sábado, 18 de julho de 2015

Caminhando e pensando! Mangaratiba é agora!



Mangaratiba começa a caminhar!
Ai, Meu Deus... vou levar chumbo de todos os lados, mas esta é a realidade.
Claro que esta caminhada ainda é por passos lentos e titubeantes, com muito cuidado e abrindo espaço onde só se encontra sujeira e entulho... e isso não é no sentido literal somente,  mas no sentido figurado principalmente.

Não existe uma só ação que possa ser feita sem antes mexer nos entraves, no descaso, na incompetência deixada que amarra qualquer ação mais elaborada.
Encontramos saúde destruída, meio ambiente devastado sem ações concretas, município com ruas sujas e abandonadas nas situações mais simples, falta de recursos financeiros, educação maquiada sem que se pudesse até agora, fazer o simples “feijão com arroz” educacional para dar suporte ao ano letivo.

Continuamos com muitos problemas, mas já podemos sentir um certo alívio para  dar andamento ao nosso cotidiano como população. Temos pessoas empenhadas em proporcionar um bom resultado na gestão, temos pessoas dispostas e tirar o município do limbo!! Serviço público atuante, saúde se reorganizando, meio ambiente mais estruturado e visivelmente mais técnico, ações de eventos que intensificam o giro econômico e planejamento em busca de recursos.  

Esta semana, tivemos mais uma demonstração de que  queremos uma Mangaratiba que faz e sabe como é a nossa realidade, sem medo de partilhar nossas falhas educacionais e a partir disso, colocar nos trilhos nossa Educação.  E isso será feito com a nomeação de nossa Secretária de Educação, Dirce Maria de Oliveira dos Santos, profissional dedicada que conhece nossa realidade, nosso perfil  social e que sabe que cuidando da base de nossas crianças, construiremos as oportunidades de igualdade de competição dos nossos jovens aos saberes que os colocarão em igualdade ou melhor que os demais jovens ao acesso ao ensino médio.

É cuidando de nossa competência como gestores, ou seja, cuidando da educação infantil e ensino fundamental sem despender recursos de competências municipais para esferas que não são nossas. Preparando pequenos cidadãos mais questionadores, disciplinados e que guardem para suas vidas o legado de uma experiência plena no ensino fundamental que é a base de toda a educação. Bom, claro que teremos que enfrentar ainda muitos problemas, até mesmo na educação, mas este é o caminho!

Mas, quero mesmo é partilhar de nossos maiores problemas...segurança e desenvolvimento econômico... como está complicado!!

Na questão do desenvolvimento econômico, claro que já percebo ações para isso, mas temos os entraves da crise em nosso país... o número de ofertas de emprego, teve a sua pior baixa no mês de Junho e são inúmeras as empresas que quebraram ou que encontram-se em estado de falência pelo desaquecimento econômico.

De certa forma, até mesmo por não sermos polo industrial, nem comercial, esta crise nos afetou de forma menos intensa, e por isso é a hora de desenvolver nosso perfil real que é o turismo.  Aproveitar o momento e fazer bem feito, com cautela, com parcerias e empenhados em captar recursos próprios para isso. E estamos caminhando mesmo!

Agora, segurança... meu Deus, como está horrível! E sem segurança, nada conseguiremos, pois a porta da miséria social se abre, a clausura da população aumenta, o medo de exigir direitos nos silencia e o poder paralelo do tráfico e das milícias de expande. Estamos sendo assaltados, temos assassinatos, domínio de “donos” de comunidades aumentando, força bruta e o aumento de retirantes de outros municípios para as ruas de nossos distritos. E não será tapando o sol com a peneira, fingindo que isso é normal, pois não é! 

Não podemos aceitar que a falta de segurança, competência do estado, seja substituída por “justiceiros” que deveriam estar sendo combatidos e que no entanto passam a ser considerados como mal menor.  Chega! Se é para reconstruir Mangaratiba, que seja de forma completa em todas as esferas,  sem nos adaptarmos as mazelas de outros municípios, como se isso fizesse parte da vida de um lugar que luta para conquistar um  patamar de qualidade de vida que nunca tivemos.
Assim, quero apelar para gestores e população para que se unam em torno deste assunto, e assim possamos encontrar mais um caminho que nos tire desse vislumbrar sujo que desponta em Mangaratiba.

Que a PM aumente seu efetivo, que as oportunidades sociais sejam metas constantes, que se compareça as reuniões de segurança, que o legislativo se empenhe em contatos com o governo estadual e levem nossas demandas de segurança, que o poder municipal entre com ações em comunidades mais carentes, que as ruas sejam iluminadas, que o transporte seja eficiente para que possamos ir e vir com mais segurança e em todos os horários, permitindo assim que se possa viver interagindo com os distritos e saindo desse sequestro de cidadania em que vivemos.

Hoje, ao ver o “meu” morador de rua ser tripudiado por pessoas que se dizem “com” muitos direitos deixarem de lado sua civilidade e partirem para agressão a ele, pensei  em  como deve estar acontecendo nas vielas das comunidades abandonadas e silenciadas pela força bruta dos paladinos da justiça... é.... vamos ter que encontrar a solução!!!


20 comentários:

  1. Ótima escolha!
    Mangaratiba merece!

    ResponderExcluir
  2. Ótima escolha!
    Mangaratiba merece!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com todo o texto, mas só acredito vendo é muito pouco tempo só para reclamar.Mas quero ver em 2016 as melhorais que tanto prometem, a educação a muito tempo em Mangaratiba está um desastre, tenho filho estudando na rede pública Municipal.Falta professor, os poucos que tem totalmente desmotivados e sem comprometimento, escolas sem o mínimo conforto.Pois bem como a esperança é a última que morre, vamos esperar as cenas dos próximos capítulos.Porque sabemos que a política só faz uma maquiagem para ganhar eleitores,enganar trouxas, os mais esclarecidos não aguentam mais essas mazelas que a Cidade está passando.A teoria é muito diferente da prática, não podemos generalizar em todos os governos existem pessoas do bem que querem o melhor para a cidade, só que esbarram com os individualistas, que pensam só em benefício próprio e sem estrutura e recursos não tem trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Leila!

    Vejo que esta foi uma escolha acertada do atual prefeito e considero que a nomeação de pessoas com perfil mais técnico do que político seja a solução para o enfrentamento da crise que hoje vivemos no Município.

    Além disso, há que se ampliar o diálogo entre os administradores e administrados, sendo sugestiva a convocação de audiências públicas setoriais e distritais, neste caso genérica para debatermos os problemas de cada localidade.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Concurso?
    Esclareça.
    Tô com uma pena da Dirce....
    AMOELA..
    E o Rodrigunho continua chato...

    ResponderExcluir
  6. Boas novas do MERCOSUL.
    Folhas de coca mais baratas com a entrada da Bolívia no nosso “MERCOSUL”
    Já estou doidão só de pensar…

    ResponderExcluir
  7. você acredita mesmo? eu quero acreditar, mas ainda vejo tantas coisas acontecendo que me dá medo. vamos esperar.

    ResponderExcluir
  8. A segurança pública também é responsabilidade da prefeitura , tanto que virou lei federal 13022/14 . Não adianta a prefeitura jogar a responsabilidade da segurança da população toda em cima do estado. A prefeitura precisa parar de CONTRATAR: cachaceiros , semianalfabetos , ex presidiários e etc. No Brasil inteiro a guarda municipal participa na segurança pública , não fica se esquivando como acontece aqui em Mangaratiba. Então que se cumpra a 13022/14.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é amiguinho, tenho que concordar, mas vamos aguardar até agosto de 2016 que é o prazo limite para as guardas municipais de todo brasil se adequarem à 13.022. Chega de gente incapacitada e desqualificada na guarda municipal de Mangaratiba, essa palhaçada tem que acabar, Mangaratiba merece o melhor.

      Excluir
  9. Estou satisfeita com a nomeação e concordo que as coisas estão começando a tomar o rumo certo. Não a conheço, mas sempre ouvi galar muito sobre a competência desta senhora e do trabalho realizado como diretora em Muriqui. Espero que seja tal qual era enquanto diretora.

    ResponderExcluir
  10. ... MUITO ESTRANHO O SILÊNCIO DA LEILA; DO JORDÃOZINHO E DO FÁBIO, JÁ QUE OS ANTIGOS PROBLEMAS DENUNCIADOS NA MIDIÁTICA, AINDA ESTÃO NO MESMO LUGAR E DO MESMO JEITO O QUE MUDOU FOI TALVEZ A FORMA DE VISÃO DELES$$$$$$$$$$$$$$$!
    AVANÇA DEMOCRACIA !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "É possível enganar alguns por algum tempo, é possível enganar muitos por muito tempo, mas é impossível enganar a todos por todo o tempo." Cedo ou tarde a máscara acaba caindo. É o caso deles.

      Excluir
  11. leila no blog do professor lauro perguntas que não querem calar,sobre o acordo do DR RUI e vitinho em poder aceitar mas um absurdo,nomeou o pai VITOR a secretario de transito para serem aprovados na camará seus envio do executivo,o que a senhora tem a dizer sobre as denuncias e se acordo permanecera?
    afinal o pai do dr rui foi criticado por membros ligado ao vitinho todos no sabemos?
    E AGORA ?

    ResponderExcluir
  12. em tempos pretéritos essas nomeações e acordos eram criticados VEEMENTES PELA LEILA, mas na atual conjuntura de compadres e comadres, são nomeações técnicas, segundo o PERFEITO !!

    ResponderExcluir
  13. Todos parecem cordeiros, mas no íntimo, são lobos.

    ResponderExcluir
  14. acreditei na leila, mas como ela mesma disse a leila não existe e sim a LÍLIA !! que enganou a todos por pouco tempo !!!!!

    ResponderExcluir
  15. Quem paga os salários do Anderson Careca,Fabio da Rota Verde e do Julio cabeção, afinal não estão nomeados e exercem função como voluntários, e comandam setores da prefeitura. Onde há secretários como testa de ferro, no caso Fabio mecânico, Robertinho Castilho.









    ResponderExcluir
  16. Quem paga os salários do Anderson Careca,Fabio da Rota Verde e do Julio cabeção, afinal não estão nomeados e exercem função como voluntários, e comandam setores da prefeitura. Onde há secretários como testa de ferro, no caso Fabio mecânico, Robertinho Castilho.









    ResponderExcluir
  17. não perguntem nada à leila, pq ela só sabe responder e criticar o q for direcionado aos outros prefeitos, q pelo visto não deram o qualquer q esse espertamente logo descobriu o pq ela era tão critica e logo logo, calou$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$-se !!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e participe com sinceridade!