domingo, 17 de maio de 2015

O caos nosso de cada dia!

Depois de dias de isolamento, agradeço ao técnico que veio em minha casa dar um jeito na Velox, e que me deixou muito "orgulhosa" quando comentou que não é de Mangaratiba e que lê meu blog.
Poxa! Fiquei muito grata pelos elogios e sinceramente, me animou em escrever hoje.

Obrigada, Marcus, pelo serviço e pelo carinho!

Então...
Gosto das discussões e do modo com que estão se expressando no blog. E esta postagem seria feita nos comentários da postagem anterior, mas ficou longa demais e não coube na sessão.

Aos amigos que afirmam que o assunto da Educação é sério ou que precisamos urgentemente de um direcionamento... concordo com todas estas opiniões, porém.....

Justamente por termos consciência da seriedade com que a educação deve ser tratada, por termos a certeza de que não se deve insistir em erros que nos levou a isto tudo é que a educação aparentemente está desgovernada NESTE momento.
Não, ela não está desgovernada neste momento, ela está desgovernada faz tempo e justamente neste momento, estamos tentando dirigir este comboio sem poder parar e assumir o controle da direção. Estamos como em um filme de ação em que o protagonista precisa assumir a direção do veículo desgovernado sem termos condição de parar o veículo que explodiria ao pisarmos no freio.

Vocês conseguem ter ideia do que estamos encontrando?  Vocês conseguem imaginar o "desaparecimento" de algumas verbas em um total que gira em torno de R$ 1.800.000,00 do salário Educação em obras "realizadas" nas UEs e que não conseguimos enxergar que obras seriam essas? Vocês conseguem administrar uma pasta que não pode contratar professores em sua totalidade para suprir as carências educacionais por termos tido uma administração incompetente que levou a uma intervenção do MP e cujas consequências estão "pipocando" agora? Uma administração que calculou mal o número de profissionais que era necessário para o processo seletivo simplificado? Uma administração que não incluiu nestes editais a figura do mediador? Que lotou muitos dos aprovados em locais distantes de suas residências dificultando o acesso, não levando em conta os gastos com transporte desses funcionários, levando-os a desistência de vagas? Sem contar com o despreparo  de muitos candidatos locais que não conseguiram aprovação!
Conseguem visualizar um depósito com uniformes espalhados, alguns mofados, material didático não entregue nas UEs, um monte de sucata de computadores que não podem mais serem disponibilizados a educação, fraldas que deveriam estar nas creches e que hoje, podem não estar mais adequadas par envio as UEs, panelas novinhas que podem ser entregues e que lá estão sem destino?

Hoje, nosso município é visto como mal pagador, e as empresas sérias não querem apostar em participar deste momento caótico até ter a certeza de que estamos sanando nossos problemas financeiros e nossa credibilidade como gestores...  somente empresas dispostas e encarar este desafio estão se prontificando neste risco à partir do trabalho incansável do prefeito e de sua equipe.

Tivemos um contrato de merenda escolar objeto de investigação pelo MP e precisamos fazer um contrato emergencial que foi implantado em condições precárias, onde nossos funcionários, profissionais de primeira qualidade, estão se empenhando em executar uma tarefa que não faz parte de suas qualificações, somente para que a educação não pare.

E não esqueçam que as pastas não são auto sustentáveis, já que uma área depende da outra e nossa área de transporte, está se dedicando em nos atender com a frota sucateada que deixaram para eles.

E agora, gostaria de entrar na questão dos hábitos, dos  "vícios" de conduta, da cultura local de nossa educação...

Encontramos uma SME inchada, encastelada, refém deles mesmos, com seus "salve-se quem puder" sendo a tônica que os conduz.

Profissionais capacitados, acima dos demais, distanciados da realidade de nosso município, que não se aproximam das comunidades escolares, que por sua vez, também em grande parte é abandonada em suas características pelas próprias UEs,

Temos uma educação que NÃO é feita por e com profissionais para a comunidade escolar... ela é feita para alguns destes profissionais!!!!

Temos professores que se magoam em voltar para a sala de aula, temos profissionais em desvio que estão se borrando de medo de um concurso público para correção destes desvios e da concorrência. Como se muda isso?

Eu espero firmemente que a desarrumação tão necessária para seguirmos e arriscarmos uma mudança na qualidade da educação, se faça com as menores perdas possíveis, mas elas existirão e não podemos nos furtar em encará-las.

A distorção é tanta que  última preocupação é a qualidade da educação... quando se aponta um problema, não se faz o "mea culpa"... se empurra para baixo...até chegar aos alunos e população...culpando-os de nossa própria negligência.
  
Não se empenham em captar recursos próprios para suas UEs, não se empenham em buscar parcerias com Ongs, ou entidades privadas, não traçam o perfil de suas UEs e distritos para que se direcione a educação para atender sua comunidade. Não se empenham em formarem conselhos escolares co-gestores de suas Ues, por tratarem o assunto como algo menor e um incômodo a mais em sua gestão que não pode ser desnudada e questionada...

Todas estas mudanças não acontecem em 30 dias...
Temos muito que caminhar e o assunto deve ser tema de discussões mais amplas e concretas, envolve diversos parâmetros e hoje... estamos apagando incêndios grandes e seus pequenos focos que se espalham por todo município.
Já diminuímos muito o excesso de pessoal na SME, e esta semana, ainda teremos mais ações neste sentido.
Ah! Não esqueçam dos fantasmas encontrados e posso garantir que nem todos eram comissionados....
Também vamos encontrar soluções para outros problemas como as sucatas em pátios de UEs, a lotação de pessoal e consultar nosso Procurador sobre a possibilidade legal de chamarmos mais contratados para suprir as carências encontradas, acabaremos o levantamento de vagas para concurso que não pode ser feito a meia sola, e sim contemplando a nossa real necessidade e corrigindo as distorções que estamos encontrando.

Posso afirmar que como todos, desejo uma educação de qualidade para meus netos e não sou leviana em escrever que isso se atingirá da noite para o dia e que teremos um ano letivo de excelência...só posso afirmar que estamos trabalhando, que estamos conceituando o que seria qualidade que é algo subjetivo e depende da definição democrática a partir das partes envolvidas, que abrange comunidade escolar, profissionais da educação e governo.
Só me permito afirmar que não faremos o de sempre... com fotos de projetos que jamais atingiram a rede em sua totalidade, que não haverá privilégios para poucos e que estaremos atentos a toda crítica e discutiremos as soluções que evidentemente não agradarão a todos, mas que serão necessárias para o conjunto.

Não esqueçam que somos somente ferramentas e não objeto fim da educação! Quando se capacita um profissional, não é para aumentar seu currículo...é para benefício do aluno e consequentemente da população que será mais crítica, porém embasada em conhecimento que o fará mais questionador.

Assim, quem sabe, nunca mais viveremos este caos em que nos encontramos.

144 comentários:

  1. Sou funcionária da Educação há 17 anos. Tenho feito comentários e fiquei feliz com as respostas que tenho recebido. Seu texto é perfeito, suas considerações são de uma pessoa que tem ótima visão. Torço muito para que dê tudo certo. Acho que este é o caminho. Qualquer coisa volto a manifestar minha opinião. Acho que este é um canal muito importante. É muito difícil ser ouvida.

    ResponderExcluir
  2. Poderiam realizar vários processos seletivos, porém não dariam conta. A coisa vem se arrastando, deram passos maiores que as pernas (por quais motivos?). Basta dar uma olhada nos dados no portal do MEC para a elaboração do PME, a educação integral já atingiu a meta, ou melhor já alcançou 75 por cento ou mais. Não houve planejamento. O que aconteceu?
    Já não expressava mais a minha opinião. Tenho grande esperança.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que as mudanças são realmente necessárias pois a educação no município está realmente vergonhosa.
    Este Processo Seletivo Simplificado que houve foi a tônica pra percebermos o baixo nível de professores que estavam atuando em sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. Professores despreparados. e por sua vez a maioria que passou de fora, não aguentou nem 1 mês.Na escola da minha filha já saiu 2 deles que preferiram arrumar um trabalho no Rio mesmo.Vamos torcer que tudo melhore, e dar tempo para isso acontecer pois nada se resolve de um dia para o outro.Vejo no facebook muitos comentários só negativos, afinal a Cidade foi encontrada como um lixo.

    ResponderExcluir
  5. Tomara que meu comentário não seja deletado na mediação, como dizem que vc vem procedendo desde que iniciou o namoro com o Poder, bem antes do inicio do atual governo, podes crer te acompanho prazeroza desde os tempos do orkut. Seu relato foi esclarecedor, só não entendemos a informação de que a SME está inchada e que vsi haver outro concurso para preencher vagas. Boa sorte nesse seu desafio e nao se deixe comtsminar pelos melindres e proximidade do Poder .

    ResponderExcluir
  6. Leila como sempre, perfeita em suas colocações!!! São essas palavras que me fazem vir ao blog, quase que diariamente, na expectativa de uma leitura baseada na realidade em que estamos vivendo. Não dá pra negar, e só quem está lá dentro da SME ou trabalha direta ou indiretamente nesta Secretaria é que sabe... a Educação está sim desgovernada, assim como outras áreas, mas vejo esta como uma das principais e que necessita de atenção emergencial. Estou pensando positivamente com a certeza de que venceremos esta batalha, pois Deus é fiel e não desampara os seus.

    ResponderExcluir
  7. "Só me permito afirmar que não faremos o de sempre..."
    Nos quem cara pálida?
    O que vc apita?
    Torço por vc.,mas este povo didáticopedagógico é chato prá caramba e tira a tesão de qualquer texto.
    " pois Deus é fiel e não desampara os seus"
    Quem aguenta tanta besteira num estado laico?

    ResponderExcluir
  8. Em tempo:
    Já tivemos um governo de Bíblia da mão.
    Aarão.
    Deu no que deu...

    ResponderExcluir
  9. Quando digo que a pessoa gosta de ser ignorante no sentido de não querer aceitar o que está claro, é pelo fato de ler esse tipo de questionamento acima (Cadê vc moderação? Nos livre desse tipo de leitura)... quanto despeito, quanto azedume, quanta negatividade!!! Realmente, não adianta explicar quando o outro está decidido a não entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja claro.
      Entender o quê?
      Objetivamente.

      Excluir
    2. "(Cadê vc moderação?"
      Moderação é censura amiguinho.
      Quem tem razão,ou lógica,ou coerência mostra o pau que matou a cobra.
      Ou não.

      Excluir
  10. Sobre a diminuição do excesso de pessoal na SME, diz respeito ao prédio ou à secretaria como um todo? E sobre a lotação de pessoal, o que significa? Como SME inchada, em que sentido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, não fui clara. Na Administração, ou como vc escreveu, no prédio.
      Inchada no excesso de funcionários lotados no "prédio". O número de alunos na Rede inclusive é menor do que em tempos passados, muitos setores que poderiam ser unificados estão divididos em diretorias que muitas vezes não passam de setores que poderiam ser somente coordenados por uma s´´o pessoa.

      Excluir
  11. Que profissionais capacitados são esses?
    Existe algum tipo de avaliação? Não sabemos.
    Sim, é verdade que as UEs estão abandonadas em suas características. E as escolas de campo?
    Perfil das UEs e distritos. Como os gestores foram escolhidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de entender como funciona o Conselho Municipal de Educação, como se dá a escolha de seus membros e o que têm feito.

      Excluir
  12. Os conselhos municipais de educação exercem papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora.

    ResponderExcluir
  13. O clube da secretaria de efucacao , também conhecido como clube da Tine esta revoltado! Foram comunicadas pela secretaria interina que que ocupa cargo de chefia ou recebe Função Gratificada vão ter que trabalhar todos os dias Kkkkk !!!! Trabalhavam um ou dois dias na semana! E as pseudo diretoras? Existem escolas que tem ate 4 diretoras que se revezam durante a semana indo um ou dois dias apenas!! Que vergonha um diretor ganhando uma fortuna dos cofres públicos para iir uma ou duas vezes por semana? Assim que querem fazer a melhoria na qualidade da educação? Teriam que ter é vergonha na cara! Aquele bando de mulher a toa na secretaria e faltando professor nas escolas! Prefeito bota tudo na sala de aula dando aula para aluno mal educado! Pois se são mal educados são por culpa delas! Assessaea para pegar copo de agua para Tine. Assessora para fazer unha da Tine, assessora para pichar o saco da Tine e dizer que ela é a melhor e que o Pedro Gardenal seria o próximo prefeito! Fora as cozinheiras! Todo mundo com FG e abono! E essa caixa preta agira arregangada para todos verem! E eu dando aula ganhando pouco mais de 900 reais! A diferença? Agora sei de tudo! É publico! Inclusive na reunião com o prefeito a diretora da minha escola disse que foram comprados milímetros DS manilhas e meio fio pagos com mais de 1 milhão e meio de reais em salario educação! É Meire, se fosse você arrumaria um advogado e solicitaria delação premiada ! Senão sua pena pode ser mais longa que a da Tine!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou da Educação mas na minha opinião seu comentário é vergonhoso.
      Você, se diz professora, e afirma que a falta de educação dos alunos é or conta das profissionais da SME? Falta de educação das crianças é responsabilidade da família, Ó FESSORA!!!!
      Depois segue dizendo que é assessora pra lá. .. assessora pra cá. .. manda 0ra sala de aulas essa gente.... Minha querida: Como vai ora sala de aula quem não é orifesssor!!!!? Conheço
      Professores da SME que cuida do Pedagógico e fazem muito bem. Quw são parceiros e represrntantesvde vcs com muita qualidade. Isso porque eu não sou professora, hen!
      vc cuta abonos, FG e escala! VOCE PODE RESPONDER PRICESSO PORVISSO, sabia?
      Senhora Leila sabe disso, muito bem. Sabe tbm que não existe abonos, FG e escala somando a nesma matrícula, não é? Sabe que quem não é oorofessor não pode ir p sala de aula... Sabe que paravtrabalhar integrak não pode ter somente uma matrícula. .. sabe que quem faz escala é porque só tem uma matricula e que a escravidão já acabou. Sabe que não pode generalizar...
      sabe de mita coisa. . .

      E vc aí do jltimo comentário, procure se ingormar melhor. .. faça jus a sua profissão. Passe mensagens dignas se um profrprofessor. ... represente bem a sua classe ou procure outra profissão que te represente.

      Passar bem.

      Excluir
    2. Quem trabalha como funcionário desta secretaria está se sentindo acuado. É muito triste ver esse tipo de comentário "generalizado", é muita maldade acusar pessoas que se dedicaram a seu modo para ajudar o município e as famílias quê confiaram em deixar seus filhos nas escolas. Por favor tenham um pouco de pudor e consideração pelo próximo. Não vale ser acusador, isso não cabe a vc, quem deseja assim acaba recebe do o torno em breve. Está indo com muita sede ao pote.

      Excluir
  14. Quanta maldade!
    pelo jeito Dr.Ruym e sua esposa vieram com sangue nos olhos, quanta perseguição quanta frieza e maldade.
    Reeleição? Duvido!
    Com essa sede de vingança vai ser bem difícil, exonerando pessoas pelo simples fato de ser amigos da Cristine ou Pedro.
    Está bem feio as coisas que estão sendo feitas nem o Aarão fez tanta maldade, agora a maldade esta sendo com os diretores que estão com uma arma na cabeça sendo praticamente obrigados a oefirem pra sair.
    Só vejo maldade e nada mais, vcs tem que enterder que perseguição não leva a nada vcs tem que trazer os funcionários e o povo pro lado de vocês e não afastar. Acho que a reeleição esta ficando bem distante.
    Cristine amo você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho. Tem gente que agora finge que nunca conheceu, nem falou estas pessoas, só viviam bajulando. Não tem jeito a próxima é do Aarao novamente. A primeira dama e secretária da época era ser humana, sabia entender a todos e não diminuía ninguém, sabia avaliar e dar oportunidade a pessoas capazes.

      Excluir
  15. Bom, professor que trabalha na SME 3 dias, é porque tem uma matrícula. Para trabalhar todos os dias se faz necessário que pague a dobra ou ter 2 matrículas. Assim como na escola quem trabalha só um período tem 1 matrícula quem trabalha 2 períodos ou tem dobra ou 2 matrículas. Ou alguém trabalha de graça? Trabalha na SME quem foi convidado para um cargo de confiança e nada mais justo que se ganhe por esse cargo. Mas onde diz q esse cargo a pessoa q com uma matrícula deverá trabalhar 40 horas? Se fosse assim ninguém aceitaria pois o valor do FG não faz jus as 40 horas. Concordo que tirem os profissionais de educação que não são da confiança do prefeito q retornem para suas funções. E ainda bem que tem para onde retornar, pois significa que são efetivas, profissionais de carreira. Por acaso existe concurso para trabalhar na SME? As pessoas falam de mais. Hoje o professor que fala mal do professor da SME será o mesmo que amanhã estará trabalhando lá. E que bom né? Sinal que mais um profissional de carreira foi valorizado e convidado para tal cargo. Imaginem se fossem forasteiros, que nada tem haver com a educação e com nossa cidade. Não é isso que prega nosso atual prefeito? Pois foi com essa visão que a nossa Secretária de Finanças foi escolhida. ( qualificada para tal cargo e funcionária efetiva). Então senhor prefeito o senhor vem sabendo o que esta acontecendo na SME? Desvalorizando os profissionais que lá trabalham pelo simples fato de que como já estavam lá não prestam!! Fazendo terror!! Desvalorizando os Diretores fazendo com que trabalhem 40 horas, aquele detentor de 1 matrícula, por míseros 330 reais de fg dependendo da escola. Sempre imaginei esse tipo de perseguição por parte do retorno do ex prefeito e sua esposa ou quando Capixaba assumiu. O que não aconteceu, pois a secretária que assumiu na época deu oportunidade para os profissionais mostrarem sua capacidade. Não pensei que em seu governo existiria tal perseguição, coação e humilhação. Claro que existem mudanças pois quem assume tem q trabalhar com a equipe que julga capaz e de confiança. Mas senhor prefeito funcionário efetivo não é de um ou outro político. Funcionário efetivo trabalha para o sistema em benefício da população em geral. Portanto se não quer mais o funcionário que lá trabalha, o chame com educação e o dispense, para que esse possa voltar a sua antiga função, que não é vergonha nenhuma.
    Muito triste ver esse sangue nos olhos nas pessoas que deveriam governar para o povo. Muito triste ver profissionais sendo humilhados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com toda a colocação. É horrível trabalhar sob pressão, com a gente a todo momento ameaçando: vai voltar para a sala de aula. Chama logo e fala, só não vale é ficar nessa. A história só se repete, só mudam os detentores do poder, que ainda estão muito verdes, tem muito o que amadurecer e aprendet a valorizar o ser humano eop trabalho que produz, que como disse muito bem não é para agradar nenhum governante e sim para fazer jus ao dinheiro que recebe do povo.

      Excluir
    2. Hoje assisti ao que pensei que não viesse acontecer neste novo governo. na SME existem profissionais d área pedagógica com carga horária de matrícula diferentes. (uns com uma matricula e outros com duas matriculas). Logo, quem quem duas matriculas tem dois pisos. Todos recebem o mesmo valor de FG. Porem até então, após ter sido cortado a dobras de quem tinha uma matricula (ano passado), a CH de trabalho era diferente (5 dias e 3 dias). O Administrativo determinou que todos deveriam trabalhar 40h. Na mesma função, salários diferentes...sem diálogo. sem conversa. e assim se fez as exonerações daqueles que tem uma matrícula. PARABÉNS SENHOR PREFEITO!!!! PESSOAS QUALIFICADAS E UNICAMENTE QUALIFICADAS PARA EXERCER A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DEIXANDO a SME. Melhor: felizes e orgulhosos por não se permitirem se escravizarem. . É Sr. Delson, vc chegou e já vai ter u bom trabalho, hen meu amigo: encontrar substitutos que façam de fato a EDUCAÇÃO ACONTECER.
      Força querido e muita sorte. PENSE SE VALE A PENA. Senhores e senhoras muita luta estão por vir. arregacem as mangas.
      O que tenho a dizer daqui é dar meus parabéns aqueles que não se deixam ser manipulados, nem rebaixados, nem escravizados ... Muito bem. Ninguém é insubstituível. Disso eu tenho certeza.

      Excluir
  16. Politicamente analizando os últimos acontecimentos no município é que realmente o ex prefeito foi muito incopetente nas escolhas de seus assessores e com o trato com a coisa pública, e ainda com fornecedores e prestadores de serviços que foram verdadeideiros sanguessugas. Acho muito prematuro prever como vai ser o governo do Dr Rui, a duvida é o que esperar d a família do Ze Luiz e seus amigos, tipo Hamilton Lemos e cia,não estarão participando do governo pensando no povo e sim no próximo lobi a ser concluído , com tão pouco tempo para governar e pensar em ser reeleito vejo muitos problemas para ele, problemas tipo esses novos sanguessugas que acabaram de adentrar no poder e ávidos para obter uma vantagem qualquer , tomara que não venha outro MP para uma nova investida na nossa tão sofrida e arrasada Mangaratiba.

    ResponderExcluir
  17. O pior eh q o atual governo em vez de governar esta preocupar em vinganca, perseguição e em qt isso as diretoras q perderam a dobra tem q ficar nas escola ate 22h esperando a entrega de merenda sem licitação e sem contrato emergencial, sem contar q normalmente a quantidade vem errada pq a pessoa responsável sequer tem o ensino médio.
    Sem contar na entrega do gas , agua mineral, material didático e limpeza q não tem previsão de ser entregue.
    E pelo q tds sabem as únicas q não trabalham td dia eh a secretaria inteira pq resolveu fazer mestrado no horário de trabalho e a nova superintendente q tem q dividir seu horário com seu emprego em Seropédica. E a ignorância do sergio meu Deus , não respeita nem a idade das diretoras.
    Estão exonerando as pessoas com a desculpa q tem q enxugar a folha, mas e os novos funcionários q o vereador q manda na cidade e no dr ruim indica, estão chegando mais a cada dia.
    Como o governo eh de transparência gostaria de saber qual eh o mercado e o preço das mercadorias, e pq são entregues no depósito de itacuruca, fazendo q fiquem a merce de pessoas despreparadas e em decorrência disso hortaliças estragam, frutas apodrecem, e sem contar q fica no mesmo ambiente do material didadico, limpeza e patrimônio q travando no deposito. Cadê o cai?
    Em mais de 25 anos de carreira nunca vi tanta ignorância, nunca pensei q fosse falar isso mas estou ate com saudades do capixaca. O jeito eh torcermos para andreia do charlinho!
    Na certeza não teremos o próximo ideb superior q teve, tendo em vista q foi o trabalho de MTS anos e MTS governos e parece q o atual governo esquece que sem educacao fica mais difícil para se ter saúde! E se o diretor q eh o líder, esta desestimulado imagine nos professores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E falando na Secretária interina de Educação, soube que para passar no mestrado a mesma falsificou junto com a antiga Secretária vários certificados para contar como títulos. Só assim pois é conhecida pelos gestores como Mona Burra.

      Excluir
  18. Tem gente que fala o que quer sem procurar saber os fatos. Li comentários citando abonos e fgs altíssimos aos diretores. Só gostaria de saber se os tais aceitariam ter uma responsabilidade tremenda dessas, ficar até as 22h, sendo que a escola fecha às 17, esperando merenda, sem ganhar hora extra por isso, por um FG de 300 Reais e ainda perder sua dobra. Detalhe: com uma matrícula de 20h trabalhando 40h. Isso é crueldade. Não sou Diretora, mas estou revoltada com isso, pois responsabilidade que é liderar uma escola. Vc lida com pais, funcionários, alunos, a comunidade. Acho que se isso tivesse acontecido no governo anterior os profissionais teriam todo o apoio deste blog, mas agora teremos e encontrar outro por nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que este blog mudou: de defensor para opressor.

      Excluir
  19. Isso tudo me lembra um filme: Tropa de Elite. "Pede pra sair!" No filme msm os bons eram convidados a saírem e precisaram levar muitos tapas na cara para continuar. Vamos ver no que td isso dará. Parece apenws as mesmas perseguições "charlínicas" e "araônicas".

    ResponderExcluir
  20. Senhora Lilian, o que a senhora tem a dizer agora que sabe que os salários dos diretores e outros profissionais da própria SME não são exorbitantes? A senhora está diretamente ligada ao governo, vê quão pouco é pago como FG e apoia a perda da dobra mantendo carga horária dobrada? Isso e realmente um CAOS, como bem disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabou a moleza para as viuvas da Cristino, agora terão q trabalhar dentro da coisa certa!
      Moralização na Educação. Tenho parente na educação e apoio a Moralização.

      Excluir
  21. Hoje assisti ao que pensei que não viesse acontecer neste novo governo. Na SME existem profissionais da área pedagógica com carga horária de matrículas diferentes. (uns com uma matricula e outros com duas matriculas). Logo, quem tem duas matriculas tem dois pisos. É obvio. Todos recebem o mesmo valor de FG. R$ 550,00. E até então, após ter sido cortado a dobras de quem tinha uma matricula (ano passado todos trabalhavam 40h), a CH de trabalho passou a ser diferente (5 dias para duas matriculas e e 3 dias uma matricula). Ontem o Administrativo determinou que todos deveriam trabalhar 40h. Com a mesma função, salários diferentes... Sem diálogo. Sem conversa.
    E assim se fez as exonerações daqueles que tem uma matrícula... PARABÉNS SENHOR PREFEITO!!!! PESSOAS QUALIFICADAS E UNICAMENTE QUALIFICADAS PARA EXERCER A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DEIXANDO a SME.
    E estes não esconderam a que estavam felizes e orgulhosos por não permitirem se escravizarem.. . Parabéns senhora LILIAN!!! Você deve estar sabendo a ... que cometeu.
    É Sr. Delson, vc chegou e trouxe uma nuvem negra contigo... já vai ter um bom trabalho, hen meu amigo: encontrar substitutos que façam de fato a EDUCAÇÃO ACONTECER.
    Força querido e muita sorte. PENSE SE VALE A PENA.
    Senhores e senhoras muita luta estão por vir. arregacem as mangas.
    O que tenho a dizer daqui, é dar meus parabéns aqueles que não se deixam ser manipulados, nem rebaixados, nem escravizados ... Muito bem. Continuem assim!!!!
    Espero escrever sobre os novos componentes da SME com orgulho.Ninguém é insubstituível. Disso eu tenho certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas que trabalham/trabalhavam na SME são muito competentes e dedicados. Merecem respeito e, onde estiverem com certeza farão a diferença. Os alunos e a comunidade escolar onde vão trabalhar ganharam muito.

      Excluir
    2. Ganharão. Pelo amor de Deus. Ga-nha-rão. Basta de tanta burrice.

      Excluir
    3. Não ga-nha-rao (faltou o til), já ga-nha-ram o prêmio ou ga-ra-nhao(faltou o til) burrice!

      Excluir
    4. Faltou interpretação. Já ganharam o prêmio, só pela lotação, a presença. Entendeu?

      Excluir
  22. Sim. Mas nós, professores, perdemos muito. Ainda mais em ano de Prova Brasil. Daí o Ideb cai e vão dizer que o de 2013 foi forjado.

    ResponderExcluir
  23. Como pode um professor ser qualificado unicamente para trabalhar na SME? Professor é professor em qualquer lugar.Porque os diretores fazem questão de manter seus cargos? Por causa de 300,00 reais? Acho que não. Os diretores sabem que devem estar 40 horas é lei e regra. A não ser que o numero de turnos e alunos comportem mais diretores. Irregularidades sempre estiveram ali e todos calavam. O professor com duas matriculas tem que trabalhar dobrado sim. Garanto que quem segue ao que se propôs profissionalmente não desistirá. É fácil se queixar. Mostrem aos valores reais tanto financeiros quanto morais. Especular é tão fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Todo diretor não sei, mas a minha sim. Trabalhava 40h, o dobro do edital do concurso, mas recebia dobra por isso. Agora tiveram a ousadia de manter a carga horária, só que sem o pg da dobra. Se vc fizesse uma coisa dessas com uma faxineira sua, por exemplo, dá-lhe processo, mas a PMM pode?

      Excluir
    2. Interpretação zero para o anônimo de 19 de maio das 20h 52min. Não deve saber o que é qualificação profissional e muito menos Descritores. Principalmente de Lingua Portuguesa.
      Leia de novo o rexto e DEPOS, se conseguir entendê_lo, comente.
      Vergonhoso o seu comentário.

      Excluir
    3. Editando: leia de novo o Texto e depois...

      Excluir
    4. A FG é que paga a função e a carga horária. Topa quem quer.

      Excluir
    5. Então, sejamos sinceros... Estão meio desatualizados esses valores. Será que vão querer então pagar mais por um valor que incorpora?

      Excluir
    6. A Solução é ficar nestes cargos quem tem duas matrículas.
      Quem tem uma é sala de aula. Pronto. Fácil assim.
      Queria saber daquelea que nem efetivos são. .. Os famosos CC. Como ficarão. Tem muitos no comando de escolas.

      Excluir
    7. Pra vc que disse que o FG paga a função e a CH: vc já trabalhou recebendo FG? Sabe como funciona? Vc sabe que as coordenadoras da SME que trabalham na orientação pedagógica das escolas pagam transporte e alimentação do próprio bolso? Sabe qt gastam por dia? Sabe qt é o FG?
      Em relação aos FGs de diretores de escola: vc já foi diretora de escola? Sabe que os valores são diferentes? Que isso depende das escolas?
      Então não escreva bobagem. Quem está fazendo esta loucura com os diretores e funcionários da SME vai, sem demora, voltar atrás e vc vai ficar com cara de... Aguarde!!!!!

      Excluir
    8. Com certeza existe a defasagem das fgs. Esta é a luta que deve estar sendo a prioridade.

      Excluir
  24. Senhor prefeito,

    Esperava justiça e não escravidão.

    O bom é que oa caminhos estão se definindo para as próximas eleições.

    Vem, Vânia Nunes, assumir a SME Ou não terá mais jeito.

    Está afundando...

    Quem estará no leme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser a própria Vania Nunes a postar!!
      Ninguém gosta da Vânia Nunes..

      Excluir
    2. Com certeza só pode ser ela. Nunca conheci Secretária mais sem educação.

      Excluir
  25. Qualquer que colocarem será mera figura ilustrativa, como sempre foi? E aí? O que há de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC nem sabe quem será a secretária é já esta dizendo que será mera figura ilustrativa!
      Meu Deus, onde a Humanidade foi parar!!!

      Excluir
    2. Tá falando isso, porquê provavelmente é uma das que perderam a moleza!
      Agora vai ter que trabalhar.
      Pior do que estava é impossível!

      Excluir
  26. Elizabeth, por onde andas? Fala alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar o quê? Que li erros gritantes nestas postagens?? Li muitos!
      Acho que esta questão da dobra é realmente complicada. Eu também pensaria muito. Mas quando não estamos satisfeitos com algo, o melhor a fazer é sair.
      Eu fui diretora Adjunta em uma escola e recebia dobra e FG, por só ter uma matrícula. Mas não estava satisfeita, então pedi para sair.
      Muitos fatores me levaram a desistir (A forma com que a minha amiga diretora Geral foi tratada e expulsa da escola, falta de apoio ao diretor, funcionário com regalias, governo péssimo...). Nós também éramos boas diretoras e nos sentimos muito mal quando ao invés de apoio, recebemos cara virada. Com tudo isso, nenhum dinheiro me fez ficar.
      Sofri pra caramba com toda a situação ocorrida na época, fui parar no Psicólogo e Psiquiatra. Fiz tratamento, tive crise de choro e tenho insônia até hoje por causa do que passei.
      Dei a volta por cima, comecei a atacar o mal que me afligia. Muitas pessoas, que se diziam amigas, me viraram a cara ou me olhavam torto. Mas eu venci. E hoje estou bem onde me encontro. Trabalho em uma escolinha lá no meio do mato, mas lá eu sou muito feliz. Digo uma coisa às amigas que hoje estão tristes, lutem pela felicidade de vocês. Busquem novos caminhos. Dinheiro é bom, mas a felicidade e a paz de espírito são muito melhores.
      Outra coisa, respondendo a outro anônimo aí de cima... Eu gosto da Vânia Nunes. Em vários momentos ela esteve ao meu lado e não me virou a cara, como muitos fizeram. Aprendi a conhecê-la e gostar muito dela. Enquanto estávamos na luta por nossa data base, pelo concurso público, pelo dinheiro do nosso PREVI e por um Município sem corrupção... Onde você estava? Pense nisso!
      O resultado de hoje, pode ter sido da omissão do ontem!
      Elizabeth

      Excluir
    2. Mudanças são realmente necessárias.
      Algumas imprescindíveis.

      Excluir
  27. Professor que não sabe escrever é como motorista que não sabe dirigir.É tragédia inevitável.
    Professora escrevendo"sinco".É fato!
    A Val botou a professorada pra estudar e deu um salto de qualidade,mais antigos lembram.
    Concurso e meritocracia ajudariam?

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de saber ate quando vão ficar dando desculpa que a culpa dos erros de vcs eh da gestão anterior?
    Já faz um mês e só o que fizeram foi...
    Exoneracoes em massa
    Contratações ignorantes
    Merenda armazenada em locais indevidos
    Corte da dobra do diretor
    Perseguições
    Términos de projetos q ajudavam no ideb
    Parabéns vcs bateram o record de ignorância! Ate quando irão ficar brincando de burrice e consequencia, sem levar de fato a importancia da educacao!
    Que pena dr Ruy sua carreia que poderia ter uma ascensão , vai acabar de forma tao precoce !
    Mas uma dica te dou prefeito ! Uma mulher tem o poder de fazer o homem emergir ou imergir, no seu caso não preciso nem dizer, eh só o senhor escutar o que a população de Mangaratiba tem a dizer!!

    ResponderExcluir
  29. Se esse prefeito cumprir o que está prometendo de botar essa corja pra trabalhar sem interesse próprio, sem desfalcar os cofres públicos, eu serei eternamente seguidora dele. Defensora e eleitora.
    Mas a minha intuição diz que é mais uma jogada política:força a saida dos diretores e monta a SUA equipe pagando dobras e benefícios Diversos... DUVIDO que não seja esta a intenção.
    Duvido que os substitutos já não estejam escolhidos só aguardando as vagas. Duvido que na SME, já não tenham novos componentes ocupando as cadeiras dos desistentes...
    duvido!!!! É a famosa dança da cadeira. Quem já passou por isso conhece bem.
    Que era pedra virou vidraça. E vai estilhaçar sem demora!!!

    Bum! !!!!

    ResponderExcluir
  30. estranho o silêncio da LEILA !

    ResponderExcluir
  31. Pra quem está fazendo postagens sem conhecimento de causa, o FG de uma coordenadora da SME é de R$ 550,00. Saibam, também, que todo o deslocamento para qualquer Unidade Escolar é feito com os próprios recursos desses coordenadores assim como sua alimentação. Não recebem nenhuma ajuda de custo nesse sentido. Trabalhar na SME não é nenhum problema desde que haja valorização e remuneração adequada. Trabalhar na SME, na Direção de uma Escola eu em sala de aula, pra quem é profissional não faz a menor diferença. Não existe a meu ver, nenhum "medo" de voltar às origens. Isso pode ser comprovado verificando o nº de profissionais que pediram exoneração de seus cargos esta semana por não aceitarem tamanha arbitrariedade por parte de seu chefe imediato. O que com certeza causa revolta, é saber que esses coordenadores têm um FG menor que o FG dos faxineiros da Câmara Municipal que nem Ensino Médio concluíram.
    Até onde eu sei, todos os coordenadores são especialistas em suas Áreas e se mantém no cargo por sua própria competência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo esclarecimento.
      Pelo que estou percebendo o tiro saiu pela colateral: se pediram exoneração e porque são dignos e honestos.

      Excluir
    2. São realmente honestos e dignos. Chegaram às escolas dizendo que a turma que for está ótimo. Sem exigências nem imposições. Só nos provaram que realmente são professoras acima de tudo, sem ressentimentos. Estou muito feliz por tê-la na equipe, mas triste pelas circunstâncias.

      Excluir
  32. Sub secretaria, gostaria de saber qual experiencia que a senhora tem na área da educacao?
    Pelo que eu saiba, você era administradora de um canil, onde cuidava dos 101 dalmatas e da dama e o vagabundo. Deveria ter pedido pra trabalhar no canil municipal, pelo que me lembro bem, era um dos projetos do atual prefeito.
    Ser oposicao e falar mal do governo eh fácil, difícil eh "estar no poder" e fazer um trabalho de execelencia!
    Tds sabem que só tem pose, só esta ai pensando em dinheiro, e não manda em nada, pq a senhora exonera funcionário e eh obrigada a recontratar a mando de um vereador, que eh quem realmente dita as ordens, e com isso perde td a sua moral!
    Nao vou desejar boa sorte, pq o q precisa eh de um milagre, não eh CRUELLA !
    Meu Deus... Seria cômico,se não fosse trágico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente seria cômico se não fosse verdade. O cômico é sabermos que quem manda é a secretária interina ainda. E trágico virem na internet ofender quem está trabalhando para moralizar as cadelas no cio deste canil que esta a SME. LILIAN continue seu trabalho de limpar as fezes deixadas e lugar de cadelas no cio você já sabe onde é.

      Excluir
    2. Entendo perfeitamente sua revolta anonima, afinal perder aquele salário gigantesco sem fazer nada!
      Parabéns Lilian!
      Moralização já!!!!

      Excluir
    3. Torço para que essa senhora raivosa não seja professora de português, escreve muito mal. A experiência em administrar canil pode ser útil, haja vista sua reação animalesca.

      Excluir
    4. Escrevo muito mal? Faz-me rir! E a senhora raivosa, pode usar mesmo a experiência em administrar canil para por em prática alguns conceitos... quem sabe mais igualdade na divisão das rações e que todo animal precisa ser tratado pois muitas vezes já perdeu a capacidade de sobreviver sem que seja direcionado. E não sou professora de português.... física e Ciências sociais são minhas graduações. Mas, na prática vivi administração de empresas e informática...ah! esqueci que também fui servidora por longos 11 anos e optei em partir para empresa privada...deixei de ser indolente e entender que estabilidade não deve ser a busca profissional...

      Excluir
  33. Senhora Leila Castro, se posicione.
    Esses comentários podem tirar o seu blog da rede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela deve estar muito ocupada perseguindo as pessoas da SME.

      Excluir
    2. Deve ter que perseguir mesmo porque tem gente que nunca botou o pé lá pra trabalhar que ta difícil de achar. Tem mais fantasma recebendo que gente trabalhando.

      Excluir
    3. Desde o momento que uma pessoa nova assume uma secretaria de educação devastada pela incompetência, desvios e caos e começa a cobrar trabalho de um monte de mulher que não fazia nada isso na cabeça do grupo da tine vira uma perseguição!!
      Desde quando exigir trabalho é perseguir!!!!

      Excluir
  34. Ofender não tira. Ser ofendido tira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatmente! Ofender o dono do blog, não tira o blog da rede....

      Quando tiver tempo disponível responderei a todos, mas caso queiram tirar dúvidas, estou na SME e não sou a secretária. Agora, nem sempre estarei sentada esperando os "coleguinhas". Devo estar organizando setor por setor, tirando dúvidas das pessoas e tentando ser convencida por todos da importância e das rotinas de seus trabalhos para que possa dimensionar a enorme malha de funcionários batendo cabeça de um lado para outro.

      Excluir
  35. QUAL É O LIMITE DA BAIXARIA? A QUE NÍVEL PODE DESCER UM EDUCADOR QUE TEM MEDO DE ESCOLA? É INCRÍVEL A FALTA DE UNIÃO ENTRE OS PROFESSORES. QUANDO PASSAMOS NAS RUAS E OUVIMOS O PESSOAL DA LIMPEZA TRABALHANDO, SE PRESTARMOS ATENÇÃO EM SUAS CONVERSAS, NOTAMOS QUE ELES SÃO SOLIDÁRIOS COM SEUS COLEGAS DE TRABALHO, SE VAMOS NÃO ENCONTRAMOS ENFERMEIROS FALANDO DE ENFERMEIROS, MÉDICOS FALANDO DE MÉDICOS. JÁ NA EDUCAÇÃO É ESSA IMUNDÍCIE: UMA MULHERADA BURRA QUE POR NÃO TER NENHUMA QUALIDADE PARA SE PROMOVER, DENIGRE O OUTRO. MERECEMOS, DE FATO, O FUNDO DO POÇO EM QUE NOS ENCONTRAMOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta ingenuidade criatura!
      Todo mundo fala(ou pensa) mal de todo mundo.
      Mas realmente a professorada exagera...

      Excluir
  36. Existem comentários maldosos . Temos que ter cuidado com as palavras. Educar educadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laurinha, concordo contigo. E devem mesmo tirar suas dúvidas, mas para isso, não seria melhor se dirigirem a SME? Gosto de explicar as ações sem medo e de forma pessoal, já que a prática por aqui é a distorção e preciso ter a presença do interlocutor para traduzir os temas caso a caso....

      Excluir
  37. Enquanto vcs discutem, se rebaixam, as negociações acontecem no gabinete.
    Enquanto vcs pensam que está havendo MORALIZAÇÃO, os acertos políticos já estão se fazendo. Análises e aceitações. Troca de favores. Redução da ch. ...
    Tudo normalmente como sempre aconteceu e vcs aí perdidos numa discussão do passado.
    o que foi decidido na 2f já não vale mais nada. Já houve negociações. .. aceitações. .. compreensão de cada situação. Ninguem vai trabalhar 40h tendo uma matricula. Já está resolvido. Quem saiu saiu. Quem ficou ficou e pronto. o prefeito não quer ver a Educação caminhando? Então teve que voltar atrás e aceitar a realifade. Pessoas que trabalham e que tem uma matricula vai receber seu FG e trabalhar 3 dias na SME, como tem que ser.
    E vcs aí. .. Que vergonha... que vergonha... se engalfinhando à toa... !!! Defendendo a sub, agredindo o outro e nem está a par da situação real das novas mudanças.
    Aqui é assim: um passo pra frente e outro pra trás. ... parem de bombeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim.... Ouviu dizer ou foi dito para você? Que feio!

      Excluir
  38. Boa noite, Leila! É bom que se mostre mesmo o caos em que o (des)governo deixou a educação em Mangaratiba e também as demais áreas. Mas há quem diga que do caos surgem ótimas soluções e desejo que sejamos capazes de fazer desse limão uma limonada. Afinal é o heroísmo que mais brilha na educação. Que tenhamos coragem nessa hora!

    ResponderExcluir
  39. Bom dia leitores!
    6 feira de calmaria depois de uma semana turbulenta Tudo resolvido. Todos felizes para sempre... Só fico imaginando como deve de estar o sentimento de quem mais uma vez acreditou na possibilidade de mudanças. Sonharam em obrigar funcionários a trabalhar mais por menos. Sem contar que tempo em serviço não segnifica serviço! A pessoa pode ficar de corpo presente e mente distante. No caso dos profissiobais em questão, eles trabalham com a inteligência e mesmo à distância continuam trabalhando o tempo todo. Na verdade esses profissionais trabalham 24h a favor de sua função. Eles não são força de trabalho físico. Levando essa consideração, poderiam até estagnar a educação se deixassem de pensar e ficassem de 'corpo presente' .
    Que bom que o admistrativo também usou o cérebro ve voltou atrás!
    Os revoltosos agora terão que esperar um novo acontecimento para exporem suas iras escritas. E nesta 6 feira ficarão usando sua força física para colocarem pra fora suas insatisfações. Não duvido até que já comecem a arquitetar contra o tual recente governo municipal, esqucendo os elogios...
    Cada dia uma maré. .. O ser humano é muito instável! Boa sorte oara todos.
    Bom é assistir de arquibancadae camarote as turbulências de cada onda! 3 feira foi dia de ressaca... Hoje é dia de mar sereno em Mangaratiba; por enquando e segundo as decisões de ontem.
    Aguardamos o levantar do dia.
    Bom trabalho pra quem trabalha!
    @m&

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não houve mudança alguma. Até mesmo por não ter feito comunicado algum anterior. Não fiz ofício algum, não pressionei ninguém e respeito as hierarquias. O comunicado não foi meu. Talvez o medo de assumir diante de colegas de profissão alguma decisão, tenha levado a um comunicado menos esclarecedor, induzindo sem querer a um entendimento errado. O que se pode afirmar é que dobra e FG não são compatíveis e não existe lei que afirme que isto é certo. Cargo de confiança continua a ser 40 horas. A luta de vcs não deve ser para ganhar dobras.... pensem nisso!

      Excluir
    2. O problema não está na dobra associada ao FG... Analise!!!!

      O que então seria legal?

      Na Educação existem profissionais que têm uma matricula de concurso (um piso)e outros que têm duas matrículas de concurso também(dois pisos). Logo são efetivos. Ambos os grupos encontram-se em cargos de confiança com FG (que também não podem ser comparados por não possuírem o mesmo valor). Daí seria justo então, estes trabalharem a mesma CH e receberem valores diferentes? Isto é legal? Então um desses grupo devia ser BANIDO!!! Qual deles? Aqueles que tem uma matricula por ter menor salário para assumir uma turma cada um deles? Ou o grupo que tem duas matrículas, que indo para as salas de aulas, assumiria, cada um servidor, DUAS turmas em nossas escolas?!!!! Além do mais, aqueles que possuem uma matricula estaria contribuindo com mais CH porque no setot deconfiança trabalharia então as tais 40h tão discutida, enquanto que indo p escoal trabalharia somente 22h!!!!

      O que seria legal, senhora????? Explique para população. Dê um fim neste episódio! !!!

      Muito obrigada.

      Excluir
  40. Afinal, os que saíram pediram exoneração ou foram exonerados? Porque para que o FG incorpore é necessário ser exonerado; se vc pedir exoneração vc perde.

    ResponderExcluir
  41. O que falar depois de tantos desencontros. Esperamos mais na próxima semana. O que nos espera agora? Por favor, AÇÃO. Discursos bonitos, porém sem prática efetiva perdem o valor. A indisposição se faz necessária, para colocar as coisas nos eixos e, começar a engrenar, lentamante, porém "recomeçar".
    Depois do breve diagnóstico, algo já pode ser realizado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ação:
      Convocar os profissionais para suprir carências em escolas ( já deveria ter sido feito e não havia acontecido),
      Diminuir a estrutura da SME com suas distorções (funcionários em excesso e benefícios somente para poucos)
      Conseguir fazer a folha retirando fantasmas e seus subestratos de fantasmas ( ainda restam alguns sendo identificados).
      Organizar a merenda ( um caos deixado e que explodiu no nosso colo).
      Ainda vamos ter mais modificações na SME, com retorno de profissionais para as UES.
      Organizamos dentro das limitações o transporte universitário.
      Próximas ações:
      Organizar o setor de manutenção para atender as UEs em suas necessidades.
      Promover uma agenda para retirada das sucatas patrimoniais dos pátios das UEs.
      Rever a lotação dos equipamentos de copiadoras (UEs e SME).
      Levar para as UEs a forma maior de gestão, ajudando aos gestores como não perder verbas do Mais educação, captar recursos próprios, organizar a parceria entre administradores de distritos e atendimentos as unidades escolares de seus distritos.
      E assim, ainda teremos mais incêndios para apagar, ninguém gosta de administrar penúria ou de trabalhar mais... ninguém gosta de abrir que recebem benefícios individuais em detrimento dos próprios colegas de profissão.

      Excluir
    2. Temos que reconhecer que as mudanças são necessárias. Por muito tempo muita coisa aconteceu e acabar com as mazelas conhecidas não é fácil. Percebi que o tempo é sábio e nos ensina muito. Que quando fazemos algo no impulso, uma resposta imediata (sem reflexão) é bobagem. Analisando todos os fatos, dá para perceber que foram necessários e só uma pessoa com muita coragem de pôr em prática. Ter atitude nunca é demais, o reconhecimento às vezes não chega, mas mesmo assim vale a pena. Atitude! Sempre tem o poder de gerar novas ATITUDES. Ah! Quanto a gestão das UEs algumas precisam ser revistas, por favor, em benefício dos nossos alunos. Sempre avante!

      Excluir
    3. Muito bom, levar GESTÃO para dentro das UEs. Como será feito? Concordo! Precisamos de um choque de GESTÃO em todos os sentidos (começando pelos gestores, atingindo demais funcionários e por conseguinte os alunos). Precisamos de regras para serem seguidas. Não parece, mas todo esse tumulto atinge nosso trabalho cotidianamente, nossas vudas ... SOLUÇÃO, por favor.

      Excluir
  42. Os questiomamentos têm fundamentos? Mostraram a que vieram? Eis a questão: trabalhar ou não trabalhar? Mostrar serviço, ganhat sem mostrar. O que e a quem importa. Quem e o que esperam de nós? O que pode-se esperar? Reclamar sem razão, sem envolvimento, sem movimento. Muitos esperam algo de nós, talvez quem sabe dedicação, atenção, carinho, oração, gratidão. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  43. Um bando de aproveitador as! Enquanto havia salários de 4 a 6 mil dentro das coordenacoes para trabalhar so.ente dois dias na senana, enquanto diretoras trabalhavam apenas um ou dois duas na semana, enquanto milhões de reais eram desviados da educação pela compra de material de construção, de material didático e material escolar ninguém reclamava de bada! Sou professora passei no processo seletivo e ganho pouco mais de 900 reais! Na minha escola que fica no centro só via a diretora de vez em quando e agora vejo que estão revoltadas! Com o que? Com o fim das mamatas e privilégios? Com o diminuição de seus salários que eram incompatíveis com que trabalhavam? Estão revoltadas unicamente porque seus interesses particulares foram afetados! Estão pouco ligando para a educação! Estão pouco ligando se é licito ou não receber dobra sem estar dentro de sala e sem nunca ter feito dobra! Prefeito, posso te pedir uma coisa? Avalie bem as diretoras e truque a grande maioria pois são poucas que se dedicam de verdade a educação! E ainda tem gente sem vergonha que sente saudade da Cristine! Claro ! Teve sua casa toda reformada no granito para pagar o fato de terem assinados diversas notas de materiais que nunca foram entregues! A educação não está num buraco ! Sempre esteve ! Só que agora com suas mazelas expostas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diretores "trabalhando" apenas algumas vezes, concordo. Com alguma exceção (do que se desdobra para resolver tudo). Por que revolta agora? Por que desculpas e justificativas? Nunca fizeram isso. A revolta sem motivo. Tiveram tantas chances de mostrar trabalho, porém não foram aproveitadas. Verdade, ganhavam, porém não faziam jus. Coloquem pessoas que se importem, que tenham envolvimento. A avaliação já foi feita. Basta de lamentações!

      Excluir
    2. Contra fatos não há argumentos.

      Excluir
    3. Não posso negar o que vc postou, nem confirmar, pq desconheço. Mas vc também não pode generalizar. Conheço diretoras que passam o dia inteiro na escola e se dedicam muito. Trabalham muito mais de 40h/s, pois ficam até o último aluno ser entregue, e ultimamente, esperando a merenda até às 22h. Vamos denunciar sim, mas não vamos jogar os erros de um na conta de todos.

      Excluir
    4. Certamente. São várias realidades, são casos e casos. Esperamos que já sejam conhecidos. Por isso um bom diagnóstico da realidade e a avaliação são tão necessários. Tenho certeza que a carapuça não serve para quem trabalha sério.

      Excluir
  44. Agora que virou vidraça, não dou 3 meses para o blog sair do ar, quando voce assumiu pensou que era fácil, achava que estava na suíça, se enganou você está no Brasil e num município pobre e sem.nenhuma pespevtica de melhora, trocamos 6 por meia duzia. Com essa turma que assumiu , alguem acha que vai melhorar? Olga o perfil deles, onde estavam, o currículo, infelismente um foi refém de São Joaovde Meriti e outro coitado cai ser do Ze Luiz. Hamilton lemos e lobistas de plantão, olha o Aarão. Se Fudeu com os mesmos. Só está faltando ! O maior de todos. : Timbira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O maior de todos era Humberto Vaz e sua trupe. Sempre por trás de diversos prefeitos.Vidraça só quebra se não for blindada. For fraca e se deixa estilhaçar por mulecagem. Os muleques já foram embora. Quanto a Suíça quem dera? Mas é melhor se espelhar em um país como a Suíça do que deixar Mangaratiba virar um México.

      Excluir
  45. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”
    Immanuel Kant

    “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.”
    Sêneca

    ResponderExcluir
  46. E o Orientador Pedagógico que merece um abono!
    Nem pensar né? Estão tirando do Diretor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Sua responsabilidade é quase tão grande quanto a de um diretor. Espera-se muito dele, os resultados dependem também muito da atuação do coordenador. Nunca ninguém pensa em valorizá-lo, pois acham que a recompensa é estar fora de sala. Não sabem estes que é bem mais fácil, na maioria das vezes, liderar crianças e pré adolescentes do que professoras adultas, que não aceitam mudanças ou que dizem aceitar mas não as praticam. Tudo é cobrado do coordenador pedagógico, pois e uma de suas funções levar sugestões de atividades e atualizar os professores e ainda estar a frente dos EPs. É muito lembrado na hora das cobrança, mas esquecido na hora do reconhecimento. O coordenador cumpre vários papéis na escola, sem ser visto. Atua como OE, adjunto, as vezes tem que ser um pouco psicólogo. Tudo!

      Excluir
    2. Mais uma questão para ser discutida: a função de cada um no ambiente escolar. O que cabe à função que exerce. Existe gestor ou equipe gestora?

      Excluir
    3. Outra questão: por que existe o desvio de função?
      Mais uma: quando existeoe desvio, por que é tão difícil voltar para a função de origem?

      Excluir
  47. Por isso é importante lembrarmos sempre o que somos: Professores. Podemos estar temporariamente numa determinada função, mas nossa nossa essência deve ser sempre o magistério. E deve ser um prazer e não humilhação voltar a atuar como tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessoa faz concurso publico passa para professor e não quer dar aula! Muitas nunca deram aula! A louca que estava no cecap de muriqui alem de alcoólatra odeia crincas! Tem diretora que esta revoltada pois retornara a sala de aula! Nais não são professoras? Não entendo!

      Excluir
  48. Os professores efetivos encontram-se em desvio de função, os dos anos iniciais são regentes nos anos finais e, em outras funções. O que poderia corrigir as distorções? Concurso?

    ResponderExcluir
  49. Pôrra!!!
    Dá um tempo pro cara.
    Ele assumiu anteontem com problemas que eu considero insolúveis.pelo menos no curto prazo.
    Ele tem as variáveis.
    Se ele adiante vacilar tacaremos o pau nele(sem sexo).
    Causas pessoais têm importância PESSOAL.não de governo.
    Vamos esperar?

    ResponderExcluir
  50. ... TUDO DE NOVO !!!!!

    ResponderExcluir
  51. Gostaria de fazer um apelo ao prefeito! Limpa esse monte de mulher a toa que fica na secretaria e bota para trabalhar! E pelovamor de deus tira a diretora do ciep ! Mal educada , esporrenta , não respeita os colegas e é uma pucha saco do Aarão ! Insuportável! Coloca o Devanil como geral!

    ResponderExcluir
  52. Trabalho ma secretaria e fui obrigado a tirar fotos de caminhões carregados de matéria de construção pelas ruascde Mangaratiba para colocar dentro de processoas para dar legalidade a estes! Mesmo que nenhum destes materiais nunca tenham sido entregues em nenhuma escola! Tirei fotos de obras que não eram dentro de colégios e me arrependo! Mas tinha que manter meu emprego! Dizem que vou ser chamado na justiça! Se for vou contar tudo! Inclusive quem me obrigou a fazer isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, não espere te chamarem. Vá msm antes disso e denuncie. Procure o atual prefeito e diga o q houve, se preferir. Está na hora de acertar o q esteve errado.

      Excluir
    2. Realmente sou funcionaria do Ciep e aquela Nilce é insuportável. Fala palavrão aos gritos nos corredores, que exemplo é esse que ela da para aqueles alunos? Mulher escrota, mal educada e sem respeito com os funcionários. As adjuntas se juntar não da uma. Quanto as professoras que estavam em desvio coçando o saco na SME, quando davam palestras enchiam a boca pra dizer do orgulho de serem professores e agora dão chiliques pra voltar para sala de aula? Tem que voltar sim e ver a realidade dos alunos da rede, e do sistema mesmo. O que eu desejo para elas é uma sala de aula com 32 alunos, 3 inclusões e a falta de apoio de todos. Pra lembrarem dos colegas que mtas vezes foram pedir ajuda e foram tratados como lixo. Dr Ruy, limpa essa SME dessas ratas hipócritas.

      Excluir
    3. Apoiado! Parabéns prefeito poe ter aberto a caixa de Pandora!

      Excluir
    4. Nilce fora d o ciep eu apoio!

      Excluir
    5. Estou indigninada, funcionária do ciep falando mal da diretora com certeza beijava ,abraçava e agora fica falando mal.
      Isso sim e uma falsa
      Deve estar querendo o lugar dá nilce

      Excluir
  53. Pessoal,
    Os devios de função na Educação são necessários! Todo funcionário que está em desvio, não está cometendo nenhum crime. O cara faz concurso pra P II . Atua como PII, como diretor de escola, como coordenador pedagógico ou coordenador de turno. Isso é legal. O cara fez concurso e foi p SME atuar na equipe pedagógica, tbm é legal. Nestas funções terão sempre professores. E de preferência professores concursados por conta do seu número de matrícula. Isso não é ilegal e é necessário.
    Quem desconhece, generaliza. Mas nestas funções sempre terão professores atuando!!!! ãoE continuarão sendo rofessores. A diferença está na regência.a e não regência. E eu penso até que a valorização salarial está invertida. Para valorizar o cara que está na sala de aula, ele é quem devia ganhar regência. Os demais deveria ganhar o piso comum. O prêmio, como dizem, já seria estar fora da sala de aula. Nada de FGs. E pronto.

    O que é considerado DESVIO, de fato e que deverá ser corrigido no próximo concurso é o PII de concurso que atua como PI . Exemplo: o cara é concursado PII, fez uma faculdade de determinada Disciplina e atua dando aulas destas disciplinas de 6 ao 9 anos.Ou atua na Orientação Educacional... ou na Supervisão Escolar. .. Também é ilegal. São estes desvios que devem ser corrigidos. Vcs conhecem algum professor que atua nestas funções? Então, estes estão ilegais.
    Eu conheço MUITOS e para esclarecimento dos leitores, estes que são em maior número na rede.

    Senhora Sub secretaria peça a relação dos OEs de escolas concursados e os que estão em desvio! Peça também a relação de Supervisores!!! Esta é enorme! Assustadora! Faça isso que a senhora vai achar o pote de professores que falta nas salas de aula. Os que estão em desvio de PII para PI vão ficar mais complicado mexer no momento porque estão sendo necessários nas salas de aulas do desvio... Mas tbm são ilegais.

    Quanto aos Diretores e coordenadores da SME, mesmo que sejam exonerados, irão p turmas. E daí? Outros PROFESSORES irão substituí_los. Não há concurso para estas funções. Serão sempre professores que estarão atuando.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa que poderia fazer diferença seria colocar os readaptados em funções dignas. Sei que pode ser muito cômodo para eles ficarem em funções onde não há cobranças e que não dão muito trabalho, mas é necessário resgatar a auto estima desses professores. Já que é necessário um professor como como coordenador de turno ou pedagógico que seja um readaptado.
      Geralmente, as funções dada a eles são monitor de sala de vídeo, bibliotecário. Vamos pensar melhor nisso!

      Excluir
    2. Não que não sejam dignas essas funções, mas ficam muito ociosos.

      Excluir
    3. O anônimo de 12:51 é defensor de apenas de um grupo de "desviados" (diretores, coordenadores da SME e coordenadores pedagógicos das UEs). Deve estar incomodado com outros grupos que ainda não foram mexidos, como os Orientadores e Supervisores Educacionais. Por que isso incomoda? Tenho certeza que as pessoas que estão no comando da SME já estão preparadas e com informação suficiente para avaliar o trabalho desempenhado por cada um.

      Excluir
    4. Quanto aos professores que estão em desvio para o segundo segmento, trabalham muito, também devem ser valorizados. Afinal, concordo que todos os regentes de classe devam ser valorizados financeiramente, estimulados à formação continuada. Devem ser ouvidos, são muitos desses profissionais que não deixam a EDUCAÇÃO parar.

      Excluir
    5. Mas o que ele disse está correto. Não há concurso para estas funções. As demais deverão ser preenchidas após concurso pelos classificados.

      Excluir
    6. Anônimo de 14h22min

      Eu não estou incomodada com nunhum dos desvios. Leia com atenção e procure conhecer o quadro de funcionamento das escolas e verás que não estou defendendo nada e nem ninguém. Conheça as funções por concurso e suas lotações. Desvio é qd o cara ocupa uma função que não é de sua matrícula como OE, Supervisores e PI. Foi isso que escrevi. Só entende quem conhece. Como é difícil lidar com pessoas que falam do que não entendem!

      Excluir
    7. Continuando:

      Diretores de escolas, coordenadores de turno, coordenadores pedagógicos das escolas e da sme não tem concurso para exercer tais funções. São exercudas por pprofessores. Basta vc lê o regimento municipal. Leia! Pare de falar do que não conhece. O caso não é defender e esclarecer.

      Excluir
    8. Então, basta fazer as correções necessárias. Uma delas, rever esse regimento que já está caduco. Fazer o que é correto e, pronto, sem choro nem vela. Sabe tanto! Faz parte do CME? Chega de lamentações, correção no que estiver errado e pronto. Objetivo assim.

      Excluir
    9. Bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

      Excluir
    10. No texto tem lamentações?

      Excluir
    11. No texto tem lamentações?

      Só quero ver se no próximo concurso vão abrir vagas para coordenador pedagógico, coordenador de turno e para diretor de escola!!!!!!!!

      Excluir
    12. Nas entrelinhas. Para quem sabe ler um pingo é letra. Por que fica tão incomodado? Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

      Excluir
  54. Boa!
    Vamos falar de coisas úteis!
    Resolução de problemas.
    Chega de malhar. Buscando solução, mesmo que seja com idéias, estamos contribuindo com a melhoria da Educação.

    Antes, quero parabenizar o Delson. Confio nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delson? Fala sério. Quem carregava o Delson em Ibicuí nas costas era a Cleia. Duvido que tenha atitude na SME. Isso se ele não der um jeito de levar ela para lá com ele. Sabedenadainocente.

      Excluir
  55. Ah! Eu estou gostando. Com atitude ou sem atitude, me sentir livre da Alessandra e da Lucilene no prédio é muito bom.

    ResponderExcluir
  56. ... Atitude, falou tudo !

    ResponderExcluir
  57. Acho que esse blog foi criado para estar conivente com o novo governo. Dr Ruy. Por tudo que li, pude perceber que é um pessoa sem caráter e apenas quer mamar nas tetas do novo governo. Me sinto inojada em saber que Leila Castro é pessoa conhecida por mim, apesar de não usar o nome verdadeiro, e professora assim como eu. A história se repete. Cada governo montar a secretaria de educação totalmente por pessoas comprometidas politicamente e não por mérito , capacidade. Quando chegam um pouco mais alto , não lembram mais de ninguém. O negócio é encher o bolso e babar o ovo do prefeito. Dá nojo

    ResponderExcluir
  58. Acho que esse blog foi criado para estar conivente com o novo governo. Dr Ruy. Por tudo que li, pude perceber que é um pessoa sem caráter e apenas quer mamar nas tetas do novo governo. Me sinto inojada em saber que Leila Castro é pessoa conhecida por mim, apesar de não usar o nome verdadeiro, e professora assim como eu. A história se repete. Cada governo montar a secretaria de educação totalmente por pessoas comprometidas politicamente e não por mérito , capacidade. Quando chegam um pouco mais alto , não lembram mais de ninguém. O negócio é encher o bolso e babar o ovo do prefeito. Dá nojo

    ResponderExcluir
  59. Lilian aonde vc vai parar? Continua c o coleguismo de sempre e perseguição q n víamos há anos. Exonerar pessoas competentes q se doam muito mais q 40 horas semanais. E permanecer c uma superintendente q trabalha três dias c FG de dois mil e quinhentos. Qual é o nome q vc chama isso? Empresa privada ou politicagem? A pessoa q sempre lutou pelos nossos direitos vendo isso sem falar nada. Kd a luta pela causa e pela justiça? Kd o CAE? Assim q vão moralizar a Educação. O Zé Luiz é o prefeito de fato, a Leila é a Secretária de fato, a prefeitura está vendida. Delson q era a esperança por ser o único q conhece realmente o perfil das escolas e saber na pele o q se passa dentro delas, é só mais um laranja. Vai terminar seu mandato disseminando o ódio da classe pq nada conseguirá fazer. Vamos nos reunir p enterrar a educação de Mangaratiba.

    ResponderExcluir
  60. o ex secretario de transito voltou e com meses ja mostrou o que sabe e conhece sem falar no respeito que...,mmmm,,mas uma semana de victor,mello e sandro ja esta virando zona novamente,carro no ponto de taxi,caminhao no ponto do onibus escolar,carro na porta da igreja,carga e descarga em frente ao mercado santa crus ninguem passa so depois que os caminhoes dscarrega....caraca dr RUI MUDA LOGO ESSA MERDA.

    ResponderExcluir
  61. povo idiota reclamar pra que ele não vai nos ouvir,vamos esperar as eleições ja sofremos quando tirou sofrer mas um pouquinho kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  62. é e dr rui quem diria em,pra educação não tem vaga pra segurança tem agora foi demarcada vaga em área publica para a segurança. tenha paciência o promotor ira logo logo saber se deus quiser e para os idosos que merece não tem,, estivemos hoje com o sr Edison do fórum vamos saber se a segurança tem direito a vaga publica,segundo a LEI só os idosos e deficiente sera que o Fabrício esta compactuando com, cade o ex secretario de transito que tinha acabado com as vagas anteriores inclusive a nossa na educação sera que el vai retirar a vaga destinadas aos guardas ao secretario de transito e segurança pago pra ver,,salve Mangaratiba antes que o dr rui acabe com ela,eitha timinho horrorivel esse do dr rui meu deus,,acuda nos

    ResponderExcluir
  63. agora eu quero ver o que a senhora leila vai falar pro amiguinho dela joão luis ou sera que também vai querer uma vaguinha na rua,ate merece a educação agora guardas,,pelo amor de deus dr rui..
    leila esta conivente ou vai pedir seu amigo pra retirar com base na lei do idoso,??

    ResponderExcluir
  64. leila você esta moderando acusações levianas mas estas não são então libere a publicação por favor...ou pelo mostre ao seu prefeito..para falar com o joão luis pra retirar essas vagas eles não tem direito...
    agora soube também que o Marcinho do gabinete tem controle sobre o joão Luiz,,alooo Marcinho você é mas jovem mas é muito responsável chame-o joão luzi

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!