quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Rolezinho



O rolezinho não é coisa de agora. Antes dos jovens da periferia resolverem partir para esta moda, muitos jovens universitários de classe média, enchem um shopping na zona oeste de São Paulo para sua “zorra” com os calouros no início do ano letivo. Dançam, cantam, festejam e não consomem praticamente nada. 

Eles são alunos da USP, e se encontram no shopping Eldorado, sem serem incomodados pela segurança do lugar, nem são “olhados” com o pavor que se disseminou com o rolezinho da periferia.
Gritam suas palavras de ordem, sacaneiam outras universidades, sobem em mesas, usam palavras mais ofensivas e ninguém interfere no encontro.

Ora, se os eventos são tão parecidos, o que muda no comportamento dos lojistas, dos freqüentadores habituais e dos seguranças? O tratamento deveria ser igual, independente de quem participa destes encontros.

É que o parâmetro para definir quem pode ou não freqüentar determinados locais é o preconceito. Isto segrega a sociedade!

Claro que não podemos comparar os encontros como iguais, mas são semelhantes, existindo pontos em comum. São grandes aglomerações de jovens que não vão aos shoppings para consumir. 

Então, pensei e percebo que a diferença está na arte de bem receber... receber sem preconceitos, receber com ordenamento, não permitindo que independente de classe social sejam violados direitos dos demais e que regras sejam respeitadas. Ah! Mas, tem que valer para todos!!!! Classe média ou periferia, classe A ou sem classe... o Norte Shopping é um exemplo de que o oferecimento dos serviços de qualidade sem preconceitos, agrega e partilha lazer para classe média e suas favelas de entorno que fornecem seus  frequentadores. 

E dentro desta arte do bem receber, vamos dizer que ao abrir as portas para as “visitas”, que elas encontrem tudo bem limpinho e ordenado, assim como em nossa casa.... com cinzeiros para os fumantes se permitimos que se fume em nossa casa, com lugar para que descansem, que tenham boas  refeições, que se sintam seguros e oferecimento de atenção total na condução deste evento. 

A arte de bem receber.... como precisamos aprender! ... Receber bem, não é abrir a porteira e deixar que se devaste nossa casa, é oferecer o melhor, mas não incentivar que se destrua o seu patrimônio.

A arte de bem receber agrega novas culturas, mas tem orgulho de apresentar a nossa também.

A arte de bem receber tem personalidade... não perde sua identidade por nada. Pois se dá o devido valor e quer partilhar o seu melhor.

A arte do bem receber não segrega, mas ordena e conduz com firmeza e delicadeza para que limites não sejam rompidos e todos sejam beneficiados com a troca.

Bom, acho que dá para modificar muito nosso comportamento anfitrião... Volto ao “rolezinho”, lembrando que o olhar e as atitudes de quem recebe são mais importantes do que a dos freqüentadores... Comércio, população e serviços públicos... nós somos os anfitriões!

Rolezinho não é movimento de excluídos ou de protesto... rolezinho é movimento natural de ir e vir que se avolumou pela reação do preconceito.

Então, vamos aderir a causa ... e ajudar Mangaratiba e o Secretário de Turismo e Eventos a ordenar  o município para receber o rolezinho... de verão.


 

16 comentários:

  1. Concordo: O rolezinho já passou... Agora vem o rolezão... CARNAVAL.....

    ResponderExcluir
  2. Que prazer te encontrar de novo. Fiquei feliz. Você me faz falta.
    Também pensei em escrever sobre o rolezinho, depois vi que a mídia abria tanto espaço para algo tão sem importância, uma moda que logo passaria. Desisti de opinar.
    Você, porém, encontrou um caminho para falar do rolezinho comparando-o com o que ocorre por aqui.
    Muito bom o texto. Assino embaixo.

    ResponderExcluir
  3. Não faz muito tempo, em 2010, quando eu morava na cidade serrana de Nova Friburgo, houve um evento da "elite" dos estudantes universitários. Tratava-se da 1º Olimpíada Regional dos Estudantes de Medicina (Orem) e que trouxe para as serras fluminenses mais de 10 mil acadêmicos.

    Pois bem. Embora a ideia dos jogos se tratasse de algo produtivo e lucrativo para as cidades que os recebem, foi mostrado na época o outro lado da história. Pois ocorreram eventos lamentáveis de vandalismo entre os participantes de modo que nem os bares e restaurantes ganharam com tal festa. Isto porque houve casos de furtos e quebra-quebra de copos e garrafas, descarte de lixo e até a destruição de uma escola.

    No final das contas, muita gente na cidade indagou: Aqueles são os nossos futuros médicos? E não se tratava de nenhuma juventude pobrezinha...

    ResponderExcluir
  4. Leila, o meu comentário hoje em relação a sua postura de mediadora, da seriedade como conduziu e de um carater que sou profundamente admiradora. Não culpo a minha familia pela preocupação, fizeram verdadeiro terror psicologico com eles, e não foi nenhuma autoridade, na verdade foram pessoas que vivem por aqui e falam o que querem sem se preocupar nas consequências. Obrigado por me proporcionar o encontro, fui muito bem recebida, Dr. Ruy demonstrou uma preocupação na questão do esclarecimento, no qual tudo pode ser dito, ouvido e finalizado. E se ainda houverem rumores na qual meu nome insista em aparecer, serão inverdades, pq dei minha palavra e honro muito o que falo, digo e penso.
    Fátima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que iria ser assim!
      E não fiz mais que minha obrigação, pois se podemos agregar, não vejo motivos para desestabilizar as pessoas. Não gosto de covardias e conheço bem quem me cerca e sei que tudo não passou de um momento tão corriqueiro em Mangaratiba que é a paranóia... usam a proximidade com o poder para aparecer e diminuir as pessoas. Você é pessoa do bem e ele também.

      Excluir
  5. Muito boa essa leve e divertida forma de escrever, conseguindo trazer o assunto para a nossa região, parabéns!

    Aproveito p deixar um outro ângulo sobre o mesmo assunto:

    Depois de ver tanta ignorância e preconceito em alguns comentários sobre o tal “rolezinho" resolvi escrever também minha opinião (afinal o máximo que pode acontecer é termos mais um comentário idiota rs) . Deixo também um artigo sobre o assunto, que se assemelha com o que eu pensava.

    Pra mim, esse foi um fenômeno espontâneo, que nem tinha esse nome(rolezinho), sequer possuía um nome !!! E mais, ouso dizer que ele SEMPRE EXISTIU, porém em menor dimensão.

    Quem aqui nunca evitou frequentar shoppings nas férias por estar lotados de adolescentes? Só que agora, assim como aconteceu nas manifestações, existe uma tal de internet, existe um tal de Facebook (com cada jovem possuindo seus milhares de seguidores). Essas ferramentas facilitaram a ida desses jovens NO MESMO HORÁRIO. E o mais importante, agora nossa classe média possui o dobro do tamanho de poucos anos atrás... Simples assim, não foi nada organizado, nada premeditado, sem nenhuma bandeira social, foi simplesmente um amontoado de gente num espaço inviável, e que só gerou confusão quando os policiais chegaram. Aliás, foi aí que começaram de fato os problemas. Ao tentar controlar e entender o movimento, a Polícia, a mídia e os donos de shoppings não foram capazes de compreender o que estava realmente acontecendo, e tentaram criminalizar o evento.

    Gostei muito da parte do texto abaixo (LINK), que explica o que eu também já pensava : http://www.cartacapital.com.br/sociedade/de-um-role-8193.html

    “no rolezinho como no "Funk ostentação, não há protesto contra o sistema --como supõem certos desorientados à esquerda-- mas a expressão do desejo de fazer parte dele; de querer estar do lado de dentro, desfrutando do "fetichismo das marcas" e as ostentando como signos do sucesso na vida como o quer a onipresente e irresponsável publicidade”

    Resumindo( pra não me alongar ) , o rolezinho NÃO SURGIU com uma boa causa de luta justa, contra o preconceito, a desigualdade social e blá blá blá... Pelo contrário, os jovens que lá estavam, foram impulsionados( e hipnotizados) pelo mesmo consumismo desenfreado que contamina nossas crianças há décadas, o que mudou foi a facilidade de comunicação e a quantidade de jovens atingidos por essa febre.
    Ou seja, o tiro saiu pela culatra, o onda de consumismo ganhou tanta força que virou Tsunami e obrigou os próprios geradores a fecharem as portas e terem prejuízo. E não deixam de ser justas, as reivindicações e reflexões geradas pelos movimentos sociais, que com propriedade surfam nessa onda ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem assim!!!!
      Nós estamos vivendo uma febre de "análises" que acabam achando "pêlos em ovos" e esquecem que ao tentarmos entender o que nos cerca, temos que ir além de nossos preconceitos ou medos.
      O Rolezinho de fato não passava de encontros de jovens que não se encaixavam nos perfis dos frequentadores daqueles shoppings...quem frequentar os shoppings grandiosos da Zona Norte do Rio, vai perceber que o público é o mesmo dos rolezinhos... e não causam espanto algum... rsrsrs

      São os olhares que mudam conforme a situação..mas sempre só percebemos o que emana de nós mesmos.

      Excluir
  6. leila e Andre boa tarde,
    **
    vou errar em meu pitaco sem achismo! porem prefiro errar do que ser omisso.. igual a muitos que SÓ nos criticam..mas estão vendo e passam despercebidos..é só minha opinião,sou Cowboy..
    tenho acompanhado tudo isso pelos jornais eletrônicos,rsrsrs.
    a meu ver, tudo isso foi provocado pelas autoridades politicas,
    também em breve irar causar transtornos aqui em nossa pacata Mangaratiba só ter um evento melhorzinho.
    no rio de janeiro..fecharam quase tudo que promovia eventos, pois achavam que eram badernas, para as autoridades é mas fácil fechar do que fiscalizar.não houve um controle efetivo,esqueceram que os velhos de hoje foram jovens ontem..
    É RARÍSSIMO UM ESTADO NO BRASIL QUE TEVE A SENSIBILIDADE DE CRIAR UM ESPAÇO PARA JOVENS SE DIVERTIREM, HA MUITOS JOVENS ESPALHADOS POR TODOS OS CANTOS NOS FINAIS DE SEMANA PROCURANDO ALGO PARA FAZER E NÃO ENCONTRAM.. DAI APELAM PARA A "BADERNA".
    querem tirar os jovens das ruas..como? se não criaram um espaço para eles fraquentarem, RECLAMAM dos jovens nos postos de gasolina, que hoje é a unica opção de diversão.. (é errado? não sei), o que é certo?...estudar,comer,beber e dormir...se um jovem não tem um local para diversão como pode ser um bom profissional,SE O JOVEM É COMPARADO COMO UM MARGINAL,COMO PODE SER UM CIDADÃO DE BEM?como pode ter sensibilidade se NÃO temos com eles, se eles não conhecem o outro lado da vida(lazer)estará sempre mal humorado. as autoridades politicas deverão criar locais de eventos para esses jovens que estão sendo comparados com bandidos. um local com controle efetivo e com horário de entradas e termino e apos averiguar aqueles mas exaltados na saída, fazer um monitoramento, ate porque no caso de baderna é fácil averiguar o baderneiro, agora na rua..é só deus nos acuda e fica mas difícil ainda para as investigações policias,,pois muitas são as vezes que prendem inocentes, a tv esta mostrando.
    ** o jovem é jovem,o jovem quer jovem,o jovem não quer só trabalho(também), o jovem quer ser reconhecido na sociedade, como posso cobrar um bom desempenho do jovem, se eu não tenho o que oferecer..

    **alguém aqui com certeza vai mandar levar o jovem pra minha casa.que bom seria só falta espaço..


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Luiz, você deu uma das diversas soluções para a juventude. Super válida e é mesmo por aí,,
      Agora o fato do rolezinho ter se tornado essa "avalanche" é o medo e a segregação que fazem contra jovens, principalmente aqueles que não correspondem ao padrão classe média...
      No mais, não passou de juventude que hoje tem acesso a ferramentas (rede social) que facilitam a comunicação rápida e dinâmica entre eles.... Só isso!

      Como você mesmo escreveu...jovem é jovem e sempre será repleto de inconsequencias e energia.

      Excluir
    2. joao luiz ,posso discordar de alguns comentarios seus,mas concordo plenamente com esse seu comentario

      Excluir
    3. Olá João, acho que sua análise é mais uma que vem pra somar na tentativa de entender esse fenômeno, mais um ponto de vista interessante. Só não sei se o jovem de hoje, tão individual e vidrado em computador, celular, videogame e afins irá ter a mesma predisposição que os "antigos jovens" tinham em frequentar os espaços abertos como vc citou.. os que ainda existem, não vejo mais jovens... o local p/ atrair o jovem hj em dia tem que ter no mínimo um Wifi e uma tomada rs ...

      Excluir
  7. orlando zica,
    obrigado pelo reconhecimento.
    eu não faço nada para satisfazer o meu ego, faço e farei tudo que puder para melhorar para vocês creia.sou pago pra isso.
    ja´ passaram pessoas aqui que se encurvavam, para a ex. mbr..milionária vendida pra vale que hoje continua a destruir nossas riquezas...prais e rois poluídos... daqui a pouco vende para o eik batista... que também ira destruir mas um pouco e assim se segue as cadeias de patronos..ficando cada vez mas bilionários e nos como vamos ficar e nossos filho e e netos!

    ResponderExcluir
  8. leila com sua permissão,se lhe causar danos não publique!!
    joaoluiz em 28/01/2014 às 19:41 disse:
    O seu comentário aguarda moderação.
    BOA TARDE PROFESSOR,
    EU NÃO TINHA LIDO A REPORTAGEM DO ( UOL COPA, DE UM TAL DE RENATO PRADELLA)..

    OBS.. MANGARATIBA COMO MUNICIPIO…, SEMPRE ESTEVE NA MÍDIA, ENTRE AS CIDADES MAS VISITADOS DO MUNDO!!!!!, EM ESPECIAL ITACURUÇA!.
    OU SERA QUE VOCES NÃO SABIAM ? NÃO É AGORA QUE SERA PROMOVIDA POR UMA SELEÇÃO DE FUTEBOL..

    1- OLHA O CARA(PRADELLA) CHEGA AQUI PENSA QUE SOMOS UM BANDO DA SOMA LIA E QUE ESTAMOS MORTOS DE FOME,MINDIM GANDO UMA SELEÇÃO PARA SOBREVIVER.
    2- DEPOIS ENCONTRA OUTROS QUE TAMBÉM ESTÃO SENDO ACHA CALHADOS POR ESSE TAL. DE PRADELLA DO UOL E AINDA ACHAM GRAÇA.
    3- ELE SÓ ESQUECEU DE DIZER QUE ANGRA E PARATI, SEMPRE SE PROMOVERAM AS CUSTAS DE MANGARATIBA.
    4-ELE SE ESQUECEU DE DIZER QUE MANGARATIBA SEMPRE TEVE CAIS DE EMBARQUE PARA ENTRADA DE TUDO QUE VAI PRA ILHA GRANDE INCLUSIVE, TONELADAS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO QUE ERAM EMBARCADOS AQUI NO CENTRO. (HOJE VÃO EMBARCAR NA P..Q PARIU ENQUANTO EU FOR O SECRETARIO) , A ILHA GRANDE CRESCE AS CUSTAS DE MANGARATIBA.
    5- AINDA HOJE EMBARCAM EM NOSSOS CAIS OS TURISTAS PRA ILHA GRANDE E SEUS ALIMENTOS, ONDE SEUS IMPOSTOS FICAM PARA ANGRA E NOS SÓ TOMAMOS, E COM MUITO LIXO!

    ** AINDA TEM UM BANDO DE FILHOS DA .P… QUE APOIA ESSE MERDA DO TAL
    DE UOL COPA..
    ** QUANTO AOS TÁXIS TEMOS MUITO SIM,!! NOS ATENDEMOS A EX / MBR (ATUAL VALE) , CLUB MED, PORTO BELO,PORTO REAL, EM FIM TANTOS OUTROS, A TODO VAPOR, A ANOS A FIO.. MANGARATIBA FOI UM DOS PRIMEIROS MUNICIPIO DO INTERIOR A ADQUIRIR FROTA DE TÁXI EXECUTIVO..
    ** EU TENHO VIDA PRÓPRIA, IGUAL A MUITOS MANGARATIBENSE, TAMBÉM NÃO PRECISO DA UOL E NEM MESMO DA SELEÇÃO DA ITA LIA, OU SERA QUE SOMOS MISERÁVEIS? OU POR CAUSA DA CHEGADA DOS JOGADORES DA ITÁLIA TEMOS QUE SER HUMILHADOS?
    QUERO QUE ESSE TAL DE JORNALISTA UOL E A SELEÇÃO VÃO TODOS TOMAR,,C………………VÃO SE F……………., VAI ESCRACHAR O K….. VAI PRA P.. Q ..T. P..//
    *** CACHO QUE OS MANGARATIBENSE DEVERIAM SE UNIR AGORA E PEDIR AO PREFEITO QUE PROÍBA O EMBARQUE DE MATERIAL E ALIMENTOS PARA ILHA GRANDE…CHEGOU A HORA GENTE, VAMOS MOSTRAR QUE SOMOS GENTE TAMBÉM MORANDO EM MANGARATIBA!! ,OU SERA QUE TEMOS QUE MORAR EM ANGRA OU PARATI PARA SERMOS RECONHECIDOS.?

    ** ASSUMO MEUS ATOS, NADA TEM HAVER O MEU GOVERNO.
    ATO ISOLADO MEU!!!!!!!DOA A QUEM DOER.

    ResponderExcluir
  9. Meu ponto de vista: Esse FILHO DA P...de jornalista só publicou essa reportagem para enaltecer os grandes resort´s(portobello, club med, etc...). Está querendo iludir os visitantes que Mangaratiba se resume em "FINAL DE SEMANA NO PORTOBELLO". Se esse hotel estivesse suas instalações em outro lugar, ofereceria a mesma beleza além do luxo ? Agora o que será que tal repórter ganhou em troca desta divulgação? Infelizmente muitos desses profissionais(não todos) vivem fazendo isso em troca de alguma coisa, vão a restaurantes de luxo, comem de graça e diz que a comida é "MARAVILHOSA", se tiver que pagar, a comida estaria "UMA MERDA"....e por aí vai!


    ResponderExcluir
  10. valeu Fabio..
    eu liguei para o SBT, E FALEI COM O RATINHO.. SABE O QUE ELE DISSE?.. ELES NÃO RECEBERAM O JABA!!
    KKKK

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!