quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Reunião com o Legislativo em 20/08/2013 - Professores Mangaratiba

Resumo ...

Participantes:
Vereadores : José Luiz do Posto, Vitinho, Charlies, Cecília, Alan, Edu e Chicão da Ilha;
 SEPE: 4 participantes;
  Professores municipais: 5 participantes;
 CME: 1 representante

 Foi feita a apresentação das reivindicações da categoria ao executivo, que consta: 
-reajuste salarial já de 20% pra professores efetivos e contratados; 
-fixação de data base, concurso público para os profissionais da educação e eleições para diretores das escolas municipais. 

Ao legislativo foi feita a reiteração da solicitação de Audiência Pública para uma  ampla discussão  dos profissionais da educação com o legislativo, executivo e toda a sociedade... a cerca dos diversos problemas que envolvem a Educação do Município. 

Resultado: Os vereadores presentes foram unânimes no apoio às reivindicações da classe e se colocaram à disposição para acompanhar o grupo em uma reunião com o chefe do executivo com o grupo. A reunião acontecerá na próxima semana, com local, data e hora a serem confirmados pelos vereadores-interlocutores até amanhã, quando acontecerá nova assembleia da categoria na Praça Robert Simões, no Centro de Mangaratiba, às 13 horas.

 E assim se deu a reunião com o legislativo... e a surpresa foi a presença de um representante do CME que esperamos esteja participando com o entusiasmo visto em 2010, pois foi à partir do CME que os professores conseguiram o reajuste (alento) salarial, mas que não beneficiou a classe profissional como um todo.  Espero vê-los ativos ...afinal, somente alguns conselheiros daquela época não fazem mais parte do grupo, porém ao menos um continua na luta por dias melhores para todos vocês.

49 comentários:

  1. Eu Trabalho no CER. A minha diretora trabalha no conselho de educação e eu não estou sabendo de nada disso. Quer dizer que o aumento também é para os contratados? Até que emfim pensaram na gente. Eu já estou procurando outro emprego. Ganho muito pouco para a responsabilidade de trabalhar numa escola com crianças especiais. Tomara que a gente consiga.

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que falta aos contratados? União.... dignidade.

    Isto também acontece com os concursados, mas como a maioria dos professores é contratado, penso que vcs poderiam fazer melhor que ficarem só torcendo.

    Sempre escuto a desculpa que um s[ó será demitido, mas vcs não conversam entre si? Não se convidam para participar?

    Comecem a fazer o que é certo... professor na quantidade necessária para tocar o ano letivo, não brota da grama.... eles não irão demitir um número de pessoas e esculachar mais do que está a educação.

    E veja, vc mesma disse que está procurando outro emprego... quem sabe não toma coragem.

    ResponderExcluir
  3. "Caminhando pela praça de Mangaratiba hoje, mas sem dormir, pelo contrário bem acordado, observei um grupo de pessoas ali reunidas. Como quem não quer nada, fiquei ouvindo a conversa (desculpem a indiscrição) e acabei me interessando. Eram professores!
    Eles estavam fazendo reivindicações, discutindo pautas e decidindo como seria a próxima reunião.
    Achei aquilo o máximo, mas ao mesmo tempo fiquei triste. Em Mangaratiba tem tantas escolas e só esses professores estavam ali lutando?
    Quero parabenizar aquele grupo de pessoas, eles são verdadeiros educadores, que sabem exigir os seus direitos! Aqueles professores eu teria orgulho que dessem aula para os meus filhos, pois teriam a capacidade de ensinar minhas crianças a serem verdadeiros cidadãos."

    Gente, confesso que chorei ao ouvir essas palavras de um amigo. Prometi para ele que iria mandar o recado pelo Blog do mesmo jeitinho que ele me contou. Espero que chegue ao conhecimento deles.

    Fico emocionada até agora e gostaria de dizer aos professores que estão na luta, não desistam! Vocês são poucos, mas são guerreiros!

    Aos que não estão acompanhando, espero que possam ter ao menos a dignidade de não abrirem a boca para reclamar, pois se continuam se sujeitando a uma merreca de salário, turmas lotadas, cabresto e outras coisitas mais, é porque está tudo bem.

    Ou então, façam como a anônima do CER... arrumem outro emprego.

    ResponderExcluir
  4. Acho corretíssima a sua atitude de não desistir do movimento e encorajar os colegas que estão na luta. Não se preocupe com os que estão de fora. Eles não conseguem fugir do esteriótipo do professor mangaratibense: preguiçosos, negligentes, mal formados, desmotivados e acomodados. E eles são tão conscientes de sua condição que ficam escondidos como ratos entocados esperando as migalhas que podem lhes sobrar. Por conseguinte, faltam ao trabalho como nenhuma classe de servidor público o faz. E para confirmar o que falo, te digo o seguinte: enquanto minha filha estudou no município, NUNCA, eu disse NUNCA, encontrei a diretora da escola dela na escola. Ele sempre era avisada por telefone por alguém da escola e só então vinha ao meu encontro. Raríssimas eram as semanas que a professora não faltava, no mínimo, uma vez. Cadernos com erros gritantes na correção era uma constante. Não espere muito deles, pois eles não tem mais para oferecer.
    Por isso, mesmo que você se sinta sozinha, cansada, não ouvida... Não desista. Lute. Lute por você. Lute para que você não se torne, como dizia meu ex-marido, “uma professorinha de mangaratiba.”
    Parabéns!
    Continue na luta.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo acima, também não sou professora, mas não passo um dia sem ler esse blog e, muito tem me espantado, o silêncio dos professores. Não só na rua, que é plenamente inteligível pela mordaça que essa falsa sensação de democracia impõe aos que dependem de alguma forma da prefeitura, mas, principalmente, desse espaço de liberdade que é o blog. Acho que a grande depressão que tomou conta de Mangaratiba também calou os professores e os entusiastas da educação de Mangaratiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou concordar contigo.... quando deixamos de reagir, é que a coisa está mesmo matando.

      Morremos lentamente...

      E o mais triste disso tudo é ver isto acontecer na educação... fico muito chateada.

      Só faltam pedir que as esbofeteiem em praça pública... eu cobrarei muita qualidade e não vou poupar nenhum professor e nem gestor.

      A começar pelo transporte escolar que tanto falha... passar a cobrar qualidade na merenda e vou cair em cima do conselho de alimentação também.
      Estarei coladinha, com faltas de professores, número de dias letivo respeitado.

      Ah! E o conteúdo...

      Excluir
    2. Então, se prepare para se desgatar...

      Excluir
  6. Mangaratiba,principalmente a sede,sempre foi isolada.Uma espécie de bairrismo,não sei.Se não há comunicação entre os bairros daqui,fica di
    fícil um contato com o pessoal (funcionalismo de Itaguaí) e,também,com
    o SEPE de lá.Creio que com essa união maior, ganhariam força,coragem e troca de experiências com o pessoal de lá que sofrem com os mesmos problemas.

    ResponderExcluir
  7. Sou professora e estou na luta com muito orgulho! Gostaria de ver a minha classe levantar a Bandeira. Mas... isso é só para quem se dá valor.

    ResponderExcluir
  8. Mangaratiba, por conta desse péssimo salário e dessa política suja que existe aqui está perdendo muitos professores bons. Professores que davam o sangue pelo educação e que jogaram a toalha e preferiram um lugar à sombra para esperar por dias melhores ou por sua aposentadoria. É Então ficou esse ostracismo que estamos vendo: não questionam, não recebem, não brigam, não trabalham, não se incomodam, não incomodam ninguém.

    ResponderExcluir
  9. Perfeito a colocação acima,os bons professores estão desmotivados ,desprestigiados e sem o minimo apoio dentro da ESCOLA. Um Professor da rede municipal confessou que esta se sentindo assim,as diretoras de sua escola( uma geral e três adjuntas)so sabem perseguir,não valorizam os professores ,a equipe parece mais fiscais do que orientadores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto (assédio moral) começou com a "municipalização",quando pessoas
      despreparadas para dirigir escolas,sentiam-se no direito de perseguir os
      colegas por vários motivos...
      É vital que haja eleições para direção de escolas.Porém,é urgente que a
      organização da categoria aconteça,com adesão ao sindicato.Isolados,
      continuarão sem saber o que fazer, somente reclamar e reclamar.

      Excluir
    2. Mas que as eleições para direção de escola sejam verdadeiras.E não
      um faz-de-conta,cheias de manipulação,bajulação e outras maracutaias.Do contrário,serão inúteis como antes.

      Excluir

  10. É bem verdade que o chefe seria o principal fator de engajamento nessa luta que também é por ele, mas se sua visão é limitada, fazer o quê? Essa é só mais uma dificuldade de convivência que deteriora mais a cada dia a possibilidade das nossas escolas oferecerem um bom trabalho para nossa sociedade. Mas não sou dada a ficar choramingando e acho que isso não nos leva a lugar algum. Se o diretor não sabe nem quer saber do impacto que tem na vida dos profissionais e alunos que a ele são confiados para gerir, a melhor saída é gerenciar o conflito e liderar para cima, duas competências fundamentais para conseguir o sucesso na carreira.
    Uma coisa é certa, se quisermos um melhor funcionamento das nossas escolas e melhores resultados dos nossos trabalhos, temos que participar mais, e, exigir muito mais de nossos GESTORES. Por vezes, quando elegemos pessoas do nosso campo político (como se diz a vereadora profeSsora Cecília Cabral que a todo momento diz que está vereadora não sabe por quanto tempo, mas que é professora), oriundos de movimentos populares (como Alan Bombeiro que “incentiva” o movimento), a tendência é esmorecer na luta. Pensa-se que tudo estará resolvido. Mas não está. Eles não sairão de sua zona de sua zona de conforto para lutar por mim ou por qualquer outra pessoa. A experiência que temos vivido nesse movimento nos prova o contrário! Vejo que não conseguiremos nenhum avanço sem luta da classe, aliás, sem luta social. Pois a melhoria das condições salariais , da organização das escola e da carreira do professor deve ser do interesse de todos. Democracia onde ninguém questiona é tirania. E, se em nosso município a democracia representativa vai mal, a culpa não é só dos políticos, a política é inseparável do exercício da cidadania. Temos que reencontrar o sentido nobre da política, que permite a uma comunidade agir sobre si mesma, sem perder a visão do interesse geral.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo das 8:47, perfeita a sua colocação. É participando da luta da classe que as mudanças virão. E todos devem participar, não só ficar reclamando.

    O que falta aos mangaratibenses é o conhecimento dos seus direitos e deveres. Ouço muitas reclamações, mas quase não vejo ações.

    Podemos contar a dedo quem já leu a Lei Orgânica do Município, o Estatuto do Funcionalismo ou outra Lei qualquer daqui. A desinformação gera o medo e a subserviência.

    Está na hora de mudanças, sair do ostracismo e brigar por melhorias de condições. Entender que o poder foi criado para servir e que somos nós os cidadãos que devemos ser servidos.

    Assim também me dirijo aos pais dos alunos, se não estão satisfeitos com os serviços prestados nas escolas, cobrem, cobrem mesmo, como disse a Leila. Cobrem dos gestores, cobrem dos professores, cobrem do poder público. É um direito de vocês também.

    O que não se pode, é ficar só reclamando e não fazer nada para mudar.

    ResponderExcluir
  12. E mesmo com todo desencanto, mesmo que alguns digam que não mudarão nada, que não vale a pena... eu digo que vale, pois o que vale mesmo é que nós mudamos e isto leva a uma reviravolta individual e social.
    Os efeitos são percebidos em curto prazo...

    Pensem nisso... que sejam poucos, mas que sejam exigentes e convictos...isto contagia e faz a modificação.

    ResponderExcluir
  13. E ainda que não mude, ou que a mudança só chegue para as próximas gerações, a satisfação de não ter se submetido, de não ter se anulado é de um valor incalculável. Mas só sabe do que eu estou falando, aquele que se valoriza.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo das 8:47, acho pior ainda aqueles outros vereadores que não se dão ao trabalho se quer, de abrir a boca.
    Ficam com cara de paisagem e, pelo visto, nem sabe do que está sendo falado. Não sabem nem querem saber, porque se quisessem já teriam tomado conhecimento do que se passa.

    ResponderExcluir
  15. Blog, prefeito interino Edinho "O Matador" não deu aumento de 40 e tantos por cento a esta classe? Ainda querem mais aumento? Tão de sacanagem!!!!`Parabéns pelo movimento que reuniu 6 pessoas, realmente tem representatividade para falar por toda uma classe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e você para citar isso..ou está realmente sem entender todo o reajuste daquele ano (matemática simples, dados de evolução salarial e perdas ao longo dos anos...) ou você é uma pessoa alienada que não sabe todas as reivindicações da categoria, inclusive para todos os profissionais da educação e ...tchan tchan... qualidade, discussão ampla sobre os rumos da educação maquiada de Mangaratiba.

      E não reuniu 6 pessoas... 6 pessoas foram capazes de colocar a carinha na rua... não tiveram medo das outras carinhas arrogantes que escrevem que o salário deles é muito bom ( foi isso que você escreveu, ou não).

      Excluir
    2. Anônimo das 16:41, já se vê que você não faz parte da Educação, ou se faz pertence ao alto escalão, não precisa ganhar mais. Os 40% dados em 2010 não chegaram perto do aumento real que deveríamos ter pelas perdas salariais e não incluíram os professores contratados. Passados mais 3 anos sem aumento, já temos uma perda da inflação de mais de 15%, fora o que ficou para trás. Imagine os contratados, que ganham 30% a menos que o salário inicial do professor efetivo! E outra, não são 6 pessoas, são 6 representatividades, eu estou ali representando todos da escola em que trabalho e que tem medo de pessoas energúmenas, com o pensamento parecido com o seu.

      Excluir
  16. Querem muito, trabalhar que é bom nada! Professor concursado deveria estar em sala de aula e não esquentando cadeira em secretaria e no prédio da educação! A maioria depois de alguns anos fazem amigos e se desviam para o mais longe possível dos alunos e empurram o problema para os pobres dos contratados que levam esta educação nas costas e não enchem o saco de ninguém! A líder do grupo de 06 pessoas deveria estar em sala de aula, mas está de atestado por um longo tempo sem trabalhar, mas para ficar andando pelo centro e pedindo aumento está saudável para caramba! Toma vergonha na cara e vai dar aula!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!! Você não conhece nada de movimento sindical... Mangaratiba com 350 anos luz de atraso...mas, é perdoável..

      E a pessoa citada como líder, é somente a mais corajosa e o atestado dela não é por demência, pois só a demência justificaria a alienação de não lutar por sua categoria, coisa que fez até mesmo quando ocupava o cargo de Secretária...

      Realmente os contratados levam a educação nas costas e não enchem o saco de ninguém... por isso são tão valorizados, não é mesmo? Não recebem nem o piso da categoria...

      Se eles conseguissem notar o quanto é cômodo para alguns este discurso... não enchem o saco, não possuem direitos e ainda ficam a mercê das simpatias ou antipatias pessoais...
      Que discurso!!!

      Excluir
    2. Pois é, Leila. Ele acha que sabe tudo de educação. Então vamos lá anônimo... Você sabia que muitos contratados trabalham na SME? Acho que não! Você sabia que existem várias professoras efetivas em sala de aula? Acho que não! Você sabia que naquele grupo de 6 pessoas também haviam contratados lutando para ter mais direitos? Acho que não! Você sabia que o SEPE está acompanhando os trabalhos e não tem "uma líder"? Também não! Se uma pessoa está doente não pode lutar por seus direitos?Errado mais uma vez, ela está doente e não demente como disse a Leila! Então me faz o favor, mete sua viola no saco que isso aqui é conversa para quem entende o que é cidadania e está lutando pelos seus direitos! Não é luta contra governos ou contra nada, é a favor. A favor de que haja dignidade, principalmente para os "pobres" dos contratados! Outra coisa, estamos lutando pelo concurso público para os contratados, me avise se você passar, tá!

      Excluir
    3. SOU EFETIVA HÁ 9 ANOS, E DIGO: ATÉ HOJE ESTOU EM SALA DE AULA!!! VCS CONTRATADOS NÃO REAGEM, NÃO RECLAMAM, ACEITAM TUDO POR MEDO DE PERDEREM O EMPREGO, VAI ME DESCULPAR!!!!
      TEM MUITO CONTRATADO ESQUENTANDO CADEIRA, A PRÓPRIA COORDENADORA DE ÁREA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA É CONTRATADA!!! SOU DE INGLÊS EFETIVA, E ESTOU EM SALA DE AULA!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  17. Contratados não reclamam de nada? Hahaha. Lá na Secretaria de Educação mesmo já ouvi um monte reclamando, só não citarei nomes por que não sou dedo duro.

    ResponderExcluir
  18. Ao anônimo das 16:45
    É a lei da vida: “Os mais fortes são responsáveis pelos mais fracos.”
    E, nós, concursados, fortalecidos pelo respaldo de nossas matrículas e, contratados, bem formados e conscientes da qualidade do serviço que prestamos, fazemos questão de lutar por melhorias salariais e melhores condições de trabalho para TODOS os Profissionais da Educação, porque temos certeza que, profissionais medíocres como você é minoria. Uma minoria desinformada, que motivada pela falta de argumento opta, como sempre, pelo insulto, pela calúnia, pela desqualificação. Lamentável...

    ResponderExcluir
  19. ESSA PREFEITURA É UMA VERGONHA!!! NÃO TEM RESPEITO COM OS SEUS SERVIDORES!!! CADÊ O 13 SALÁRIO? TEVE FESTA NA 6 FEIRA EM MURIQUI NO COLÉGIO NOSSA SENHORA, TODOS FICARAM CHEIRANDO A BUNDA DOS GOVERNANTES!!! NINGUEM QUESTIONOU NADA, ...HIPOCRISIA, GENTE DE MERDA, COVARDE.TEMOS QUE NOS UNIR, FAZER IGUAL EM ITAGUAÍ...LÁ ELES CONSEGUIRAM 20 % DE AUMENTO! JÁ AKI O POVO SÓ QUER CONTINUAR LAMBER A BUNDA E GANHAR ESTA MISÉRIA DE SALÁRIO. PRONTO, FALEI...

    ResponderExcluir
  20. A festa aqui na E.M.Nª Srª das Graças foi feita para cheirarem mesmo a bunda dos governantes. A Dirce é a pior das diretoras. A mais puxa-saco. Por isso que entra governo, sai governo e ela permanece. Foi escorraçada pela Gracinha. Voltou com o Aarão. Foi expulsa pela Bindeca e está de volta, maqueando todos os problemas criados pelos parentes que mandam na escola e proibindo os funcionários que participarem das manifestações a favor do nosso aumento. Safada demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim daremos a esta página, a conotação de Mangaratiba Sem Prefeito. Atentem para o fato que educadores precisam dar exemplos e não conselhos.

      Excluir
    2. É isso!!!! Profissionais da educação sem educação....rsrsrs transmitindo conceitos que só serviram ao longo dos anos para esta classe se tornar tão rançosa...

      Joguem fora tudo isso e comecem uma nova jornada de respeito e coragem.

      Excluir
    3. NÃO LEILA...PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SEM PACIÊNCIA, SEM SACO PARA ATURAR TANTA CANALHICE!!!
      QUEM AQUI NÃO FALA PALAVRÕES? OU MANDA ALGUÉM PARA CHINA? ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NÃO DIZ PALAVRAS DE BAIXO CALÃO?
      SÓ PORQUE SOMOS EDUCADORES, NÃO PODEMOS DESABAFAR OU XINGAR? SOMOS HUMANOS E NÃO MÁQUINAS.

      Excluir
    4. Não falei disso... falei sobre a mudança do assunto... quando escrevi educadores sem educação não foi por uso da palavra mais forte... foi desviarmos o assunto e assim, não estarão educando tanta gente que precisa de uma ação mais concreta de vcs...

      O palavrão é normal!

      Excluir
  21. Gente!!!! A festa do NSra, foi pelos 50 anos do Colégio, qualquer diretor comemoraria...

    Quanto as manifestações, fico um pouco preocupada, já que nunca vi em lugar algum se pedir permissão para comparecerem as manifestações...

    Só aqui que se pedi autorização ou se intimidam com proibições...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UI!!!!! "pede"
      Só aqui que se pede...

      Excluir
    2. EU FUI A FESTA, E DIGO: TEVE "PUXA SAQUISMO" SIM!!!
      A FESTA SÓ COMEÇOU QUANDO O PREFEITO E O SEU VICE CHEGARAM.

      Excluir
  22. Alôôôôô!!!!!!! Assim perdemos o foco. Deixemos as diferenças pessoais de lado. Os profissionais da educação precisam estar unidos. O momento atual é de reunir o coletivo de alunos, pais e responsáveis, professores e profissionais da educação, junto da pauta que o Sepe e os Profissionais da Educação de Mangaratiba estão colocando nas ruas. Acredito que seja por meio dessa união, que o sindicato fortalecerá o coletivo na discussão da pauta da educação do município.
    Não podemos baixar a guarda. Precisamos continuar firmes na luta .
    Uma pessoa politizada não corre risco de se alienar. Os protestos levaram muito conhecimento à população, uma vez que ela entendeu que possui o poder de parar uma cidade e que o Legislativo e Executivo terão de ouvi-la.
    Mais importante do que ficar alfinetando colegas, é focar nas reivindicações da classe e conscientizar a comunidade escolar e toda a sociedade que nossas reivindicações são urgentes. Estamos no terceiro ano sem reajuste salarial e isso jogou no ralo toda a luta de 2010 quando recebemos o último reajuste que não foi dado pelo Aarão, nem pelo Edinho e sim, conquistado com muita garra pelos professores que, naquela ocasião me pareciam mais unidos e mais determinados.
    Então, para não perdermos o foco, segue a pauta de reivindicações dos Profissionais da Educação de Mangaratiba:
    *Reajuste Salarial de 20% para TODOS os Profissionais da Educação de Mangaratiba (efetivos e contratados);
    *Data base - Para os que não sabem, a data base de uma categoria profissional é a data destinada a correção salarial e a discussão e revisão das condições de trabalho fixadas em acordo, convenção ou dissídio coletivo;
    *Concurso público já para TODOS os segmentos da Educação;
    *Eleições para diretores nas escolas da rede municipal de ensino de Mangaratiba.
    O momento é agora. E lembrem-se: "Um mais um é sempre mais que dois."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo de 06h47min.: excelente o seu comentário!

      Excluir
    2. Perfeito mesmo!!!

      É isso professores, união é a palavra de ordem. Se querem mudanças a união é a palavra do momento.

      Sem união, irão chamar a classe de fajutos e "grupinho de meia dúzia". Sem união, todos irão continuar com o mesmo salário. Sem união, dirão que não são "representações de uma classe". Sem união, irão rir da cara de todos os professores. Sem união, continuarão a ser massa de manobra.

      Unam-se aos que já estão unidos e que apesar de serem poucos, já começaram a fazer barulho e a incomodar.

      Mangaratiba precisa mostrar que quer caminhar para frente, e não andar igual a caranguejo.

      Ou o seu povo muda e impõe o respeito ou continuaremos a ser cabresto dos que recebem o poder das nossas próprias mãos.

      Excluir
    3. Sem união continuaremos sem educação.

      Excluir
  23. Certa vez, li em algum lugar que "Na casa onde falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão." O professor precisa de pão, pão financeiro, precisa ganhar o salário que realmente merece, da sua relevância histórica na na formação. Não adianta discursos nem ações enquanto não houver salário digno no bolso do professor, somente depois disso é que se poderá atuar na melhoria das condições de trabalho e qualidade da nossa educação. MANGARATIBA nos envergonha com o salário que paga ao professor, sendo um município com um dos melhores orçamentos do RJ. Chega de conversa. Piso inicial de Mil e quinhentos já. Salário digno já. Enquanto somos escravizados com um salário de seiscentos reais, o governo que colocamos lá para nos escravizar faz orgia com o dinheiro público.

    ResponderExcluir
  24. Eis aí a importância de um movimento organizado da sociedade civil. Vale a pena os professores e as demais categorias profissionais reivindicarem seus direitos!

    ResponderExcluir
  25. Leila, o concurso público não iria desempregar muita gente de Mangaratiba? Dando emprego para uma minoria que passarem no concurso e empregando uma maioria vinda de outros Municípios, isso seria bom para nós?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, se eles não são competitivos, devemos então deixar esta situação que afeta a formação de nossos educandos, que afeta a relação política de Mangaratiba, que humilha a classe profissional que precisa ganhar esta ninharia para não ter que concorrer com os de fora?

      Creio que o concurso público nivela, dá segurança e respeito aos profissionais... se não conseguem passar em concursos e estão ocupando um cargo que alguém com mais condições poderia estar desfrutando e contribuindo assim com o desenvolvimento de Mangaratiba, então é hora de repensar tudo...

      Precisamos QUERER mais e colocar empenho para conseguir.

      Tenho certeza de que com esforço, nossos professores disputariam as vagas...

      Desculpe, mas tenho crianças na rede e quero o que for melhor para eles. Se os professores se intimidam com um concurso... imagine o que eles pensam deles mesmo.

      Excluir
  26. Sabendo que os políticos encheram a Prefeitura de contratados (veja o que o Vereador Pedro Capixaba junto com a Cristine fizeram na educação contratando mais de 300 pessoas depois da eleição)e que a máquina está abarrotada de gente (moradores de Mangaratiba) e com o valor de gasto com pagamento de folha já nos limites estabelecidos por lei, este aumento para os professores não agradaria somente a uma classe e geraria uma grande quantidade de demissões para que o gasto com folha não estourasse? Não sou da educação e sou contratada, mês vejo meu emprego e muitos outros em risco caso o Prefeito pague este aumento. Seria justo eu e muitos sermos prejudicados por este aumento e por um concurso público que sei que tenho poucas chances de passar? (sabemos que muita gente que mora no Rio tem chance de estudar em melhores escolas e se preparar melhor para um concurso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PENSANDO ASSIM VOCÊ ESTÁ SE DEPRECIANDO. QUER DIZER QUE NÓS MORADORES SOMOS OBRIGADOS A FICAR RECEBENDO OS SERVIÇOS DE ALGUÉM QUE NÃO SE ACHA CAPAZ?
      JUSTAMENTE COM ESSE SALÁRIO MEDÍOCRE, OS CONTRATADOS NUNCA TERÃO CONDIÇÕES DE PAGAR UM CURSO OU FACULDADE PARA MELHORAR PROFISSIONALMENTE.
      ACORDA! QUAIS GARANTIAS VOCÊS TÊM? MAIS VALE LUTAR POR UMA VAGA NO CONCURSO DO QUE SE HUMILHAR TODOS OS ANOS PARA CONSEGUIR UM EMPREGO SEM GARANTIAS.
      NÃO VEJA ISSO COMO UMA OFENSA, MAS COMO UM ALERTA DE QUE VOCÊ PODE SER CAPAZ!

      Excluir
  27. Mais fácil é impossível! Refiro-me às provas do concurso de ingresso ao funcionalismo municipal.
    Concordo com Leila,pois é preciso mais ousadia e menos acomodação...
    Até quando as pessoas daqui continuarão com essa baixíssima auto-estima,submetendo-se ao sub-emprego,à insegurança e à humilhação?
    Há,também a responsabilidade com o coletivo,ou seja, com a qualidade
    da saúde ,da educação,da segurança etc.
    Definitivamente,não é preciso ter estudado em "melhores escolas" para
    participar do concurso.O estudo é (ou deveria ser) permanente,mas tem
    gente que conclui o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio e acha que
    é suficiente.Principalmente aqueles ligados à Educação e à Saúde têm que
    continuar lendo,pesquisando,enfim...Até mesmo para os graduados,é pura ilusão achar que é suficiente o diploma.Ou não???


    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!