sábado, 10 de maio de 2014

Um Deputado super do bem em Mangaratiba - Glauber Braga


Depois de um recesso, de uma aridez para partilha, tento sair de dentro de mim para "escutar" as pessoas que comentam nossos papos virtuais... 

Essa semana foi completa para mim. Muitas situações boas, outras desagradáveis demais, porém o mais legal foi ser uma semana produtiva... então senti que o saldo foi positivo, pois impulsionou minha saída da dormência que me encontrava.... agora, é exercitar os dedos e a mente para pegar o ritmo da escrita.

A primeira boa experiência, iniciou-se com a carta de alforria que foi negociada... estou mais livre, baseada em minha própria ética... Afinal, tudo o que começa a ser desgastante, não acrescenta, só maltrata... assim, sem rompimento de amizades e respeito, tudo se encaminhou. Graças a Deus, nada vale a perda de um grande amigo e pessoa de minha inteira consideração.

Com isso, pude caminhar para algo que sempre quis por aqui... ajudar a trazer alguém ao município, que trouxesse um fio de esperança para ser tecido por nós... que trouxesse na bagagem algo que não conhecemos ou que não vivenciamos como normal... alguma motivação para continuarmos  "o bom combate."

E assim, nesta quinta-feira (08/05), participei de duas reuniões com o Deputado Federal Glauber Braga, em Mangaratiba.

 A primeira foi na Câmara Municipal, onde com seu carisma e sua coerência política, se apresentou a todos de forma encantadora e honesta. Falou de suas ações e prestou contas de seu mandato. Lembro que é a primeira vez que a Câmara de vereadores, recebeu um Deputado Federal! Ele nos contou sobre a votação do PNE, lembrou a todos que sem a pressão popular, o Congresso Nacional fica a mercê do "entendimento" pessoal de cada um dos deputados e/ou senadores... e aí neste ponto, eu projetei para nosso pequeno município, pois sem pressão popular ou classista, nada irá para frente...

Falou das conquistas que devemos buscar na educação, pois metas devem ser atingidas até 2020, como erradicação do analfabetismo... e aí, novamente projetei para Mangaratiba e me vi preocupada mais uma vez... pensei nos analfabetos funcionais, pensei na displicência com que o ensino fundamental, competência municipal, é vista  por todos como algo "menor"... visam e falam de ensino médio e faculdades na região, colocam como "sucesso" a chegada de uma faculdade particular, um ensino médio meia boca e não percebem que nem seremos capazes de gerar uma garotada competitiva e capaz de se questionar sobre o que quer ou pode atingir. Também comentou sobre a vontade de estreitar a relação com a região, não só Mangaratiba, como Itaguaí e demais municípios do entorno.
Nos apresentou a importância do Estatuto da Defesa Civil que foi uma de suas causas assim que assumiu seu mandato. Eis alguns pontos deste Estatuto:
* Estipula ações e deveres para as Coordenações de Defesa Civil nos municípios;
* Divisões de responsabilidades para os Governos Municipais, Estatuais e Federal em caso de Desastres Climáticos;
* Institui o Cadastro Nacional de Municípios com áreas propícias à ocorrência de escorregamentos de grande impacto ou processos geológicos correlatos;
* O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil será elaborado no prazo de um ano, sendo submetido a avaliação e prestação de contas anual, por meio de audiência pública, com ampla divulgação.
* É vedada a concessão de licença ou alvará de construção em áreas de risco indicadas como não edificáveis no plano diretor ou legislação dele derivada.
* Criação do Serviço Militar  Alternativo focado na Defesa Civil.
*Os currículos do ensino fundamental e médio devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.

Falou bem mais que tudo isso... nos apresentou bem mais do que qualquer transcrição que eu possa fazer aqui, pois nos apresentou honestidade, credibilidade e representação popular. Aos que perderam, teremos novas oportunidades. E aos que participaram, ficou um gosto de quero e preciso mais... foi tão bom que todos pegaram carona na presença positiva do Deputado.

A segunda reunião foi melhor ainda, pois as pessoas presentes puderam se manifestar de forma mais intimista com o Deputado e fluiu com uma naturalidade perfeita, onde dizimou algumas dúvidas sobre a Executiva do Partido, afirmando que não há nenhum movimento da Executiva Estadual em promover mudanças em nosso diretório,  eleito em congresso e deve ser respeitado até o final de nosso mandato. 

Tivemos também a oportunidade de ver o vereador Charlies, solicitar a ajuda do Deputado junto ao DNIT para que todos os pedidos feitos por ele anteriormente para a construção de uma passarela e colocação de radares na Rio Santos, seja intensificado por nosso Deputado, que prontamente se colocou parceiro nesta luta, afirmando que logo teremos resposta sobre esta questão.
.

E aí, pergunto a mim e a vocês....  dá ou não dá para ser diferente? Dá ou não dá para acreditarmos em nossa força de eleitor? Dá ou não dá para repensarmos o que fazemos com nosso título de eleitor?

E volto ao início de minha participação nas questões municipais...quero muito mais para nossa educação, quero muito mais para nossa saúde, quero muito mais para o desenvolvimento econômico de nosso município, quero muito mais do que estamos recebendo, quero muito mais por todos nós!


32 comentários:

  1. Quem acha que nenhum político presta, geralmente é o primeiro a se vender nas eleições. Como qualquer outra profissão, existem os bons e os maus humanos. E só interessa aos "maus" achar que são todos iguais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,

      é bem assim mesmo! Mas, convenhamos, temos que espalhar estas concepções por aí para que possamos mudar esta forma de pensar.

      Excluir
  2. "...impulsionou minha saída da dormência que me encontrava.... agora, é exercitar os dedos e a mente para pegar o ritmo da escrita."
    Boa notícia, terei você de volta?
    Só espero que a linguagem não seja tão cifrada que me torne um analfabeto funcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pegar o ritmo... mas, não vi nada cifrado... pode ser por estar muito introspectiva e só me entendo comigo mesma.

      Excluir
    2. Analfabeto político.Lacerda é veterano ou inocente útil.ou sei lá o que, não entendi ainda.

      Excluir
  3. Realmente, fui à Câmara e gostei do que vi e ouvi. Um jovem Deputado, que como ele falou "a idade não quer dizer nada", mas com um trabalho muito bacana. Eu, como professora, fico feliz de estar sendo bem representada na Comissão da Educação. Ele é tipo o meu Vereador favorito (Kenny), correto, transparente, com ideias e ações pé no chão. Espero que a sua presença aqui possa ter deixado alguma sementinha em nossos Edis.
    Pena que não pude ir à outra reunião.

    ResponderExcluir
  4. Esse é como a garça, anda na lama mas não se suja !! Parabéns....

    ResponderExcluir
  5. Estamos de olho da lista dos 121 parlamentares que receberam dinheiro para campanha das empresas de fachada q prestam serviço à Petrobras !!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Leila.

    Como algumas pessoas na cidade sabem, eu morei em Nova Friburgo até 2011, cidade onde surgiu na política o deputado socialista Glauber Braga, filho da ex-prefeita Dra. Maria Saudade Braga. Ela governou Friburgo por dois mandatos seguidos (2001-2004 e 2005-2008)

    Para muitos friburguenses eu seria suspeito se falasse algo sobre Glauber já que, durante um tempo, colaborei com a oposição ao governo Saudade chegando a escrever na época alguns textos publicados pelo jornal local A Voz da Serra. Mas quando Glauber foi crescendo na política, vi nele um jeito de trabalhar diferente da mãe. Mais moderno e baseado em audiências populares, bem como defensor arraigado da bandeira socialista de seu PSB. Tanto é que, nas eleições passadas para deputado, posso dizer que votei em Glauber em 2010 apesar de não ter me envolvido na sua campanha. E dei meu apoio a ele pensando na necessidade de representação da cidade onde eu morava. E pude verificar que Glauber não estava trabalhando para ser apenas o próximo prefeito de Friburgo, tendo ele se firmado por sua ideologia e ate não nos temas nacionais.

    Assim, amiga, parabenizo-a pela boa escolha do seu candidato e desejo que Glauber Braga seja de fato reeleito.

    Eu ainda não tenho candidato a deputado federal, mas já estamos juntos em relação a Eduardo Campos e Marina. Se não fui ao seu evento na Câmara foi porque tive outras necessidades mais urgentes as quase ainda têm me impedido de participar mais ativamente da política bem como o meu interesse pelas eleições que já não é mais o mesmo de outros tempos.

    Mas manda um alô ao Glauber por mim e diga que fui eu quem mandei, caso ele lembre (o assessor dele Clodoaldo certamente que deve se recordar de minha figura).

    Um abraço e vamos em frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, já tinha conhecimento de sua posição em relação a Saudade Braga, mas também sei que você é uma pessoa totalmente politizada no sentido mais pleno da palavra e por isso sei da sua capacidade em avaliar as pessoas pelo que elas somam a sociedade... e Glauber é uma dessas pessoas!

      Vou falar com ele sobre você!

      Excluir
    2. Ok!

      Estando com Glauber, procure também conhecer um outro assessor dele que admiro muito chamado Dib Curi, o qual é editor de um jornal chamado de Século XXI cuja página é de fácil localização nos buscadores de internet e pelo meu Face vc o encontra. Embora mineiro, Dib abraçou N. Friburgo como sua cidade por opção e lá cresceu defendendo as causas do meio ambiente (chegamos a fazer um pouco de política juntos nos seus tempos do PV). Mas após as eleições de 2002 ele foi pro governo Saudade e eu acabei me filiando ao PSDB de lá até que encerrei minha presença em partidos políticos no ano de 2009.

      Atualmente brinco com as pessoas dizendo que estou no Hezbollah cuja tradução significa "partido de Deus" (rsrsrs). Digo porque meu objetivo como cristão é tornar concreto o ideal do Reino de Deus. Mas falado em termos práticos, até que a Rede da Marina está me interessando como uma opção de se tornar a nova política que o Brasil tanto necessita. É por causa de Marina e não do Eduardo Campos e menos ainda do PSB que estou apoiando a candidatura dos dois. Aliás, ele e também os candidatos da coligação a outros cargos devem crescer com a colagem em Marina pelo que ela representa de alternativo para o eleitor.

      Excluir
  7. Quais são os projetos apresentados pelo deputado que o qualificam tão bem?Não o conheço,mas gostaria de saber.Quem sabe teria meu voto,Mostre algo além de tentar Marcos Feliciano desistir de sua posição.Aguardo ansioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,
      é tão fácil achar tudo isso na net... google é um grande amigo....mas, osso listar alguns:
      Lei 12608/12, a lei de Proteção e Defesa Civil
      Projeto de Lei - Programa Prestando Contas
      Projeto de Lei 5680/2013 - Dispõe sobre a escolha dos membros dos Conselhos federais e regionais fiscalizadores do exercícios das profissões
      E fica mais fácil acessar alguns links e acompanhar a TV Câmara...
      http://www.abert.org.br/web/index.php/notmenu/item/21087-parlamento-deputado-glauber-braga-psb-rj

      Mas, prometo trazer mais informações, já que vc quer um pouco mais ...

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKK, abusado o menino!

      Excluir
  8. E SE FALANDO EM POLÍTICAS O QUE VOCES ACHAM DO APOIO DO PESSOAL DE SÃO JOÃO DE MERITI AO DR RUYYYY !!! É COM VC.... QUE DEFENDE UMA CIDADE COM MELHOR QUALIDADE DE VIDA..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja, tudo pode acontecer por aqui...mas, não gostaria de crer nisso.
      Até que me provem...

      Excluir
  9. Eles são os usurpadores de vantagens políticas, é sinal q o capixaba já não tem mais o que sugar de mangaratiba para enriquecê-los... e sustentá-los financeiramente. acorda Ruy, vc ja está começando mallllllllllll. com acordos e mais acordos para sustentar sua candidatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE, repito, SE isto é fato, o pessoal de SJM não estaria deixando o povo do Capixaba por conta de não ter mais como sugar, e sim por conta de gargantas muito profundas demais. Veja, se eles podem alimentar um boi mais magrinho, não vejo razão para continuarem a alimentar uma boiada tão gulosa como agora.
      Quando compramos alguma mercadoria, procuramos preços e vantagens... e se os negociadores e seus intermediários estiverem muito "gulosos", até eu procuraria outro para negociar...
      Mas, insisto... muito cuidado com estas informações... não esqueçam que os reis da difamação, os experts em boatos e conversinhas de esquina são justamente os interessados em denegrir, subjugar e destruir pessoas que não lhes são mais úteis.

      Excluir
    2. É verdade tem que ter muito cuidado, senão estarão repetindo os boatos que o próprio pessoal do Capixa está espalhando. Afinal eles são mestres em difamar, caluniarr, espalhar boatos etc,etc,etc Não podemos esquecer que ate há pouco o Vice era o "melhor"agora denigrem a imagem dele .

      Excluir
  10. É verdade eles só querem garantir a boquinha por mais quatro anos kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Leila " Tramas e teias! do LAURO

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Leila. Preciso de uma ajuda de vcs de Mangaratiba. Pretendo me mudar para a cidade de vcs em breve e já contactei o Rodrigo que me deu boas dicas de bons bairros para se morar. Agora preciso saber de boas escolas e se existem boas escolas particulares por ai? Tenho duas crianças em idade escolar e minha grande duvida em me mudar é se eles terão educação de qualidade! Aguardo respostas por favor. Meu email é ba.laginestra@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou responder por email, mas só adiantando... escolas públicas que "buscam" qualidade.... só conheço duas, porém é mais por empenho da direção e do corpo docente... as instalações são péssimas.
      Particular, posso conversar com duas amigas e te envio a resposta.

      Excluir
  13. Conceição de Jacareí é o melhor lugar p morar! Lá tem um ótimo colégio particular...o nome é CEBRIK, não é muito caro, tem convênio c CCAA . Meus filhos estudam lá!

    ResponderExcluir
  14. Juuura !! Conceição de Jacarey....!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Leila! Ainda não recebi o email com dados de escolas particulares em Mangaratiba. Estou no aguardo! ba.laginestra@gmail.com
    Obrigada.
    Barbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, desculpe, desculpe...

      Falha minha. Vou mandar hoje!

      Excluir
  16. Nossa ELE descobriu Mangaratiba !!!!!!!!! Que gesto nobre !!!!!!! Ainda bem que não estamos em ano eleitoral kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu.... ele já esteve no município por 3 vezes. Lamento te informar isso.... quando das vezes anterior, infelizmente não se apresentou na câmara... não foi convidado.

      Sua ironia deve ser baseada em mais informações...que inclusive já postei nos comentários.

      Excluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!