segunda-feira, 10 de junho de 2013

Verdades, meias verdades, mentiras e outras variáveis

Devido ao cansaço, hoje, deixo aqui o texto bem legal que encontrei na net... escutei muito sobre fofoca, boatos, fofoqueiros em seus gêneros e as estatísticas das mentiras... ao final do texto que ouvi,  chegaram a conclusão que os homens mentem mais.... acho que por isso temos mais políticos do sexo masculino!

E resolvi falar das verdades, meias verdades, mentiras e outras variáveis...
Desde Sexta-feira, vivemos perfeitamente este tema.. e o silêncio imposto, acaba dando vazão ao velho e conhecido modo de se propagar notícias em Mangaratiba... usamos o telefone sem fio, que ao final da transmissão, já distorceu toda informação. 


"Quem não conhece a verdade não passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira é um criminoso!"
Bertolt Brecht

E vamos ao texto...

Por Alexandre Vicente
Dizer a verdade é fácil, o duro é estar preparado para a reação à ela. Principalmente porque a verdade tem três lados. A sua, a do outro e a dos fatos. Em Direito, nos tempos em que advogava (sim, atuei como advogado por dez anos até perceber que ali não era o meu lugar), costumava brincar quando alguém me pedia a opinião sobre determinado assunto. Minha resposta era direta:
- Estou do lado de quem?
Isso era importante e parte fundamental do trabalho. Eu precisava escolher uma verdade. E naturalmente, escolheria a que favorecesse o meu possível cliente.
A verdade não é propriamente o antônimo da mentira. A verdade tem matizes. Como a meia verdade, ela não chega a ser uma mentira, mas tem uma vantagem: poupa um pouco, aquele que precisa saber da verdade, mas não suportaria ouvi-la de uma só vez. Você conta o principal, mas não precisa entrar em detalhes. É como a piada do gato que subiu no telhado. O caboclo liga pro dono do sítio e diz:
- Patrão, seu gato morreu.
O patrão, assustado e surpreso com a forma como a notícia foi dada, assume uma ar de professor e explica ao caboclo que não é assim que se dá uma notícia dessas.
- Olha – diz, ele – quando acontece essas coisas você não pode dizer assim… de supetão. É preciso preparar o sujeito para receber a malfadada.
- Ah, é? E como faço isso, sô?
- Você poderia ter dito: Patrão seu gato estava brincando, subiu no telhado, as telhas estavam escarregadias ele acabou escorregando e caindo. Ainda fizemos tudo para salvá-lo, mas não teve jeito. Ele acabou morrendo.
- Ahh!! Tã bão, então.
Duas semanas depois o caboclo liga pro patrão e começa a falar:
- Patrão, sua mãe subiu no telhado…
Perceberam a diferença entre a verdade e  a meia verdade?
A mentira, não. A mentira é a rainha dos pecados. Ela engana. Ela não omite nem tem por finalidade aliviar sofrimento. Ela é ardilosa e quer enganar. Tudo bem. Alguns podem até falar que existe a mentirinha branca, como Papai Noel e Coelhinho da páscoa, mas isso não é mentira. É verdade. Por isso todo ano de eleição acabo votando com a maior fé em meus candidatos.

28 comentários:

  1. "A verdade é apenas um ponto de vista" (Nietzsche)
    A verdade não se inventa e a mentira não tem memória.
    A verdade é nua e crua, a mentira é bem vestida.
    No princípio era o verbo e o verbo era mentir.
    A mentira eu gasto à toa, a verdade economizo.
    Se a mentira é tão risonha,
    Inventa a vida e sonha,
    Mente pra ser feliz e acredita no que diz.
    Sonho, invento a vida que não tenho,
    Minto mesmo e acredito no que digo.
    (Lacerda)

    ResponderExcluir
  2. Oi Leila.

    Interessante o texto e também o tema que propôs para refletirmos.

    Certa vez eu li que a pior mentira não seria a que se diz, mas sim aquela com a qual se vive.

    Se com meias verdades induzo o outro ao erro, fazendo-o concluir algo diverso da realidade dos fatos, entendo que de alguma maneira menti.

    Mas o que é verdade? Esta foi a indagação que Pilatos fez a Jesus na ocasião do julgamento do Mestre, conforme conta a tradição joanina. Porém, as frases do "Eu sou (...) a verdade" e "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" talvez sirvam de resposta satisfatória caso entendamos a verdade como sendo a nossa escolha existencial e rompemos com os grilhões do auto-engano.

    Pensando um pouco na nossa Mangaratiba, percebo que muitos se sentiriam incomodados se fossem viver conforme a verdade. O eleitor prefere permanecer encabrestado e se contenta com as sombras do mundo exterior refletidas em sua caverna. Coisa que se percebe também em outros momentos da vida cotidiana das pessoas: no aluno que cola d coleguinha na hora da prova, da esposa que insiste em permanecer com o marido mesmo sabendo de sua traição, de que pensa que irá ficar rico com os sorteiros da loteria, o dependente alcoólico que não admite sua fraqueza perante o primeiro gole, etc.

    Agora repare isto. Mesmo que os “jogadores” possam estar cientes de que estão sentados em volta de uma mesa de pôquer, no fundo todos estão vivendo com uma mentira e achando que poderão extrair vantagens através daquele sistema de demagogias. Pois, ao invés de se levantarem da “mesa” e fazerem um trabalho realmente revolucionário e libertador, onde até o líder possa compartilhar a administração com os administrados, o político enganador prefere continuar preso na armadilha das dissimulações “blefando” aqui e ali.

    Ora, nada melhor do que a realidade para nos tirar do encantado país de Alice. A derrota, a traição dos líderes, as crises econômicas e a própria morte são ferramentas utilizadas pela existência afim de que acordemos das ilusões cultivadas por nós mesmos. E aí percebemos que os ídolos mudos perante os quais nos prostramos não são nada. Preservar um carguinho público às custas de tantos sofrimentos sociais, serve pra quê?

    ResponderExcluir
  3. Podemos enganar alguns por todo tempo, todos por algum tempo, mas não podemos enganar todos por todo tempo - Abraham Lincoln.

    Em uma cidade como a nossa as conversas se espalham com muita facilidade, mas sinto que as pessoas ficam mais interessadas em saber da confusão e esquecem que na verdade deveriam estar mais interessadas na cobrança dos fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. ** você é muito az,para quem sabe interpretar. em Mangaratiba a verdade é tabu, e a mentira é um mito...

      Excluir
  4. Pelamordedeus! Pezão,NÃO!!! Serão mais 4 anos,uma eternidade...Chega de fazer gol contra,gente!

    ResponderExcluir
  5. Essa CHANTAGEM do governador Cabral é um absurdo!Porque o PMDB apoiou a presidenta Dilma,agora acha que tem direito de empurrar o PEZÃO "goela a dentro" da população.
    Será que não bastam os 8 anos de descaso à saúde,à educação,à segurança "para todo o Estado" etc.etc.?É muita presunção,não acham?E a arrogância de Picciani?Em 2010, Lindberg aceitou desistir.E,agora,de novo?Até parece que o PMDB é ético,para fazer tantas acusações a outros candidatos...(rsrsrs)

    ResponderExcluir
  6. O Pezão deveria ter sido candidato há 4 anos atrás,ele é melhor do que o Cabral.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe a minha ignorância.Eu gostaria de saber das realizações dele como vice-governador ou antes disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VICE NÃO FAZ, NÂO FALA EM LUGAR NENHUM ...KKKKK PERGUNTE COMO SECRETÁRIO ESTADUAL DE OBRAS E COMO EX PREFEITO DE PIRAÍ.

      Excluir
    2. Com a palavra,os munícipes de PIRAÍ...

      Excluir
  8. Mangaratiba vive hoje, a pior de todas as administrações
    O fato é que,sabemos de toda verdade, mas como andam as coisas o melhor é se calar.Mas calar não significa MENTIR
    Foco indignado com pessoas que preferem Mentir porque é de interesse pessoal e levantarem a bandeira de PESSOAS QUE QUEREM O MELHOR PARA MANGARATIBA.
    TODOS SABEM O QUE ACONTECEU E O QUE ACONTECE HOJE NA ATUAL GESTÃO.
    Seria cômico se não fosse trágico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem botou os caras la foi o povo, então agora tem que aturar.13.000 votos nao e pouco!

      Excluir
  9. Este tema também me faz refletir sobre o que diz um blogueiro.Segundo ele,é comum,no município,candidaturas nas quais os candidatos depois de eleitos, deixarem de lado todas as propostas e ideologia partidária.
    Infelizmente,isso ocorre na maioria dos municípios.Falar em ideologia partidária,aqui, parece piada.Penso que aqueles que sempre se mostraram retrógrados,ditadores,contrários à discussão de idéias dentro e fora do partido,com participação popular,pelo menos, não estão camuflando,criando espectativas que sabem que não vão atender nunquinha...
    Já os que, de repente,para atender seus próprios interesses,tentam convencer
    os eleitores de que defendem aquilo que sempre ignoraram ou combateram como:melhor qualidade de vida para a população menos favorecida,defesa do meio ambiente,defesa das minorias etc (ver campanha eleitoral na TV -seria cômico se não fosse trágico...)
    Não me recordo se algum governo soube,sequer,da existência de municípios
    antes do governo LULA.Mesmo apesar dos milhões enviados aos Estados e
    Municípios e que, nem sempre,são utilizados por estes em políticas públicas,
    a mentalidade elitista faz piada,finge esquecer das "vacas magras" de décadas passadas e ataca o atual governo.
    Enfim,a frase de Abraham Lincoln, citada por NINA,acima,resume tudo isto.

    ResponderExcluir
  10. Em tempo:aqueles que "depois de eleitos,deixam de lado suas promessas..."
    (concordo com o blogueiro),estão,na verdade,enganando a si próprios.Pura ilusão de que o dinheiro fácil e o pseudo-poder são tão importantes,até essenciais(rsrsr)

    ResponderExcluir
  11. Secretário por favor naõ me venha com a palavra, pq vc deixou a desejar na transparência na verdade q envolveu seu filho, a sua voz é surda e sem conteudo !! aINDA BEM Q A LEILA REMOVEU SEU COMENTÁRIO. UM LOBO C PELE DE CARNEIRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só retirei o comentário que saiu duplicado. Normalmente os comentários do Secretário estão saindo em duplicidade.

      Excluir
    2. **obrigado anonimo,vindo de você não se podia esperar outra coisa.
      *poxa que bom!! pelo menos não sentirei frio nesse inverno,rsrsrs,quanto a voz surda e sem conteúdo não me parece,estou tirando Você do serio, poxa eu não queria isso para você tudo que falei não passa de brincadeiras e mentiras não me leve a mauuuuu,rsrsrs, beijos nesse coração ardente de magoa não vai te levar a lugar rsrsrs algum,ou algum lugar!!!desculpe é que estou me divertindo com você!!

      Excluir
    3. **obrigado anonimo,vindo de você não se podia esperar outra coisa.
      *poxa que bom!! pelo menos não sentirei frio nesse inverno,rsrsrs,quanto a voz surda e sem conteúdo não me parece,estou tirando Você do serio, poxa eu não queria isso para você tudo que falei não passa de brincadeiras e mentiras não me leve a mauuuuu,rsrsrs, beijos nesse coração ardente de magoa não vai te levar a lugar rsrsrs algum,ou algum lugar!!!desculpe é que estou me divertindo com você!!

      Excluir
    4. **obrigado anonimo,vindo de você não se podia esperar outra coisa.
      *poxa que bom!! pelo menos não sentirei frio nesse inverno,rsrsrs,quanto a voz surda e sem conteúdo não me parece,estou tirando Você do serio, poxa eu não queria isso para você tudo que falei não passa de brincadeiras e mentiras não me leve a mauuuuu,rsrsrs, beijos nesse coração ardente de magoa não vai te levar a lugar rsrsrs algum,ou algum lugar!!!desculpe é que estou me divertindo com você!!

      Excluir
  12. SECRETÁRIO VC É TÃO VERDADEIRO QUE ESCONDE O TABU DO FILHO ... ME POUPE COM A SUA DEMAGOGIA !!

    ResponderExcluir
  13. ** bom dia anônimo,
    ** primeiro paga o que você deve ao meu filho...
    ** dai lhe dou o direito de me cobrar,apesar de não lhe dever nada> e quanto aos expedientes em aqui questão já dei satisfação a quem de direito e com provas.
    ** vou + alem irei pessoalmente, falar com a leila, Lacerda,rodrigo ancora da luz,severo,professor lauro,
    em fim aqueles que admiro e merecem respeito. (vou provar)!!
    -quanto a você, 1º quite seu debito depois fale de mim, ate porque não lhe devo nada e muito menos ao seu sogro!!
    - e ao segundo anonimo a sua passagem não foi boa então amargue a minha estada que por sinal esta sendo boa eu creio!! e você o que acha?

    *** veja que bela frase,
    LIDA NO BLOG NOTICIAS DE ITACURUÇA,TEM MUITO HAVER COMIGO!!!
    “Quem é perseguido, consegue ir adiante, principalmente se estiver sendo perseguido de maneira injusta, mas quem persegue não sai do lugar.” (Chico Xavier.
    ++++ esse é o professor lauro,tiro o meu chapéu!!!
    bom dia a todos

    ResponderExcluir
  14. Vou aguardar q a leila diga na rede q viu a cnh do seu filho!!!

    ResponderExcluir
  15. COM A PALAVRA A LEILA !!

    ResponderExcluir
  16. O País pegando fogo e mexericos de comadre ganhando força. Usem esta energia para o povo vencer as mazelas muito mais sérias que acontecem aqui e deixe a justiça cuidar da cnh de quem quer que seja!

    ResponderExcluir
  17. É verdade, se os problemas do MUNICIPIO fosse apenas a questão de um CNH.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!