domingo, 4 de janeiro de 2015

Ano Novo, Reveillon... virada de 2015 /Mangaratiba

Passado o furdunço...que alguns chamam de Ano Novo, outros de nariz em pé chamam de Reveillon...

Mais uma virada de ano que passo aqui na terrinha... e a cada ano fico mais tensa nesta época... claro que a idade já requer mais tranquilidade, mais paz. Porém, o que se passa aqui em Mangaratiba é surreal!

A cada ano piora e os problemas se avolumam e não adianta apelidar os visitantes de "duristas", como se aqui em Mangaratiba só tivesse crème de la crème da sociedade carioca. Se assim o fosse, estaríamos a milênios de desenvolvimento social e cultural e não viveríamos esta miséria governamental que temos por aqui. E convenhamos, hoje, se fizermos um censo para saber a origem dos moradores, teremos a constatação que a maioria é oriunda da baixada, da zona Oeste ou de bairros do subúrbio carioca.

O grande x da questão é a nossa atitude diante disso tudo!!!! 

Os governos são assim, por permitirmos que eles ajam assim. Eles são o que permitimos que eles sejam e como pequenos subalternos, vamos reclamando e acusando quem aqui chega! Eles só fazem daqui o quintal de suas casas, por não termos organização, planejamento por parte dos governos e engajamento da população nas questões que são de nosso interesse.

Vejam, o governo é morto, displicente e incapaz e isso ninguém pode negar...é fato! Mas, e a sociedade?
Onde andam as associações de moradores? Onde anda a cobrança efetiva durante o ano todo, ou melhor, neste intervalo entre as temporadas? Quem já foi até a Câmara e pediu a um vereador que fosse até seu bairro e cobrasse dele a indicação para que fosse solucionado algum problema crônico? E se foram e nada aconteceu, quem voltou lá para pressionar? Quem aborda  um administrador de distrito e cobra dele o trabalho que deve ser feito? Quem aponta formalmente  os representantes do governo para que não burlem regras ou privilegiem alguém em detrimento de seus desafetos? 
 Quem já entrou com representação no MP para ação civil pública para que estes serviços básicos sejam realizados?

Bom, nesta passagem de ano, todos os transtornos já haviam sido anunciados durante o ano...
-A falta de água é crônica em muitos bairros de nosso município... e aí, vem o governo com aquela lenga lenga de contrato com a CEDAE e nada foi resolvido... vimos o circo da carreata cheia de manilhas aportar e continuar por lá... agora, contrato é de mão dupla e eles podem ser cobrados, não é assim? E nada foi feito ou planejado!

 -Os apagões da Ampla, nada foi cobrado ou negociado com esta concessionária, como ajuste de conduta na concessão do fornecimento de energia elétrica. Isso demonstra como são indolentes em suas funções!
- Será que pediram ao Batalhão da PM um efetivo maior durante esses dias? E se foi negado, não procuraram o governador tão decantado como "amigo" de Mangaratiba? Ofereceram ao menos infraestrutura para estes policiais?
- Como se organizaram para atendimentos na Saúde? Tínhamos nos postos medicamentos, médicos e enfermeiros em quantidade para atendimento?
- A guarda municipal não foi vista nem para segurar a onda na preservação do patrimônio... mas, pensando bem qual seria o patrimônio... está tudo caindo aos pedaços!
- Limpeza urbana... esta foi ridícula, mas convenhamos, com o caos no trânsito, com carros estacionados nos dois lados das vias públicas, nenhum caminhão iria passar ... e faltou tudo, lixeira para que não jogassem lixo nas ruas, faltou banheiro químico, faltou fiscalização de ambulantes, faltou proibição de carros com o som aberto que toca as maravilhas do funk...

Ah! Mas, não temos efetivo para isso tudo, dirão alguns, mas isto se estanca durante o ano, se educa durante o ano, se estabelece durante o ano todo e os hábitos vão se firmando.

Durante o ano a propaganda que atrai pessoas não agradáveis é a porteira aberta sem regras que acontece nos fins de semana fora da temporada.
 É o comerciante que invade nossa calçada e cujo comércio nem regularizado é.
São as calçadas tomadas de mesas e cadeiras nos "botecos amigos" que impedem a passagem das pessoas durante o ano todo!
São as línguas negras que desembocam nas praias o ano todo!
São as invasões desordenadas em área de risco que não tem  a atuação do serviço social e nem de secretaria de obras ou Meio Ambiente!
São as construções de puxadinhos sem fiscalização! São os bueiros entupidos e esgoto jorrando nas calçadas o ano todo!
É a ganância dos gestores que faz com que nenhum empresário decente faça parcerias com o poder público. Até a exploração do solo público para os bancos 24 hs foi cancelada...
Hoje, qualquer empresário que preze seu produto, não  será parceiro de Mangaratiba!

Sem contar que a o dinheiro que estava aqui.... o gato comeu!

Bem, entramos 2015 com a percepção de que o verão será cansativo, desesperador e o carnaval será pavoroso!

Continuo a dizer que quem permite tudo isso, somos nós mesmos, com nosso preconceito social, discriminando pessoas e nos comportando com hábitos de comunidade carente que não sabe que tem direitos a uma administração  sóbria, capaz e que promova o desenvolvimento econômico, social e cultural de sua gente! Só se reclama da bagunça dos outros em nossa casa, quando recebemos as pessoas com qualidade e com nossa casa limpa e arrumada.
Conceição de Jacareí

Esta imagem foi feita em outros meses... nada mudou!

24 comentários:

  1. Como sempre, Leila, acontecem as mesmas coisas: promessas e mais promessas que caem no vazio do esquecimento. O problema crônico da falta de água persiste, pessoas sem água para lavar sequer um copo, a CEDAE e os políticos de mãos dadas para rir da cara da população, o Turismo predatório como sempre, a cidade, para variar, entregue a Deus. com um DESgoverno que ninguém merece.

    Ficam as perguntas sem resposta: quando a água vai voltar ? Será que na casa dos Vereadores falta água ? Será que os filhos deles andam nos ônibus da Expresso ? Será que no Portobelo falta água, ou as pessoas mais humildes que se danem como sempre ? Ou acham que vão calar nossa boca com mais uma festa na praça, montando um palanque na Praia do Saco no Carnaval ?

    Só há um jeito de mudar essa situação ridícula: votando em peso nos candidatos do PSOL nas próximas eleições. Pois o PSOL, pelo menos, não aceita dinheiro privado em suas campanhas. É o único jeito de garantir uma Câmara e uma Prefeitura que já não entre no Governo comprometida com interesses de empreiteiras e empresários, longe dos interesses do povo, para ficar só na parte branda da coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vote no PSOL e leve um Black Bloc de brinde!!!

      Excluir
    2. Melhor do que votar em um vendido para as empresas.

      Excluir
    3. Como "empresas" gostaria de pensar na padaria aqui perto,cujo dono não vou com a cara.
      Mas talvez você esteja pensando na Petrobrás e seus malfeitos ou mesmo no Cumpaheiro da JBS.
      Esclareça.

      Excluir
  2. candidato do PSOL: CLÉDSOM e EDUARDO BONDIM, vice.....

    ResponderExcluir
  3. Um cassado por corrupção e outro contador de histórias Forest Gamp! Viva o PSOL !!!!?

    ResponderExcluir
  4. É o fim da Política Mangaratibense!!!!!
    Essa familia Bondim só fez besteira na política em Mangaratiba!
    O Rodrigo Bondim é o cupixo numero 1 do Capixaba!

    ResponderExcluir
  5. Cledson e os golpes ditatoriais no Iate Club de Muriqui, com suas velhas manobras de perdão de dívidas em época de eleição, mudança de estatuto para poder se eleger eternamente e Eduardo Bondim, nem precisamos lembrar. É a morte sem nascer do PSOL Mangaratiba!

    ResponderExcluir
  6. Quem será o gaiato que postou essa besteira de que o PSOL
    resolveria os problemas crônicos da cidade? Tá de sacana-
    gem, ainda mais com estes dois malandros Bondim e Clécio.

    ResponderExcluir
  7. O "gaiato" não sabia que, na política dessa cidade, nem o PSOL presta.

    ResponderExcluir
  8. nossa realmente eu acabei de acreditar que o ROUBO esta em todas as esferas,....a pouco mais de seis meses passado eu estive na serra do piloto,e ao retornar recentemente nesse final de semana vi como realmente a coisa funciona, A BICHA DA SERRA E ADMINISTRADOR EVOLUIU DA NOITE PARA DIA,nossa como melhorou seu comercio(ESCADAS,PASSAGENS COM ESCADAS CIMENTADAS,QUITINETES E ETC E TA/ PMM) apos indagar algumas pessoas me falaram que os funcionários da PREFEITURA trabalharam muito para fazer o que foi feito a curtíssimo prazo e mais ainda consumindo material de reforma da própria prefeitura,isso é roubo e uso indevido de mão de obra(E AI PREFEITO) tem mais existe um guarda na serra do piloto que tem um comercio que sabe de tudo e muito mais,VEREADORES VAMOS FISCALIZAR O USO DE TUDO ISSO OU SERA MAIS UMA DENUNCIA NO ....MP....COM FOTOS E PROVAS. VOCES SABEM QUEM É O CHEFE DELE, O GATÃO MÓ NADA MAIS NADA A MENSO QUE O SR EDIMILSON KKKK

    ResponderExcluir
  9. A agua é. Culpa dá secretaria de meio ambiente que. larga a populacao sem saneamento tá pasta delá e do mpf atraves de dois deputados e o lixao abre olho prefeito copetencia vao te queimar amigos amigos profissionalismo a parte tire essa garota estes que seje presa

    ResponderExcluir
  10. É tá na pasta eú nao sabia tambe filha de quem é

    ResponderExcluir
  11. Desculpe so para esclarecimento o cledson vai. Šermiarska expulso pelach executiva nacional. O eduardo bondim nao pertence ao. Partido e o candidato pôde ser. O marcelo freixo vai depender dá reuniao em marco.Antes de falar do psol tém estudar laccan emauel moreno mandel trotski lenin .Lutar contra melicia nao carcomida e jamais extremecer na luta desse sistema podre e fajuto ter. Formacao politica respeitar as diferencas mesmo que tenha o cledson pór pouco tempo no Partido e nao ser protofacista čom o senhor eduardo. Amigo dá leila que tém que estudar mais um pouquinho senao vai ser barrado atény no blog dá sua companheira do psb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha vizinha tem um papagaio que vive repetindo bobagens.Como você.
      Só que numa linguagem mais inteligível.

      Excluir
    2. What?? Essa até eu tive que rir!

      Excluir
  12. Edudardo protofacista sei que é. amigo do Bonsonaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá pelos anos sessenta me chamavam (com razão)de comunista,o que era bem perigoso.
      Depois,amadurecendo,percebi que as gestões de esquerda não ofereceram o"Paraíso Socialista"prometido.
      União Soviética,China de Mao Tsé-tung responsável por mais de setenta milhões de mortes,Albânia,Camboja, e hoje:Coréia do Norte,Cuba,Venezuela não chegam a ser exemplos edificantes.
      Hoje sou apartidário pragmático.
      Chamar quem vc não conhece de "protofacista"é...protofascista(com s).
      Este seu disfarce de analfabeto é ridículo.Ninguém fala sobre "laccan emauel moreno mandel trotski lenin "sem ser um militante da falida esquerda .
      Quanto ao "Bonsonaro"vou acreditar em bobice passageira.

      Excluir
  13. bom dia leila, A CASA ESTA DESABANDO PARA OS ABADES E COSTAS TESTAS DE FERRO DO CHARLINHO ISSO É TESTA OU LARANJA,,ESTA MAIS PRA LIMÃO AZEDO.

    JÁ ERA SABIDO QUE NÃO SERIA POSSÍVEL DESFILAR COM ESSA RIQUEZA A CURTO PRAZO IMPOSSÍVEL SER UM DINHEIRO LIMPO DE TRABALHO QUE NÃO PODERIA.
    ESTA ESCRITO A POLICIA FEDERAL VEM AI
    *VAMOS ATACAR DE INVESTIGADOR. RETRO ESCAVADEIRAS MAIS DE 20, CAMINHÕES MAIS DE 40 .PATROL NIVELADORA MAIS 04,DRAGAS MAIS 06,CAMIONETE E CARRÕES 10, HELICÓPTEROS 02 SEM FALAR NOS LAVAS GRANAS BOIADAS/BOI.

    ResponderExcluir
  14. Não se trata de um comentário sobre a postagem. Trata-se de um alerta, principalmente aos idosos, aposentados. Há uma pessoa (ou mais) ligando p/ nossa casa, identificando-se como funcionário do TCU.Diz que você tem um valor, com juros e correção monetária,referente às perdas salariais do Plano Collor. Confirma seu nome e endereço e dá um número p/ você
    ligar, p/ saber qual é o valor etc.
    POR FAVOR ,NÃO LIGUE PORQUE TRATA-SE DE UM GOLPE!!! Obrigada, Leila.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. A melhor prova dos resultados do Cledson é a quantidade de gente tentando provar o contrário; esse é o temor de ter um candidato a prefeito do nível dele. competente e sem falcatruas.
    quem já faz, merece uma chance, e nós precisamos dele.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!