domingo, 11 de agosto de 2013

O turismo em Mangaratiba...



O Turismo em Mangaratiba... parece até sonho!!!

Bom, com esse tempo nublado com que acordamos em Mangaratiba, não foi difícil constatar o quanto não basta para nosso município ser “bonito por natureza”.

A beleza por si só não vai contribuir para que tenhamos o desenvolvimento econômico sustentável que tanto queremos. O comércio por aqui é triste e não atende nem mesmo nossa população. Os programas culturais não existem e os que se dizem culturais, são enfadonhos e não são acessíveis para toda população que por diversos motivos, entre eles, destaco a mobilidade urbana que não temos, não sustentam nossa necessidade e direito ao lazer.

Assim, fui buscar conhecer os projetos na área do Turismo, pois acredito piamente que nosso desenvolvimento econômico deve ser alavancado justamente por este caminho, já que nosso perfil turístico é jogado aos nossos olhos, todos os dias ao nos depararmos com este espetáculo chamado natureza.

Comecei a procurar projetos e falas de gestores e vi coisas de arrepiar, mas me antenei com as publicações do Subsecretário de Turismo e ...gostei!!!! Até fiquei um tanto espantada em perceber o quanto misturaram gente capaz com pessoas que deveriam compor na verdade outra banda de administração...

Mas, vamos aos trechos que mais me chamaram a atenção, principalmente pela coerência e pelo domínio que ele demonstra possuir nesta área. Se serão realizados todos os projetos, é outra história, mas como intenção, já demonstra o quanto poderemos ficar tranqüilos.

 Ele aposta na definição de como promover os produtos turísticos e como irão roteirizar todos os projetos. Crê também que Mangaratiba está prestes a se tornar referência na Costa Verde, assim como Angra e Paraty. Ele aponta como pontapé inicial a regionalização como plataforma para alavancar o seguimento, a estratégia de unir forças a quem está a frente no ordenamento será fundamental para o futuro promissor do setor .

Em suas publicações ele afirma que busca capacitação para nossa gente, já que é facilmente detectada a deficiência dos serviços no município.
Neste trecho, faço um adendo e acrescento que não só nos serviços prestados ao turismo, mas em todo serviço público também...

Bom, continuando, o gestor Roberto Monsores, quer implantar normas de sinalização e identificação de produtos e patrimônios, fazendo valer em nossa orla e adjacências o código de posturas. E novamente concordo... Mas, devemos pensar em uma revisão deste código de posturas antigo e que deve ser revisto por nossos legisladores... Inclusive existe um projeto de lei que entrará em pauta nesta semana que é o Código de Limpeza Urbana, super atualizado e baseado nos municípios mais envolvidos com o meio ambiente e com o problema do lixo urbano. Também afirma que precisamos da parceira entre empresários do setor para que possamos desenvolver uma linha de conduta e gestão que seja capaz de agregar para estes novos tempos.

. Ele batalha para que a secretaria de transforme em fundação, o inventário de oferta turística e o Plano Diretor de turismo, foram enviados como propostas em prioridade ao Ministério.
. O zoneamento das áreas que tem vocação para o turismo está sendo realizado com sucesso, inclusive, com congelamento de supostas novas invasões.
. Espera lançar a folheteria em um stand com toda estrutura turística pra atuar como receptivo na Expo cultural.
.  Foi feito o recadastramento das embarcações que operam turismo para que definam a melhor e mais confortável maneira para o atendimento ao turista, através de um bilhete único que terá o mesmo modelo e as mesmas funções e regras nos três municípios, Angra, Paraty e Mangaratiba.
. Para os segmentos náutico, ecológico e aventura, ele afirma que terão infraestrutura de ponta com todas as normas de segurança exigidas no mercado, várias empresas já se mostraram parceiras inclusive uma de jeep tour já foi avaliada por sua equipe, isso sem falar no calendário de eventos que foi elaborado e repaginado pra que alcance uma nova e exigente linha de visitantes em nosso município.

.Todos os polos turísticos serão completamente fiscalizados e terão prazo de seis meses pra adequação as normas e legalidade. Também acredita que será uma nova era. E afirma que é o turismo com responsabilidade e total sustentabilidade .

.Junto ao ECA, a secretaria estuda uma proposta de implantação da guarda mirim para que nossas crianças e adolescentes comecem a entender desde cedo que o turismo é a melhor proposta pra alavancar a economia e a geração de empregos, isso sem contar a melhor maneira de encaminhá-los a prosperidade e  conhecimentos.

Conforme surgem as prioridades, ele tenta se envolver, o projeto de capacitação das cocadeiras em fase de finalização que irá buscar recurso para capacitação e definirá como cooperativa parceira do turismo assim como dar ao produto um selo de qualidade e patrimônio do município.

Li também sobre o projeto Turismo de base comunitária, onde pensa em focar na identificação dos mais carentes, para desenvolver talentos . Também neste projeto, quer resgatar histórias, lendas e costumes. Quer com isso oportunizar, conhecimento e inserção aqueles que se encontram em condições menos privilegiadas para que ocupem seu lugar de destaque em Mangaratiba.


O certo é que li muito mais projetos, o certo é que quero mesmo confiar nisso tudo...

Resta saber se somos capazes de incentivar, cobrar e fiscalizar tudo isso.  

Resta saber se os demais gestores querem tudo isso...

14 comentários:

  1. o cara é bom. mas, sozinho tá fudido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ~Por isso é que conto com o apoio de todos ....

      Excluir
  2. Gostei muito das propostas e se forem adiante será uma vitória para o Município.

    Gostei inclusive da questão da guarda mirim, pois em minha primeira postagem aqui no Blog e que foi enviada para a primeira página pela Leila, eu havia sugerido algo parecido.

    São boas propostas e acredito que irão dar um novo gás e alavancar a nossa cidade, pois como a Leila disse, não podemos ter só o turismo do dia de Sol.

    Continuo apenas insistindo na questão de que todos os distritos sejam agraciados, pois o município não se resume somente ao primeiro distrito, mas vejo que isso também está sendo pensado.

    Penso também que deveria haver uma maior interação com a parte de esportes, quem sabe essa área ajude no desenvolvimento dos nossos cidadãos? Já pensou sediarmos grandes eventos esportivos e com atletas do município? Seria muito bom!

    Também seria interessante a valorização do que há no município, dar condição ao pequeno empreendedor e não só às grandes empresas. Há pouco tempo vi um comentário de um rapaz que me parece tem um projeto de mergulho em Jacareí. Não o conheço e nem sei se é bom o projeto, estou só citando como exemplo.

    Isso também ajuda no crescimento dos nossos munícipes.

    No mais, espero que dê certo. Mangaratiba precisa de mais pessoas com essa linha de pensamento do Subsecretário de Turismo.

    ResponderExcluir
  3. Sou funcionária da Prefeitura e posso falar por mim que existem pessoas altamente qualificadas trabalhando dentro de diversas secretarias.Com ótimos projetos, o problema é que o governo não dá a mínima estrutura para esses projetos serem realizados, é um pena que por causa disso todos os funcionários levam a fama que não querem nada. Se o secretário não buscar recursos não sai nada, porque não se tem ajuda financeira e sem dinheiro não tem como realizar alguns projetos. É uma pena desperdiçar o conhecimento e a boa vontade de alguns funcionários que querem ver o crescimento da Cidade. Os gestores só querem o que tiver retorno para eles, e não o crescimento da Cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo a sua indignação, pois ouvi de uma pessoa que trabalha no governo e que precisava do apoio do prefeito para liberar verba para um projeto educacional e nada foi liberado, e sem dinheiro e apoio não se faz nada.

      Excluir
  4. Seria magnífico ver a nossa cidade invadida por turistas de vários países a
    contemplar toda a beleza existente nos quatro cantos do município, porém
    é de grande importância que antes de se pensar em alavancar o turismo,
    ponham em prática o projeto do INEA que trata do saneamento básico para
    Mangaratiba e que inclui obras de vulto no Canal do Leitão e o Rio do Saco
    e que se estenderia por todos os distritos. Infelizmente este projeto foi engavetado por falta de vontade política de nossos governantes. Sem
    saneamento o turista, principalmente os oriundos do exterior, não fre-
    quentam nossa cidade, inviabilizando o crescimento turístico inteligen-
    temente traçado pelo sub-secretário Roberto Monsores



    ResponderExcluir
  5. E POR FALAR EM BELEZA, HOJE CHEGUEI AO CENTRO DE MANGARATIBA PELO PARQUE BELA VISTA. FAZIA ALGUM TEMPO QUE NÃO PASSAVA POR LÁ, POIS O ASFALTO ESTÁ PÉSSIMO. MAS, TROUXE UM CARONA QUE RESIDE NAQUELE LOCAL, O QUE ME FEZ DESCER POR ALI E TRISTE FOI A MINHA CONSTATAÇÃO QUE O PÉ DE JAMBO, QUE FAZ PARTE ATÉ DO NOSSO FOLCLORE, ESTÁ SENDO CORTADO. MAIS UM CASO DE OMISSÃO DO PODER PÚBLICO MUNICPAL. SÓ HIPÓCRITA PARA FALAR DE TURISMO NESSA CIDADE ABANDONADA.

    ResponderExcluir
  6. TRISTE, MUITO TRISTE !!! O PIOR É SABER QUE O SENHOR ROBERTO MONSORES PASSA TODOS OS DIAS PELO PÉ DE JAMBO, PARA IR TRABALHAR , ELE GOSTA MUITO DESSA CIDADE !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto demais meu amigo , chegou tarde , hoje mesmo postei minha tristeza pelo mesmo motivo que você , afinal cresci naquela rua , acho apenas que está mal informado , ele foi podado para tratamento pois está adoecido e os novos proprietários e grandes amigos estão fazendo de tudo para salvá-lo, pode acreditar que estamos até fazendo uma grande corrente do bem com muito pensamento positivo para salvá-lo, a princípio eu lhe peço que se identifique , quem sabe com todo esse amor por essa árvore centenária você não poderia encabeçar as orações .( fica a dica )

      Não duvide do meu amor pela cidade... será que você faz a sua parte por ela....
      um forte abraço
      Roberto Monsorers

      Excluir
    2. E vamos botar a Lei de identificação nas árvores centenárias para funcionar... e assim, teremos mais pontos turísticos para nosso município...

      Excluir
  7. Gostaria de passar minha experiencia , moro em Mangaratiba à 4 anos , e um dia resolvi ir com minha filha conhecer a cachoeira , do bairro cachoeira em Muriqui, ao chegar lá resolvi perguntar a um garoto sobre por onde entrar , e ele a fim de um trocado ,( que lhe dei no finaL), prontamente resolveu me levar para conhecer , qual não foi minha surpresa , pois a entrada é de uma favelinha , que me fez pensar , ora se fosse no Rio , não entraria nunca , pois bem resolvi ir , pois sei que aquelas pessoas , e aquelas casas , são simplemente casas e pessoas humildes , moradores nativos, não tive medo de bandidagem ou coisa parecida , mais foi incrivelmete , chato , desgradavel , ter que passar por dentro do quintal das casas , abaixar para passar por varal de roupa , desviar de cachorros latindo, para chegar até as duas cachoiras , que gostei , ele disse que são três , mas não quiz conhecer a outra , tiramos fotos , apreciamos , e lamentamos , que a prefeitura não faça uma entrada decente , para turistas e moradores , e lhes digo , não tenho coragem de levar um turista ou parente lá , pois o constragimento é muito grande , não pelas pessoa ou pelas casas mais pelo descaso da prefeitura.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de passar minha experiencia , moro em Mangaratiba à 4 anos , e um dia resolvi ir com minha filha conhecer a cachoeira , do bairro cachoeira em Muriqui, ao chegar lá resolvi perguntar a um garoto sobre por onde entrar , e ele a fim de um trocado ,( que lhe dei no finaL), prontamente resolveu me levar para conhecer , qual não foi minha surpresa , pois a entrada é de uma favelinha , que me fez pensar , ora se fosse no Rio , não entraria nunca , pois bem resolvi ir , pois sei que aquelas pessoas , e aquelas casas , são simplemente casas e pessoas humildes , moradores nativos, não tive medo de bandidagem ou coisa parecida , mais foi incrivelmete , chato , desgradavel , ter que passar por dentro do quintal das casas , abaixar para passar por varal de roupa , desviar de cachorros latindo, para chegar até as duas cachoiras , que gostei , ele disse que são três , mas não quiz conhecer a outra , tiramos fotos , apreciamos , e lamentamos , que a prefeitura não faça uma entrada decente , para turistas e moradores , e lhes digo , não tenho coragem de levar um turista ou parente lá , pois o constragimento é muito grande , não pelas pessoa ou pelas casas mais pelo descaso da prefeitura.

    ResponderExcluir
  9. MAS AFINAL... VC SABE DE QUEM É A CASA DO "PÉ DE JAMBO" !!!! OU MELHOR QUEM COMPROU ULTIMAMENTE A CASA DO PÉ DE JAMBO, FICA A DICA.... TEM CHEIRO DE MATO QUEIMADO.

    ResponderExcluir
  10. Ai genteee!!!!! Estou de saco cheio de ler sobre turismo aqui..(por não dar em nada) quero saber amigo Roberto Mansores onde posso encontrar um mapa de ruas da nossa cidade, isso existe em Mangaratiba? Passei vergonha neste final de semana amigos foram até o Ponto de informação turística e sairam sem informação..ou seja, sem um mapa com os nomes das ruas de Mangaratiba....deprimente.TRISTE

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!