sábado, 26 de abril de 2014

Políticas Públicas de forma simples ...capisce?

Quando a sociedade amadurece é muito natural que faça com que ela cobre e questione o desempenho dos governos em suas funções. Assim como questiona também  a efetividade destas ações para que se mude a realidade em que vivemos.
Dessa forma, cresce a importância do conhecimento das políticas públicas,  desde a análise dos motivos que tornam necessária determinada interferência, o planejamento das ações para o desenvolvimento desta iniciativa, a definição dos agentes encarregados de implementá-la, o levantamento das normas disciplinadoras pela qual será regida, até a fundamental avaliação de impactos, sejam potenciais, sejam reais, medidos durante ou após sua execução.
 Mas, o que são as "políticas públicas" de fato?

As políticas públicas consistem em iniciativas dos governos  para suprir uma necessidade da sociedade que  será  identificada antes mesmo da  ação do estado através de seus governantes. 

Para que isso aconteça de forma realmente a contemplar a sociedade, é necessário que se tenha como regra a identificação de algumas questões...
  1. Reconhecer a existência do problema a ser tratado, ou a intervenção governamental será uma solução em busca de um problema.  Por exemplo, construir creches em comunidades onde as mães não têm o hábito de trabalhar fora. Pode ser que a construção de creches seja desnecessária, mas é igualmente possível que as mães não trabalhem fora justamente porque não existem creches onde deixar seus filhos. Supondo-se que o problema existe e que é conhecido, cabe avaliar como a política eleita ajudará a resolver ou minimizar estes aspectos. 
  2. Mas, não podemos deixar de lado se existe a relação de causa e efeito entre a intervenção governamental  e o problema existente. Depois disso tudo avaliado, pode-se e deve-se verificar se existe alternativa eficaz e de menor custo.

E para desabafar ... temos políticas públicas em nossa terrinha amada? Não, não temos mesmo!
Temos um monte de ações desordenadas e sem continuidade que muitas vezes servem somente para arrecadação de verbas e marketing político.
Os programas sociais, para os quais se destina a maior parte do orçamento, ainda são justificados e aprovados com base em análises superficiais. Via de regra, o máximo que se chega é identificar o público alvo potencial de determinada ação, sem questionar se, de fato, se irá  atender aos objetivos propostos ou se há alternativas mais eficazes para resolver o mesmo problema.
A avaliação de políticas públicas é uma prática que agrega transparência à Administração Pública, que torna mais eficiente o gasto do governo e que, em última instância, honra o cidadão pagador de  tributos. Sabendo da existência de uma forte restrição orçamentária, é essencial avaliar para saber como e onde aplicar os recursos públicos escassos.

Quem sabe...um dia aprenderão, se capacitarão, honrarão a população e viveremos em um momento de total interação entre os eleitos que nos representam e nós que os fizemos nossos representantes.




34 comentários:

  1. E eu ainda fico me questionando o tempo todo quando vejo alguém defender coisas que, definitivamente, são eleitoreiras.

    Será que as poucas migalhas que recebem são o suficiente?

    Dizer que sou amigo desse ou daquele, que faço parte do grupo, da famiglia, me faz ser mais importante ou melhor?

    O certo é que sozinhos não mudaremos o mundo, ou para simplificar, a nossa cidade. A mudança virá, a partir do momento em que as pessoas começarem a pensar coletivo.

    Infelizmente esse é um processo doloroso e demorado, pois mudar valores e promover a conscientização política não é prática constante em nosso município.

    Conhecer o real significado dos benefícios de políticas públicas para uma comunidade, infelizmente, é para poucos.

    E, infelizmente, para quem tem essa noção, acaba ficando angustiado. E fica triste quando percebe que o mais importante para a maioria, não é ter uma educação digna, uma saúde adequada, segurança efetiva e ativa, um governo transparente e para todos, mas sim, sair na foto, estar em evidência, ser amigo de, se sujeitar a várias humilhações por uma vaga ou simplesmente, encher a cara nas festas do primeiro distrito que não são estendidas aos demais!

    Mas ainda tenho fé na vida e esperança de dias mais dignos para todos!
    Nina mangaratiba

    ResponderExcluir
  2. É, Nina...
    acabamos vivendo estes altos e baixos do ânimo e do desânimo... para quem é observador e gosta de fato de ouvir seus interlocutores.... por muitas vezes ouve frases simples que denunciam as distorções que vivemos em nossa vida e consequentemente em nossa política...
    Pessoas que em uma conversa, questionam o motivo de uma pessoa querer estar na política, por esta pessoa já ser "rico".... então, política é para enriquecer? Ou então te dizem que certos comportamentos de uma pessoa que combate a má política pode prejudicar .... aquela pessoa ou sua família por estarem perto de vc.... é muito esquisito tudo isso! Isso é como se não mais pudessem encarar a realidade e preferem viver de forma a destruírem a vida de outros tantos... queria saber como vivem estas pessoas que não podem encarar os demais, que só a presença física de quem não se curva os incomoda tanto!!!!

    Estas coisas, acabam colocando a população para baixo e ao mesmo tempo nos impulsionam para "cair dentro" mais e mais!

    Viver é isso... e enfrentar é a única saída!

    ResponderExcluir
  3. Essa questão de dizer que se você é amiga ou está em contato dessa ou daquela pessoa que questiona ou não é a favor de, é um caso crítico também no município.

    Já vi casos de amizades antigas serem desfeitas por conta disso.

    Também já vi pessoas mudarem até o rumo do caminho para não falar com outras "pessoas non gratas".

    É mais um comportamento ridículo e arraigado em nossa sociedade.

    Pessoas decentes deveriam pensar e agir assim... Eu falo com quem eu quiser, eu ando com quem eu quiser, eu convivo com quem me faz bem e com quem agrega valores a minha vida. Mas...

    Ainda bem que amo ser do contra a essas condutas nefastas, rsrsrs.
    Nina mangaratiba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo ser uma "persona non grata", rsrsrs.

      Excluir
    2. rsrsrsrs.... devemos ser personas non gratas! Daqui a pouco teremos mais personas non gratas do que gratas pelo município. Eles vão perdendo a mão e desandam a opressão!

      Excluir
  4. Oi, Leila.

    Muito bom o texto que escreveu e, como se diz no popular, assino em baixo.

    No entanto, hei de fazer aqui uma auto-crítica em relação ao desinteresse da própria sociedade em participar do processo de elaboração das políticas públicas e do posterior acompanhamento quanto à execução delas. Talvez precisamos reaprender sobre como fazer a nossa parte.

    Abraço aí e ótima semana pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, não creio que seja "reaprender"...afinal, só se reaprende a o que um dia aprendemos.

      Na verdade, existe uma diferença entre participação social e a participação popular...

      Uma se dá através das Conferências, dos controles sociais e neste incluímos os conselhos municipais.
      E é sabido por todos que tais mecanismos são "viciados" em sua essência e formação... vivemos isto plenamente por aqui...

      Agora, a participação popular se faz de forma mais "natural"...
      Seriam as formas mais independentes e autônomas de organização e de atuação política dos grupos das classes populares e trabalhadoras e que se constituem em movimentos sociais, associações de moradores, lutas sindicais, etc.”.. e que também sabemos que podem ser de certa maneira direcionadas para interesses muito menos representativo da sociedade como um todo.

      A Participação Popular, em minha opinião, se dá mais espontaneamente através de marchas, lutas comunitárias e ocupações (formas mais diretas de luta).

      Li em um artigo que não me lembro agora de quem, que embora dialogando e negociando pontualmente com os governos, em determinados momentos, essas formas de organização e mobilização não atuam dentro de programas públicos e nem se subordinam às suas regras e regulamentos.

      E penso que do jeito que vivemos, sem que a população nunca tenha aprendido de fato a participar, esta forma é a mais didática e a que surte mais efeito.

      Excluir
  5. Minha amiga, parabéns pelas colocações e por tocar em pontos complexos, complexos porque a nossa educação política ficou de lado ou melhor do lado de quem está no poder, não importando se o gestor está com espírito publico ou não, se suas ações estão à servir a população ou não, se suas indicações são técnicas ou não, se..., se.... enfim, enquantos não amadurecemos o suficiente, eles ignoram a nossa minoria e governam para seus umbigos !!

    ResponderExcluir
  6. Nem sei como faremos a mudança, mas que temos que mudar, isto temos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEILA BOM DIA,
      COMEÇA SEGUNDA FEIRA...VISITE MEU BLOG
      BOM FERIADO
      FIQUE COM JESUS

      Excluir
    2. Valeu! Irei dar uma passadinha por lá.

      Excluir
    3. João Luiz,

      Deixei um comentário em seu blog...

      Excluir
    4. oi leia boa tarde,
      infelizmente eu não pude responder pelo meu blog.
      porem eu quero dizer o seguinte:: eu não tenho conhecimento sobre as licenças dos outros órgãos que cabe para poder iniciar as obras,
      vou providenciar as respostas e lhe informarei.
      gostaria também, se puder retornar ao meu blog.
      eu e minha equipe fizemos um trabalho interessante e muito importante para os moradores vizinho da BR 101, vou mas alem se quiser posso lhe mostrar todos os expedientes que enviei ao DNIT solicitando providencias em todos os sentidos da BR, é um expediente volumoso.FEITO POR MIM!!

      Excluir
  7. ... garotinho e aarão de novo ?? ah eu não mereço !!!

    ResponderExcluir
  8. Sr PREFEITO KD AS CASAS DA "MINHA CASA MINHA VIDA" QUE TINHA O LEOPOLDO COMO RESPONSÁVEL PELO DEPÓSITO DE R$ 50.00 NO ATO DA INSCRIÇÃO NA CONTA DA CX ECONÔMICA, QUE SE PRESTOU A UM PAPELÃO DESSE ?? JUSTAMENTE O LEOPOLDO Q SAIU POR FURTO NO PORTO BELLO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado !!!!!!!.Pensam que caiu no esquecimento essa trapaça e outras. Depois essa turma do Capixa fica dizendo que o povo de Mangaratiba tem memória curta, que vai esquecer esse desgoverno e ainda votarão no Pedro Vaz Capixaba em 2016. Vamos ver kkkkkkkkkkk

      Excluir
  9. Esqueçam essa promessa !! Assim como esquecemos o STALONE... E TUDO DE NOVO !!!!!

    ResponderExcluir
  10. valeu capixaba voce valoriza o trabalhador !! grandes festas..

    ResponderExcluir
  11. A política do pão e circo sempre funcionaram desde que o mundo é mundo! Gostou do show amigo? Realmente isso é valorizar o funcionário público!! Data base para reajuste, recomposição das perdas salarias decorrentes da inflação etc etc?????????????????????????????? Isso não!!! Melhor assistir o velho Elimar Santos que vende seu show por R$20mil e para a prefeitura a R$70 mil. Para quem vai a diferença? Para o trabalhador que atualmente vai a prefeitura 02 a 03 vezes por mês (deveria ter vergonha disso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior de tudo é aguentar os babacas dos puxa sacos do Prefeito se gabando de que a festa foi um sucesso e estava lotado. Bando de otários. Sabem de nada, inocentes. O povão vai a qualquer porcaria que seja de graça. Ou esse anormal acha que as pessoas estavam ali porque adoravam Swing e Simpatia ? Só se forem os inocentes úteis que votam nele. O Swing e Simpatia foi totalmente ignorado pela população, no Brojo, então, as pessoas conversavam de costas para o palco. Deve ter tido gente que sequer viu a entrada e a saída das bandas.

      Quantidade não é nem nunca foi sinônimo de qualidade. As pessoas estavam lá simplesmente para beber e confraternizar com os amigos de infância. Ou alguém acha que a nata de Mangaratiba, aqueles que tem mais poder aquisitivo, fazem faculdade no Rio, ou seja, aqueles que o Prefeito não enrola com papinho esfarrapado, gostam de Swing e Simpatia e Jeito Moleque ? Até o Elymar Santos animou mais do que esses pagodeiros de meia tigela.

      Do mais, essas festas só servem para emporcalhar a cidade, deixá-la fedendo a urina dos outros. Como receber um amigo na cidade em uma data dessas ? Só se for para passar vergonha. Se for para levar no Brojo tudo bem, mas, se for para levar nessas festas, no meio da bagunça, passarei a maior vergonha da minha vida.

      A essa altura, não importa o preço do show, e sim a péssima qualidade da coisa. Esses pagodeiros pagam para tocar praticamente, qualquer músico que se preze detesta tocar em grupo de pagode porque não fatura nem o da gasolina. Ou alguém acha que um show desses grupos custa R$300 igual um abadá da micareta da Ivete Sangalo no carnaval ? Porcaria nenhuma. É show de R$5,R$10, porque é show de quinta categoria, ninguém paga mais do que isso.

      Excluir
  12. até parece q vc é funcionário .

    ResponderExcluir
  13. leila boa tarde,
    agora sim, hoje eu confirmo! o inicio da obra da cachoeira dos escravos, na estrada da serra do piloto, sera construido uma cortina de proteção,o prazo para o termino,segundo o eng. responsavel pela obra sera de 90 dias incluindo trabalho de sabado a domingo.qualquer mudança eu lhe informarei.
    fique com jesus

    ResponderExcluir
  14. A PRESIDENTA DILMA IRÁ LIBERAR 2,8 Bi para os munici´pios de até 50.000hab para a s obras de saneamento e aguas !! só em épocas de elição é q a população é ouvida pelos inúmeros apelos de socorro e já li q o prefeito de mangaratiba está aproveitando carona para anunciar algumas melhorias, mais do que esperadas pela população, ESPERO QUE O DINHEIRO NÃO TOME O CAMINHO DAS INDIAS !!!!

    ResponderExcluir
  15. que indias o que,são manssões em ilhas em angra mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá na ilha em Itacuruça, na Serra do Piloto ( em construção) onde era o castelinho , isso é do chefe....... Agora falta falar o restante da familia.........

      Excluir
  16. O legado da copa ! A ampla está colocando postes na beira da BR 101, antes e depois do Tunel da praia do saco até o posto de gasolina, certamente é para não expor a seleção italiana ao vexame de um escuro sem lilmites !!!

    ResponderExcluir
  17. NA REVISTA VEJA " FORNECEDORES DA PETROBRAS SOB SUSPEITAS FINANCIARAM CAMPANHAS DE 121 PARLAMENTARES EM ATIVIDADES " É POR ESTAS E OUTRAS QUE MUITOS NÃO QUEREM A INVESTIGAÇÃO, VEJA OS VALORES DE CADA UM. VEJA VENHA PARA MANGARATIBA E TIRE CORTINA DE FUMAÇA DOS OLHOS DE QUEM NÃO QUER VER.... AGORA ENTENDO PORQUE ELES TEM MANSÕES EM PORTO BELLOSSSSSSSS.

    ResponderExcluir
  18. Gosto de ler os comentários do jornalista REINALDO AZEVEDO, imparcial e responsável com a verdade!!

    ResponderExcluir
  19. Pqp o José Roberto Arruda é de novo pré-candidato pelo PR a governador do DF, que política suja .... foi desmascarado na tv , faltou a audiência cm réu e aposta na sem vergonhice do povooooooo

    ResponderExcluir
  20. Douglas Jordãozinho, vi suas denuncias no jornal costa verde e sua pré candidatura a deputado estadual. Ouvi um comentário de que teria levado dinheiro do JOSÉ LUIS DO POVO r$ 5.000,00 na eleição passada, SERIA VERDADE ?? Aguardo sua resposta no blog !!! bjos ACEITO A RESPOSTA NO PRÓPRIO JORNAL !!!

    ResponderExcluir
  21. Estamos f.....ritos KKKKKKKKKKKK " Se correr o bicho pega , se ficar o bicho come". Que situação !

    ResponderExcluir
  22. politicas publicas a envergadura e eleitoral. e nao existe seriedade pobre populacao ehhh vida de gado o ano q vem comeca a injecao maniqueista vamos que vamos

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!