domingo, 10 de maio de 2015

Mangaratiba - Um município doente.


Três semanas se passaram desde que tivemos o desprazer de termos nossas mazelas expostas ao país.

Tudo bem, é para estancarmos a hemorragia que vinha matando nosso vida coletiva, porém, se não mudarmos nosso modo de lidar com a política local, estaremos fadados a morte súbita e não vai adiantar termos somente uma gestão que deseja ser participativa se insistirmos em viciar nossos governantes.

Tenho percebido que muitos estão respirando aliviados e com desejos sinceros de mudanças, outros e posso considerar até mesmo que sejam poucos, continuam a desejar que nada funcione para que possam sobreviver em sua própria incapacidade de absorver choques de gestão ou de adaptação a quebra de comportamentos  nocivos a população.


O que precisamos, é de total participação da população, apontando por onde devemos ir e abertos a novidades que por vezes não são bem compreendidas. E participar, não significa, ser bajulador, mas também não significa ser intransigente ao ponto de difamar, recusar algo que nunca experimentou ou que desconhece. Afinal, somos todos aprendizes de cidadania crítica e participativa e juntos podemos fazer muito mais do que tivemos até agora.

Quando leio ou escuto uma crítica infundada ou superficial e que está baseada em "ouvi dizer", "disseram" ou "é assim porque é"... fico estarrecida em perceber que a motivação destas pessoas é a simples vontade de não mover águas para que não percam o rumo de uma navegação torpe e frágil que conhecem.


Vamos aproveitar e aderir a causa de Mangaratiba... sem ver grupos que só desejam politicagem, candidaturas e estagnação. Pensem em políticas públicas, pensem em causas que sejam úteis a população, promovam a cidadania e ordenamento de nosso município... mas, esqueçam neste momento a próxima eleição, não se ofereçam como donos de votos para conseguirem alguma benesse, não fomentem a insegurança e façam nossos representantes entenderem que desejamos somente que o município se desenvolva economicamente em um breve futuro, que possamos levar este ano caótico na educação com o mínimo de perdas, que a saúde se recomponha e que possamos andar por nosso município com um pouco de ordenamento apesar das condições econômicas em que ele se encontra.

Guardas municipais, profissionais da educação, pessoal da saúde, serviço público, vereadores e população... a hora é de reconstrução!

Depois, a gente vê!


67 comentários:

  1. Concordo com sua lógica de pensar, Leila. Infelizmente nem sempre encontro pessoas com a mesma visão que a nossa. Tem muita gente jogando fora a oportunidade de tentar mudar Mangaratiba e lamento muito por essa imaturidade. Por outro lado, os cofres públicos estão falidos, o que limita muito a atuação do prefeito sem que haja a participação de todos. Uma saída seria organizar mutirões e contarmos com o voluntariado, o que significaria um resgate da confiança da população. Mas vale a pena tentar e acho que o Dr. Ruy não só pode como deve vir mais à público iniciar debates com a população bem como seus secretários e assessores falando em nome do governo. Não temos que ter medo da exposição! O que acha? Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. A educação necessita de rumo. Nos deparamos diariamente com alunos que já não sabem mais ler e escrever como antigamente. O respeito que existia com os mais velhos não existe mais. Os adolescentes desprezam a presença do professor como uma autoridade. Existe o total descaso com a instituição chamada ESCOLA. Tudo é permitido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Antigamente a escola era risonha e franca"
      Era como antigamente os antigos falavam...
      Será que a política "de esquerda",dominante no meio docente e legislativo ,com seus ECAs restritivos,lei da palmada,contra a maioridade penal, não contribuiu para criar as crionças atuais?
      Filhos,tenho visto,ao serem colocados sob ordem educativa restritiva veemente(sem violência,apenas sacudidelas)ameaçam os pais com Conselho Tutelar.
      Sem disciplina não há aprendizado.
      O excesso de matérias inúteis não tiraria o foco do que é realmente importante?
      Aí quem está palpitando em seara alheia sou eu...

      Excluir
    2. AI QUE SAUDADES... Ruth Rocha
      Ai que saudades que tenho
      Da aurora da minha vida
      Da minha infância querida
      Que os anos não trazem mais...
      (...)
      Ai que saudades que eu tenho
      Da aurora da minha vida,
      Não gostava da comida
      Mas tinha que comer mais...
      Espinafre, beterraba,
      E era fígado e era fava,
      E tudo que eu não gostava
      Em porções industriais.
      Como são tristes os dias
      Da criança escravizada,
      Todos mandam na coitada,
      Ela não manda em ninguém...
      O pai manda, a mãe desmanda,
      O irmão mais velho comanda,
      Todos entram na ciranda,
      E ela sempre diz amém...
      Naqueles tempos ditosos
      Não podia abrir a boca,
      E a professora era louca,
      Só queria era gritar.
      Senta direito, menina!
      Ou se não, tem sabatina!
      Que letra mais horrorosa!
      E pare de conversar!
      (...)
      E as ordens? Anda direito!
      Diz bom dia pras visitas!
      Que menina mais sem jeito!
      Tira o dedo do nariz!
      Que aurora! Que sol! Que nada!
      Vai já guardar os brinquedos!
      Menina, não chupe os dedos!
      Não pode brincar na lama!
      Vai já botar o agasalho!
      Vai já fazer a lição!
      Criança não tem razão!
      É tarde, vai já pra cama!
      (...)

      Excluir
  3. A pior piada do ano é da nossa governanta:
    "Pátria Educadora".

    ResponderExcluir
  4. É hora de reconstrução! Isso demanda bom ânimo e muito, muito trabalho. Tarefa nada fácil. Esperamos que as coisas entrem nos trilhos. Ordenamento é a palavra correta para o momento, junto com ela deveria vir avaliação (cuidado para não ser injusto com ninguém.), lembre-se uma boa mudança começa pelo exemplo (principalmente das lideranças). É preciso uma "boa sistematização" e controle. Nada funciona sem disciplina e persistência.

    ResponderExcluir
  5. Pra mim o prefeito está demorando muito pra de definir quem ficará a frente da SME. O ano está passando, estamos na metade do mês de maio e nenhum posicionamento. As Escolas continuam sem professores; algumas Unidades estão recebendo merenda as 22:00 da noite; funcionários continuam batendo cabeça e disputando pra ver que manda mais. Será que ele não vê que precisa mudar de forma emergencial? A "encheção" de linguiça continua com funcionários que fingem que trabalham e funcionários que fingem que não veem. É a Educação caminhando em direção ao fundo do poço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem conhecimento de causa. Tudo verdade.

      Excluir
    2. PÔ!Pega um município no fundo do poço,devendo as calças e dá um jeito da noite pro dia!
      Um pouco de paciência.
      Ele está botando as cartas na mesa.
      Em números.
      O que eu não vi acontecer antes.
      Vamos dar um tempo pro cara!

      Excluir
  6. Tenho certeza que Ruy fará um bom trabalho, a começar pelas pessoas que ele vem nomeando para as Secretarias, mas concordo com o anônimo acima, ele está demorando muito pra definir uma das principais que é a de Educação. O prédio continua lotado com funcionários sem um direcionamento efetivo para o trabalho, o ano está rolando e a Educação está se arrastando, sem professores em sala de aula, alunos sendo prejudicados e uma Secretária de Educação Interina brincando de trabalhar. Assim não dá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço pessoalmente o atual Prefeito, porem não acho correto oque um grupo do facebook liderado pelo vereador Alan, estão fazendo. Politica da pior qualidade!!!

      Excluir
    2. Que pena que você está falando besteira. Alan não tem influência nenhuma sobre o grupo. São diversas pessoas adicionadas a uma página, entre elas vários vereadores e pessoas da população. Por que só o Alan é o responsável? Rsss. Eu já fui a uma reunião do grupo e o Alan não estava presente e sequer o nome dele foi falado. Elizabeth A. Moreira

      Excluir
    3. Como não tem influencias se as lideranças do grupo o apontam como o candidato a prefeito deles?

      Excluir
    4. O grupo não tem liderança, o grupo são todos. O que o grupo quer é um Município melhor. Que seus direitos sejam respeitados. Seja com Alan, seja com Ruy, seja com outro qualquer. Algumas pessoas possuem suas preferências, mas isso não quer dizer que falam por todos. E é idiotice pensar e acusar o Alan de ser o líder. Na busca pelo poder todos falam o que querem e até acusam as pessoas que nada têm a ver com o assunto. Alguns não gostam do Ruy, alguns não gostam do Zé Luiz, alguns não gostam até mesmo do Alan. E se o Alan for a preferência de alguns, qual é o problema? São obrigados a gostar do mesmo que o seu? Não! Eu só acho que o respeito deve vir acima de tudo. E o grupo foi ofendido e responsabilizado pela postagem de uma pessoa. Ali, cada um é responsável pelo que fala. E eu, fazendo parte da página, não me acho o que um vereador falou. De certa forma, ele também me ofendeu ao generalizar o grupo. Mas sei que não foi direcionado a mim. Por isso não vou dar importância ao fato. Só acho que deveria ter mais cuidado ao generalizar.
      Elizabeth

      Excluir
    5. Com todo respeito dona Elizabeth, pelo que vejo no tal grupo, o Alan pode não ter influencia em todos, porem me parece que nos pouquíssimos que o vereador possui influência, coincidentemente são os que atacam caluniosamente aparecem em fotos e manifestando apoio ao vereador!
      É muita coincidência não é Dona Elizabeth???

      Excluir
    6. Ainda não percebi isso. Vejo algumas pessoas, mais exaltadas, sendo contrárias ao atual prefeito (por motivos que consideram pessoais), vejo outras que são contrárias ao Zé Luiz (por acharem que ele os enganou), alguns não gostam da Cecília (relacionam a pessoa dela ao partido), outros dizem que todos eles (vereadores) não valem nada, alguns acham que a Cassinha será um bom nome, outros acham que é o Alan. Existem também, os que não falam, mas preferem o Ruy e até mesmo o "falecido". Frequento a Câmara e procuro tratar a todos eles com respeito. Muitas vezes aconselhei pessoas do grupo a "pegar leve" nos comentários. Algumas até me ouviram, mas outras não tenho muito contato ou falam o que querem mesmo. A única coisa que não acho justo é pegar o Alan para cristo, ele realmente não faz interferência. Ele apenas tem amizades com algumas pessoas que ali estão. Eu sou uma pessoa que tenho um contato maior com ele. Mas não me sinto influenciada em nada. Assim como tenho contato com o Zé Luiz, com o Zé Maria, com o Edu Jordão, com o Chicão, com a Cecília e nenhum deles nunca tentou me influenciar. Desculpe, amigo (a), mas isso para mim é insensato. O filho de um vereador (acho que ele terá um grande futuro se não fizer algumas coisas que o pai faz), que eu admiro muito, me disse uma vez, que gostaria de ver as pessoas seguindo se aproximando dos vereadores pelos seus ideais e não por puxa-saquismo. Eu gostei muito dessa fala dele. Quem sabe não seja esse o caso? Isso não é influenciar, mas apreciar os ideais daquela pessoa.

      Excluir
    7. Esqueci de colocar o meu nome. Elizabeth. Não precisa do Dona. Muito formal. E não considero desrespeito não chamar de Dona.

      Excluir
    8. *Faltou um "e", em "seguindo se aproximando".
      Elizabeth

      Excluir
    9. O que falta é respeito para com as pessoas!
      Concordo com o anônimo que criticou a tal comunidade que " coincidentemente" vive a criticar a atual gestão!
      O mais engraçado é que VC pede para ser retirado da comunidade e não consegue.
      Comunidade horrível, por favor me tirem dessa comunidade horrível.
      Elizabeth VC ou o Alan poderiam me ajudar a sair dessa comunidade?
      Sei a a proximidade de vocês com oa comunidade!
      Posso falar inbox com VC?

      Excluir
    10. É fácil sair. Na parte de cima, no título, onde está escrito ENTROU, clique e vai mostrar SAIR DO GRUPO. Pronto!
      Eu faço parte da página e não critico ninguém. Quando quero criticar ou comentar alguma ação que não gostei, uso a minha página. A atual gestão não vai poder ser criticada? Rssss
      Pode falar comigo a hora que precisar.
      Elizabeth

      Excluir
    11. Continuando... Concordo que algumas falas da página, são meras repetições e sem argumentações. Mas ali, acho que todos são adultos e cada um deve ser responsável pelo que escreve. O que não pode é generalizar.

      Excluir
    12. Sabe o mais Engraçado Elizabeth é a sua Total parcialidade.
      Se falam do Alan VC defende, muitas das vezes sem o menor argumento.
      Porem quando falam atrocidades mentirosas do atual governo VC simplesmente se omite!
      VC acha certo?

      Excluir
    13. Realmente anônimo.
      Já havia notado isso. Más como não tenho candidato ainda fico só observando!
      Porem uma pergunta que farei a todos.
      O que esse vereador fez em mais de dois anos?
      Resposta: Nada.............Nada......
      E não vem me dizer que não apoiava o capixaba que é mentira.Pois ficou um ano apoiando!!!!!

      Excluir
    14. Aqui em Itacuruca o ver.Alan é chamado ironicamente de ver. Do faz de conta!kkkk
      Ele fala com as pessoas como se ele fosse o máximo, só esquece que não fez nada em 2 anos como vereador!

      Excluir
    15. Desculpe fez sim: Falou mau do Ruy, capixaba e Andreia!!
      E só......

      Excluir
    16. Ele acha que para ser um candidato deve ser oposição a tudo e a todos e confunde bem estar da população com afirmações bobas e superficiais, nunca dando uma nova opção de solução para os problemas. E quando sobe no tema livre faz discursos de que não é amigo de A ou B. Ora, ninguém precisa ser amigo de ninguém, mas não precisa ser oposição somente para ser contra e vislumbrar o cargo de prefeito. Se ele vai no hospital e não encontra alcool, deve mesmo reclamar, mas se ele é pre candidato, poderia então nos dizer o que ele faria para mudar isso nesse momento. O que quero dizer é que precisa mostrar a que veio.

      Excluir
    17. Anônimo das 10:42

      Não sou parcial, defendo o que eu sei.

      Eu não tenho obrigação nenhuma de defender o atual GOVERNO. Até mesmo, porque ainda não pude avaliar como será, hoje faz um mês que o Prefeito assumiu.

      Não defendo governos, defendo pessoas. E eu conheço o Alan há muito tempo.

      Outra coisa, abaixo de sua postagem, quatro pessoas emitiram suas opiniões sobre o desempenho do vereador. Eu não vou defender, sabe por quê? Porque é a opinião pessoal e, cada um deve assumir o que fala. E não sei se é verdade ou não se falam isso dele em Itacuruçá... Então, me abstenho de comentar coisas assim.

      Agora, o que eu sei eu defendo.

      Como também defendo outras pessoas, até mesmo o Dr. Ruy. Em conversa privada, argumentei bastante com duas pessoas sobre a questão de acusá-lo de ser o responsável por determinados fatos. Em todos os dois casos não acho que ele seja o culpado. Mas infelizmente, essas pessoas trazem mágoas muito grandes e não foi possível convencê-las do contrário.

      Não tenho que achar certo ou errado. Mas defendo o que sei. E se tiver que discordar do Alan eu discordo também. Como já o fiz em determinados assuntos, pessoalmente.

      Outra coisa, vocês não leem as minhas defesas ou críticas todas, porque a maioria são feitas de forma privada. Mas defendi, abertamente, o Alan aqui, por não haver um espaço restrito e por não saber o autor da crítica, pois está anônimo. Meu nome está aí, não me escondi para defender.

      Volto a repetir, defendo o que eu sei. E defendo pessoas e não governos. Tem gente que até perde uma amizade por conta de governos, eu não. Tenho amigos que gostam do Ruy, do Zé Luiz, do Aarão, da Andreia, do Capixaba, do Alan, da Cassinha... E nem por isso deixam de ser meus amigos.

      Governos, eu parabenizo as realizações que eu acho que estão certas. Mas se fizerem errado, aprendi a criticar e fiscalizar... E se for coisa grave, aí eu denuncio.

      Por isso não tenho compromisso com político, mas tenho amizades com pessoas.

      Excluir
  7. Concordo com o comentário que diz que os funcionários da Educação estão sem direcionamento. Corretíssimo. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho que a Educação esteja sem direcionamento.

      Tem uma Secretária!

      Ela é interina? Sim! Mas é Secretária. Tem uma Subsecretária e todos os outros cargos ainda estão ocupados.

      O problema maior, são alguns funcionários que estão pisando em ovos, com medo de perder o FG e outros que estão fazendo suas articulações para tomar a vaga da Interina.

      As escolas estão com problemas? Sim!

      Resultado de uma administração doente, que chamava até as professoras de p...

      Vamos mostrar que somos a Educação, que podemos fazer diferente! Não é só a secretaria que direciona uma Educação. Esta também deve partir da escola. Sei que precisamos de muita coisa para melhorar, mas não é choramingando uma Secretária que a coisa vai mudar. Vamos dar o nosso melhor, vamos fazer acontecer.

      Mas o que podemos esperar, também, de uma classe que não é unida? Uma classe que quando é convocada, diz que tem medo. Uma classe que não luta por seus próprios direitos. Só sabe vir para a internet falar que precisa de uma Secretária.

      Já temos a Secretária! Monalisa está lá! Mesmo que interinamente. Esse resultado que está aí, foi consequência da própria atuação da classe de profissionais da educação, que não se uniu para lutar por uma educação de qualidade e ainda não está unida.

      Nós é que temos que mostrar a educação que queremos e não a Secretária.

      Muitas vezes a atuação correta de um diretor é o mais importante na escola.

      Outra coisa... Ao invés de ficarem querendo Secretária, para direcionar o trabalho, briguem pelo concurso público! Briguem pela qualidade! Vamos nos unir e mostrar qual é a educação que queremos!

      Só a indicação de uma nova Secretária não vai resolver os problemas da EDUCAÇÃO.

      NÓS SOMOS A EDUCAÇÃO!

      Elizabeth

      Excluir
    2. Aplausos entusiasmados!!!
      OBS.:Você é da educação e sabe escrever.
      Isto é novidade prá mim.
      Esperanças...

      Excluir
    3. Muito bem Elizabeth. Tenho grande admiração pela sua coragem e posicionamento. O que podemos fazer como profissionais da Educação para mudar essa realidade?

      Excluir
    4. kkkkkkk Eduardo! QUE IRONIA!

      Excluir
    5. Ao anônimo das 12:50...

      Primeiramente, obrigada. Mas, infelizmente, não tenho respostas para tudo. Tenho a minha opinião, que em conjunto com a opinião de outras pessoas, poderiam ajudar a amenizar olho do furacão em que estamos passando.

      Mas antes de colocá-la eu gostaria que as pessoas que estão envolvidas com educação, refletissem nas perguntas abaixo:

      Eu estou na área da Educação por que gosto ou por que foi onde eu consegui arrumar o emprego?

      Se a resposta foi porque gosta, está no caminho certo. Mas se a resposta foi somente pelo local onde arrumou o emprego, aviso aos navegantes que o salário é uma porcaria, que temos que brigar muito para conseguir um aumento e que a classe da educação em Mangaratiba é muito desunida.

      Eu dou o meu melhor ou só faço isso quando as pessoas estão vendo?

      Eu quero fazer o melhor para contribuir com uma educação de qualidade ou quero chamar a atenção de alguém para ganhar um cargo?

      Eu me interesso em aprender mais ou o que já tenho me basta?

      Eu quero ajudar a fazer ou vou esperar o outro fazer para eu receber também?

      Eu contribuo com a educação dos meus (filhos, netos, sobrinhos, etc) ou somente vou à escola para reclamar?

      Ontem pude observar uma coisa que me deixou triste e feliz ao mesmo tempo.
      Conversando com a funcionária de uma escola (eu estava em visita pelo Conselho) ela me sugou até as últimas informações sobre a questão da merenda escolar. Me mostrou as coisas que estava fazendo, como estava fazendo, se era certo ou não e eu expliquei tudo. Ela tinha um bom humor contagiante, fazia tudo com felicidade e satisfação. E ainda disse que no meu retorno, eu não encontraria mais nada de errado. Amei! Mas ao final, quando questionei uma determinada coisa, ela me disse que estava há pouco tempo na escola e que ainda não conhecia todo o local. Como assim??? Eu perguntei se não haviam mostrado a escola para ela quando se apresentou. A resposta foi não. Ela foi designada para a cozinha, lá chegou e lá ficou. Fiquei triste com isso. O funcionário tem que ser acolhido da melhor forma. Ele deve se sentir como um todo e não só como parte.

      Poderiam haver visitas nas escolas, não com o intuito de punir ou esconder os erros, mas de saber a real situação de todas as escolas. Nessa visita a comunidade estaria presente e juntos decidiriam as situações mais urgentes. Em que a escola vai contribuir? No que a comunidade também poderá ajudar? Os erros, por falha da direção ou de funcionários, seriam anotados e em outro momento, mas não muito distante, seriam resolvidos. Dependendo do erro, poderia haver a substituição ou a proposição de metas. Convocar a comunidade a assumir também o seu papel. Assim como os Conselhos. A Direção e a equipe pedagógica tem que ter o papel fundamental de envolver.

      Fazer ajustes na SME, continuar somente quem quer fazer a diferença mesmo. Fazer a revisão dos FGs, punir de verdade os "fantasmas" e dar a opção de voltar à educação ou sair. Se esse é um momento de crise, vamos nos unir para passar pela crise de verdade! Ou estou lá somente por "status", por conveniência, ou para ganhar um FG?

      Agora em maio será o mês do nosso reajuste. Eu entenderia (mesmo ficando chateada de não receber e sabendo que fui uma, dos poucos que lutaram por isso em 2013), não sei os outros. Mas se o Prefeito fizer um bom acordo, somente para ultrapassar o período da crise, acho que teria a adesão da maioria.

      Fazer uma relação das situações mais emergenciais e tentaria resolvê-las, buscando parcerias.

      Uma outra questão é... Se é para passar pela crise, se é para reconstruir um Município falido, se é para fazer uma educação de qualidade, que seja, então, com a verdade. Prestar contas de tudo, com transparência, buscando o apoio de todos. E que todos possam dar a sua cota de participação, não só a Educação.

      Mas essa realidade só poderá realmente ser mudada, se as perguntas do início tiverem um saldo positivo e se o Prefeito tiver a Educação como prioridade. Do contrário, será salve-se quem puder.
      Elizabeth

      Excluir
  8. Mas ninguém disse que a EDUCAÇÃO está sem direcionamento. O comentário está bem claro FUNCIONÁRIOS SEM DIRECIONAMENTO. E estão sim, enquanto A orienta X, B orienta Y e vice versa, como dizia um bom e velho amigo: é muito cacique pra pouco índio. São desencontros de informações, pessoas que não admitem o que falam. Essa referida briga precisa ser para o agora. O concurso público, segundo o Prefeito, será num prazo de 90 a 120 dias; resumindo, 03 a 04 meses sem professor em sala de aula? Sou da seguinte opinião, se em uma Escola os funcionários não sabem quais são suas funções, seus horários de entrada e saída, é porque não há Diretor envolvido com o grupo e ciente do desenrolar das funções pra direcionar o trabalho da equipe. Já sou ciente que a Educação tem uma Subsecretária, mas o que pode esta fazer se a Secretária, Interina ou não, não estiver de acordo com supostas mudanças? Vai bater de frente? Não dá... Mona Lisa pode até estar tentando, mas o tempo está passando, digo correndo e quem vai arcar com esses prejuízos? Nossos alunos... Minha enteada três vezes por semana é liberada cedo da Escola pois não tem professor de História, Geografia e Biologia. Muito difícil! Temos que choramingar sim, pois quem precisa liderar algumas mudanças dentro da SME é principal líder de lá que é a Secretária de Educação... no mais quem briga somos nós, concordo. E pra terminar consigo visualizar alguns professores que estão lotados na SME e que poderiam estar atuando em sala de aula para a tentativa de minimizar o problema. Minha filha não não terá mais aula de Educação Física e a justificativa do profº para a turma foi que a Secretaria o pegou de volta porque ele precisava ajudar em alguns projetos. Sinto novos ares com as novas Secretaria, as mudanças são visíveis e o prefeito está no caminho certo, mas precisamos ter um olhar delicado para a Educação!!! E que se defina rapidamente quem será a nova ou o novo Secretário de Educação!!!
    Patrícia Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem. Tem ótima visão da realidade e apresentou sugestões plausíveis.

      Excluir
    2. Me diga então, se o concurso público não chegar para sanar as deficiências de professores, você acha que uma ou um Secretário vai resolver? Não! A justiça está ditando as regras agora. Por muito tempo o município ficou desgovernado.

      Se as pessoas se preocupassem tanto assim com a Educação, teriam brigado mais por ela. Os problemas já estavam visíveis há muito tempo, mas infelizmente a maioria só fala quando é afetada pessoalmente.

      Funcionários estão sem direcionamento? Eu não acho! Muitos estão é pisando em ovos para não perderem suas regalias. Eu só digo a eles, esqueçam que podem perder o cargo, mostrem que fazem uma educação verdadeira e de qualidade. Quem sabe continuam onde estão?!

      Outra coisa, a maioria dos professores que estão na SME, não são professores PI. Então, não iria resolver o problema da falta de professores do segundo segmento. Mas concordo que alguns somariam e muito para uma boa aula. Não como castigo. Deus me livre ter um professor que se sinta castigado, dando aulas para as minhas filhas.

      Concordo plenamente que devemos ter um olhar delicado para a Educação, ela deve ser prioridade!

      Mas volto a dizer, a nomeação de um secretário, dentro de todo contexto que estamos passando, não vai alterar muitas coisas. Penso que os direcionamentos já estão sendo dados, basta que as pessoas se apliquem um pouco mais em executá-los e de forma bem feita! Não a meia boca, como estavam acostumados a fazer.

      Também quero ter uma Secretária de Educação que nos represente. Mas acho que no momento, o esforço coletivo vai valer muito mais do que transformar a INTERINA em um NOME.

      E a subsecretária não quer bater de frente, está lá para agregar valores. E tenho certeza que as mudanças que ela está propondo serão ouvidas. Seja pela interina ou seja pelo prefeito.
      Elizabeth

      Excluir
  9. Mudar um sistema não é nada fácil. Tirar as manias, os vícios, mudar ideias e ideais seria admirável. Colocar as coisas nos seus devidos lugares é um sonho, porém atrás de toda ação existe uma reação, os "interesses" tomam a frente. São sempre os mesmos se infiltrando. Tem gente capaz que não é reconhecida (talvez por não ser puxa saco, por não gostar de "aparecer"), mas que trabalha sério. Isso dá desânimo, porque se isso tudo aconteceu e chegou a esse ponto foi pelo comodismo, falta de avaliação e de bom senso. A história se repete. Espero que a mudança não fique pelo caminho, apenas nos dircursos. Palavras o vento leva. Desejamos ação x reflexão x AÇÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocação perfeita! Por muito tempo ganhou-se nomeação para exercício de função em determinados cargos, simplesmente por coleguismo, por pedido de vereador, por que entregou santinho em campanha e colocou placa em casa, por que comprou briga pelo governo mesmo sabendo que a Gestão está caminhando errada, por que tem grau de parentesco... Temos que nos livrar desse ranço,de funcionários amontados em um prédio e fugindo do trabalho (com exceções é claro) em que a Educação se encontra. Precisamos de mudança rápida, urgente. O Prefeito assumiu no dia 17/04/2015, sim, eu entendo, mas ele sabia mais ou menos no que estava se envolvendo. Tem muito trabalho pela frente. A batalha será árdua, mas só vencerá que tiver o melhor exército e os melhores estrategistas. Houve uma reunião de Diretores e porque não levar a esse grupo algumas sugestões para a Secretaria e solicitar ajuda para essa definição? Complicado, muito complicado.

      Excluir
  10. Nunca emito minhas opiniões em seu blog, porém hoje lendo opiniões de que a desorientação da SME é fator da decadência da educação do município resolvi escrever. Perguntas devem ser feitas. Quanto tempo cala-se diante do caos enfrentado? O que queremos para nossos filhos, netose gerações futuras? Paternalismo social ou educação de qualidade? Que diretrizes devemos tomar? Professores perdidos?Não, isso não aceito. Foram anos de estudo. Anos buscando aperfeiçoamento em seus ideais e estão perdidos por terem uma secretaria interina? Posicionamento ridículo, quantas secretarias e secretários funcionaram como fantoches dos interesses políticos da sociedade? Acordar que a educação esta caótica, principalmente a de nosso município, isso todos unanimemente concordamos. Educação não é uma questão baseada em gestão de uma ou outra secretaria. Ela deve ser associada as demais para perfeito e amplo direcionamento. Não é questão de se direcionar uma gestão, mas toda ela. O que adianta exigirmos ou cobrarmos a nomeação de uma, se muitas vezes e em sua maioria não funcionaram bem em uma sala de aula.Que simplesmente nomeadas politicamente.Educação se faz na escola, se faz com professores bem remunerados, se faz com coletividade e participação social, se faz com competência e responsabilidade. Educação se faz com gestão competente e com vontade de acertar. Gestão na sala de aula, na escola, nos conselhos, na secretaria de educação. Educação acontece quando se tem autonomia para inovar, criar e não seguir somente os ordenamentos politicos. Educar é ampliar os horizontes de uma sociedade. É ampliar o horizonte de uma criança, é capacitar sua cidadania, seu senso critico, sua liberdade de expressar seus anseios, suas conquistas. E ter a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos com igualdade preservando seus direitos de evolução social, econômico e pessoal. Alguem está perdido? Eu não. Sou professora e baseio meus princípios no que desejo aos meus alunos. É questão de tempo uma nomeação, mas educação é constante. União nesse momento é chave para mudanças. Torço por este governo, mas se não o fizerem não terão sido os primeiros e nem o ultimo, mas a minha parte o farei como sempre fiz. E de pensar em cada aluno que ajudei a alcançar sua vida profissional e social me consola meste caótico cenário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria emitir mais vezes a sua opinião. Para mim, a sua colocação foi perfeita. Gostei.
      Elizabeth

      Excluir
    2. TAMBÉM ACHO QUE A EDUCAÇÃO ESTEJA PERDIDA. O QUE MAIS TEMOS HOJE SÃO PROFESSORES ASSIM QUE PASSAM UMA VIDA PROFISSIONAL INTEIRA SEM DAR UMA AULA E QUE PARA CONTINUAR NESSA SITUAÇÃO PRIVILEGIADA DEFENDE MONALISA, DEFENDE SECRETÁRIA INTERINA, QUE TÃO BEM REPRESENTA O GESTOR ENCARCERADO O QUE PODE E O QUE DEVE UMA SECRETÁRIA INTERINA? ACREDITO QUE DAÍ SAIA A VISÃO DE EDUCAÇÃO INTERINA, POIS O PREFEITO, POR NÃO SABER O QUE FAZER COM A EDUCAÇÃO, DEIXA UMA SECRETÁRIA QUE APENAS DÁ CONTINUIDADE AO NADA QUE VINHA ACONTECENDO. TÁ NA HORA DO GOVERNO QUE TANTO QUER RECONSTRUIR O MUNICÍPIO, INDICAR UMA SECRETÁRIA OU SECRETÁRIO PARA CHAMAR DE NOSSA OU NOSSO PORQUE ESSA INTERINA JÁ DEU. NÃO SABE DE NADA, NÃO CONHECE NINGUÉM, NÃO RESOLVE NADA. SÓ FAZ CARAS E BOCAS. EDUCAÇÃO É ATITUDE. SÓACHO.

      Excluir
    3. Se o seu comentário foi com a minha pessoa, saiba que passei 19 anos dando aulas, somente após esse tempo passei a desenvolver outras funções de docência. Já estou quase chegando a aposentadoria.
      Em toda a minha carreira já tive muitas secretárias e secretários.
      Eles passam... O que não podemos deixar passar é a nossa vontade de fazer acontecer uma boa educação para os nossos alunos.
      Elizabeth

      Excluir
    4. Elizabeth, conhecemos sua história na Educação e sua luta pela melhoria. Sempre foi assim. Nunca desista de seus ideais e de lutar por todos nós. Você é guerreira.

      Excluir
  11. PôOOOOOOOO!
    Que coisa chata este pessoal da educação.
    Vivem fazendo reuniões pra decidir porra nenhuma.
    Tão demorando prá efetivar a Leila na secretaria e a gente tem(ou não)que ficar lendo esta bobajada pseudodidaticopedagógica!!!
    AÇÕES.
    Abaixo BLàBláBlá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila já é a subsecretária. Rsss. Pelo menos foi dito em uma postagem da Prefeitura. Espero que não mudem de ideia.
      Desculpe a pseudopedagógicagrosseria, está lendo porque quer. Como você disse, tem a opção de não fazer.
      Eu me acho no direito de escrever as minhas pseudosdidáticaspedagógicasconsiderações, caso esteja incluída na sua pseudoopinião. Rssss.
      Elizabeth

      Excluir
    2. Tá sim.
      Linda pseudoopinião...
      Tiraria um o e ficaria pseudopinião.
      Melhor?
      Não sei ,vou pensar...

      Excluir
    3. Neste caso, não fiz a aglutinação. Somente escrevi sem deixar espaço. rssss.
      Elizabeth

      Excluir
  12. O que percebo aqui é que as pessoas que aqui publicam não sabem interpretar. Somente isso que tenho a dizer!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão pela grosseria e por generalizar. Algumas pessoas que aqui postam não sabem interpretar... Infelizmente!!!!

      Excluir
    2. Interpretar o quê cara pálida ?

      Excluir
  13. Já faz algum tempo que o encanto pela educação acabou. Depois de perceber que o interesse não é qualidade. De entender que quem dá opinião é considerado chato. De perceber que muitos escolhidos para liderar são os que concordam com tudo. Às vezes é melhor olhar para o próprio umbigo e fingir que vai tudo bem, os alunos estão lendo muito bem no sexto ano, eles têm alcançado êxito na vida pessoal e profissional, professores conseguem até dar aulas com tanta disciplina em sala. Esperançosos por uma gestão competente em todos os setores.

    ResponderExcluir
  14. A educação é um direito? O rápido crescimento das instituições de ensino particulares é um indicativo de que os governos falharam em sua obrigação de prover educação gratuita, universal e de alta qualidade para todos. A educação não é um privilégio dos ricos, mas é um direito inalienável de toda criança. Seremos, nós pais, induzidos a optar por escolas privadas na expectativa de que os nossos filhos recebam uma educação melhor? Os investimentos na educação devem ser priorizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na última edição do sistema - SISU, em 89% dos cursos a política de cotas permitiu a aprovação de estudantes de escola pública sem distinção de raça e renda que concorreram a vagas reservadas e tiveram uma nota de corte menor que a geral. A lei federal prevê quatro tipos de cotas: 1) para alunos de escola pública; 2) para alunos de escola pública que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo; 3) para alunos de escola pública que se declarem negros, pardos ou indígenas; e 4) para alunos de escola pública que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e também se declarem negros, pardos ou índios 

      Excluir
    2. Eduardo eu professora por 25 anos escrevi a pseudochatice. Agradar a todos é impossível, ainda mais quando vivemos uma realidade de falta de direcionamento educacional durante anos que gera como consequência pessoas sem senso da amplitude da educação em suas vidas. Querido, o que deseja, desejo também, educacao de qualidade para que as próximas gerações possam se expressar de forma mais educada.

      Excluir
    3. Desejamos a mesma coisa(sexo?)com a mesma amplitude.Querida.
      Brincadeira,
      Educação é prioridade(mas sexo é sempre uma ótima opção!)
      Educadamente...

      Excluir
    4. Eduardo, é muito profundo... Ou então é doido! Não fala nunca, lé com cré!
      Educadamente...

      Excluir
    5. Profundo.
      Vamos combinar assim.
      Doido implica em internação,medicação,eletrochoque e outras inconveniências.
      Profundo.
      Prefiro.

      Excluir
  15. Concordo que sexo é sempre uma opção na hora e com a pessoa certa. Brincadeirinha! Adorei o lé com cre. Quanto as implicações para a doideira já são métodos ultrapassados para cura. Toma um Lexotan e relacha. Vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir
  16. Bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

    ResponderExcluir
  17. Você é uma vergonha Leila Carro(Lilian) kkkkk
    Nós professores merecemos respeito e não alguém que crie um blog para compactuar com toda essa sujeira que hoje veicula nessa prefeitura onde hoje o Dr. Ruy é o prefeito. Precisamos de gente que lute pela classe e não que nos venda em troca de cargo ,poder ou qualquer outro benefício próprio. Tenho vergonha de dizer que sou professor quando me deparou com pessoas como você. Indignada e inojada

    ResponderExcluir
  18. Você é uma vergonha Leila Carro(Lilian) kkkkk
    Nós professores merecemos respeito e não alguém que crie um blog para compactuar com toda essa sujeira que hoje veicula nessa prefeitura onde hoje o Dr. Ruy é o prefeito. Precisamos de gente que lute pela classe e não que nos venda em troca de cargo ,poder ou qualquer outro benefício próprio. Tenho vergonha de dizer que sou professor quando me deparou com pessoas como você. Indignada e inojada

    ResponderExcluir
  19. CONTROVERSIAS>
    nossa como o Dr rui esta errando logo na entrada,
    veja bem ele manteve o secretario de transito que por sinal eu não gosto dele pessoalmente ja falei aqui,
    mas na qualidade de profissional eu tiro o chapéu pra ele no transito ,parabéns dr rui...
    controversia,,,em trinta dias ele já mostrou que sabe e conhece de transito mas acontece que já foi pra outra área o secretario sera o pai do vitinho ...Dr rui ja´vendeu o transito e o turismo sera ira vender a saudê,,,estamos fuuuu
    Andreia do char linho neles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GENTE DEIXE DE BOBAGEM O EX SECRETARIO SABIA MUITO DE ORGANIZAÇÃO ,MAS O QUE ESTA ENTRANDO SABE MUITO MAS ,KKKKKKKK
      INCLUSIVE HOJE EU JÁ VI O AARÃO COM ELE,KKKK
      ELE É IGUAL AO FÔNIX RENASCERA DAS CINZAS,
      GENTE DEIXE O DR RUI ERRAR FALTA POUCO PRA ELEIÇÃO,A SEGURANÇA ESTA UMA MERDA O TRANSITO VOLTARA PARA MESMA MERDA DÊS DE QUANDO FOI PRA MÃO DO CAPITÃO SÓ SOBROU LADRÃO.. O ANDERSON QUADROS ESTAVA CERTÍSSIMO DEIXOU O TRANSITO NÃO MÃO DO JOÃO LUIZ EM TRINTA DIAS JÁ FÉS MAS QUE O CAPITÃO/CAPETAO E SUA QUADRILHA ,KKKKKKK..
      ANDERSON QUADROS VOCÊ ESTAVA NO CAMINHO CERTO,QUEM NÃO ENTENDE DE TRANSITO NÃO SE META.

      Excluir
  20. continuara a zona
    mesmo que o ex secretario queira fazer mas sempre prevalecera a organização da baderna eles querem se reeleger e uma andorinha só não faz verão então o transito voltara a ser aquilo que o capitão deixou baderna e a nos só nos resta se lamentar e torcer para o AARAO E ANDREIA manter o ex secretario se nos comerciantes estamos fundidos ou falidos vai prevalecer a NORMA do capitão zona total apertem os cintos mas uma vez poIs o botaõ do foda se o DR RUI JA APERTOU

    ResponderExcluir
  21. parem com isso eu estive pessoalmente com o joão luiz secretario ele garantiu que não sai e vai atuar no transito inclusive já sinalizou aqui pra nos o valão colocou os placas ja esta nos atendendo novamente ja atendeu pedido da igreja de tirar os carros da porta ,
    já vai arrumar uns latões pro parque bela vista já mudou horário de estacionamento aos poucos já estamos notando a mudança por outro lado tenham a certeza que o dr rui vai ouvir a população mas ele só esta a dois meses vamos ter um pouquinho de calma,,repito sou morador do centro as coisas ja estão mudando o secretario não sai esperem pra ver dai votem com a consciência de acordo com aquilo que for melhor pra nos.tambem torço pro secretario ficar vamso ver.

    ResponderExcluir
  22. leila ajuda nos no transito ja soube que o joao é seu admirador e hoje voce no governo pode acertar pede a ele para vir aqui em itacuruça esta uma zona desde da saida dele,obrigado

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!