição etc
      pagaram fiança e,tudo bem...Por que não investigar,de verdade quem são essas pessoas (mascaradas) que têm poder aquisitivo até pra pagar fiança? E vai ficar por isso mesmo todo o prejuízo que causaram?

      Excluir
  10. Boa noite, Leila.

    Também amo as manifestações de rua, mesmo sabendo que elas não são a única maneira de expressarmos as nossas vozes. Considero legítimo os protestos e, diante de algumas situações, indispensáveis aos avanços políticos.

    Por outro lado, não posso dizer que tudo correu 100% bem nessas últimas manifestações de rua em nosso país. Por exemplo, a desvinculação partidária não pode dar lugar a um anti-partidarismo. Foi o que chamou a minha atenção nos protestos do dia 19, conforme andei compartilhando pela blogosfera:

    Por que esse negócio de "sem partido"?!
    http://doutorrodrigoluz.blogspot.com.br/2013/06/por-que-esse-sem-partido.html

    Por outro lado, compreendo o que está acontecendo pois há uma crise de representação na sociedade brasileira que, por sua vez, decorre da falta de confiança. Isto, para que seja recuperado, vai demandar tempo e dependerá de um novo comportamento bem como da democratização das agremiações partidárias.

    ResponderExcluir
  11. http://rj.transparencia.gov.br/Mangaratiba/receitas/por-acao/acoes?exercicio=2013

    O Portal da transparência é um site que deve ser visitados.
    Mangaratiba onde estão as verbas??????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NO GOVERNO DO CAPIXA É TÃO TRANSPARENTE QUE NINGUÉM ENXERGA NADA.ELE ESTÁ CUMPRINDO A LEI DA TRANSPARENCIA A RISCA.

      Excluir
  12. LEILA RECEBI AQUI EM MURIQUI UMA PROPAGANDA DA PREFEITUIRA FALANDO SOBRE AS NOVAS LINHAS QUE CIRCULARÃO DE MANGARATIBA A JACAREI C PREÇO REDUZIDO, MAS AFINAL É DEVER DA PREFEITURA DIVULGAR TAL PROPAGANDA ? QUEM PAGOU E QUANTO CUSTOU TAL PROPAGANDA ? E QUAL A EMPRESA RESPONSÁVEL E MILAGROSA, MAIS AINDA QUEM É O PROPRIETÁRIO DA EMTRESA SE3M LICITAÇÃO, JÁ QUE TEM DEDO DO SERGIO CABRAL E SEU SOGRO É DONO DE VÁRIAS EMPRESAS DE TRANSPORTE NO RJ ? ELES PENSAM QUE ENGANAM O POVO COM BALA JUQUINHA !!!!! COM A PALAVRA QQ VEREADOR !!!

    ResponderExcluir
  13. EXTRA EXTRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    FONTES SEGURAS AFIRMAM QUE, O VICE Dr. RUY E O VEREADOR EDU JORDÃO. DEPOIS DAS ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM SAIRÃO DO
    GOVERNO E SERÃO "OPOSIÇÃO". NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES TEREMOS RUY CANDIDATO À PREFEITO E EDU JORDÃO À VICE.MAS, ISSO TUDO COM O APOIO DO ATUAL PREFEITO.
    SE LIGA MANGARATIBA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas e o Pedro Capixaba? Ele não vem?

      Excluir
    2. Só Jesus no livramento!!!

      Excluir
    3. Essa farra não é comum só no Estado, em Mangaratiba um secretario de São João de Meriti , acumula duas pastas e está sendo investigado por fazer parte do esquema milionário comandado pela familia Matos , agindo em mais de 8 Prefeituras fazendo a manipulação das licitações e superfaturamento de eventos onde empresas comandadas por ele , representadas por laranjas assessorados por funcionários da prefeitura de Mangaratiba como a subsecretaria de comunicação e seu marido também citados nas investigações por serem os responsáveis diretos na facilitação dos tramites jurídicos ,o esquema envolve o desvio de milhões em verbas, vários depoimentos foram colhidos em alguns apurou-se que os eventos e o material de divulgação e promoção chegam a ultrapassar 5 vezes o valor real, calcula-se que o golpista já desviou mais de R$ 120,000,000,00 ( cento e vinte milhões ) grande parte declarada em material de divulgação confeccionado em uma gráfica de São João , são dezenas de processos com erros grotescos e notas fiscais frias , afirma-se que um vereador do município também é membro do esquema e em breve terá seu nome divulgado.

      Comentar ↓

      Excluir
  14. ELES EXISTEM ? E POR ONDE ANDAM QUE NÃO SE PRONUNCIAM SOBRE NADA. SERÃO OPOSIÇÃO A QUEM ? AO POVO NÉ

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Melhor:http://www.viomundo.com.br/politica/changebrazil.html

      Excluir
  16. Recomendamos,também:
    altamiroborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. LEILA BOM DIA! QUE TAL ENCAMPARMOS UM ABAIXO ASSINADO COBRANDO A DIVULGAÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS EM CUMPRIMENTO A LEI DA TRANSPARÊNCIA ? SUGESTÃO....."CÂMARA E EXECUTIVO" E DEPOIS ENCAMINHAMOS A QUEM DE DIREITO, O MOMENTO É AGORA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e gostaria disso. O problema é que podemos fazer de outra forma... que tal exigir que a lei seja cumprida por vias que devem nos representar...tutela coletiva.

      Excluir
  18. Adorei o texto (em especial o trecho "os malandrinhos de direita, não pensem que conseguirão arrebanhar os insatisfeitos, pois quem chuta o balde, está pronto para chutar a bacia também " e também os comentários.

    Bom ver que muitos estão atentos em relação ao oportunismo de alguns grupos(sociais e também da mídia) que tentam se aproveitar desse movimento genuinamente popular, diversificado, "sem direção" , mas acima de justo saudável ao país.

    Considero 2 fatores importantíssimos para o surgimento das manifestações:

    1- O surgimento de uma diferenciada e eficiente forma de organização e divulgação - as REDES SOCIAIS - que inclusive foi um fator mundial, ocorrendo em vários países nos últimos anos.

    2- Felizmente nos últimos anos, milhares e milhares de brasileiros deixaram de brigar apenas pela sobrevivência, e agora estão podendo almejar outros direitos como Saúde, Educação, Transporte, Qualidade de vida... é natural do ser humano querer(que bom!) sempre mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, fiquei realmente satisfeita com seu comentário. Ufa!

      O último fator que você cita, é extremamente importante... deixar de brigar por sobrevivência!!

      Isso nivela direitos, isso recompõe a sociedade e a iguala em oportunidades. Isto é democracia plena.

      Que este movimento possa ser mais que um modismo, mas a certeza de que sem participação popular, seremos sempre "fazedores" de novas castas sociais e nossa representação se distancia da própria sociedade que os incumbe desta tarefa.

      Por isso, é que temos partidos que deixam de lado o ideológico e aderem ao fisiologismo...
      Por isso, é que um "líder" quando discursa, se dissocia da própria sociedade, falando em povo como se dele não fizesse parte...
      Por isso, é que somos tratados como se fôssemos vidas menores, inferiores e que a para nós, basta o simples ato de sobreviver...

      E é por isso que temos que continuar nas ruas!

      Excluir
    2. Felizmente,grande parte do povo brasileiro não precisa, hoje, lutar só por sua sobrevivência,pois "saco vazio não fica em pé",dizia o ditado.E ficando de pé,estuda,sonha,trabalha,protesta,reivindica...
      Nossa auto estima existe,agora.Não somos mais chamados de "vagabundos".E vamos lutar para que isso jamais se repita.Que a justiça prevaleça e que saibamos,sempre,separar o joio do trigo. Tarefa difícil,porém,possível.

      Excluir
  19. ENFIM.... OS 12.000,000,00 CHEGARAM OU NÃO, É POR ESTA E OUTRAS QUE PRECISAMOS DE TRANSPARÊNCIA E DIVULGAÇÃO, OU NINGUEM MAIS SE LEMBRA DOS VALORES PROMETIDOS E DIVULGADOS PARA ALGUMAS OBRAS, ENTRE ELAS O ASFALTAMENTO DO BATATAL E O CAIS DE JUNQUEIRA...

    ResponderExcluir
  20. Muito proveitoso, para todos nós, será o filme cuja estréia no Rio,em 05 de julho,"Dossiê Jango",de Paulo Henrique Fontenelle. Principalmente,para quem gosta de descobrir e redescobrir a história de nosso país.Apesar de se referir a um contexto dos anos 60,seu conteúdo é atualíssimo.
    Pena que, em nosso município, os "Limites" ou obstáculos são tantos que a maioria não tem acesso ao cinema,assim como ao teatro.O ShoppinPátioMix,
    onde há cinema,fica em Itaguaí.Para quem tem muita coragem e disposição p/ enfrentar os ônibus da "Expresso" é uma boa.Para quem tem carro,também.

    ResponderExcluir
  21. 12.000,000,00 nõa 18.000,000,00! e até agora nada

    ResponderExcluir
  22. Pessoal da educação municipal de Mangaratiba:por que não entrar em contato com o SEPE de Itaguaí?Haverá nova assembléia, em 05/07,soube também que o magistério de Itaguaí,está conseguindo ser ouvido pelo prefeito(rsrsrsrs).

    Por que não se unirem ao município vizinho(cujos problemas são tão parecidos)
    para trocarem experiências e unirem as forças?

    Para maiores informações,leiam o blog política de Itaguaí.Vale a pena conferir!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe em Mangaratiba a sede do SEPE fica na rua Rio Grande do Norte, n10 em Muriqui.Pouquissimas pessoas aqui procuram a sede para que juntos possam resolver as questões relacionadas a Educação do Municipio. Só uma explicação encontro dentro do municipio, medo de se associarem e serem demitidos.

      Excluir
    2. Lembro que,há algumas décadas, muitos profissionais da educação estadual,deste município,também tinham muito medo de se filiarem ao sindicato,de participarem de assembléias e passeatas no RJ.

      E,diante da intransigência e do autoritarismo dos governos, tiveram até que apelar para paralisações e greves,últimos recursos p/ conseguir diálogo com os governantes.A situação era caótica em relação,principalmente,aos salários e condições de trabalho.
      Após tantas lutas,foram alcançadas muitas vitórias,ainda que o governo estadual ,ainda,deixe muito a desejar em EDUCAÇÃO.

      Mas é óbvio que seria muito pior se a classe não se mobilizasse...

      Creio que a "municipalização"(legal,injusta e oportunista) fez com que a classe,que já era desunida,perdesse mais ainda seu poder
      de lutar por uma educação decente e por sua dignidade tão desprezada pelos poderes públicos e pela sociedade.

      Excluir
  23. Já tivemos mais uma vitória, a aprovação da PEC q regulariza o ingresso ao serviço público " FICHA LIMPA NELES" se cuida aarãoinhos, thauuuuuuu

    ResponderExcluir
  24. Jornal O GLOBO de 4/7/2013........FORA DO AR - NÃO SURPREENDE o fato de o presidente da Câmara Henrique Alves (PMDB-RN),usar um jato da FAB para levar familiares à decisão da Copa das Confederações, no Maracanã,como revelado pela" Folha de São Paulo". AFINAL, a confusão entre a esfera privada e a pública é forte e deletério traço cultural na vida pública brasileira.O QUE espanta é ele usar a mordomia num momento de históricas manifestações de rua contra a classe politica devido, entre outros, a comportamentos como este............Chegamos a conclusão que: Aqui em MANGARATIBA ou em qualquer lugar do BRASIL continua tudo a mesma coisa ....É a CERTEZA DA IMPUNIDADE.

    ResponderExcluir
  25. Por essas e outras é que ele,deputado Henrique Eduardo Alves(PMDB-RN),
    segundo postagem na net,é contra o PLEBISCITO sobre a reforma política,suge
    rido pela presidente Dilma.Ele propõe uma "comissão" para fazer a reforma na
    Câmara,da qual é presidente e, depois,se fazer um referendo que não vai dar em nada.
    E,aí,a Globo insiste em repetir as opiniões de pessoas que, como ele, não
    querem perder as mordomias da corrupção e o poder do jogo sujo contra os que querem acabar com essa vergonha nacional
    Falando em Globo,ela só não insiste em mostrar,as manifestações ocorridas
    contra ela no RJ,ontem.O bicho tá pegando!!!

    ResponderExcluir
  26. Até em Londres a Globo já não é bem recebida !!??

    ResponderExcluir
  27. Mas na prefeitura de Itaguaí,sim.Também,pudera...kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal!!!Que tal dar uma olhada?
      em: conversaafiada.com.br
      altamiroborges.blogspot.com.br
      viomundo.com.br

      Afinal,não custa nada matar a curiosidade,não acham?

      Excluir
  28. Ah! o blog muriqui-lacerda.blogspot.com.br. Hoje, em 09/07, tá demais!!!
    Claro,reconhecendo que os outros,também,são importantíssimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os textos do Lacerda estão ótimos ultimamente,não só em 09/07.
      Anônima.

      Excluir
  29. "Dossiê Jango",nos cinemas!!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!