sábado, 26 de abril de 2014

Políticas Públicas de forma simples ...capisce?

Quando a sociedade amadurece é muito natural que faça com que ela cobre e questione o desempenho dos governos em suas funções. Assim como questiona também  a efetividade destas ações para que se mude a realidade em que vivemos.
Dessa forma, cresce a importância do conhecimento das políticas públicas,  desde a análise dos motivos que tornam necessária determinada interferência, o planejamento das ações para o desenvolvimento desta iniciativa, a definição dos agentes encarregados de implementá-la, o levantamento das normas disciplinadoras pela qual será regida, até a fundamental avaliação de impactos, sejam potenciais, sejam reais, medidos durante ou após sua execução.
 Mas, o que são as "políticas públicas" de fato?

As políticas públicas consistem em iniciativas dos governos  para suprir uma necessidade da sociedade que  será  identificada antes mesmo da  ação do estado através de seus governantes. 

Para que isso aconteça de forma realmente a contemplar a sociedade, é necessário que se tenha como regra a identificação de algumas questões...
  1. Reconhecer a existência do problema a ser tratado, ou a intervenção governamental será uma solução em busca de um problema.  Por exemplo, construir creches em comunidades onde as mães não têm o hábito de trabalhar fora. Pode ser que a construção de creches seja desnecessária, mas é igualmente possível que as mães não trabalhem fora justamente porque não existem creches onde deixar seus filhos. Supondo-se que o problema existe e que é conhecido, cabe avaliar como a política eleita ajudará a resolver ou minimizar estes aspectos. 
  2. Mas, não podemos deixar de lado se existe a relação de causa e efeito entre a intervenção governamental  e o problema existente. Depois disso tudo avaliado, pode-se e deve-se verificar se existe alternativa eficaz e de menor custo.

E para desabafar ... temos políticas públicas em nossa terrinha amada? Não, não temos mesmo!
Temos um monte de ações desordenadas e sem continuidade que muitas vezes servem somente para arrecadação de verbas e marketing político.
Os programas sociais, para os quais se destina a maior parte do orçamento, ainda são justificados e aprovados com base em análises superficiais. Via de regra, o máximo que se chega é identificar o público alvo potencial de determinada ação, sem questionar se, de fato, se irá  atender aos objetivos propostos ou se há alternativas mais eficazes para resolver o mesmo problema.
A avaliação de políticas públicas é uma prática que agrega transparência à Administração Pública, que torna mais eficiente o gasto do governo e que, em última instância, honra o cidadão pagador de  tributos. Sabendo da existência de uma forte restrição orçamentária, é essencial avaliar para saber como e onde aplicar os recursos públicos escassos.

Quem sabe...um dia aprenderão, se capacitarão, honrarão a população e viveremos em um momento de total interação entre os eleitos que nos representam e nós que os fizemos nossos representantes.




terça-feira, 15 de abril de 2014

O último romântico...


As cabeças rolam .... e a minha rolou ou melhor rolei a minha cabeça...

Afinal, eu tenho um posicionamento que vai na contramão de muitos.... até de minha família. Quando o assunto é sociedade, vou por caminhos onde não aceito a omissão ou o lavar de mãos para tentar viver em uma falsa paz...

Sou o que sou, errada ou certa, infelizmente não sei ser silenciosa e "disfarçada"... Tenho opinião sobre tudo, assim como todos, só que sou mudança eterna e me ganham com respeito e com argumentações que me convençam do contrário do que penso... 

Encerro hoje uma etapa, uma participação em algo que não acredito, para contribuir de outra forma  com algo que ainda acredito... sinistro!!!!  Mudo os ares, mudo meu dia a dia e mudo onde vou pairar.

Mas, antes deixo mais uma contribuição para alguns leitores "especiais" do meu blog...quase fãs, já que leem diariamente minhas postagens e dos meus comentaristas com uma sede que parecem que se embebedam e acabam interpretando entrelinhas inexistentes e surreais. 

Vejam, vocês aspirantes de cargos eletivos ou os que já o são...  não se esmaga um adversário, pois a história já mostrou que normalmente eles viram heróis, pois o imaginário popular os elevam a esta categoria.... querem exemplos? Mal comparando, a história está repleta deles.... Tiradentes, Olga Benário,  Marighella, Stuart Angel, Joana D´Arc, Che Guevara, Nelson Mandela e etc...

E nas religiões? São Paulo, Frei Beto e outros tantos até o maior de todos os mártires da fé cristã!

Então, lembro que as vezes a matemática é a ciência mais eficaz para o raciocínio...somar, multiplicar e nunca diminuir... exemplo? Em uma pequena célula de eleitores.... 15 votos e só um contra.... quando esmagamos este um.... passamos a ter mais alguns que aderem a causa do mártir... e se forem mais outros.... acabam perdendo os demais que acabam refletindo no universo a sua volta.... enfim, começam com 15 a favor e perdem o triplo mais adiante.

Sempre fui assim, livre, única e não preciso de um monte de fakes.... tenho só este pseudônimo que vou manter enquanto EU quiser!

Bem, poderia terminar este texto com a frase da "pensadora atual", subproduto desta sociedade que se faz com a contribuição de quem nos governa.... "beijinho no ombro pro recalque passar...", mas gosto mais de Lulu Santos..

O Último Romântico

"Faltava abandonar a velha escola
Tomar o mundo feito coca-cola
Fazer da minha vida sempre
O meu passeio público
E ao mesmo tempo fazer dela
O meu caminho só, único
Talvez eu seja o último romântico
Dos litorais desse Oceano Atlântico
Só falta reunir
A zona norte à zona sul
Iluminar a vida
Já que a morte cai do azul
Só falta te querer
Te ganhar e te perder
Falta eu acordar
Ser gente grande
Pra poder chorar
Me dá um beijo, então
Aperta a minha mão
Tolice é viver a vida assim
Sem aventura
Deixa ser
Pelo coração
Se é loucura então
Melhor não ter razão
Só falta te querer
Te ganhar e te perder
Falta eu acordar
Ser gente grande
Pra poder chorar..."



quinta-feira, 10 de abril de 2014

Tempo tempo tempo


É só uma questão de tempo... é só saber ser propício....

"Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo

O que usaremos prá isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e migo
Tempo tempo tempo tempo

E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo"...